terça-feira, 23 de setembro de 2008

AMOR VERDADEIRO

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

I Coríntios 13:1-3


São tantas as histórias de amor narradas. Elas são como um encantamento para a alma, como mágica para os corações apaixonados. Nelas existem traições, intrigas, invejas e muitos obstáculos a serem vencidos e nem sempre têm um final feliz.

Queres uma história assim? Olha as paredes, os filmes, as novelas, as músicas, os livros. Ou então, ouve o que as pessoas estão falando nas escolas, nos bares, nas ruas. Lá está também a sombra do amor. Alguém já disse que "O amor está no ar."

São tantas as juras que se fazem em nome do amor que não poderíamos contá-las todas nem se as quiséssemos. Mas onde está o amor? O amor que excede a beleza, as formas, ao tempo e as espaço? Será que o tempo com suas evoluções e revoluções apagaram as marcas e o perfume do verdadeiro amor?

“Te amo!” é uma frase tão comum hoje em dia. Todos dizem, todos querem ouvir nem que seja mentira. Não sei quantas vezes já a dissestes ou a ouviste. Mas já parou para pensar o que ela significa?

Amar é ser sincero. A lealdade é fato preponderante numa relação, nem precisa ser amorosa. Não existe um coração que ame onde a lealdade não esteja presente. Já diz uma música: "Só o amor conhece o que é verdade."

Amar é ser corajoso em assumir um compromisso e um sentimento; muitas serão as dificuldades a vencer, todavia a coragem procede à vitória.

Amar é ser verdadeiro. Acima de tudo a confiança se faz necessário, como poderia eu seguir por anos ao lado de uma pessoa em quem não confio? Como poderia contar-lhes meus segredos, meus sonhos, meus erros sem me expor ao ridículo? Sem a verdade o amor não terá a força necessária para vencer as adversidades. Nenhum amor terá um caminho feliz, se ele for alicerçado na mentira.

Amar é ser paciente. As pessoas são tão falhas. Quantos defeitos terríveis às vezes nossos pais, amigos e irmãos possuem? Aquele que ama dever ter a paciência necessária para compreender que a pessoa amada possui defeitos que não lhe agradarão e saber que defeitos e qualidades são o que nos fazem especiais. Quem ama também dever entender, que o tempo corre e, por isso, não pode deixar o mal entrar em seu coração por causa de coisas tão pequenas e insignificantes que não têm nenhum valor eterno.

Amar é ser fiel até nas mínimas coisas. Deixe a traição invadir teu coração e a paz fugirá de ti e a alegria daquele que te acompanha na tua vida se acabará.

Amar é sofrer. Não porque me fazem sofrer, ou porque amar é puro sofrimento. Absolutamente, o amor não é assim. Mas, simplesmente porque eu me preocupo tanto com quem amo a ponto de só o fato de vê-lo triste me faz sofrer. Como então, suportaria ver o ser a quem amo sofrendo por minha causa? Como me alegraria com o seu sofrimento?

Amar é solidão. Não que eu não possa mais ter amigos, colegas, pessoas com quem vá compartilhar minha vida. Mas, unicamente, porque, uma vez envolvido pelo amor, só se pode ser feliz ao lado de quem se ama e a momentânea ausência do ser amado produz na vida uma profunda solidão. É exatamente como Camões abordou em seu famoso poema do século XVI: "É solitário andar por entre gente."

Quando Deus nos criou, Ele plantou no coração do homem a semente do verdadeiro amor, um sentimento puro, real e bom. Mas o homem se envolveu em muitos caminhos que modificaram o aspecto desse sentimento. Mas cabe a mim e a você, apresentar ao mundo, de forma prática não teórica o que é amar.

Que tal amar e ser amado assim? Ore a Deus para que ele te conceda a pessoa certa, e não te precipites pelo caminho, pois poderás encontrar um amor infeliz. Só Deus conhece os corações, e te dará a pessoa certa que além de te completar, te poderá fazer muito, muito feliz.