domingo, 30 de novembro de 2008

VENCENDO O INIMIGO


Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
Gênesis 4.7

Em toda luta que enfrentamos durante nossa vida há sempre alguém ou alguma coisa a ser vencida, ou no mínimo, a ser superada.

Quando dois times se encontram numa disputa de campeonato, só um será o vencedor, não existe meio termo, não se pode deixar nada para fazer no dia seguinte, o vencedor deverá dá o máximo de si e conquistar a vitória naquele dia.

Em nossa vida cristã, não é diferente. Temos muitos inimigos, adversários, obstáculos a serem superados. E cada um deles deve ser vencido todos os dias.

Aqui está Caim, ouvindo Deus lhe aconselhar: você tem que fazer o bem! O mal está junto a você, não o ouça!

Semelhante a este homem, quantas vezes Deus nos tem advertido com a sua Palavra: não toque nisso, não fale assim, não se comporte desse modo, haja com amor. Quando eu falo Deus, estou me referindo a seres usados por Ele: seu pai, mãe, pastor, amigos, hinos, a Bíblia em suas leituras e outras formas que você consegue ouvir o Criador falando.

Por esta razão, devemos está atentos a voz de Deus e como servos sermos obedientes: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureça o coração...”(Hb 3.7).

Deus nunca quer o mal para os seus filhos, mas é tão difícil entender e aceitar esta verdade. Muitas vezes, consideramos que seremos prejudicados se ouvirmos a Sua voz. Outros, chegam a discutir e não aceitando a Palavra se vão, lembre-se do discurso de Jesus, quando muitos discípulos o abandonaram.

Como você tem reagido a Palavra de Deus, com obediência ou com argumentos vazios que só mostram sua rebeldia?

sábado, 29 de novembro de 2008

BENÇÃOS EXCESSIVAS


João 12:3 – “Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.”

Podemos ver nesta passagem uma bela atitude de Maria, irmã de Lázaro.

Vamos então entender esta atitude: já aproximava dos últimos dias de Jesus, tanto é que palavra de Deus inicia o capítulo 12 de João relatando que seis dias antes da páscoa, Jesus então compareceu a uma ceia ou jantar dado em sua honra. Bem no meio da refeição, Maria, a irmã de Lázaro e Marta, derramou sobre os pés de Jesus, nardo puro, o produto era caro e reservado somente para ocasiões muito especiais, seu valor era mais do que o salário de um trabalhador médio durante um ano!

Você pode até olhar para o valor de seu salário e de repente fazer suas contas e quando chegar ao resultado dizer: “eu não faria isso”. Mas a medida que o aroma enchia a casa, um dos convidados (Judas Iscariotes) murmurou: Jo 12:5 “porque não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?” imaginemos então as outras murmurações dos demais. Mas Jesus chocou a quem reclamava elogiando a atitude de Maria, Jo 12:7 “...Deixa-a! que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem;”

Nós que temos a tendência a sermos muito medidos em nossas doações ou no serviço colocando mil e uma desculpas, precisamos seguir o exemplo de Maria. Nosso Senhor, por causa de quem Ele é e tem feito por nós, merece mais do que um monte de dinheiro ou gestos que muitas vezes são vazios, como foram os de Judas. Nuca poderemos agradecer-lhe, ou amá-lo, ou servi-lo, ou honra-lo além da medida.

Por isso, vamos dar a Deus o melhor de nossos esforços e nossas preciosas horas, minutos, segundos a Ele. Vamos usar nossas posses mais valiosas para glória dEle. Assim, nós não apenas estaremos agradando a Deus, mas também mostrando ao mundo como Maria mostrou aos presentes naquela ceia, o quão GRANDE Ele é.

Jo 12:8b “...mas a mim nem sempre me tendes.”

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A NATUREZA HUMANA

Não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

Romanos 3. 11 - 12

Todos nós ficamos fascinados com a capacidade do homem em produzir coisas. A mente humana é dotada de capacidades que, em primeira análise, se mostram ilimitadas na resolução de tarefas e problemas inerentes ao próprio homem. Somente o ser humano adquiriu esse beneficio, Pensar.

Apesar de termos essa capacidade, a de pensar, refletir sobre o próprio “ser”, nós nos surpreendemos com certas atitudes que nós, homens, praticamos. Somos capacitados para fazer coisas maravilhosas, solucionar problemas, resolver equações complexas, dar uma resposta prática para dilemas, contudo, ainda não temos explicação humana para esclarecer algumas atitudes que praticamos.

Em meio ao desastre que acometeu uma parte do estado de Santa Catarina, onde pessoas perderam suas casas, seus negócios foram parados, carros foram submersos pela água, morros sumiram em questão de minutos pela força das enxurradas e tantos outros fatos se sucederam causando prejuízos, e nesse contexto de tragédia, outra talvez mais grave aconteceu. Pessoas sem sensibilidade, “aproveitaram” para saquear as casas abandonadas.

Uma coisa podemos observar em meio ao caos: O ser humano possui uma natureza corrompida. Se desviarmos o olhar e pensar globalmente, a essência humana é diretamente percebida. O mundo vive o temor de uma crise econômica global, e os economistas só pensam em resolver os problemas dos bancos, mas não se pensa nas nações menos favorecidas que vivem em situação de pobreza extrema.

A palavra de Deus afirma que homem é pecador e nessa situação, despreza o Criador e seus semelhantes. É capaz de tirar a vida do próximo por motivos banais e o pior, não se arrepender dos seus atos. O problema que acomete o ser humano não se explicar apenas com hipótese sociológicas e psicológicas, mas principalmente observando a sua natureza que é caída.

A boa notícia é que, essa mesma natureza pode ser alterada e quem pode fazer tal mudança é Jesus, o filho de Deus. Ele pode mudar a nossa essência e nos dá uma vida nova. Só pelo Sangue de Cristo uma pessoa consegue torna-se uma criatura transformada.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O SENHOR É A MINHA BANDEIRA



E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira.

Êxodo 17.15



Uma bandeira representa as lutas e conquista de um povo. As cores, os desenhos e as frases não são por acaso, foram escolhidas com uma intenção e elas gritam ao vento quando hasteada num pavilhão que um povo existe e tem sonhos, histórias e glórias. Quando alguém segura uma bandeira, ele declara ao mundo que um país é representado por ele.

Quando Moisés disse que o Senhor é a minha bandeira, ele anunciava que o povo de Israel lutava e se empenhava por Deus, e que por isso, deveriam dedica-se de corpo, alma e coração, e que se assim procedessem nada poderia afastá-los da vitória. Neste pensamento, o apóstolo Paulo declara que "Somos mais que vencedores" e "Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder," e desafia a todos os que amam ao Senhor a se apresentar para o combate e a levantar sua bandeira.

No contexto do versículo acima, Amaleque lutava por seus deuses, famílias e tesouros e Israel pelo Senhor. A guerra foi grande e violenta. Mas Israel venceu com espadas e oração. Numa guerra, não basta apenas ser corajoso e ter armas poderosas, tem que ter as bênçãos e o auxílio de Deus, por essa razão, às vezes o fracasso chega até nós, queremos decidir logo as coisas e tropeçamos nas pedras pelo caminho, porque não buscamos o auxílio e a orientação do Senhor.

Meu amigo qual tem sido a tua bandeira: dinheiro, fama, festas, prazeres, família? O que tem sido mais importante para ti? Pelo que tens tu te espelhado e guerreado neste mundo? lembre-se de que Jesus disse uma vez para os seus discípulos: "que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?" Já pensou, passar a vida toda lutando para conquistar o mundo e quando morrer perder a sua alma? É triste, não é? Mas assim tem sido a vida de muitos.


Minha oração é que realmente nós possamos dizer: o Senhor é a minha bandeira e por Ele eu vou guerrear!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A CRIAÇÃO AMADA


"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
Gênesis 1.27

Quando Deus criou este mundo e tudo o que nele há, havia um propósito - o homem para seu louvor. Ele criou em seis dias tudo através da Palavra para que na chegada do primeiro ser humano na terra, esta estivesse preparada para dar-lhe tudo o que ele precisasse.

Criou um mundo de acordo com as expectativas do homem, e foi além, criando mecanismos físicos e espirituais para que sua obra mais destacada tivesse um ambiente agradável, sadio e repleto de tudo o que fosse bom. E também proporcionou fora do planeta um sistema solar propício à vida que Ele mesmo planejou e criou na terra.

Como vemos estava tudo pronto, e então chegou a hora da mais amada de todas as suas obras - o homem. Criado a sua própria imagem e semelhança, isto é, com traços, personalidade e o mais importante: uma alma eterna - a mais poderosa semelhança com seu Criador.

No entanto, toda essa maravilhosa visão da imagem humana, que antes refletia a imagem de seu Criador, já não existia mais, por um ato deliberado de desobediência, deixando todo o esplendor de criatura dotada de semelhança com seu Criador, para se sentir apenas um dentre os animais. Pois é essa visão que a maioria das pessoas tem de si mesmas após aquele dia no Éden, quando o ser humano decidiu abandonar a comunhão perfeita com seu Deus, passou a condição terrível de inimigo dEle.

Mas como as Sagradas Escrituras dizem, e nosso titulo: A CRIAÇÃO AMADA, Deus jamais disse "façamos à nossa imagem" a qualquer outra criatura desta terra (Gênesis 1.26), e quando este o desobedeceu, Ele amaldiçoou a terra por causa do homem e não ao homem, pois Ele o amava e ama ainda hoje. Apesar de tudo o que o homem é capaz de fazer contra a vontade de Deus.

Ele está de braços abertos, para receber a todos que estejam dispostos a abandonar a desobediência, o pecado e o mal, para tornarem-se seus filhos e filhas, por isso, levante a cabeça, olhe para o alto e busque o perdão de Deus, como diz a sua Palavra Ele "é rico em perdoar" (Isaías 55.7) não duvide do amor de Deus, que através dos séculos vem demonstrando ao homem apesar de tudo o que este mesmo homem vem fazendo, seu amor não muda, não diminui.

Que o Autor e conservador de toda vida, te ilumine a mente para entender a real situação de sua alma, que é eterna e precisa determinar em quanto há tempo nesta terra, o seu destino final, isto é, onde vai passar a eternidade, lembre-se ainda resta algo de Deus em você - sua alma, e um dia Ele vai determinar o fim da permanência dela aqui neste mundo.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

RESISTINDO AO MALIGNO


Lucas 22:34 – “mas Jesus lhe disse: afirmo-te, Pedro, que hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.”

Olhando para esta passagem, nos faz pensar o quanto Deus nos alerta a respeito aos perigos do maligno, até o próprio Jesus foi tentado no deserto. Mas esta passagem nos mostra que depois da última ceia, Jesus disse a Pedro que ele negaria ser um dos seguidores de Jesus. E Pedro meio que estava chocado e quem sabe ofendido ao ponto de responder, Lc 22:33 “...Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.” As palavras de Pedro sem dúvida significavam muito mesmo, suas intenções eram honradas, mas, como muitos de nós, ele era fraco. Assim como nós, Pedro estava completamente despreparado para as provações.

Infelizmente para Pedro, os acontecimentos se deram da forma como Jesus disse. Pedro foi incapaz de se levantar e dizer a verdade até para uma criada, Lc 22: 56-57 “...uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele. Mas Pedro negava, dizendo: mulher, não o conheço.” Pedro assim foi flagrado com o canto de um galo, e fugiu e chorou amargamente.

Este episódio da vida de Pedro nos lembra de várias verdades importantes: (1) Satanás quer destruir nossas vidas e o relacionamento com Jesus; (2) nossas próprias forças não são o suficiente para suportar seus ataques; (3) quando nos arrependemos, admitimos nossa fraqueza e limitações e podemos com o arrependimento, fortalecer nossos irmãos, Lc 22:32 “...Tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.”

Vamos rogar a Deus que nos proteja das tentações do maligno. Confiar nEle para obtermos forças para reagir na palavra de Deus quando surgir a tentação. Se fracassar, volte-se para Deus em busca de sua reconciliação para com Ele.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

APENAS CREIA


"...Tudo é possível ao que crer"

Marcos 9. 23

A razão trabalho com o que é possível tudo tem que ser mensurável, pois se não tiver provas palpáveis, tudo acaba refutado. Todos os fenômenos são aprovados desde que sejam cientificamente testados e exaustivamente observados. Tudo parece ser explicado pelo simples tripé: Observação, Experimentação e catalogação.

Porém, sabemos que a ciência não tem explicação para tudo, pois nem todas as coisas podem ser decifradas pelo homem, e aqui cabe aquela famosa frase: "Existem mais coisas entre o céu e a Terra, do que julga a nossa vã filosofia". Seria muita pretensão nossa, ter explicação para tudo, somos seres ainda limitados para compreendermos tudo ou muitos aspectos da nossa vida.

O versículo da palavra de Deus citado acima, diz que: "Tudo é possível ao que crer". Note que todas as coisas são possíveis desde que nós confiemos de todo o coração. Nada será impossível pára nós, uma vez que em nós habita o Espírito de Deus, e Ele mesmo nos deu sua fé, pois em nós não há capacidade de crermos no que é sobrenatural.

Se você ainda não crê no sobrenatural, e acha que tudo é explicado racionalmente, saiba que a Bíblia afirma que sem fé, é impossível ver Deus. Para chegarmos ao céu, o que muita gente acha impossível, devemos ter fé, e isso é dado por Deus.

O impossível é possível desde que tenhamos a certeza que Deus pode realizar infinitamente mais do que pensamos ou imaginamos.

domingo, 23 de novembro de 2008

A ÁRVORE - Parte 2


"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiél e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." 1 Coríntios 10.13

Lembre-se que ontem vimos na Palavra de Deus que o ser humano deliberadamente tomou a decisão de ouvir a voz do nosso inimigo comum, o tentador Diabo. E sendo assim herdamos as consequências desse ato por toda nossa existência nesta terra.

Mas é importante vermos que as Sagradas Escrituras nos mostram que Deus em sua infinita misericórdia, nos estende a oportunidade de mesmo sendo tentados, e em qualquer situação, tomarmos a decisão correta. Oportunidade que teve Caim, pois isso vemos no diálogo entre ele e Deus após ter sido rejeitado o seu sacrifício, que estava fora do designado por Deus em Gênesis 4.7: "Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo."

Veja que o pecado está continuamente perto de nós, e o desejo de comete-lo parece não ser mais só um desejo e sim uma necessidade. Mas não temos desculpas diante de Deus, pois quando Ele diz: "mas cumpre a ti dominá-lo", nos faz ver que temos a oportunidade de clamarmos por socorro divino, pois lembremos que Jesus diz que devemos "vigiar e orar" para não cair em tentação. Mas o que vemos hoje, são pessoas procurando vencer as tentações e até mesmo enfrentar como se pudessem "testar suas habilidades espirituais". Mas meu irmão e meu amigo, não se iluda com o tentador, pois ele tenta até te convencer que ele mesmo não existe, e como vimos ele é especialista em enganar o ser humano.

Mas, temos uma esperança que não pode falhar, pois está firmada na Palavra de um Deus infalível e imutável, que não mente, não falha e não se esquece dos seus filhos, e mesmo que esses filhos errem e por suas próprias fraquezas caiam em tentação, Ele está firme em sua declaração em 1 João 2.1: "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;" isso nos esclarece que pecamos, mas temos Alguém em quem confiar para que esses pecados sejam realmente perdoados e a culpa seja extinta, fazendo com que não sejamos mais pecadores culpados e sim pecadores remidos, não é maravilhoso?!

Portanto, se sua "árvore" já é conhecida e você não sabe o que fazer com ela, ouça Aquele que passou por toda sorte de tentações e venceu a todas elas, e Ele te diz "eu venci o mundo", e essa vitória pode ser sua também, através de um simples gesto de fé e confiança plena na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Mas talvez você ainda não conheça sua "árvore", mas ela está fazendo com que você se distancie de Deus, se for assim, procure urgentemente através da Bíblia Sagrada saber como deve proceder, pois o tempo passa muito rápido e quando menos percebemos as circunstâncias da vida nos envolvem e quando damos conta, aquilo que parecia ser tão pequeno se transformou numa "bola-de-neve" e esquecemos do que Deus nos diz.

Que Deus te abençoe, te guarde do mal. E lembre-se, o inimigo quer te fazer acreditar que você é o máximo ou o mínimo, não importa a mentira que ele te quer fazer acreditar; maior é Deus e sua Palavra é, e sempre será a verdade, por isso acredite nela, e verás que Ele sempre tem razão.

sábado, 22 de novembro de 2008

A ÁRVORE - Parte 1


"Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu." Gênesis 3.6

Por muitas vezes nos deparamos com situações inusitadas, que nos deixam até sem jeito, e procuramos as mais variadas formas de explicar para nós mesmos o que aconteceu. Falo da temível forma que o inimigo de nossas almas utiliza para tentar a qualquer custo nos afastar de Deus.

Muitas vezes, nos parece agradável certas circunstancias, e isso nos deixa de certa forma vulneráveis às investidas daquele que sempre quer nossa ruína. E ao contrário de Deus, que está sempre querendo o melhor para nós, o verdadeiro inimigo do ser humano, o Diabo, o tentador vem de inúmeras formas colocar diante de nós sempre uma nova alternativa para as nossas necessidades, nossas ansiedades, etc.

Mas uma coisa ele sempre faz primeiro, e isso desde o Éden, como fez com Eva, lembra-se? Ela estava passando perto da árvore a qual havia sido instruída que não comesse, mas infelizmente ela esta perto, e podemos entender que cada vez mais perto ao ponto do Diabo conseguir falar dessa árvore de uma maneira diferente da que ela havia ouvido de Deus.

E por estar perto demais, ela passou a ver a árvore de uma maneira diferente, nova e espetacular, pois a mesma que antes era símbolo somente de desobediência, passou a ser "agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento". Isso nos mostra que o Diabo pode mudar, aos nossos olhos, o que é errado e prejudicial em algo "bom e agradável". Tanto que na maioria das vezes nem vemos "antes que seja tarde demais".

Então podemos deduzir que cada uma de nós temos nossa própria "árvore" da desobediência, projetada aos nossos olhos, para que vejamos da forma com que o Diabo quer, e não da forma com que realmente ela é; mesmo sendo avisados, temos a tendência de audaciosamente preferirmos tal imagem errada da velha mentira contada a séculos por nosso inimigo comum: "não é assim que Deus disse... mas não é assim..." Esse método é antigo, mas até hoje obtém resultados assustadores.

Bem, então o que fazer? Talvez você tenha a resposta na ponta da língua: "Não ouvir o diabo", certo? Isso é o correto mesmo, mas se levarmos em conta que Adão e Eva eram santos, eternos e tinham comunhão perfeita com Deus, e isso diariamente. Então precisamos ouvir a Cristo que diz em Mateus 26.41: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Jesus conhece bem nosso inimigo, e nunca nos incentivou a trocar ideias com ele, ou muito menos o enfrentar com nossas próprias forças, mas a buscar de Deus a maneira correta de evitar que a tentação seja um mecanismo eficaz para nos afastar da comunhão com que tanto nossa alma precisa para estar de acordo com a vontade de Deus.

Iremos falar mais sobre esse assunto na próxima postagem, mas desde já desejo que Deus ilumine seu entendimento para que possas saber buscar no caminho certo a verdadeira vontade de Deus para sua vida, isso você só vai encontrar na pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Até a próxima, que Deus te abençoe.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

CRIANDO AS CRIANÇAS DE DEUS


1Samuel 2:26 – “mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens”

O tema de hoje tem tudo a ver conosco, até porque estamos falando de crianças e elas fazem parte de nossas vidas quer queiramos ou não, e talvez este seja o motivo de colocar a foto dos professores, para que possamos estar mais envolvidos neste ministério que é rico e bençãos.

Então passamos a olhar para Samuel, o último juiz, e o primeiro grande profeta de Israel, tinha ele uma grande herança espiritual. Sua mãe, Ana, era uma mulher devota, que dedicou Samuel a Deus desde o nascimento. Samuel então cresceu dentro e ao redor do Tabernáculo, observando o sumo sacerdote oferecer sacrifícios a Deus. E é listado na grande “galeria da fé” Hebreus 11.

O que a vida de Samuel nos mostra? Que as crianças, filhos, mesmo na idade mais nova, são capazes de ter compromissos espirituais e contribuições à obra de Deus. E isso me faz lembrar da Ir. Luzivana e de seu ministério, de sua dedicação e da maneira especial como ela cuidava, guiava e criava as crianças de Deus, e eu que trabalho com os adolescentes, as recebia e percebia isso nas crianças, e é muito difícil olhar para as crianças na escola dominical e não lembrar dela.

E nós, pais, professores, membros, etc, estamos fazendo um esforço para criar um ambiente espiritual no qual as crianças, filhos possam crescer? Nós estamos oferecendo a eles oportunidades para servirem ao nosso lado quando estamos fazendo a obra do Senhor? Que nós possamos começar hoje. Vamos ensinar a respeito do caráter de Deus e de sua importância de servi-lo. Talvez um deles venha a ser um Samuel dos dias atuais.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

NOVA ESTAÇÃO

“... Temamos agora ao Senhor nosso Deus, que nos dá a seu tempo a chuva, a primeira e a ultima, que nos conserva as semanas determinadas da sega”.
Jeremias 5. 24

Finalmente a estação chuvosa chegou à nossa região e com ela, uma nova paisagem. O céu fica muito mais nublado, os rios têm no seu vale um volume de água impensável na estiagem, a vegetação ganha uma coloração mais intensa e a vida fica mais pujante.

A estação úmida está aí, e veio também, para nos avisar que um ciclo terminou e outro está iniciando. A nossa vida assemelha-se um pouco com as estações. Há momentos onde tudo são flores e sem problemas, em outros, a estiagem paira sobre nós e ao nosso redor a vida parece ter perdido o brilho. No outono, há temperaturas são mais amenas e no inverno, a frieza nos toma, mas aí vem o verão com o sol, temperaturas elevadas, muita umidade e a vida se renovam.

Meu irmão, meu amigo, ninguém sabe o que você está passando, não sabemos quais são os teus problemas, não entendemos a dimensão das tuas aflições, talvez você esteja num “inverno” só, esteja frio ou desanimado, ou quem sabe, a vida para você já perdeu todo o brilho, saiba de uma coisa, Deus pode tornar tua vida pujante novamente.

Talvez tu penses que o ciclo da tua vida se fechou, mas a palavra de Deus diz: “Os que esperam no Senhor renovam suas forças sobem com asas como águias, caminham e não se fatigam, correm e não se cansam”. Em outras passagens a Bíblia nos diz que: “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer”. Deus pode mudar a estação em estás, a situação que tu passas não se entregue, não desistas, o nosso Deus te ama e não quer que tu fiques nessa situação.

Se você está numa situação onde tudo parece ter perdido o sentido, lembre-se das palavras do Senhor Jesus: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. O salmista Davi também disse: “Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”. Confie em Deus e a tormenta da tua vida vai passar.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

OS SONHOS DE DEUS


Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Jó 42.2

Quando o homem foi criado, Deus tinha um propósito grandioso: Ele seria a obra-prima da criação - puro, bom, perfeito, saudável, livre de qualquer forma de mal, um ser com o qual pudesse ter comunhão diariamente.

Mas quando o pecado entrou no mundo por causa da desobediência, tudo o que era bom foi contaminado pelo mal e a morte passou a destruir o homem. O ideal de Deus virou um sonho distante e totalmente dependente de Jesus Cristo. Foi preciso a cruz para que o homem pudesse viver novamente os sonhos de Deus.

Quando José estava na prisão, esquecido por todos, abandonado pela família, passando necessidades, injustiçado e totalmente sem esperança de liberdade, Deus o avistou na escuridão de uma sela. Ele não tinha sido esquecido, apenas estava sendo preparado para viver um sonho divino.

Deus tem sonhos para você! Mas Ele diz: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me." Para José realizar realizar o sonho que teve quando criança, precisou vencer uma longa caminhada - vendido pelos irmãos, escravo no Egito, preso injustamente, esquecido na prisão. Há uma cruz a carregar, um negar a sim mesmo.

Eu garanto para você que os sonhos de Deus são eternos. Quando ninguém mais imaginava que eles pudessem acontecer na vida de José, Deus fez Faraó sonhar com vacas e espigas, o copeiro recorda de um preso que interpretava sonhos, a terra ser afligida por setes anos de fome para que José saísse do cárcere para o trono.

Eu não sei o que Deus tem falado em seu coração, quais são os sonhos que Ele tem te oferecido, mas lembre-se: Deus nunca falha! O que Ele prometeu, vai cumprir. Quer ver o impossível acontecer? Confia em Deus. Se for preciso, Ele vai abrir o mar vermelho, vai parar o sol para tu vencer tua guerra, vai mandar um anjo para te libertar da prisão ou fechar a boca dos leões, vai mandar um tempestade e um peixe para que tu sejas lançado ao mar e não morras afogado.

A maior prova de amor por ti Ele já deu: enviou seu Filho para morrer numa cruz para que o céu te sejas uma possibilidade. Tu não achas que Ele poderia parar o universo por ti?

Sonhe os sonhos de Deus, porque eles são 100% garantidos!


terça-feira, 18 de novembro de 2008

SONHOS

Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
Gênesis 37.5

Dificilmente eu sonho, pelo menos, não me lembro. Mas alguns sonhos me marcaram. Ainda os lembro. Alguns tem mais de 5 anos. Já sonhei com acidentes de avião, terremotos, passeios e outras coisas mais.


No versículo acima, a Bíblia narra em seu contexto a história de José e seu sonho - o de reinar sobre todos os seus irmãos.

Quando os irmãos de José souberam de seu sonho o odiaram e tentaram de alguma forma prejudicá-lo. E foi nesse propósito que o venderam como escravo. Às vezes, nós temos a falsa impressão de que podemos resolver todas as coisas e arquitetamos projetos, aos nossos olhos infalíveis, mas o resultado é terrível. Assim foi o que aconteceu, além de perderem o irmão, tiveram que inventar uma mentira - “José foi devorado por uma fera do campo” – e ver com os próprios olhos o pai (Jacó) ser consumido pela tristeza lentamente.

No Egito, José tornou-se escravo na casa de Potifar. Quando as coisas pareciam melhorar, José é preso acusado pela mulher de seu amo de assédio. Na prisão, Ele permaneceu vários anos.

A melhor coisa que pode nos acontecer na vida é estarmos debaixo da vontade de Deus. Lá, tudo pode parecer perdido, sem sentido, uma catástrofe. Mas quando o Eterno levanta sua mão, tudo muda e as suas bênçãos nos alcançarão.

E foi assim, no fundo de uma prisão que Deus alcançou José, e o ergueu porque o seu sonho não era seu era de Deus.

Uma coisa que aprendi na vida é que os sonhos de Deus são eternos, podem passar anos, décadas, séculos, eles nunca falharão. Se você quer ter sonhos reais, deixe Deus entrar na sua vida e semeá-los em seu coração, você vai sentir paz e confiança, mesmo em meio ao maior temporal, vivendo na maior das adversidades – porque eles são de Deus.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

DEUS PODE MUDAR QUALQUER PESSOA


Hebreus 11:31 – “pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.”

A palavra de Deus é tão rica e maravilhosa que cada vez que a lemos, independente de conhecer-mos ou não um texto bíblico, mas a cada leitura há uma interpretação ou lição diferente em nossas vidas. E ai eu me pergunto, porque as pessoas não se apegam a um livro que além de ser a pura verdade, nos traz um plano de salvação vivo e eficaz para a vida humana? Pergunte a você mesmo que ainda não se entregou a Cristo como seu salvador.

Mas a mensagem de Deus para você hoje é que você entenda que independente de sua situação, Deus pode mudar você para um plano ou um curso ainda melhor para vida.

Vejamos um exemplo claro descrito na palavra de Deus que é o de Raabe; de uma visão humana é difícil entender por que Deus através do profeta Josué fala favoravelmente de Raabe, até porque ela era uma prostituta e pertencia aos cananeus, um povo pagão que vivia na idolatria; uma mentirosa que enganou seus próprios líderes e ajudou o “inimigo” a escapar; podemos dizer também que ela era uma traidora que ajudou a planejar a derrubada de Jericó; olhem quantos pontos negativos aos olhos humanos Raabe tinha.

Mas agora vejamos ela de um olhar divino. Ela havia desenvolvido temos a Deus; estava disposta a fazer parte da nação que tinha aliança com Deus; demonstrou sua fé ao receber os espias. É assim que Deus nos olha, com um olhar de amor. Uma prostituta Cananéia tornou-se parte da linhagem dos reis de Israel, inclusive o maior Rei da nação – Jesus Cristo. Ela nos mostra o tipo de transformação que é possível em nossas vidas quando colocamos nossa fé em Deus, passamos a fazer parte do Reino de Deus, de sua linhagem, filhos dEle, nação santa.

Não é nosso esforço em viver corretamente neste mundo, não bebendo, não fumando, não indo em festas, fazendo boas ações, etc, isso não pode nos concertar diante de Deus e nos levar ao céu; mas nosso esforço maior, é reconhecer Deus como o verdadeiro Rei e Senhor de nossas vidas em todos os sentido, confiando no seu poder para nos salvar e nos transformar.

Se Deus pode transformar uma prostituta pagã, certamente pode transformar você, mas para isso terá que manifestar sua fé em Deus, porque foi pela fé que Raabe não foi destruída.

domingo, 16 de novembro de 2008

A ROCHA ETERNA



“... Um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.”
Mateus 7. 24c


O ato de fazer projetos está intimamente ligado à existência humana. Nenhum outro ser vivo possui essa capacidade, a de projetar seus anseios e pôr cada um dos seus planos em prática. Os planos são uma necessidade para o homem. Imagine se uma pessoa resolva construir um prédio sem um planejamento prévio, sem a ajuda de um engenheiro, arquiteto ou uma pessoa qualificada para tal função, certamente, problemas estruturais surgirão e, os prejuízos aparecerão.

Elaborar projetos é fundamental, mas mais que isso, é inquestionável avaliarmos qual o terreno estamos usando para construir. Não adianta termos meios para construir se, nossa base não nos dá condições para isso.

Em nossa vida, encontramos vários “solos”, mas apenas um dará estrutura para edificarmos o que queremos e é a partir daí que construímos nossos anseios. Se em nossa vida material necessitamos de uma boa base, na nossa vida espiritual não é diferente. Precisamos solidificar nossa vida em algo que nos centre.

A palavra de Deus diz que se edificarmos nossa casa sobre areia, certamente não será sustentada, pois o vento, a água e todas as intempéries abalarão suas estruturas, mas se nossa base for rochosa, as colunas da nossa vida não sofrerão quebra ou rachaduras, pois o terreno é firme.

Projetarmos é importante, mas precisamos observar a estrutura. E você? Em que terreno sua vida está alicerçada? É areia? Se for, saiba que suas bases sofrerão abalos. A Bíblia nos ensina a construirmos sobre terreno firme que não permite perturbações.

Que tal a partir de hoje firmar tua vida no nosso Deus? Ele é amparo nos momentos difíceis, é porto seguro em meio às tempestades e está bem presente quando pensamos que todos nos abandonaram. Qual o teu projeto? Deus pode realizar. Quais teus anseios? Deus pode tornar real. Se estás passando por dias onde a paz parece ter sumido o nosso Deus certamente é rocha e escudo em tempos de instabilidade.

sábado, 15 de novembro de 2008

CÃES DE CAÇA


Tais cães são gulosos, nunca se fartam;...

Isaías 56:11

Já os vi muito. É incrível como sentem o cheiro da presa a quilômetros de distância! Como percorrem a floresta escura, pulam pedras, rastejam sobre arbustos espinhentos, mergulham em rios e desaparecem na capoeira. Desejam matar, destruir, aprisionar. Adoram sangue, carne fresca. Consideram todos os outros animais inimigos seus.

Em casa, porém entre os familiares, é tão meigo, carinhoso. Ocorre uma mudança de personalidade: de um ser tão violento, cruel e sanguinolento a uma companhia adorável. Dorme muito, acompanha o dono para onde for, o protege contra possíveis perigos.

A mudança de ambiente pode determinar seu comportamento, mas nunca sua fidelidade. Ouvi falar de um cão que enfrentou uma onça enquanto seu dono fugia. Ele morreu, mas salvou a vida de seu amigo humano.

Um cão é imparcial, não se corrompe nem deseja coisas grandes: uma casa luxuosa, um dono rico, comidas caras, etc. se preocupa com as pequenas: carinho e atenção do dono, comida de cão, lugar para se proteger do frio e da chuva. Dando se lhe isto, ele amará sem nunca esquecer a quem lhe acolheu.

Quantas coisas podemos aprender com este ser! Quem nos dera amar a Deus, os amigos, a família, todos os que nos rodeiam com a mesma intensidade e fidelidade. Está pronto para paz e a guerra. Sê fiel, mesmo que custe a morte. Ah! Se o ambiente determinasse nossas ações, mas que fôssemos sempre fiéis a Deus. É triste quando uma pessoa apresenta um comportamento duplo: é um, na igreja, é outro no mundo.

Devemos sempre lembrar que alguém nos caça incansável, pula os obstáculos, destrói os empecilhos para nos matar, destruir e roubar. Ele é o Diabo, nosso adversário – é mais que um cão de caça a nos rodear - é um leão que tem por objetivo nos destruir.

Fandermiler Freitas

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

TENDE BOM ÂNIMO


"Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." João 16.33

Nem sempre as coisas são fáceis, nem sempre temos as mesmas reações frente aos acontecimentos em nossas vidas. Muitas vezes procuramos explicações palpáveis e em certos momentos nada do que dizem parece fazer sentido. É nessas horas que as palavras perdem o valor e nem sempre consolam ou nos fazem sentir melhor.

E quando "tudo parece ter chegado ao fim", eis que surge uma luz no fim do túnel, um minúsculo fio de esperança num gesto, numa palavra, numa pequena forma de expressar um sentimento por alguém, não importa; aquilo que faltava chegou, como o raiar de um novo dia, parecia que a noite não teria fim, mas então ela acabou, levando suas sombras, suas dores e seus medos de que não houvesse um novo amanhã.

Caro leitor, não sei o que você tem vivido, não posso imaginar sua dor ou o tamanho de sua alegria neste dia 14 de Novembro, mas tenho certeza que o versículo acima tem algo que pode mudar sua vida, ou até mesmo a tragetória de sua caminhada nesta terra. A certeza de que há alguém que realmente se importa conosco, e não somente isso mas também conhece as mais terríveis formas de sofrimentos já submetidas a uma pessoa neste mundo. Essa pessoa é JESUS, que experimentou muitas vezes a solidão, a incompreensão, o desprezo, a revolta, a ignorância, etc. Afinal escreveria linhas e linhas sobre o que Ele sofreu por nós.

Mas não é nisso que quero convidá-lo a pensar comigo agora, e sim em você mesmo, pense em qualquer forma de sofrimento, antigo ou atual. Agora imagine na solução para tal sofrimento. Você pode até não definir a solução que satisfaça em imediato seu possível problema, pois é isso mesmo, nem todo problema tem uma solução imediata, não é mesmo? Mas o que Jesus quer nos falar é que existe uma forma de iniciar bem nessa busca na saída: "tende bom ânimo". Ter bom ânimo entre outras coisas é saber em quem confiar, em quem esperar ajuda, e sabendo confiar nisso.

O Mestre nos dá o exemplo quando diz no final do versículo: "eu venci o mundo". Se o mundo inteiro se voltasse contra você, ou resolvesse a qualquer custo te fazer sofrer, mesmo assim temos a promessa de alguém que diz EU VENCI este mundo, sendo assim nada existe entre Ele e você que não possa ser vencido, e mais, Ele afirma que suas palavras são o caminho para termos paz, a tão sonhada paz que todos nós procuramos e tanto necessitamos. E veja só, ela está tão perto que às vezes não percebemos. Então ouça sua voz que diz: "No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." E essa vitória Ele quer te dar hoje, agora! Basta abrir seu coração e convidá-lo a entrar em sua vida. Por que não agora?

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ESPERANDO A PROMESSA

Gêneses 17:17 – “Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?”

ESPERAR no dicionário significa ter esperança em, estar à espera de, contar com. Aguardar. Estar na expectativa. Contar, obter; ter como certo ou muito provável; conseguir. Confiar no auxílio ou proteção. Quantos significados bons e ao mesmo tempo incertos aos nossos olhos.

Mas olhando para a história de Sara, podemos perceber a paciência em esperar algo desejado.

Imagine então quão difícil é esperar para tirar digamos a tão sonhada férias ou ir ao banco e enfrentar uma longa fila ou para receber os resultados de um exame médico, para obter sua carteira de motorista, encontrar um namorado ou namorada, etc. quanta coisa em nossas vidas que requer o esperar algo.

Agora imagine ter que esperar noventa anos por algo que você deseja desesperadamente. Você teria a paciência de aguardar tanto tempo assim? Saiba que essa foi a situação que Sara enfrentou. Ela queria filhos, mas era estéril, aos 65 anos, ela já havia desistido, havia muito tempo do sonho de ser mãe, quando Deus repentinamente anunciou que ela teria um filho. Mas dez anos se passaram e nada aconteceu.

Evidentemente, Sara cansou de esperar e tentou acelerar o processo. Mas Deus deixou bem claro que Ismael (o filho de Agar, serva de Sara) não era o filho que Ele havia planejado. Daí passou-se outros cinco anos, e mais cinco. Finalmente, depois de quinze anos, Deus anunciou que o tempo havia chegado. Abraão e Sara tiveram seu tão esperado filho, Isaque, o filho prometido, onde Deus firma aliança Gn 17:21 “Aminha aliança, porém, estabelecê-la-ei com Isaque...”.

Trazendo para nossa vida, o que você está esperando hoje? Como diz o ditado, não jogue a toalha! Pois, Deus é fiel e mantém cada promessa que Ele firma conosco. Na verdade temos que resistir a tentação de querer apressar as coisas em nossa vida, tudo tem seu tempo, mas o tempo de Deus, não o nosso tempo, Ec 3:1 e 11 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: tudo fez Deus formoso no seu devido tempo tempo;” por isso, espere em Deus. Tantas vezes ficamos tão preocupados com nosso destino, que deixamos de ver e esperar as maravilhas que Deus prepara para cada um de nós. Sl 40:1 “Esperei confiadamente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.”

Lembre-se: Sara esperou 90 anos, mas ela esperou no Senhor, e no Senhor as suas promessas se cumprem.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O QUE É MAIS DIFÍCIL PERDOAR?

Toda vez que alguém faz algo que nos magoa, que atinge lá no fundo do nosso íntimo, temos dificuldade em conceder o perdão. Consideramos muito grave o mal que nos causaram, e dizemos: "devia ter pensado antes. Agora, não, talvez mais tarde quando esfriar a cabeça".

Mas a Bíblia diz que "Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe." Não é mais tarde, ou daqui um ano, ou quem sabe um dia. É agora! E ainda nos põe um fardo sobre os ombros - se eu estou ofendido, devo procurar meu irmão e contar-lhe minha mágoa. Eu sei que é uma tarefa árdua, porém necessária, já que não haverá perdão para mim se eu não perdoar.

A enquete da semana passada: "O que é mais difícil perdoar?" teve como resposta mais frequente um assassinato. Perder alguém que você ama, às vezes na flor da idade, por causa de uma bobagem ou até mesmo, por pura maldade, não é fácil! Só em pensar que aquele que você ama nunca mais voltará para casa, não falará mais contigo, que sua presença e voz só existirão nas lembranças, me entristece.
Mas uma coisa eu sei, seja traição amorosa, mentira, ou a si mesmo, falsos amigos e muito mais que possam me fazer, não são motivos para eu não perdoar. Perdoar é uma atitude de ação, não de palavras. Se você está passando por um momento difícil, fruto de problemas que você não consegue esquecer nem seu coração absolver o culpado, rogue a Deus, dizendo:

"Pai, me magoaram tanto, eu não consigo perdoar, mas eu quero receber teu perdão por meus erros e pecados praticados e eu sei que se eu não perdoar, cria-se uma barreira enorme entre mim e Ti, por isso me ajude a perdoar, dai-me força de vontade para com o teu amor, amar meu inimigo."

Se você não tentar se aproximar de quem te machucou e estender-lhe a mão, mesmo com o coração em pedaços, nunca vai haver perdão. Enquanto você faz isto, rogue ao Pai para mudar seu coração e retirar todo sentimento mal e substituí-los pelos frutos preciosos do perdão.

E você verá sua vida transformada, porque foi quando Jó clamava por seu amigos, pedindo-lhe o perdão de Deus, que teve a sua sorte mudada. Quem sabe, esta não é a porta para a mudança de sua vida? Concede o perdão a quem muito de humilhou e te fez sofrer e alcançarás a felicidade.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

O LIVRO INFALÍVEL

Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.
Mateus 5. 18


O mundo não é mais o mesmo. Vários acontecimentos surgiram e mudaram a configuração das coisas que muitos julgavam impossível ser alterado.

A dinâmica mundial é intensa e os acontecimentos se sucedem numa velocidade que por vezes, não acompanhamos. Certo filósofo disse: “Nada é estático, tudo flui” e, se olharmos para a história, veremos que, muitas coisas remodelaram o mundo, criando tendências, novos olhares, novos hábitos e costumes. Realmente, nada é estático.

O mundo passou por guerras, revoluções culturais, políticas e econômicas, os homens derrubaram sistemas, impuseram pela força novos regimes, grandes países desapareceram enquanto organização política, líderes chegaram ao auge, outros tentaram e não conseguiram, o Brasil foi tricampeão, a França passou a ser o carrasco do Brasil nas copas, passamos por regime de opressão, houve a redemocratização, um operário chegou ao cargo máximo do executivo e Felipe Massa perdeu o campeonato por causa de um tal Tino Glock ( o que foi uma pena ) ou terá sido pela genialidade de Hamilton? Não importa, nada é estático.

Todas as coisas materiais possuem uma dinamicidade e uma durabilidade tão efêmera que ficamos ávidos por novos acontecimentos, e isso pode ser um problema. O avanço tecnológico é responsável por alterações profundas no globo e afeta todos.

Contudo, existem algumas coisas que nunca mudam, e não estou me referindo ao ciclo da água ou aos botões das flores que desabrocham a cada primavera, mas a algo que ultrapassa essas coisas que um dia cessarão. Refiro-me a uma coisa superior, e que por meio dela tudo passou a existir, a Palavra de Deus.

Homens tentaram de tudo para torná-la um mero livro, mas não conseguiram, outros mataram quem a lesse, mas Ela resistiu, senão, não seria a Palavra de Deus, e tudo o que está nela, é imutável. Certa vez Simão Pedro perguntou a Jesus: Senhor para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna. Essa Palavra produz vida e paz, e nenhuma vírgula dela passará antes que se cumpra, e é nessa palavra que devemos nos apegar, pois Ela é imutável e o que nela contêm, foi inspirado por Deus, os homens foram apenas instrumentos usados para escrever o que Deus queria o que os homens soubessem. Ela é útil para o ensino, repreensão, correção e educação na justiça.

Lembre-se: Quase tudo passa e aparentemente tudo flui, mas as profecias e as bênçãos contidas na Bíblia são infalíveis. Confie nela, e se tivermos o privilégio de vivermos cem anos, Ela continuará com a mesma mensagem: Cristo morreu, ressuscitou e um dia voltará. Amém!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

DE TODO O CORAÇÃO


Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor, e não para homens.

Colossenses 3. 23


O aniversário da “nossa” igreja já passou, mas várias coisa observamos entre elas a cooperação de alguns irmãos.e sua disposição de trabalhar nessa empreitada. Na quinta-feira, na igreja, estavam reunidos vários irmãos ornamentando o templo, e uma das coisas observadas, foi a alegria dos que estavam ali.

Enquanto muitos dormiam, um pequeno grupo engomava a cortina que fica na plataforma. Uma coisa foi observada; além da alegria, a disposição em estar ali era latente, pois já era tarde, aproximava-se de uma da manhã, contudo, os irmãos mantiveram o ânimo.

A obra de Deus é grande e necessita de todos que estejam dispostos a trabalhar. Desde o trabalho que julgamos menos importante, até aquele que consideramos digno de honra, tem o seu valor para Deus, e Ele promete uma presente incorruptível, o galardão.

Muitos ajudaram na contribuição mensal, e já tem da parte de Deus, sua pedrinha na Coroa. Outros ainda, foram além, oraram para que tudo desse certo e que almas chegassem até Deus. Muitos ajudaram, e sua colaboração não tem preço, só Deus haverá de retribuir graciosamente.

A Bíblia nos ensina como trabalhar em prol do Reino de Deus, e a receita é sem arrodeios, só precisa ser de todo coração, esse é o segredo. Tudo quanto vamos fazer devemos estar com nossos corações livres de qualquer sentimento de egoísmo ou que possa trazer a glória para nós mesmos.

É lamentável que alguns ainda não se despertaram para o serviço de Deus. Estes estão perdendo benções e o privilégio de trabalhar no serviço de Deus, é uma perda dupla e as coisa pioram quando pensamos que, nossa vida é curta.

O nosso desejo é que, nos próximos aniversários da igreja, tenhamos mais membros envolvidos no trabalho, seja na colaboração econômica ou em qualquer outra área. Não podemos ficar parados, pois a ceara é grande, pena que os ceifeiros são poucos.

domingo, 9 de novembro de 2008

UMA FLOR


aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.
Cantares 2:12

Uma flor sempre faz diferença! É só notar a beleza de uma roseira, o encanto das onze horas, o charme do ipê florado. Quem nunca ficou impressionado com flores que recebeu? Elas parecem mágicas. No versículo acima, Salomão fala da impressionante transformação que as flores faziam quando chegava a primavera: Os pássaros cantavam e a alegria envolvia as aves.

Já viu uma flor desabrochar? Percebeu como se forma? Um dia ela nasce pequena, ou melhor, nem é ela. Mas aí, um botão cresce lentamente, quebrando cadeias, vindo com a madrugada e agigantando-se a cada dia. E tão de repente acontece que nem notamos quando ela invade a nossa rotina, e torna-se parte de nossos planos. E a cultivamos com amor, entregando nosso tempo até que num nascer do Sol, ela deixa de ser projeto e torna-se parte da vida.

Quem nunca roubou uma flor? Mesmo em pensamento! Quem nunca sentiu o seu perfume, ou não desejou tê-la em suas mãos? Lembro-me de um girassol, muito lindo que minha mãe plantou. Ele era grande, muito grande. Todos o admiravam. Muitos queriam sua semente. Mas nunca vi um desses na vida, na casa, ou no jardim de quem buscou suas sementes.

Uma flor exige cuidado, carinho, amor... Uma flor necessita de sentimentos. No entanto, o homem anda muito ocupado com grandes coisas, seu coração é altivo, sua mente almeja grandes projetos e enorme parcela de tempo é gasto na busca de coisas vãs.

A flor é meiga, mesmo quando seu ramo é coberto por grotescos e fortes espinhos, ela permanece singela como se tudo ao seu redor fosse calmaria e doce paz. Ou quando ela, em um gesto de paz e amor, se mistura com os restos mortais de quem amamos, não perde, nem por um minuto, suas características.

Ah! Se todos fôssemos flores, como o mundo teria um perfume agradável, como a vida teria um outro formato. Mesmo quando o mal estive aqui, seríamos paz, amor a invadir os desertos dessa vida.

TEMPO DE CONFIANÇA


Marcos 5:36 “...Não temas, crê somente.”

Olhando para esta passagem que retrata a ressurreição da filha de Jairo, citada em Marcos 5: 35-43, nos faz pensar na agonia de que este homem passou naqueles momentos, quando nossos filhos sofrem algum tipo de doença, nossa atitude é leva-los ao médico ou já medicamos até mesmo em casa. Não sabemos quantos remédios Jairo experimentou com sua filha enquanto tentava ajuda-la, mas percebemos que ele certamente estava convencido de que Jesus era sua ultima esperança. Sua filha estava morrendo, que desespero e súplica de Jairo ao ir ao encontro de Jesus.

Esses minutos devem ter sido agonizantes para Jairo, e a multidão que lá estava, dificultava as coisas, pois, Jesus tinha parado para curar uma mulher (Mc 5: 24-34). Jairo então recebe a esmagadora notícia, sua filha estava morta. Ele simplesmente poderia ter aceitado a situação e tocar a vida para frente, daí Jesus então não seria mais necessário.

Mas Jesus ouviu a notícia, e suas palavras para Jairo devem ter encorajado e o deixado quem sabe perplexo “... Não temas, crê somente.” Mas você ao ler esta mensagem pode se perguntar, mas o mundo é cruel e tem momentos que vamos enfrentar dificuldades, crises, medo? Não existe hora para o medo, e sim confiar mais e mais em Deus. Quando estamos alicerçados na rocha que é Jesus, não existe medo, crise, dificuldade, pois, “... em todas estas coisas somos mais que vencedores...”.

Jairo, Jesus e três dos discípulos encontraram um grupo choros e descrente que até zombavam de Jesus, Mc 5: 40 “E riam-se dele...”. Depois de conduzir as pessoas para fora, Jesus com palavras de vida falou a criança e ela despertou Mc 5: 41-42 “Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi, que quer dizer: menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou...” Glória a Deus!!!

As palavras que Jesus falou a Jairo estão sendo ditas pra você que está lendo esta mensagem e passa por alguma dificuldade, entregue sua vida a Jesus, tais palavras deviam ecoar frequentemente em nossos corações. O medo sempre produz deseperança, mas a confiança em Deus mantém a esperança viva. Aqueles que realmente confiam em Deus geralmente descobrem que recuperaram o que pesavam haver perdido. Lembre-se de Jairo.

O antídoto para o medo é confiar em Deus, por isso, “...Não temas, crê somente.” Mc 5:36.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

CELEBRAI COM JÚBILO AO SENHOR


"Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico."
Salmo 100.1-2

Este é um dos salmos mais cantados nas igrejas hoje em dia, e expressa uma ação de graças pela bondade e misericórdia de Deus. A qual estende a todos os habitantes da terra, concedendo a todos as benevolências comuns as quais percebemos e recebemos todos os dias. Porém se formos mais atenciosos em qualquer momento que paramos para observar ao nosso redor, veremos que existe sempre algo mais que Deus esteja fazendo em nosso favor, e infelizmente na maioria das vezes não notamos, ou não temos tempo para isso.

No entanto, se você observar verá que nem a nossa insensibilidade faz com que Deus desista, ou pare de ofertarnos tudo o que diariamente o faz. A cada novo nascer do Sol até que se ponha, e venha renovar-se a esperança de um novo dia, Deus permanece pronto a nos oferecer tudo de novo, e de uma maneira singular a cada dia. Não é incrível alguém não desistir de fazer o bem a todos, mesmo que ninguém no meio desse "todos" mereça tal graça?

Pois é, o Eterno Autor da vida nos concede a cada manhã a rica e graciosa bênção da vida, das oportunidades, das conquistas, dos desafios e prováveis vitórias ou derrotas. Mas quem confia nEle tem uma expectativa nova que encontra firmeza na sua Palavra que diz em Romanos 8.28: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,..."

E mesmo que "tudo pareça estar dando errado, tudo está contra", nós poderíamos pensar assim; essas palavras nos confirmam a atitude do salmista quando diz: "Entrai por suas portas com ações de graças, e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade." Salmo 100.4-5, existe sempre um motivo a mais para eu e você sermos gratos a Deus.

Quando confiamos realmente, Ele sempre nos surpreende com suas ações de auxilio em meio aos sofrimentos, que até então julgamos que "não terão fim", pois se confiamos, mesmo que tudo esteja aparentemente "dando errado", Deus está trabalhando a nosso favor, e então quando a solução fica visível a nossos olhos, vemos que Ele não se esqueceu como talvez havíamos pensado, e o livramento chegou "na hora certa", pois o tempo de Deus é sempre o tempo certo. E ai descobrimos como somos pequenos, falíveis e dependentes do Único que pode e tem prazer em nos ajudar.

Não sei se você está passando por um momento delicado, ou até "difícil demais" em sua vida, ou conhecer alguém assim, isso eu não sei; mas de uma coisa eu tenho plena e total certeza: Deus está olhando para você, planejando seu livramento neste momento, e só espera uma coisa sua - confiança nEle, e a oportunidade de entregar a você o que de mais precioso Ele tem para oferecer a todo ser humano: a vida em seu Filho Amado, o Senhor Jesus Cristo, a quem Ele foi capaz (por todos nós) de oferecer numa cruz, para lá pagar todos os pecados seus e meus, e assim ser capaz de ter o poder de perdoar e sarar TODAS as nossas dores. Veja bem: "todas as nossas dores", o que te impede de experimentar tão grande oportunidade?

Falando em oportunidade, quero reforçar o convite para que se você estiver em nossa cidade neste final de semana, nos dar o prazer de contar com sua visita em nossa Igreja, ao lado da Galeria Ricardo, bem no centro de Tarauacá e se fazer presente conosco onde celebraremos mais um aniversário de nossa Igreja. Que Deus em sua infinita bondade te visite com sua presença de graça e poder, e te faça ser "mais que vencedor" na pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O PROFETA QUE RESISTIU


“Não temais diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor”
Jeremias 1:8

Resistência é uma qualidade rara. Muitas pessoas carecem de compromisso a longo prazo, cuidado e disponibilidade, que são vitais para conduzir uma tarefa contra todos os obstáculos. Mas Jeremias era um profeta que resistia.

Assim como nós, Jeremias tinha que depender do amor de Deus ao desenvolver resistência. Ele era tanto ignorado como odiado. Sua vida foi freqüentemente ameaçada. Ele muito lutou, pregou , mas presenciou um esfriamento espiritual que resultou no retorno de uma nação à idolatria. Nós passamos também isso em nossas vidas, vemos as pessoas abandonarem Deus para se entregarem a algum tipo de idolatria.
Com a exceção do rei Josias, os reis ignoraram os avisos de Jeremias e distanciaram o povo de Deus. Jeremias viu profetas companheiros seus serem assassinados. Ele mesmo foi severamente perseguido.

Muitas pessoas já pensaram em desistir num momento ou em outro: num relacionamento, durante uma tarefa cansativa em casa, na escola, ou no trabalho, quem sabe por doença, etc., mas como Jeremias, somos chamados à resistência as dificuldades, não ao desespero. Ao invés de focalizar seus pensamentos e energia em como sair de um problema, uma dificuldade, busque a Deus para junto com Ele, superar, passar por esta situação. O amor de Deus capacitou Jeremias a superar as maiores humilhações; Deus pode te salvar e te ver independente do seu problema, só Ele pode nos livrar das circunstâncias mais difíceis da vida, por isso, temos que resistir com Deus.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O PREÇO DE UMA ALMA

Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

I Timóteo 6. 10

Conta-se uma estória de um homem, que vivia em condições de pobreza extrema. Sem teto, emprego e desprovido de qualquer bem material, ele passava os dias. Porém, o que faltava na questão material, sobrava em disposição para viver, todos se admiravam seu jeito de lidar com o mínimo para viver, era um homem feliz.

Certo dia, ele ouviu rumores de uma xícara mágica que resolvia todos os problemas econômicos, desde que, o possuidor derramasse lágrimas no seu interior. Mas surgiu um problema, o homem contentava-se com a situação que o destino impusera-lhe e assim, tinha dificuldades para chorar. Então, ele procurou motivos para umidecer a xícara. O fim da estória encerra-se com o homem chorando com uma faca no punho, e sua mulher e filho mortos, deitados ao seu lado.

O fim dessa estória é trágico, mas a palavra de Deus afirma que os que se inclinam ao dinheiro, se desviam da fé, e si mesmo se atormentam com muitos males. A mesma palavra nos adverte a fugir destas coisas e a seguir o amor, a justiça, a piedade, a mansidão.

O dinheiro tem sido objeto de busca de quase todos, e nessa corrida vale tudo. Esse é o pensamento daqueles que sem escrúpulos, se entregam a esse fim.

As grandes potências têm tentado a todo custo, amenizar as perdas econômicas das grandes corporações, mas não se pensa em resolver problemas mais anacrônicos, como a fome e doenças que assolam países menos favorecidos.

Dessa forma, o mundo transformou-se num caos econômico e expôs ainda mais as mazelas humanas, onde poucos possuem muitos, enquanto milhões nada têm. Novamente a Bíblia nos adverte quanto à questão do dinheiro: “não acumuleis para vós tesouro sobre a Terra onde traça e ferrugem corrói, mas no céu, onde ladrões não podem escavar ou roubar”.

Lembre-se: o dinheiro não é tudo, e sua vida não tem preço, nem o mundo inteiro poderia comprar ou avaliar o preço de uma alma, mas Deus sabe o quanto você é valioso, e tem um presente a tua espera, no céu, onde as ruas são de ouro e muros de pedras preciosas. Esse lugar foi preparado para você.

domingo, 2 de novembro de 2008

O PERDÃO DE DEUS

Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.
Jeremias 31:34

Já percebeu como o ontem deseja voltar para nossa vida, trazendo seus fardos pesados, sua dor, seus dilemas. É incrível como nós temos a capacidade de não esquecermos o mal que nos fizeram, era como se ele estivesse constantemente acontecendo em nossa vida.
Conta-se a história de dois jovens que brigaram na adolescência. Uma briga feia por causa de uma namorada. Só não foi de fato levada ao extremo porque houve a interferência de amigos.

Logo após o incidente, um dos jovens partiu para longe. 20 anos depois, quando retornou para visitar a família foi assassinado. Dois dias depois, o assassino foi preso. Interrogado pela polícia, ele declarou que matou porque o morto feriu-lhe a face 20 anos atrás.

Quem já não ouviu uma história assim? Alguém guarda rancor por vários anos e até que de repente, surgi, na curva do caminho, à oportunidade de aplicar uma vingança violenta. E o tiro é certeiro.

O ser humano é assim, tem a capacidade de não esquecer o mal que lhe fizeram. Mas Deus não! Ele está sempre pronto a dar-nos o perdão e a oferecer o esquecimento do pecado praticado.

Se sua vida não tem sido uma vida de comunhão com Deus. Aliás, você nem pensa em Deus, às vezes só quando vai à igreja. Uma coisa é certa, você está longe dele, vivendo uma vida que muito lhe desagrada. Ele te oferece o perdão, e de braços abertos quer ver você voltar para o centro de sua vontade. A Bíblia diz que para aqueles que pediram perdão a Deus que "já não há mais nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus."

O perdão de Deus é um perdão eterno. Ele nunca mais se lembrará do que você fez nem lhe lançará à face recordações, em momento algum, do mal praticado.

sábado, 1 de novembro de 2008

A MORTE


Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele ordens a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem!

I Reis 2:1-2

Eu não tenho medo da morte! Aliás, nestes últimos dias, tenho pensado muito nela – como ela é poderosa e chega tão rapidamente que nem a notamos até que seja tarde demais.

E fico imaginando como Adão e Eva eram felizes sem a sua presença. Sem a dor da separação que ela causa. Já pensou como seria bom viver assim! Ter todo o tempo do mundo para aproveitar a vida, vivendo em harmonia, paz, tranqüilidade, conhecendo só o que é bom.

Mas a vida não é assim. De repente estamos brincando, cantando, conversando e minutos depois estamos chorando, lamentando, com uma ferida que não tem tamanho na alma.

Já que não podemos evitá-la devemos pelo menos nos preparar para encontrá-la. Alguns pintores a desenham como um ser místico carregando uma foice, vestida de negro e colhendo os homens. Eu prefiro imaginar como uma neblina que encobre o homem lentamente, e o envolve com seu manto cinza como se ele estivesse em um quarto escuro. E num piscar de olhos, quando a neblina se dissipa e a visão volta ao normal, tudo mudou: o homem agora está noutro mundo, bem distante do dos mortais.

Visitando o cemitério, uma coisa sempre me chamou a atenção, a morte atinge a todos: crianças, jovens, adultos, velhos, homens, mulheres, pobres, ricos, belos e feios. Ninguém escapa dela. A Bíblia relata:Há tempo de nascer, e tempo de morrer;”

Todos nós estamos caminhando dia após dia, e sempre diminuindo nossa estrada, já dizia o poeta Cassiano Ridardo: “cada minuto de vida nunca é mais, é sempre menos”... desde o dia em que se nasce já se começa a morrer" até que finalmente a morte nos encontrará num dia qualquer no futuro. Neste dia, o julgamento será selado para sempre e a sentença pronunciada: “Quem crê não será julgado, mas o que não crê já está condenado.”

Neste dia dos finados, lembre-se que em alguns anos, no máximo 100, as pessoas estarão visitando a nossa sepultura, talvez chorando sobre nossos restos mortais. Mas onde estará a nossa alma?