sábado, 31 de janeiro de 2009

A ABNEGAÇÃO DO REI


Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis e as aves do céu, ninhos; mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
Mateus 8. 20

A vinda de Jesus foi algo inexplicável. Sua vida entre os da sua época, foi de privações e longe da glória que Ele tinha antes de vir e realizar a obra de seu Pai. No Velho Testamento, já havia relatos da vinda de Jesus e todos os relatos, mostravam que Ele descendia de uma linhagem real, em algumas passagens, o chamavam de “Filho de Davi”, uma menção à sua estirpe.

Mesmo possuindo esses predicados, Jesus não nasceu em palácios e nem teve tratamento especial ao nascer, antes, porém, veio ao mundo num ambiente sem higiene, desconfortável, e menosprezado por muitos, Ele chegou ao mundo numa manjedoura – lugar onde animais comiam, dentro de uma estrebaria, ambiente onde os animais dormiam. Notamos aí, o início de um dos planos de Deus, o de mostrar aos seres humanos o desapego das coisas materiais.

O Senhor Jesus veio pra cumprir as ordens de seu Pai, e dentre elas estavam passar a idéia do desprendimento das coisas materiais. O filho de Deus poderia gozar de privilégios, pois Ele era filho do criador do universo, mas Ele mesmo esvaziou-se de sua glória e habitou entre nós, que lição! O próprio Deus encarnado e vivendo entre pecadores mostra desde o seu nascimento o desapego às coisas terrenas. Quantos de nós fazemos questão de conforto? Não é errado viver confortavelmente, mas refiro-me àqueles que buscam incessantemente e a todo custo, coisas transitórias.

No versículo que está no cabeçalho desta mensagem, mostra mais uma vez as circunstâncias em que vivia o filho de Deus. Ele não possuía lugar fixo, e temos da sua parte uma lição que devemos carregar - A nossa existência não se resume a esta Terra, mas devemos aspirar coisas superiores, indeléveis, incorruptíveis onde jamais poderá ser corrompida e imarcescível.

Que Deus nos ajude a nos desapegar mais das coisas passageiras e buscar as infinitamente superiores.

O Senhor Jesus te abençoe.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

LIBERDADE VERDADEIRA



Ele nos transportou do Império das trevas para o reino do Filho do seu amor.
Cl 1.13


Desde que o homem começou a registrar os seus conhecimentos, sentimentos, lutas, guerras e descobertas, é possível de se notar uma empreitada, um desejo ardente, independente do povo, da cultura e do tempo, pela liberdade.


Em nosso tempo, apesar da modernidade e das conquistas alcançadas pela sociedade, ainda é comum se ouvir o grito de liberdade ecoando pelas cidades, jornais, revistas, livros. Sempre tem alguém necessitando de algum tipo de liberdade.

A luta pela liberdade, sempre produziu morte, foi assim com Tiradentes, com centenas de seringueiros no Acre, etc. e nem sempre a sonhada liberdade produziu os frutos esperados.

A situação de todo homem diante de Deus, é de separado, de inimigo – Porque os vossos pecados fazem separação entre vós e o vosso Deus. Sendo assim, desde que o homem nasce, ele já nasce nessa situação e sem Deus no mundo, por isso, há uma grande necessidade de se conhecer a verdade.

E o que é a verdade? A verdade é que Deus amou ao mundo de tal maneira que Deus seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Assim se o homem conhecer essa verdade, e crer no poder que há na morte de Jesus Cristo, ele conhecerá a verdade, e ela o libertará de seu destino de pecador e de sua vida sem paz – isso significa que terá a vida eterna.

A liberdade verdadeira não é aquela que se preocupa em libertar o corpo, mas aquela que liberta a alma da condenação do inferno, o espírito das aflições psicológicas deste mundo e o coração das dúvidas e incertezas da vida. Quereis a verdadeira liberdade? Então, te aproxima de Deus e roga que te libertes.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

MINHA PRIMEIRA ORAÇÃO


"Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressucitou dentre os mortos, serás salvo." Romanos 10.9



Ainda lembro, e creio que sempre me lembrarei de minha primeira oração, e olha já fazem muitos anos, aproximadamente vinte e oito, foi aos sete anos de idade.

Mas marcou minha vida para sempre, pois a alegria invadiu meu coração naquela noite de domingo, onde fomos a Igreja Evangélica de Tarauacá. Eu levado por meus pais, e digo que na verdade eu os convidava e insistia para que me levassem, e então fomos. Ainda tenho em minha mente o hino que jamais esqueci e fora cantado:
"Foi na cruz, foi na cruz onde um dia eu vi, meus pecados castigados em Jesus, foi ali pela fé que meus olhos abri, e agora me alegro em sua luz".

Eu ouvia e minha mente de criança ainda, me fazia ver através da fé, a cruz no Calvário, onde meu Salvador agonizava por mim, sentido dores, desprezo e a morte cada vez mais perto, para me salvar. Aquele hino não me deixava dúvidas, tinha que ser naquela noite, a oportunidade não poderia passar! E foi isso o que eu fiz, procurei a missionária Lucimar, e disse: "quero aceitar Jesus", a minha alma agitava-se como se não pudesse perder nem um segundo, como se minha vida, mesmo tendo apenas sete anos de idade, fosse acabar se não fizesse a tão sonhada decisão que gostaria de anunciar para ela.

E fomos conversar num banco, em um lugar reservado da igreja, onde ela me mostrou uma figura de uma mão, com cada dedo de uma cor. Ainda vejo aquela mão diante dos meus olhos, que me mostrava que o
pecado me afastava de Deus, mas Jesus derramou seu sangue para me lavar e me deixar branco como a neve e como nova criatura teria que testemunhar frutificando para o reino de Deus, e Ele me garantia um lar celestial la no céu dourado, onde me aguarda o meu Salvador.

Foi então que fiz minha primeira oração, senti naquele momento que Deus, o próprio Deus me ouvia, me respondia que SIM quando eu lhe pedi perdão pelos meus pecados, pelo fato de ser culpado da morte de seu Filho Unigênito naquela cruz, derramando seu sangue precioso por minha causa, e repetindo com ela as palavras foi tomando conta de mim uma alegria indescritível, que no momento era tão inexplicável que só muito tempo depois entendi que era minha alma nascendo de uma maneira espetacular para uma vida real, verdadeira e completa que jamais pode acabar, pois isso meu Salvador me prometeu quando disse:
"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá; e quem vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?" (João 11.25,26).

Se você, ao ler esta mensagem, sentir que é a hora de agradecer o que Jesus fez por você lá na cruz, então comece falando pra Ele que reconhece ser um(a) pecador(a), que precisa de seu perdão, e quer ser perdoado(a). Depois, peça que Ele entre em seu coração, e faça parte de sua vida. E posso, como muitos, lhe dizer que não há nada melhor que isso, pois já se passaram vinte e oito anos e meu Salvador vive e nunca me abandonou e sei que jamais me abandonará. Que tal começar com uma oração destas hoje?

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PORQUE DEVEMOS EXALTAR A CRISTO?


João 3:30 – “Convém que ele cresça e que eu diminua.”

O apóstolo João teve um dos ministérios mais marcantes do Novo Testamento, ele foi enviado por Deus como precursor do Senhor Jesus, “Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João” (João 1:6). Pregador ousado e fiel, alcançou para o Reino de Deus muitas pessoas; denunciou os pecados do rei Herodes, perdendo por causa disto a própria vida. Teve um privilégio singular de batizar o Senhor Jesus e presenciar a manifestação da Trindade Santa quando o Espírito desce sobre Jesus em forma de pomba. Apesar de tudo isso, João jamais deixou de ser um homem humilde na presença de Deus, ao ponto de chegar à expressão que o revela na sua condição de servo: João 3:30 “Convém que ele cresça e que eu diminua.”

Mas, afinal porque João exaltava Jesus de forma tão consciente e clara?

PORQUE sabia que Jesus Cristo veio das alturas, João 3:31 “Quem vem das alturas certamente está acima de todos...”, veio de Deus, veio dos céus para buscar e salvar o perdido, para que todos os que o receberem, fossem feitos filhos de Deus. PORQUE entendeu que Ele tinha o melhor testemunho que alguém poderia ter de Deus, João 3:32 “e testifica o que tem visto e ouvido;...”, quando Jesus falava do Pai, falava com a intimidade de alguém que O conhecia em profundidade, por isso, possuía o melhor testemunho. PORQUE cria que só Cristo pode oferecer a vida eterna, João 3:36 !Por isso, Quem crê no Filho tem a vida eterna;...”, o único mediador entre Deus e os seres humanos é Jesus, é o presente de Deus para a salvação, e somente Deus pode dar, conceder gratuitamente, por meio de Jesus Cristo.
O ministério de João foi tão relevante que arrancou elogios do próprio Jesus, “E eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João;...”(Lc 7:20 ), por isso, o fim principal de nosso ministério deve ser a glorificação de Cristo e jamais a nossa promoção, aplausos, elogios..., seja qual for o nosso cargo na igreja. E ai nos vem a pergunta que serve tanto pra mim quanto pra você que está lendo, será que temos exaltado a Cristo em nosso ministério? Será que com sinceridade e humildade podemos dizer: “Convém que ele cresça e que eu diminua". Esta passagem tem que estar presente em nosso coração.

Não vamos nos esquecer de que no Reino de Deus, não pode haver espaço para orgulho, vaidade, posição social, grupos que muitas vezes fazemos até mesmo dentro da própria “igreja”, etc. João nos deixa um exemplo bem claro de como exaltar verdadeiramente a Cristo.

Que Deus nos ajude!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

SEM DEUS

Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Mateus 27:46

A solidão é um dos piores lugares para o ser humano está. É frio, triste e vazio. É como se tudo o que nós temos e nos pertence perdesse o valor e nada mais tivesse o sentido e nos desse prazer.

No contexto do versículo acima, Jesus estava na cruz e ele clamou ao Pai: Deus meu, por que me desamparastes? Ele sentia tanto a falta de Deus! Queria tanto a sua presença. Mas, Jeová ausentara-se daquela cruz, porque os meus pecados eram uma barreira entre Ele e seu Filho Amado.
.
O que a Bíblia relata a seguir é um Jesus em agonia, quase em desespero e sofrendo muito. Ele estava completamente só, sem amigos, sem discípulos e agora sem Deus. O sol escureceu e nossos pecados foram depositados sobre a cruz onde o homem Jesus morria. a partir de agora, surgiu uma barreira entre Deus e seu Filho e ele teria que enfrentar o restante da jornada só.
.
Quantos neste mundo não estão também assim, sem Deus? Quantos não aparentam ser felizes, mas no fundo sabem que não são? Quantos têm motivos para sorrir, mas não podem porque seu espírito geme e chora?
.
Aparentemente são pessoas normais, até felizes. Eles estudam, trabalham, se divertem, têm amigos, familiares, dinheiro, um amor, mas existe um vazio tão grande na vida que mesmo esforçando-se para ser feliz não podem.

A ausência de Deus na vida do homem é terrível. Porque lhe faltará as coisas essenciais para alcançar a felicidade plena: amor verdadeiro, alegria independente das circunstâncias da vida, prazer nas pequenas coisas que não fazem sentido para aquele que não tem Deus (ajudar o próximo, louvar a Deus, afastar-se do pecado) e verá a morte como o início da vida, não o final.

Se Deus não é real na sua vida, você pode pedir a Ele para vir morar em seu coração e toda a solidão desaparecerá. Você poderá até ser abandonado por todo os que lhe conhecem, mas nunca mais se sentirá solitário.

Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.
Isaías 49.15

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A MELHOR PARTE

Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
Lucas 10.42

Quando alguma coisa é dividida, todo mundo sempre quer a melhor parte ou aquela que considera a mais importante. Isso me faz lembrar de minha infância, quando íamos almoçar galinha caipira. Havia uma pequena disputa pelo o fígado e a moela. Eu, minha irmã, meu pai, todos nós "lutávamos" pela melhor parte.

No contexto do versículo acima, Jesus estava na casa de Marta e Maria. Marta corria de um lado para o outro em preparativos para receber Jesus. Posso imaginar que fazia comida, arrumava a mesa, queria tudo limpo, perfeito e agradável para receber o mestre.

Já Maria, sentava-se aos pés de Jesus e apenas o ouvia tranquilamente e sem pressa. Isso irritou Marta, como faria com qualquer mulher, a ponto de reclamar da irmã para Jesus: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. (V. 40)

Em nossa vida, todo dia, fazemos muitas escolhas. Algumas simples e corriqueiras; outras, complexas e importantes para o futuro. Essas duas mulheres tiveram Jesus na sua casa e fizeram escolhas diferentes. Enquanto Marta preocupava-se em servir Jesus da melhor maneira possível, preparando tudo o que estava ao seu alcance para o conforto do Mestre, Maria esqueceu de tudo ao seu redor e se pôs a ouvir Jesus.

Gostaria agora que você pensasse em suas escolhas. Elas tem sido tomada baseada em sua opinião ou na de Jesus? Para Marta a melhor coisa a fazer era servir Jesus do melhor, mas para Maria era deixar Jesus servi-la.

A resposta de Jesus para Marta foi bem simples: Tu te preocupas de mais com este mundo, todas essas coisas vão passar e no final não vão ter importância alguma. Só há uma coisa que é realmente importante ou necessária - A Palavra de Deus em nossa vida.

Meu querido amigo, queria lembrar-lhe de que Maria escolheu a melhor parte, porque parou todos os seus afazeres e deixou Jesus falar em seu coração. Parece pouca coisa, não é? Mas para o Mestre era a melhor parte. Qual a parte que você tem escolhido? A melhor? Aos olhos de quem? Seu ou de Jesus?

domingo, 25 de janeiro de 2009

TEMOS UM SALVADOR




"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." Romanos 5.8




Hoje o que mais se ouve é em crise, seja ela financeira, social, emocional. Não importa, muitas pessoas não conseguem falar nem pensar em outra coisa.

É verdade, estamos passando por uma crise em vários sentidos, mas você já parou para pensar de onde veio isso ? Qual sua origem real ? Talvez não, mas se lembrarmos os tempos remotos da história bíblica veremos que a crise primária da humanidade está ligada diretamente ao pecado, que entrou na vida do homem por sua livre e espontânea vontade, trazendo com ele toda sorte de males, o que apenas evoluiu com a evolução do próprio pecado que ao passar dos tempos, fez com o homem apenas demonstrasse a face maligna de sua natureza pecaminosa.

Juntando a isso, colocamos a operosidade externa do inimigo comum de nossas almas, aquele que convenceu o ser humano a desobedecer a Deus, provocando assim uma reação em cadeia para o mal, para tudo aquilo que pode ou poderá afligir o ser humano. Mas nunca podemos esquecer que Deus, em seu plano eterno, fez com que fosse possível uma reconciliação dEle com o homem totalmente perdido em seu emaranhado de pecados e malícias, capaz de não somente restaurar a nossa comunhão com Ele, mas também nos proporcionar uma vida segura em suas mãos.

Isso se deve ao fato da vinda maravilhosa do Senhor Jesus Cristo, ao mundo como homem, para sofrer numa cruz os horrores da mais profunda humilhação uma única vez exposta ao verdadeiro Senhor de todas as coisas. Vindo Ele em forma de homem, para mostrar ao próprio homem que Deus o ama tanto que se fez um de nós para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna. Não são poucas as pessoas desesperadas em nossa sociedade cada vez mais afundada em vícios, tragédias, violência e tudo mais de ruim. Mas existe uma, e por sinal a única solução para o ser humano - JESUS o Salvador! Ele tem as respostas que todos procuram, todos esperam e todos precisam.

Que o Senhor Jesus através do seu Santo Espírito conceda a todos que lerem esta mensagem neste Domingo, a luz para suas vidas, que renove em cada um a esperança de uma vida melhor e a plena certeza de uma vida eterna com o Senhor para sempre um dia!

sábado, 24 de janeiro de 2009

MAIS PERTO DE DEUS


Mt. 11:28 – “vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”

Em várias partes da bíblia, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, Deus convoca o ser humano para viver mais perto dEle. Sua voz ecoa através dos tempos, chamando-nos para um estilo de vida incomparável. Deus sabe que estando perto dEle, o ser humano encontrará uma vida abundante e que Sua presença, “...há plenitude de alegria...” Sl 16:11. Sabemos que existe em muitos corações humanos hoje, uma profunda “sede de Deus”. Nas pequenas e grandes cidades, nos países ricos e pobres, nas mansões e casas simples, entre os homens, mulheres, jovens, velhos, inteligentes e iletrados, pessoas clamam por encontra-lo.


Mas esquecem que estar junto dEle, é uma possibilidade real. Nós que o temos, presenciamos pessoas que após encontrarem-se com Deus por fé, encontram-se também consigo mesmos, com uma renovação na vida interior. Por outro lado, há também pessoas, que não querem este estilo de vida. Não crêem nEle e consequentemente, desprezam seus ensinos. Certamente, estas pessoas acabam convivendo com um grande vazio interior, que só será suprido, quando buscarem a Deus e o aceitarem como seu Senhor de suas vidas.

Caro amigo e leitor, espero que as mensagens escritas neste blogger o leve à decisão mais importante de sua vida: estar mais perto de Deus e caminhar junto dEle. E que vocês jamais esqueçam que o ser humano foi criado por Deus e para Deus, portanto, só com Ele se sentirá seguro, tanto agora como no futuro.

Tiago 4:8 – “chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros.”

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

NOVO CAMINHO


Então, na viagem, aproximando-se de Damasco, quando repentinamente reluziu em volta dele uma luz do céu.
Atos 9. 3

Talvez uma das histórias mais arrebatadoras mencionadas na Bíblia, seja a conversão de Saulo, que mais tarde viera a se chamar Paulo, o apostolo.

Esse homem não possuía o temor de Deus, manietava os cristãos e os levava ao cárcere sem piedade alguma. Ele era um homem intelectualmente preparado, ensinado aos pés de um mestre, Gamaliel. Era eloquente, tinha uma posição social invejável, sem duvida alguma era respeitável no seio da sua comunidade, é possível que muitos o considerassem homem zeloso, que buscava a permanência dos bons costumes, quem sabe até, um exemplo a ser seguido. Mas, toda essa figura imponente e inabalável foi surpreendida num dia.

Saulo ia caminho a fora com o propósito de por em correntes os que anunciavam as boas-novas - Atos 8.1 e 9. 1. No entanto, uma luz brilhou à sua frente e ele, caindo em terra, imediatamente ficou cego e clamou: “quem és tu Senhor”? Agora, aquele homem destemido e valente, torna-se uma pessoa dependente, pois os seus companheiros passaram a guiá-lo em decorrência de seu estado de cegueira.

O homem que perseguia e prendia aos cristãos, passa agora, a defender a fé dos que anteriormente maltratava. Esse servo de Deus, foi um dos homens mais bem sucedido espiritualmente, embora desconsiderasse tudo o que é sem valor algum.

A historia de Paulo é realmente emocionante, Deus utilizou esse homem grandemente. Um ser humano que, teve sua vida inteiramente transformada pelo poder de Deus. Um servo que doou sua vida inteiramente ao trabalho, sacrificou-se, naufragou, tomou uma quarentena de açoites menos uma, ao ser preso e acorrentado com Silas, ambos louvavam ao Senhor por padecer em nome de Jesus.

Sua vida foi mudada em meio às dores, mas ele escreveu seu nome entre os heróis da fé e mais que isso, teve o seu nome inscrito no livro da vida, no céu. Você hoje, também pode fazer como Paulo, não precisa sofrer como ele, mas avaliar o seu caminho atual e retroceder, ter sua alma transformada e passar a ser um filho de Deus.
.
Que o Senhor te abençoe.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

IDE POR TODO O MUNDO

Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações.

Mc 13.10
.
Desde que criamos o blog, em outubro de 2008, temos recebido apoio, incentivo e força de diversas maneiras. Reconhecemos que este nosso ministério é grande e tem um campo vasto: o mundo.

Quando Jesus reuniu os seus discípulos, próximo de sua ascensão, Ele deu a seguinte orientação a seus discípulos: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura." (Mc 16.15).

E veja o que aconteceu 2000 mil anos depois, estamos nós aqui, seus servos com a mesma orientação: a de divulgar o Evangelho, de espalhar a toda criatura que Jesus Cristo salva o homem.

Hoje, não precisamos, necessariamente, fazer como os discípulos que deixando tudo, o seguiram. (Lc 5.11) - mas podemos fazer o evangelho conhecido através da rede mundial de computadores - Internet - e o mais incrível sem sair de casa.
Neste desafio que nos cerca: o de anunciar ao mundo que Jesus salva e liberta o homem, desafiamos você a se unir a nós na divulgação deste Blog, queremos atingir uma multidão de perdidos. O próprio Senhor Jesus disse que os campos já estão brancos para a ceifa, mas os trabalhadores são poucos.

Lembre-se: todo dia, milhares de pessoas morrem sem conhecer Jesus. Quantas pessoas do nosso ciclo de amizade estão indo para o inferno e alguns nunca foram a uma igreja. Já pensou nisto? Talvez, seja a hora de fazer nosso blog conhecido entre seus amigos, parentes e colegas.

No final de dezembro, premiamos alguns amigos e irmãos que participaram deste ministério conosco, comentando as postagens. Hoje, queremos mencionar o nome de duas pessoas muito especiais: a professora Fânia Freitas, residente na cidade de Rio Branco, na foto acima e o Sarg. Ederildo Ferreira, foto abaixo, em sua residência em Feijó. As fotos marcam momentos mágicos, nos quais entregamos uma pequena lembrança por suas contribuições no trabalho do Senhor.Ainda falta uma pessoa: Fran. Nós gostaríamos de que você entrasse em contato conosco através de nosso e-mail no canto superior direito. Nos informe onde você mora, seu nome completo, gostaríamos de conhecer você e de lhe entregar uma pequena lembrança em nome do Caminhos e Veredas.

Que Deus vos abençoe ricamente.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

ALGUÉM REALMENTE PODEROSO

"Confiai no Senhor perpetuamente, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna." Isaias 26.4






Nestes últimos dias o mundo esteve ansioso pela posse do novo presidente dos Estados Unidos, muitos lideres mundiais expressaram no decorrer da semana suas expectativas e anseios pela figura do novo presidente americano.

Mesmo sendo a "nação mais poderosa do mundo", o que se vê pelo aspecto politico, financeiro e bélico, é uma realidade. Mas sabemos que através a Palavra de Deus, o poder real não consiste na força física, nem na aparência de grandeza que alguém possa demonstrar ou expressar seja em palavra ou ações. Mas consiste na capacidade recebida da intervenção divina na natureza humana contaminada pelo pecado. Pois embora milhões de pessoas possam depositar em seus líderes todas as suas esperanças em melhores dias, uma vida melhor, isso não muda o fato de que só existe um que pode assegurar que isso aconteça - o Deus Onipotente, Criador dos céus e da terra!

Hoje, como determina a Constituição americana, ao meio-dia iniciou a transição de poder na "nação mais poderosa do planeta", e isso mexeu com os nervos de muita gente, pois muitos países dependem financeira e politicamente de ações vindas do governo americano. Outros os odeiam tanto que não "tiram os olhos deles por nada", e ainda outros que mesmo parecendo tão poderosos não conseguem disfarçar seu fascínio e sua dependência de Washington. Mas o que quero te levar a refletir neste momento é: Quem realmente é poderoso ? Quem realmente pode mudar o futuro de uma pessoa ?
Quero te afirmar que Deus é realmente poderoso, e não depende de ninguém para fazer o bem. Quando colocamos nossa fé em ação, vemos coisas acontecerem ao nosso redor e toda aquela nuvem escura de tristeza, solidão que tirava nossa paz, nossa tranquilidade, passa como uma névoa que nem lembranças deixa. A vida não é fácil, as coisas que muitas vezes conquistamos custaram muito esforço e dedicação, mas tenha a certeza de que se em Deus colocamos nossa esperança, nossa plena convicção de que Ele pode fazer, veremos cumprir a sua promessa em Mateus 21.22 "e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis." Não podemos colocar nossa esperança em homem algum, mesmo que pareça ser o "homem mais poderoso do mundo" !
Não deixe o desespero coletivo tomar conta de sua alma, fazendo que suas expectativas de vida estejam baseadas em ações de um homem, ou um governo. Por mais envolvido que você esteja, não deixe que o mundo te faça pensar que existe salvação longe do Salvador Jesus Cristo. Só ele, após ter conquistado esse direito na cruz do Calvário, pode te dar real esperança, e a certeza plena de uma vida segura e eterna!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

NENHUM PROBLEMA É GRANDE DEMAIS


Gênesis 18:14 – “Acaso para o Senhor há cousa demasiadamente difícil?”

Depois de esperar por tanto tempo (em vão) por uma criança, Sara tornou-se céptica, talvez até cínica. Sua pele de noventa anos estava digamos enrugada, sua visão estava falhando. Seus ossos estavam fracos, pelo menos isso é o que imaginamos de uma pessoa com esta idade. Não há dúvida que seus pensamentos estavam voltados para outros assuntos, menos para pediátricos. Mas, aqui estava Deus dizendo a Abraão e a ela que eles estavam prestes a tornar-se pais.

O pensamento era absurdo, ridículo e digno de uma risada. E foi isso que Sara fez, ela riu sozinha, Gn 18:13 “porque se riu Sara,...”, será que foi um risada de zombaria? será que foi uma risada de choque? Não sabemos. Mas Deus ouviu seu riso reprimido e confrontou-se sobre isso.

Gn 18:13 “Acaso para o Senhor há cousa demasiadamente difícil?...” como se o Senhor estivesse falando: “você não acredita em mim?”. “Qual é o problema de eu lhe dar um filho tarde em sua vida? Eu sou o Deus que criou o universo do nada!”

Sara tentou negar sua incredulidade de modo muito semelhante ao que fazemos. “Eu creio! Eu creio! Deus é todo poderoso, Ele pode fazer qualquer coisa!”. Não vamos nos concentrar sobre nossos problemas. Quando fazemos isso, nos tornamos desiludidos, deprimidos e desapontados, e passamos a reclamar de tudo.

Que situação “desesperançosa” você está passando hoje? Ao invés de olhar para o lado do seu problema, por que não meditar no lado do seu Deus? Nada, nada mesmo, é difícil demais para Deus. Confie nEle e permita que Ele trabalhe em sua vida ainda hoje.

Deus é todo-poderoso!!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

TARAUACÁ RESISTE À CRISE?


"Sabe porém, isto: nos´últimos dias, sobrevirão tempos difíceis"

II Timóteo 3. 1


O mundo vive o terror de uma convulsão econômica de proporções globais. Um único país, os Estados Unidos, começou o problema, seus habitantes não conseguiram pagar suas contas (hipotecas) e em conseqüência disso, uma crise financeira que parece estar longe de um fim se estabeleceu.

Uma única nação desencadeou uma crise de dimensões globais. A partir daí, todas as regiões do planeta sofrem algum tipo de prejuízos em decorrência da quebradeira econômica. Com o fantasma da crise rondando vários lugares, os governantes logo assumem uma postura defensiva para amenizar as perdas. Elaboram programas, planos e pacotes econômicos visando diminuir e/ou liquidar com o problema. Como já mencionei, soluções são rapidamente elaboradas para salvar instituições financeiras, mas não vemos pacotes econômicos que visem salvar o ser humano das condições degradantes em que vivem.

A nossa cidade (Tarauacá) que é conhecida como a princesinha do Juruá, mesmo não possuindo grandes estabelecimentos industriais e financeiros, mesmo não tendo bolsa de valores e coisa do tipo, passa por uma profunda crise, não econômica, mas de cunho social. Muitos jovens estão se entregando aos vícios, às noitadas, não aproveitam o acesso livre ao ensino, desrespeitam aos seus pais, professores, parecem não temer ninguém, estão sem um norte, cambaleiam pelas duras ruas da vida, pois desconhecem a verdade, Jesus disse: “Eu sou, o caminho e a verdade e a vida”.

Ainda não sentimos afetivamente e talvez não sentiremosos efeitos da crise econômica, mas vivenciamos a falta de humanidade, a ausência da ética, o amor ao próximo parece estar em extinção e isso sim, é uma grande crise. Contra esses problemas os governantes pouco fazem ou nada podem fazer, mas Deus pode fazer o Impossível, inclusive se você quiser, fizer nascer em você uma nova pessoa.

domingo, 18 de janeiro de 2009

QUANDO AS ÁGUAS BAIXAREM


Sucedeu que, no primeiro dia do primeiro mês, do ano seiscentos e um, as águas se secaram de sobre a terra. Então, Noé removeu a cobertura da arca e olhou, e eis que o solo estava enxuto.
Gênesis 8.13

As águas ainda não baixaram totalmente, algumas ruas ainda estão submersas, mas em processo de vazante. O rio em breve voltará a sua normalidade e as águas apenas correrão entre os seus leitos. E assim, aos poucos, a vida tende a voltar a sua rotina.

Eu posso imaginar, pelo menos tento, o que Noé e seus filhos passaram dentro daquela arca e seu anseio para ver novamente a terra. A Bíblia diz que ele soltou pássaros 4 vezes, lançando-os para fora da arca, queria saber se a terra estava seca. E por três vezes as aves voltaram, até que uma pomba não retornou.

Noé e sua família receberam a ordem para sair da arca um ano e 10 dias depois que entraram nela. Muito tempo, não acha? Você ficar trancado dentro de um barco sem ver nada além de céu e água! É coisa que pode até enlouquecer!

Ás vezes na vida, a gente é conduzido a um arca, e trancado nela, ouve a chuva cair durante vários dias ou até meses. Parece que tudo está perdido, escuro, vazio, sem esperança, e quando a chuva pára, você pensa que tudo acabou, mas aí, percebe que as águas não baixaram e que o mundo que você conhecia não é mais o mesmo, não existe mais nada.

Nossas vidas estão em profundas mudanças. Todo dia, pequenas coisas acontecem, mas em outros, grandes coisas nos atingem mudando nossas vidas para sempre. É certo que águas virão, cobrirão a terra como esta enchente de janeiro, mas elas não permanecerão para sempre. Você sairá da arca com uma experiência inesquecível que lhe marcará pelo resto de sua vida. Só não pode esquecer, nem por um minuto, que Deus está no controle de tudo. E na hora certa, vai te mandar sair.

Se passarem por um dilúvio assim, tu vais encontrar pessoas que vão querer te dizer o que fazer, que acham que tem a resposta para a tua dor, ou que sabem o que estão dizendo... Algumas vidas já foram destruídas por este tipo de 'ajuda', e muitas vezes de julgamentos... Quem está vivendo assim, precisa ter cuidado com o que as pessoas lhe falam, e procurar ouvir a Deus e ler a Bíblia, porque Papai, certamente, lhe dirá o que fazer...

Há um hino do Sérgio Lopes que diz: eles falam de amor, mas não sabem amar... Cuidado! Porque a sua dor só Deus conhece e só Ele sabe o que faz, nós não... Mas não desanime, as águas irão baixar e você de novo há de sorrir, sonhar, se alegrar, e por que não ser feliz?

sábado, 17 de janeiro de 2009

UMA COMPANHIA AGRADÁVEL


"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer." João 15.15




No mundo em que vivemos, estamos constantemente cercados de pessoas, sejam amigos, colegas de trabalho, desconhecidos. Mas temos sempre pessoas ao nosso redor, não é ?

Mas quero chamar sua atenção ao fato de nós seres humanos, termos a tendência de necessitarmos de pessoas perto, e também de estarmos perto de outros. Quer sejam desejáveis ou não, ou quer sejamos desejáveis também ou não. Pois os acontecimentos do dia-a-dia nos impõem isso. Quem não gosta de uma companhia agradável ? Alguém que podemos conversar, nos expormos com mais intimidade, sabendo que ambas as partes podem contar uma com a outra ?

Veja o versículo acima, o nosso Mestre está falando aos seus discípulos de uma forma carinhosa, com uma amizade sincera, sem receios. Pois esta é a atitude de quem possui uma amizade clara com alguém, pois os amigos se conhecem, vivenciam momentos, quer sejam bons ou ruins, alegres ou tristes, não importa. Pois o mais importante é contar e saber que também pode contar com o outro. Quantas vezes você já se deparou com alguém angustiado a ponto de só você perceber ? Ou com tamanha alegria que contagiou você mesmo em momentos não tão alegres assim ?

Pois é, quando temos alguém com quem compartilhar momentos, então temos alguém que também conta com nossa atenção, nosso carinho. Temos alguém que não importa o momento, não importa a situação, Ele está sempre disposto a nos ouvir, nos compreender, nos enxugar uma lágrima, etc. Disposto a tudo para alcançar um sorriso, um olhar que por si só diga: obrigado, você me ajudou. Esse alguém é JESUS, o amigo sem igual, a pessoa que jamais falhará, jamais vai estar cansado, ou sem tempo para nós. Muito pelo contrário, está sempre aguardando um pedido de socorro, um momento de privacidade para nos orientar, e nos colocar de pé quando caímos, mostrando-nos a saída para um problema ou a entrada para uma nova alegria.

Não coloque suas esperanças em nada que este mundo possa oferecer, pois o que é daqui logo vai passar, e não há companhia mais agradável do que a do Senhor, imagine você mostrando seu melhor amigo famoso aos outros, isso não é empolgante ? Pense então que este melhor amigo é o Autor e Conservador de toda a vida, o motivo de toda a criação, o Senhor dos senhores. Ele está de braços abertos para fazer da sua vida uma fonte de alegria, graça e paz que jamais acabará, mesmo vindo os problemas, mesmo vindo as tentações desta vida, você terá uma verdadeira companhia agradável !

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CONHECER A CRISTO!


Efésios 4:13 – “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do filhos de Deus...”


A palavra de Deus nos é bem clara nesta passagem citada acima. A mesma também nos fala de pessoas que quiseram conhecer ao Senhor: os gregos Jo 12:21 “...Senhor, queremos ver Jesus.”, Zaqueu Lc 19:3 “Procurava ver quem era Jesus, ...”, Herodes Lc 23:8 “Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo,...”; Moisés Ex 33:18 “Rogo-te que me mostres a Tua glória”. Através desses exemplos podemos nos perguntar: Será que conhecemos a Jesus? Será que sabemos realmente quem Ele é? Será que o conhecemos hoje, mais do que quando nos convertemos? São perguntas que individualmente você e eu podemos responder.

Mas quando falo em conhecer a Cristo, não estou me referindo tão somente, saber que Ele nasceu na cidade de Belém em Israel, que seus pais se chamavam Maria e José e que sua profissão era a de carpinteiro. Também não estou falando em conhecermos que Jesus iniciou seu ministério por volta dos trinta anos e que teve uma duração de três anos; de que Ele morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia e antes de subir ao céu transmitiu aos discípulos a pregarem as boas novas do evangelho a toda criatura. Claro que é importante conhecermos essas questões que envolvem Jesus, porém, é mais do que isso. Jesus se nivelou a nós dando-nos condições de conhecermos a Deus, e nisto consiste a maravilha do evangelho. Ai olhamos para as religiões, que são o esforço do homem para chegar a Deus, e o evangelho, que é o esforço de Deus para chegar ao homem.

Por isso conhecer a Cristo é muito mais, vai além do que possamos imaginar na vida de Cristo e o que Ele fez por cada um de nós. Conhecer a Cristo resulta em intimidade com Ele, o versículo citado acima, mostra a necessidade de TODOS chegarem ao pleno conhecimento do Filho de Deus, é como se fosse o nosso objetivo. Oséias 6:3a “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor, conhecer a Cristo resulta também em maturidade espiritual, vejam o propósito em Ef. 4:14:15 “para que não mais sejamos como meninos,...Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,”.

Que possamos estar pensando em quem eu tenho colocado disposição a conhecer algo, o mundo nos coloca várias áreas de conhecimento, mas Deus nos coloca apenas uma: Cristo, se conhecermos a Ele iremos crescer em tudo diz a palavra.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

BENÇÃOS SEM MEDIDA

“... Porque Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos.”

Mateus 5. 45


A nossa cidade está localizada dentro de uma área que é uma das mais úmidas do planeta, a Amazônia. Quando chega os meses chuvosos, faz-se necessário preparar-se para esses dias tão úmidos. Com as espessas nuvens de aguaceiro se avolumando nos céus, todos se apressam para chegar o mais rápido em casa, e aqueles que não conseguem chegar antes das gotas, dizem antes de serem molhados: “quem vai para casa não se molha”.

Apesar das dificuldades que muitos estão sofrendo nesses dias, vendo suas casas serem atingidas pelas águas (o que não deve ser fácil), uma coisa temos que analisar: Ao contrário de outras regiões, nós somos privilegiados com o grande volume de umidade que estamos vendo. Enquanto muitos estão vivendo há vários dias sem chuvas em sua cidade, nós somos agraciados com esse fenômeno providenciado por Deus.

Muitas vezes reclamamos quando chove no momento em que estamos saindo de casa, e isso às vezes é ruim, mas Deus se importa conosco em mandar chuva sobre nossa cidade. A partir dela, os rios são alimentados, açudes, igarapés, tem seu volume aumentado, a paisagem modifica-se com as chuvas e isso é um presente de Deus aos homens e Ele, não olha como nós vemos as chuvas caem sobre “Sobre justos e injustos”.

Se Deus olhasse como nós, estaríamos perdidos, não é mesmo. Pense na tamanha degradação que o homem vem praticando sobre a natureza o desmatamento, por exemplo, nós os seres humanos estamos destruído uma parte da obra de Deus, contudo Ele permanece fiel ao seu propósito, o de mandar chuva sobre “Justos e injustos”.
Somos atingidos graciosamente pela sua misericórdia diariamente e é isso o que
não nos faz perecer.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

SOLIDÃO

Porque o SENHOR tem piedade de Sião; terá piedade de todos os lugares assolados dela, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão, como o jardim do SENHOR; regozijo e alegria se acharão nela, ações de graças e som de música.
Is. 51.3

Sentir-se só é uma das piores coisas que um ser humano pode enfrentar na vida! Um antigo hino do Grupo Cali retrata bem o estado de solidão:

Viajante solitário, a solidão que você tem
é uma estrada longa que eu conheço bem
No seu trabalho, tão ocupado
parece forte, despreocupado
mas no seu quarto tão isolado
se sente só
com sua família tão distante
você sozinho segue adiante
pois o amor não se pode comprar(...)

Quando o mundo foi criado, a Bíblia retrata que Deus olhando para a terra viu o homem só e percebeu que ele não estava completo nem feliz, então disse: Não é bom que o homem esteja só; (Gn 2.18). O homem não foi criado para está só, então já dá para compreender que a solidão não lhe fará bem.

É claro que momentos de solidão são necessários na vida. O próprio Jesus, em alguns momentos, avastou-se de todos para poder encontrar-se com o Pai em íntima comunhão. Mas o Mesmo Jesus na cruz clamou: Meu Deus! Por que me desamparaste? (por que me deixaste só?)

A solidão nada mais é do que sentir-se só, abandonado, desprezado. O apóstolo Paulo na cadeia clamou: Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. (2 Tm 4.16). É tão triste sentir-se assim... Algumas vezes, principalmente despois que me tornei viúvo, eu sinto uma solidão tão grande... Vou dizer uma coisa para você: Todo homem, pelo menos alguma vez na vida, há de ter a solidão por companheira.

São vários as causas da solidão: falta do ser amado, dos parentes, dos amigos, de Deus, da terra natal. Gostaríamos de sua ajuda, votando na enquete desta semana para conhecermos qual o pior tipo de solidão em sua opinião.

Existe um boa nova - "O homem não precisa ser tão solitário!" Jesus Cristo deu sua vida para que pudessemos ter livre acesso ao Pai, ou seja, para que todo aquele que deixar Jesus habitar em seu coração possa livremente, em qualquer lugar, rodeado por uma multidão ou completamente isolado em um quarto escuro, falar e ouvir a voz de Deus! - Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. - Salmos 25:16

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

UMA CERTEZA ETERNA


"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna,..."
João 5.24a




No mundo que vivemos parece que ninguém tem mais certeza de nada, não é mesmo?

Neste momento, você pode estar passando por alguma incerteza em sua vida, seja que aspecto for. Mas nem tudo está perdido, embora muitos persistam em afirmar que "não podemos ter certeza de nada", "nada é absoluto" e mais, "ninguém conhece a verdade".

Talvez você pense assim também. Então deixe eu lhe dizer uma coisa: Jesus o Salvador, que veio dos céus para viver neste mundo anunciando o Reino de Deus, e que foi morto numa cruz por causa dos nossos pecados, disse em tom indiscutivelmente claro:"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para vida."(João 5.24) Esta afirmação não é de qualquer pessoa que a usou apenas para motivar algumas a segui-lo, ou de alguém que em momentos bons da vida diz coisas bonitas para os outros ouvirem.

Mas partiram da boca do Autor da vida, do motivo de toda a criação, que vivia momentos de angustia, alguns de solidão e outros de incompreensão até por parte dos seus próprios discípulos, que ainda não conseguiam ver com a luz da verdade o que estavam presenciando durante a caminhada do Senhor Jesus aqui na terra. Uma das coisas que o Mestre quer dizer para todos hoje neste trecho de sua Palavra, é: não basta saber que a vida eterna existe e que eu até posso tê-la, mas que eu preciso realmente ter certeza plena nesta vida, de que a eternidade com Deus é uma realidade hoje, agora em minha vida.

Ter esta certeza implicará em inúmeras outras que através de uma vida voltada ao compromisso assumido com Deus um dia, nós passamos a uma condição de extremo destaque diante de Deus, pois o Senhor não nos vê mais como antes nós éramos - pecadores perdidos, inimigos do Deus Vivo. Porém, se estamos de acordo com as exigências expostas por Jesus no versículo que lemos anteriormente, Ele nos vê através da imagem conciliadora do seu Filho Amado, que após realizar um sacrifício único, e eficaz lá na cruz, pode sustentar e confirmar a promessa feita de que "tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para vida". Não é maravilhoso saber que temos uma certeza eterna em Cristo Jesus nosso Senhor, em quem podemos realmente confiar?

Que Deus ilumine seus passos nesta vida, e te conceda o privilégio de entender a gravidade destas palavras em sua vida na eternidade!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

SEGUINDO DESEJOS PERIGOSOS


Genesis 3:6 “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável...”

Sabemos muito pouco sobre Eva, a primeira mulher do mundo, apesar de ela ser a mãe de todos nós. Ela foi a peça final do maravilhoso quebra-cabeça da criação de Deus. Como seus descendentes, herdamos sua propensão para o pecado, particularmente quando questionamos a suficiência de Deus para as nossas vidas.

Eva foi vulnerável à linha de ataque de satanás, pois, ele sabia qual era a sua fraqueza: faltava contentamento. Como ela poderia estar feliz quando não tinha permissão para comer de uma das árvores frutíferas? Eva caiu no engano de pensar que um ítem que não estava dentro de seu alcance a faria feliz. Eva estava pronta para aceitar as insinuações de satanás sem consultar a Deus.

Será que estes acontecimentos nos parecem familiar? Quantas vezes nossa atenção é transferida do muito que possuímos para o pouco que não temos? Temos aquele sentimento do tipo “eu tenho que ter isso”. Partimos daí, para a inveja, ambição e todos os tipos de comportamentos egoístas para satisfazer nossos desejos. E quando seguimos nossos próprios impulsos, a satisfação que encontramos é vazia e se vai rapidamente.

Deus tem nos dado tudo o que precisamos para sermos felizes. Por que desperdiçar nosso tempo perseguindo algo que é de segunda categoria? Vamos focalizar sobre tudo o que Deus tem dado a cada um de nós, não no pouco que achamos que nos falta.

domingo, 11 de janeiro de 2009

ELE NÃO ESTÁ MAIS AQUI


Ele não está aqui: Ressuscitou como tinha dito. Vinde onde Ele jazia.

Mateus 28.

O Senhor Jesus é à base do Cristianismo. Seus ensinamentos criaram o substrato da nossa fé e a esperança de uma vida no fim desta, no céu. A sua pregação incomodava os líderes de sua época, e isso, foi um dos motivos da sua condenação no madeiro. Apesar de o seu julgamento ter sido fajuto, Ele foi condenado à morte mais desonrosa. Todos os que morressem numa cruz seriam considerados malditos, só os malfeitores recebiam essa sentença, mas graças a Deus que Ele suportou todas as penalidades inclusive por você.

È incrível pensar que Deus importa-se conosco, pois Ele é Deus e tem total controle sobre tudo, a sua vontade é soberana, Ele reina sobre todas as coisas, mas mesmo assim, Deus usou um dos atributos que lhe é particular, a sua misericórdia. Apesar de não merecermos coisa alguma – “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” – Deus enviou seu filho para padecer por nós, e isso é inexplicável.

Hoje é domingo, o dia da vitória, pois Jesus venceu a morte. Foi ao terceiro dia que os grilhões da morte não puderam lhe resistir. Quando as mulheres chegaram ao túmulo, viram a pedra removida e sobre ela, estava assentado um anjo que lhes falou uma frase que é à base da nossa fé: “Ele não está aqui”. Que maravilha! Jesus não ficou no túmulo, Ele ressuscitou como havia dito.

Apesar de tamanho sacrifício em nosso favor, os homens ainda relutam em aceitá-lo. Aceitar o sacrifício de Jesus, não significa apenas crer que ele morreu (a maioria acredita nesse fato), mas reconhecer que é pecador perdido e só a morte de Jesus na Cruz pode mudar essa situação.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

NÃO TENHO TEMPO


Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.
Eclesiastes.3.1

Em um mundo que gira com tanta presa, o homem já não tem tempo. Ele anda ocupado demais:

– Não tenho tempo para fazer isto ou aquilo.

– Não posso, pois tenho que trabalhar.

– Não consigo, pois vou ter que resolver um problema.

Em um mundo que não pára de correr, temos sempre muito o que fazer. A Bíblia conta a história de homens que foram convidados para uma festa de casamento, mas não puderam ir. Eram homens ocupados com coisas desta vida:

– Tenho uns bois para experimentar.

– Tenho meus campos para olhar.

– Tenho meus pais para cuidar.

Meu querido, deste que Deus criou o mundo, o tempo corre na mesma direção e com a mesma velocidade. A terra não gira hoje mais rápido que no tempo de Noé, Davi ou de Paulo.

O Problema não é o tempo!!!

O Problema não é que você é ocupado demais!!!

O Problema não é que o relógio correr depressa!!!

O problema é que você nunca tem tempo para Deus. Nos dias de Noé, todos estavam ocupados: comendo, bebendo, dando-se em casamento e não tinha nenhum tempo para Deus.

Nos dias de Jesus, muitos homens ouviram a mensagem do Evangelho, mas poucos tinham tempo para Deus. Não é diferente de hoje. Todos têm sempre o que fazer para si, nunca sobra tempo para Deus.

Os ponteiros do relógio não param, nada os detém, e vamos ficando velhos a cada dia. Mas lembre-se: um dia teremos que dá conta de todo o tempo disponível que tivemos aqui na terra.

O DESCANSO PROMETIDO


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Mateus 11.28

Todos nós procuramos em algum momento de nossas vidas, um descanso, seja do que for. E principalmente de nosso trabalho.

Um descanso almejado e por muitas vezes planejado com viagens, lazer e muitas alegrias. Quem não sonha com "férias" assim ? Um completo e perfeito descanso, seja dos afazeres diários, seja do monótono dia-a-dia que estejamos levando.

Mas a Palavra de Deus nos fala de um descanso diferente, não almejado pelos nossos corpos muitas vezes cansados do trabalho, mas sim de uma sobrecarga espiritual. O Senhor Jesus oferece-nos como diz o versículo acima um completo descanso para nossas almas, e isso vale muito mais do que qualquer período de férias que nossos organismos possam tirar em meio a qualquer que seja nosso tipo de trabalho neste mundo.

O descanso oferecido por Jesus, é sem duvida um descanso do fardo do pecado, que sempre foi e sempre será durante toda a existência do homem na terra, um fardo pesado. Um trabalho árduo e ao mesmo tempo sem nenhum proveito espiritual, pois o pecado só nos tem uma coisa a oferecer: a morte, como está escrito em Romanos 6.23a: "porque o salário do pecado é a morte...", mas uma coisa pode ser feita para que todo o nosso trabalho nesta terra não seja totalmente inútil - vir a Ele com coração sincero e arrependimento verdadeiro.

Esse é o segredo para desfrutar do "descanso" verdadeiro que o Senhor Jesus quer dar a todos os que buscarem a Ele de verdade, com arrependimento e no intuito de adorá-lo por seu imenso amor demonstrado na cruz do calvário quando entregou sua vida para que "todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Não sei o peso dos teus pecados, pois para ser sincero, não sei nem o peso dos meus, pois já os entreguei nas mãos do meu Salvador e Ele cumpriu o que prometeu me aliviando deles, mas se você pensa que os seus são pesados demais, que não possam ser aliviados, me desculpe mas você está enganado.

Veja que Jesus em sua afirmação diz com toda a certeza: todos. Ele realmente entende o ser humano, e assim Ele conhece sua vida, seu passado e seu presente e quer fazer feliz o seu futuro. Quer o verdadeiro descanso ? Então dê férias definitivas ao pecado, e torne-se agora uma pessoa transformada pelo poder renovador e restaurador do Espírito Santo!

Que Deus te ilumine os passos e te conceda PAZ!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A RECOMPENSA DO TRABALHO CRISTÃO


Hebreus 6:10 - “porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho...”

Sabemos que todo trabalhador tem direitos a benefícios, e um de seus direitos que dificilmente alguém abrir mão, são as tão faladas férias. Passamos o ano trabalhando e queremos férias para quem sabe, fazer a tão sonhada viagem, gozar mais tempo com a família, até para realizar um tratamento de sua saúde. E esta é digamos, a recompensa para quem tem uma vida ativa, seja no trabalho ou na escola, afinal, como diz o ditado, não somos de ferro.

Mas a palavra de Deus nos fala que Ele “não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho...”. Nesta mensagem quero te mostrar um trabalho especial, que é o de divulgar a palavra de Deus. Nós fomos salvos para servir, e o próprio Jesus deu exemplo, servindo em todos os dias de sua vida. O serviço cristão se por um lado é um dever, por outro significa privilégio de quem crer em Cristo, e este trabalho não tem férias como recompensa, mas nos concede uma recompensa muito mais além do que este mundo pode nos conceder, que é a coroa da vida. Se no trabalho cristão não há férias, no entanto há satisfação 1Cor. 9:17 “...faço de livre vontade...”, o crente serve com prazer ao Senhor não por obrigação. Neste trabalho não há férias, mas há compensação 1Cor 9:25 “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.”

Não estou nesta mensagem descartando as férias, afinal, é um direito que temos, então, vamos desfrutar. Mas, a minha intenção é o de alertar a nós mesmos a aproveitarmos estas férias para nos aproximarmos cada vez mais do Senhor que nos concedeu o dom da vida, saúde durante todos estes tempos, pois, se você o buscar e aceitá-lo como Senhor, terá a recompensa de boas férias e ainda mais que isso, estar próximo do Senhor e ter a certeza da realização de suas promessas.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

EM FIM, FÉRIAS



Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador, nem se cansa nem se fatiga?
Isaías 40. 28
Estamos num dos meses mais esperados por muitos, o mês de férias. Nesse período, a maioria dos professores, alunos e muitos outros profissionais desfrutam do tão esperado momentos em que podem então, viajar, descansar, acordar mais tarde, assistir bons filmes, brincar etc.

Estar de férias realmente é muito bom, enquanto milhares trabalham, nós temos o privilégio de realizar coisas que quando estamos trabalhando não nos é permitido, como já falei acordar mais tarde, por exemplo. Agora, imagine, se todos tirassem férias ao mesmo tempo, quem faria o pão? Ou quem venderia o leite? São atividades que muitas vezes julgamos menos importantes, mas são essenciais.

Pensemos agora numa situação: E se de repente, Deus resolvesse tirar férias. A palavra de Deus diz que é
Ele que dá o fôlego e tudo mais e mais, nenhuma folha cai sem sua permissão, é melhor não pensarmos muito nessa idéia, não é mesmo. Se Deus resolvesse sair de férias, o que seria de nós pobres mortais? Ainda bem que Ele não tira férias e nem se cansa e nem se fatiga, pois isso Ele é Deus.

Se Ele nos abandonasse um momento, nós pereceríamos. Nós precisamos de férias, de um momento para descansar, mas muitas vezes esquecemos Dele, contudo sua palavra diz: Se nós somos infiéis, Ele, contudo permanece fiel.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

HÁ ESPERANÇA


Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto.
Eclesiastes 9:4

Encontrar alguém que perdeu a razão de viver não é difícil, é até muito fácil. Existe um grande número de pessoas assim: foi um acidente, um ente querido que se foi, uma desilusão amorosa, problemas financeiros, um casamento desfeito, uma tragédia na família, o abandono de quem se ama etc.

Todos nós temos um dia de grande tristeza. Isso acontece com todo mundo. O problema é quando esta tristeza persiste por vários dias, semanas, meses e até anos. O coração não consegue ver mais esperança nem sentido na vida. Tudo perde o colorido, todas as coisas que eram importantes são revestidas de uma tinta negra e se tornam, então, sem graça e completamente vazias.

A tragédia se torna maior, ao passo que o diabo se aproxima daquela alma corroída pela dor e seus anjos apresentam-se com mensagens mentirosas e esperanças enganosas. Muitos corações levados pelo engano acabam tirando a própria vida, mergulhando o ser no mais profundo tormento do inferno - vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. (I João 3.15) - Assassino de si mesmo, tirou a própria vida.

Mas Cristo Jesus, sendo Deus, vendo a condição do homem: separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. (Ef. 2.12) - entregou-se a si mesmo numa cruz e seu sangue tem o poder de aproximar o homem de Deus - Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Rm 8.1).

Mesmo que tudo pareça perdido, sem sentido, vazio, destruído, lembremos que o nosso Deus é o Deus do impossível e Ele pode reverter toda a dor em alegria e ele promete a todo aquele que está em sofrimento: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. (Mt 11.28-29).

Mas existe uma condição: Está vivo! Só há esperança para esses. Só estes têm a oportunidade de ainda encontrar a esperança, de achar Jesus e entregar sua vida a ele, porque morrendo o homem perverso, morre a sua esperança. Enquanto há vida há esperança para ser feliz, ter paz, amor e sonhos.

Que Deus te abençoe e te dê a compreensão do caminho da felicidade. Você não precisa sofrer tanto!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

UMA PALAVRA VIVA


"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,"

2Timóteo 3.16


Muitas pessoas, talvez a maioria, já tenha visto ou tomado conhecimento da Bíblia Sagrada. Muitos sabem porque ela tem esse nome, outros até ignoram seu sobrenome "Sagrada", mas uma coisa é necessário dizer: Ela é a Palavra de Deus.

Uma Palavra escrita por séculos, através de épocas e escritores que relatam exatamente o necessário para aprendizagem de todo ser humano a respeito de seu Criador e seus propósitos ao criar tudo o que conhecemos e o que não conhecemos também. Deus em sua infinita sabedoria inspirou homens por Ele escolhidos e preparados através dos tempos para relatar de acordo com sua época e cultura, trazendo a luz de seus conhecimentos eternos para em tempos oportunos serem conhecidos dos homens, e assim possamos desfrutar das suas verdades.

Buscar o conhecimento da Palavra de Deus, é acima de tudo imprescindível para nossa convivência nesta terra, enquanto estamos nela. Pois o quanto conhecemos de Deus, refletirá de forma decisiva e imutável, em nossa condição na eternidade, pois nela conhecemos os planos de Deus para sua tão amada criação: o homem. E por mais que o homem insista em colocar essas verdades em segundo plano, elas não mudam e não perdem sua eficácia em transformar vidas, abrir caminhos para verdadeira felicidade, pois só conhecendo este Deus Maravilhoso, podemos compreender a sublimidade da história humana na criação, como também a relação com seu Criador.

Vemos diariamente vários exemplos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas após tomar conhecimento da Palavra de Deus e aproveita-lo em favor de si mesmas, e depois redirecionar para que outras sejam alcançadas e tenham seus "olhos abertos" para verdade tão simples e ao mesmo tempo tão grandiosa, que pode livrar o homem de uma condenação terrível a que sua alma está sujeita desde seu nascimento.

Estamos muitos felizes porque sabemos que muitas pessoas estão sendo alcançadas através desde trabalho, que não é nosso, e sim dAquele que nos chamou e colocou em nossos corações a chama do Evangelho da Salvação. Agradecemos a você que nos visita a qualquer hora e lugar . Não sabemos o que você tem passado, mas o Senhor Eterno sabe, e rogamos a Ele que te abençoe e te conceda a vida eterna em Cristo.

Somos gratos também aos nossos irmãos e amigos que sempre nos prestigiam com seus comentários, nos auxiliando neste trabalho, e gostaríamos que mais pessoas possam estar conosco neste ano de 2009, postando seus comentários, colocando aquilo que o Senhor lhes dispuser no coração para colaborar conosco. A foto acima mostra uma singela premiação em agradecimento a dois irmãos (Janderson e Denise), alguns dos que mais postaram comentários neste mês de Dezembro, e ainda há mais três irmãos para entregarmos como forma de dizer obrigado pelas vidas que vocês nos ajudaram a alcançar pela graça de Deus e a vossa colaboração. Continuem, esperamos suas postagens !

Na foto: Miler, Pedro, Daniel e Janisvaldo.
Janderson, Pr Raimundo Lobato e Denise.

Que Deus abençoe ricamente sua vida !

domingo, 4 de janeiro de 2009

2009: QUE CAMINHO SEGUIR?



Eclesiastes 3:14 a – “Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente;...”

Você já tentou pegar a fumaça? Parece bem difícil quando tentamos agarrá-la. A vida é assim, parece impressionante, mas quando você para e a analisa, não há nada durável e satisfatório nela. E o livro de Eclesiastes registra isso com o incansável Salomão na busca de um caminho em sua vida. Ele buscava valor real em diferentes áreas, mas o resultado final foi deprimente, ele disse que era como caçar o vento.

Ele tentou a sabedoria Apliquei o coração a conhecer a sabedoria...” Ec. 1:17. Com o aumento da sabedoria veio o aumento da dor, porque maior conhecimento do mundo leva maior frustração com as coisas tortas que não podem ser concertadas. Mas ele também buscou o prazer, procurou este caminho no uso moderado do álcool “Resolvi no meu coração dar-me ao vinho...” Ec.2:3. Tentou encontrar este caminho com grandes realizações “Empreendi grandes obras, edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. Fiz jardins e pomares para mim e plantei árvores frutíferas de toda espécie. Fiz para mim açudes,...” Ec.2:4-6. Ele até comprou escravos, “Comprei servos e servas...” Ec. 2:7, acumulou riquezas “Também possui bois e ovelhas, mais do que possuíram todos os que antes de mim vieram...” Ec.2:7, buscou até divertimento e prazer sexual, “Provi-me de cantoras e das delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres” Ec.2:8, ele tentou encontrar este caminho na popularidade, “Vi a todos os viventes que andavam debaixo do sol, e eles estavam com o mancebo, o sucessor...” Ec.4:15; mas se observarmos cuidadosamente, o resultado de todas estas buscas, para Salomão era todos como um caminho errado, sem satisfação, sem ter paz, sem ter amor, sem ter esperanças, em fim como ela mesmo escreva através do Espírito Santo de Deus, “Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.” Ec. 2:11.

Meu caro leitor, a vida realmente tem significado, propósito e valor quando nosso caminho é servir a Deus, são vários os caminhos cedidos que nos leva a nada, e se você ainda vive a procura de um caminho, lembre-se que há um espaço em sua alma que somente Deus pode ocupar, a vida é vazia, sem saída, a menos que façamos de Deus nossa vida, Ele é o único caminho.

Que o ano de 2009, seja um ano em que você possa andar nos caminhos de Deus, "Antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida,..." Ec. 12:2