terça-feira, 30 de junho de 2009

CORAÇÃO SÁBIO



Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

Sl. 90.12


Quando criança, sempre passava algumas semanas das férias na fazenda de meus avós, e participava ativamente, por alguns dias, da vida no campo, acordar cedo, tirar leite, dar de comer as aves, aos porcos, mas o que me chamava mais a atenção era a agricultura.

O homem limpa o solo, lança as pequenas sementes, cuida com carinho dos vegetaizinhos, e só depois de algum tempo, vai colher os preciosos frutos de seu penoso trabalho.

É interessante como na vida nada é de graça. Tudo tem o seu preço e o seu tempo. O que o salmista pediu ao Senhor foi ser capaz de suporta a dor da caminhada, os espinhos do percurso, a poeira da estrada. A ter paciência mesmo que tudo diga não, que toda a realidade pareça cruel e insensível demais para com ele.

Um coração sábio é muito difícil nos dias de hoje. Temos presa, temos urgência, temos desejos, almejamos aqui e agora. Mas o salmista não queria se precipitar nas suas escolhas e se afastar do que realmente era importante. Por isso, clamava ao Pai que lhe sossegasse o coração, acomodando-o na sabedoria.

Assim como na agricultura o homem precisa ter paciência para aguardar o fruto maduro, na vida precisamos de um coração sábio para tirar proveito de cada momento sem ser enfeitiçado pela dor, atormentado pela tragédia e iludido pela cobiça.

Roguemos ao Pai que nos ajude a ter um coração sábio, capaz de ver com clareza o que está ao nosso redor, identificando o mal e o bem que há no mundo. Ao mesmo tempo, que seja capaz de esquadrilhar o que há dentro de nós, levando-nos a corrigir nossos caminhos e pensamentos e, assim, conduzir-nos em direção à felicidade.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

ALÉM DO RIO AZUL


E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

Apocalipses. 21.4

Todos os anos, na África, milhares de gnus e zebras protagonizam um dos mais belos e chocantes espetáculos da natureza: a grande travessia do rio Masai Mara. Migram e buscam alimento fora das pradarias do sul. Mas antes de chegar as novas terras verdes o rio os espera e muitos morrem ao atravessar, vítimas de crocodilos de até 900kg ou das corredeiras traiçoeiras.

Na vida de todo aquele que já aceitou Jesus como seu Salvador existe uma promessa: uma terra maravilhosa, sem choro, morte, dor ou qualquer outra forma de sofrimento ou separação. A Bíblia nos diz que "Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima."

Mas para o homem alcançar esta terra, ele, semelhante aos gnus e zebras, terá de atravessar um rio - A quem o Grupo Voz da Verdade denominou "Rio Azul". Que nada mais é que passar pela morte. O próprio Deus registrou no livro de apocalipse que "ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus".

O Clipe de hoje é um pedido de nossa irmã Raquel, um hino do Grupo Voz da Verdade - Além do Rio Azul.

Deixe Jesus entrar na sua vida e você terá a promessa de viver numa terra sem tristeza nem luto ao cruzar as água da morte.

Ótima quarta-feira!

domingo, 28 de junho de 2009

LIVRE ACESSO

Efésios 3:12 - “Pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele”

Ao longo dos séculos Deus sempre procurou meios de trazer o homem de volta à Sua presença. Seja através das leis ou rituais que foram estabelecidos para que de alguma forma o homem não perdesse contato com o seu Senhor, um ato do Seu amor para com o homem que pecou.

Observamos que antes de pecar, Adão tinha total liberdade para estar na presença de Deus, ele ouvia a Sua voz , não precisava de rituais, leis para adorá-lO, mas, o pecado entrou. Mesmo assim, Deus não esqueceu do homem. Deus nos ama e sempre nos amou, mas por quê? Eu não sei. Talvez porque Ele é amor. Mas como sempre, O Senhor nunca dificulta o nosso acesso a Ele, o homem é quem dificulta. As leis e rituais não eram pra dificultar, mas para que o acesso à Sua presença se tornasse possível. Deus não se agradava que animais fossem mortos (I Samuel 15. 22), porém, Deus queria que o homem pudesse estar na Sua presença. E sem os sacrifícios, rituais, leis, isso era impossível a nós. Até que o Senhor facilitou nosso acesso à Sua presença através de um único sacrifício, não de animais, não feito pelo homem, mas por Ele mesmo na cruz do calvário. Nós nunca poderíamos por nossos méritos chegar à presença de Deus, mas, Ele restaurou a nossa comunhão e tudo ficou fácil. A liberdade de adorá-lO foi restaurada, o acesso livre à presença de Deus foi novamente concedida por Ele, e hoje, podemos adorá-lO a qualquer hora e em qualquer lugar, Ele estará.

Deus nunca foi difícil, nós é que somos. Deus nunca dificulta, o homem, sim. O homem dificulta com sua rebeldia, desobediência, achando que pode viver sem Deus, e tudo isso é resultado do seu afastamento de Deus. Mas, o Senhor cheio de amor e perdão, continua a nos conceder o LIVRE ACESSO à Sua presença para adorá-lO, mesmo do jeito que estivermos. A Sua presença nos faz enchergar como dependemos dEle. A Sua presença organiza nossa vida, a Sua presença nos completa.

Por isso, Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros, chegue sem medo, para adorá-lO, pois, temos livre Acesso em Jesus.

sábado, 27 de junho de 2009

JUVENTUDE


...Porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.

Eclesiastes 11.10

Ser jovem é maravilhoso! Quando estamos nessa fase pensamos que somos imbatíveis, temos forças, olhamos ao nosso redor e achamos que só nós temos a força. Não medimos nossas ações, agimos intempestivamente e às vezes, quebramos a cara. O jovem é assim, sem limites.

Nas últimas horas, o assunto mais evidenciado é a morte do Michael Jackson. Certamente é uma história de vida de extremos, pois desde cedo, ele teve de enfrentar um estilo de vida diferente para qualquer jovem, o destino que o empurrou para os flachs, fez dele uma pessoa distante das demais e solitário, além de estranho para si próprio, mas toda essa vida finalizou na tarde de quinta-feira, quando este homem encerrou sua história.

A juventude é a fase mais vibrante da nossa vida é nela que decidimos várias coisas que repercutirão no resto da nossa vida. Talvez uma escolha má, decidiu o destino da vida do homem que mencionei acima, lhe causando tanto dano. As escolhas que fazemos têm grande peso sobre quem seremos, o que faremos e principalmente, onde estaremos quando as cortinas se fecharem para cada um de nós.

Onde estaremos quando fecharmos nossos olhos para sempre? Não esqueça! Hoje somos fortes e vibrantes, mas amanhã nossa estrutura já estará mais envelhecida que o dia de hoje, por isso aproveite agora sua vida com responsabilidade, mas saiba que tudo o que fizeres Deus te pedirá conta! Todos estão vivendo do jeito que querem, porém um dia daremos conta do que fizemos aqui.

Ser jovem é o máximo, mas isso também passará, e iremos nos encontrar com o destino de espécie humana, o único mal irremediável.


sexta-feira, 26 de junho de 2009

LOUCURA!


O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.

Rm 12.9


Hoje, li uma notícia na internet que me chamou muito atenção, não pelo seu teor informativo, mas por causa do surpreendente comportamento do homem dos últimos dias.

Era a história de um casal de poloneses que morava na Alemanha e resolveu casar-se em Berlim. O casamento ocorreu com tranquilidade. Mas logo após a cerimônia, marido e mulher começaram a brigar. A confusão foi tão séria que tiveram que chamar a polícia.

Quando o policial chegou, a mulher de 34 anos contou que o marido quis contar-lhe o cabelo com uma faca de cozinha. E o marido, um homem de 50 anos, gritava: "Não quero mais ver essa mulher enquanto eu viver".

Duas outras tentativas de reaproximação ocorreram mais tarde pelo telefone, mas acabaram sempre em gritos. O homem passou a noite de núpcias em um abrigo para pessoas sem lar.

O coração humano está contaminado pelo mal. Já pensou se divorciar no mesmo dia do casamento? É o cúmulo do absurdo! Que Deus guarde o seu povo desse amor que não tem nada com o amor de Deus. O Amor de Deus é eterno e pendura por toda a vida.

Ele perdoa, entende e só quer o bem. Peça para Deus encher seu coração desse amor. E assim sua vida será mais alegre, sua vida mais doce e seu sorriso verdadeiro.

Ótima sexta-feira

quinta-feira, 25 de junho de 2009

DEUS PODE FAZER...



"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos,..." Efésios 3.20

Muitas vezes nos deparamos com situações tão adversas que até parecem não ter nenhuma solução.

Porém na maior parte disso, os problemas crescem devido nossa falta de confiança em quem realmente pode nos ajudar, e até confiamos em muitos outros. Chegamos ao ponte de até confiarmos em nós mesmos.

Mas a Palavra de Deus nos orienta que devemos confiar todas as nossas expectativas no único que pode fazer “infinitamente mais do pedimos ou pensamos”. Mas isso muitas vezes é tão difícil que esquecemos facilmente de nossas debilidades diante dos problemas, que passam a aumentar de tamanho e forma, chegando a nos assustar.

Porém, nem sempre nos lembramos de imediato que existe Alguém que olha para nós com olhar de amor e realmente se importa conosco. Esse é Jesus o Filho de Deus, que veio a este mundo com a missão de nos levar a até Ele, e durante essa jornada, nos demonstra seu amor e poder diante das nossas fraquezas e debilidade ante às dificuldades da vida.

Talvez você esteja lendo esta ou outras mensagens e esteja passando por um momento difícil, ou até desesperador, mas saiba que existe uma solução para o seu problema, embora que não a possa ver ainda, ela já está nos planos de Deus para você. Mas lembre-se Deus não invade a vida de ninguém, mas aceitando seu convite: “eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei...”

Abra a porta do seu coração para Jesus, levante a cabeça, sacuda o pó e decida deixar que Ele passe a dirigir seus caminhos, você verá que Ele cuida bem dos que o amam.

QUE DEUS TE ABENÇOE E TE DÊ PAZ.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O LIVRO QUE NÃO SECA

Josué 1: 8 “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito: então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.”

Esses versículo é um alerta feito por Deus a Josué para que ele liderasse o povo escolhido ao longo da caminhada do povo até a terra prometida. E lendo o mesmo, me veio na mente a história de uma garota francesa que era cega. E que em determinado dia ganhou de presente um exemplar do evangelho de Marcos em Braille, sistema tipográfico que utiliza caracteres em alto relevo, permitindo a leitura com a ponta dos dedos.

Com o passar do tempo, surgiram alguns calos nos dedos da menina, e ela acabou por perder completamente a sensibilidade. A leitura, portanto, daquela forma se tornou impossível. Chorando, ela se despediu do livro que tanto amava. Beijou-o ternamente como se despedisse mesmo de uma pessoa. Mas, para sua surpresa, percebeu que os lábios conseguiriam distinguir as letras. Sua alma confortou-se de uma nova alegria. Sem dúvida, podia ler com o toque dos lábios. E assim, voltou a ler o livro de Deus com os lábios.

E a mesma mensagem de Deus para Josué, também é para cada um de nós hoje, que servimos ao Deus verdadeiro e a você que quer conhecê-lo. Temos bons olhos, temos luz elétrica suficiente para tornar possível a leitura à noite como se fosse dia claro, temos Bíblias em nossa própria língua, em fitas cassetes, em vídeos, em desenhos animados, em cds. Nossa geração deveria ser conhecida como a que mais leu, ouviu e divulgou a palavra de Deus em toda a história do mundo. E por que não somos?, graças a Deus que tem levantado pessoas para esta divulgação deste livro que não seca e nunca secará, porque sua fonte é inesgotável.

O Senhor ainda nos fala, medita nele dia e noite.

terça-feira, 23 de junho de 2009

É TEMPO DE RECOMEÇAR


O Pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;

Lucas 15.22


O filho pródigo. Você já leu essa historia? É conhecida por muitos a atitude do pai do jovem é de abnegação total quando ele recebe novamente em seus braços seu querido filho.

O jovem queria conhecer o mundo, participar de festas, viver sozinho, andar por lugares diferentes e conhecer pessoas. Ele sem dúvida conheceu muitas pessoas, conheceu lugares, mas seu passeio não teve um fim feliz, sua grana acabou e para piorar, sobreveio sobre aquele país, fome e o jovem sem dinheiro, começou a passar necessidade.

Para não passar fome, ele procurou emprego, e o que encontrou foi uma atividade insalubre, apascentar porcos. De repente, na sua cabeça começa a passar toda a sua história quando viva na casa de seu pai. Pensou nos momentos vividos com sua família, do seu conforto e de uma vida decente entre os seus.

Rapidamente o jovem quis mudar sua situação. Ele levantou-se e foi; rumou em direção ao seu pai, e dessa vez ele queria ser acolhido por aquele homem, e não importava em que circunstância, ele queria apenas voltar. Ao chegar em sua casa ao longe seu pai o avistou, e o jovem arrependido, queria ser aceito nem que para isso fosse considerado apenas mais um dos trabalhadores do seu pai.

Retornar é sempre bom, mais ainda, é necessário, é importante. Ao sentir que erramos, podemos consertar e recomeçar e para isso teremos de encarar determinadas circunstâncias, situações e é sempre dolorido o retorno. Aquele jovem sofre duras críticas do seu irmão mais, mas o seu foco estava direcionado e ele não se abalou com isso, pois ele queria simplesmente recomeçar.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

SONHOS


Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.
Sl 37.4-5


O que é um sonho? Um anseio, um desejo, uma vontade. E quem não os tem? Todos, desde as crianças até aos mais velhos. Uns sonham com brinquedos, dias especiais; outros sonham com coisas mais sérias, como melhores dias, liberdade, filhos.

Essa semana estive pensando sobre minha vida. Sobre o que desejo para mim. Coisas que considero boas e pelas quais valam a pena lutar, empenhar esforços e dedicar algum tempo. Sabe o que mais me incomodou? Não saber se elas me farão feliz. Estou numa fase na qual o que eu mais queria era o que não posso mais ter e só posso encontrar nas minhas lembranças e no meu passado.

Mas encontrei conforto no versículo acima. O próprio Deus diz, entrega o teu caminho. Em outras palavras Ele queria dizer: entrega as tuas atitudes, os teus pensamentos, os teus passos, a tua vida a Mim. Isso significa que devo confiar a Deus os meus caminhos e acreditar nos seus planos.

Sabe o que Ele me promete? Satisfazer os desejos do meu coração. É difícil crer nisso. O meu coração continua sofrendo pela separação e a saudade. Não sei como Ele fará isso. Mas resolvi confiar, porque eu sei quanto mais fundo eu mergulhar na Sua vontade, mais perto de ser completamente feliz serei.

Acredite: os sonhos de Deus - seus planos, sua vontade - é uma realidade feliz que só depende de você acreditar e entrega a Ele o teu caminho! E esperar pelo agir de Sua mão. O Futuro para quem crê é a realização de sonhos e dos desejos do coração.
.
O Clipe abaixo é de Clamor Pelas Nações e o hino, "Sonhos". Ótima segunda-feira!

domingo, 21 de junho de 2009

UM SACRIFÍCIO PERFEITO


"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;... " Romanos 5.1


Todos nós um dia já sacrificamos algo por alguém ou por nós mesmos, não é verdade?

No entanto, quero chamar sua atenção para um sacrifício diferente do que estamos acostumados a ver e até realizar durante nossa vida aqui na Terra. Quando o ser humano pecou no jardim do Éden, deu-se inicio ao processo de degradação e auto-destruição de sua própria alma.

Sendo a alma eterna, esta passou a ter um espaço de tempo limitado aqui, por isso, surgiu um fato novo. Tendo ela que deixar este mundo, seria inevitável que após manchada pelo pecado, não poderia mais entrar no paraíso perdido e tão pouco habitar na morada de Deus, por ser eternamente Santo e não aceitar nenhuma manifestação de pecado.

Então, nossa existência estava para sempre ameaçada pelo resultado de seus próprios atos. Mas o Criador amou tanto sua criatura, que resolveu providenciar através dos tempos uma solução. E através de muitos sinais e providencias chega o momento determinado para que o alto preço pelo pecado do ser humano fosse definitivamente pago: a cruz para seu próprio Filho.

Essa foi a única solução, pois alguém deveria ser perfeitamente justo, puro e santo para pagar os erros de uma criatura manchada pela desobediência voluntária, trazendo assim todos os problemas possíveis a nós mesmos. Mas a graça infinita de Deus, foi exposta no sacrifício perfeito de Jesus na cruz. E disso lembramos hoje, pois Ele foi morto por causa dos nossos pecados, mas ressuscitou para que possamos ser justificados diante de Deus.

E isso se dá através da aceitação da obra redentora de seu Filho na cruz do Calvário, fazendo com que toda a divida do pecado seja paga em um único ato de fé e manifestação da gratidão por tão grande amor, ao ponto de alguém entregar sua própria vida para morrer em meu e seu lugar. Se você ainda não experimentou essa graça, procure hoje uma Igreja Evangélica, aquela que você se sentir bem, e ouça a Palavra de Deus, pois certamente haverá um convite dEle especialmente para você, ACEITE-O.

QUE DEUS TE ABENÇOE E TE DÊ PAZ.

sábado, 20 de junho de 2009

A FIDELIDADE DE DEUS

Gênesis 21:9 – “Vendo Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual ela dera a luz a Abraão, caçoava de Isaque.”


Você já se perguntou se nasceu na família errada? Essa pergunta deve ter assombrado Ismael de vez em quando. A gravidez de Sara e o nascimento de Isaque devem ter causado um impacto devastador sobre Ismael. Até então ele tinha sido tratado como um filho e herdeiro, mas essa chegada posterior tornou seu futuro incerto. Por certo tempo, Sara pegou Ismael implicando com seu meio irmão. Como resultado, Agar e Ismael foram permanentemente expulsos da família de Abraão.

Muito do que aconteceu a Ismael não foi culpa dele. Ele foi apanhado por certas circunstancia que pouco tinha de controlar. Mas, Deus cuidou para que ele fosse protegido, providenciando refrigério quando Agar e Ismael estavam no deserto. Mais tarde, Deus tornaria os descendentes de Ismael numa grande nação.

O salvamento de Ismael testifica da fidelidade de Deus. Anteriormente, Abraão sabia que Ismael herdaria bênçãos. O cumprimento daquela promessa, porém, parecia duvidoso depois que Agar foi expulsa. Mas Deus desenrolou sua promessa para Ismael, que incluía vida longa e muitos descendentes.

Você já pensou sobre a bondade de Deus hoje? Apesar de não sermos confiáveis e estarmos propensos a pecar, Deus nos recebe e sustenta-nos como somos.

Mesmo quando a família e os amigos nos decepcionam, podemos contar que Deus cumprirá suas promessas.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

CONTEMPLAR O BELO


Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Salmo 19.1

Há alguns dias atrás, estava assistindo ao telejornal e vi uma mensagem que surpreendeu até mesmo os mais experientes. A matéria mostrava o presidente do grupo Google recebendo um prêmio. Até tudo ia bem, mas o que surpreendeu foi a declaração desse homem, que ao invés de defender sua empresa e fazer propaganda para que muitos possam acessar mais esse site, ele disse aos jovens em especial: “Vocês devem desligar mais vezes os computadores e contemplar o mundo em volta”. Isso é que é notícia vinda de um lugar improvável.

Aquele homem não estava dizendo que sua empresa era ruim, mas no alto de sua experiência, ele estava instigando aos jovens, que passam várias horas nos orkuts, msn e companhia, a observarem mais o que realmente é belo, a natureza por exemplo. Nós somos o povo que mais acessa a internet ao mês. Jogamos on-line, passamos e-mails, fazemos parte de comunidades, assistimos a vídeos, baixamos vídeos e etc. Isso pode causar um impacto brutal sobre as sociedades futuras, tudo será feito dentro das nossas casas e poucas pessoas se comunicarão face a face.

O Salmista já alertava aos habitantes de sua época, sobre as obras que Deus já havia formado. Quantas pessoas contemplam um fim de tarde? Ou um amanhecer? As conversas também parecem estar em extinção. Antes os vizinhos conversavam frente a frente com os cotovelos sobre as janelas, mas hoje, a correria, a “vida moderna” limitou-nos às salas frias de bate-papo.

Deus nos criou para que nós nos comunicássemos, não por e-mails ou por celulares, mas no cotidiano, nas escolas, nas ruas e etc. Não sou contra a tecnologia, mas você vai concordar comigo que ela também afastou as pessoas na medida em que elas ficam dependentes da tecnologia para se falarem.

Contemplar o belo é fundamental, e observar a paisagem criada por Deus também. Vamos desligar mais os computadores e nos ligar uns aos outros.

Tenha um bom fim de semana!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

MUNDO EM CRISE


Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação

HB 3.17-18

O mundo vive um momento delicado: Uma crise financeira internacional se instalou nos quatro cantos do planeta. Empresas pedem concordata, algumas são auxiliadas pelos governos e outras fecham. Pessoas perdem casas, empregos e a arrecadação tributária dos países despenca. No Brasil, pelo 7° mês seguido;

Pro outro lado, surgi um novo vírus, o influenza A (H1N1) - a Gripe Suína. Ela atingiu 76 países, totalizando até ontem 35.928 casos e 163 mortes confirmadas. No Brasil, são 96 casos, nas última 24 horas foram 17 novos infectados. Na argentina, 47 casos e 4 mortes, nos últimos dias.

No Irã, depois das eleições, multidões vão às ruas e confrontos acontecem sempre com mortos. Suspeitas de fraudes ganham a mídia e o cenário internacional; A Correia do Norte testa bombas atômicas e desafia o poder da ONU; Chuvas torrenciais e alagações no nordeste e secas no sul do Brasil.

Vivemos dias difíceis. Dias dos quais Jesus falou. Eles trariam rumores de guerras, pestes, falta de paz, secas e multiplicação da ciência. Quando olhamos a Bíblia, vemos claramente que estamos caminhando para algo bem maior do que vemos - Os últimos dias!

Mas eu farei como o profeta Habacuque, ainda que tudo pareça mal e sem esperança, eu esperarei no Senhor e Nele me alegrarei.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

ANUNCIAR BOAS NOVAS



"Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas,..." Isaias 52.7


Nem sempre ouvimos coisas boas, e às vezes não gostamos do que ouvimos. Por isso uma boa noticia é sempre bem vinda.

É tão gratificante quando nos sentimos responsáveis por uma boa notícia, não é? Principalmente quando podemos fazer outras pessoas felizes com o que temos para anunciar. E é justamente isso que pretendo hoje, pois quero anunciar-lhe que apesar de todas as circunstancias, todas as adversidades que possamos passar nesta vida, há esperança, há uma solução viável e ao alcance de quem realmente pode ajudar.

Hoje vemos que a maioria das pessoas, por terem baseado sua fé e expectativas em coisas materiais, incluindo elas mesmas, acabaram em profunda decepção. Fazendo com que depositem em algo toda sua frustração e incapacidade de superação. Embora estivessem antes totalmente confiantes do que queriam e faziam, quando o fracasso chega, tudo vai “por águas abaixo”, como se fala.

É nesse momento que o ser humano reconhece, ou pelo menos deveria reconhecer sua insignificante realidade diante da grandeza da vida, e passa a ver que existe Alguém que pode fazer essa realidade mudar. Pode renovar o brilho das estrelas, fazendo com que o nevoeiro da tristeza que o desespero não deixava que passasse, dissipe e dê lugar a um novo e vibrante sorriso de alegria, que nada nem ninguém poderá roubar.

Essa esperança não deixa dúvidas, não traz lembranças amargas, mas produz dentro do coração uma paz contínua, inabalável. Esse é o resultado de um encontro verdadeiro e pessoal com a pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que está agora de braços abertos para te receber e dizer: “VEM, VEM ASSIM MESMO, COMO ESTÁS”. Ele não recusa aquele que de coração aberto se chega a Ele de uma forma simples e sincera, e em troca recompensa-o com a melhor noticia que alguém pode receber: “vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei...”

QUE DEUS TE ABENÇOE E TE DÊ PAZ.

terça-feira, 16 de junho de 2009

DEUS ME DÁ SABEDORIA E INTELIGÊNCIA

Provérbios. 2:6. “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da Sua boca vem a inteligência e o entendimento.”

Este tema e este versículo foram escolhidos pela ir. Luzivana para que juntos pudéssemos realizar uma gincana no mês de abril de 2008, entre primários e adolescentes. E ali, após a escola dominical, recebi o convite dela, e naquele momento não recusei, e juntos, “dois experientes em música”, formamos até o corinho referente ao tema, ela cheia de disposição, alegria e sabedoria, concluiu o roteiro dos quatro domingo de gincana. E eu, como tinha guardado a lembrança distribuída no ultimo dia de gincana, estava meditando esta semana neste tema e neste versículo.

E me fez lembrar de que quando Jesus esteve na Terra, disse certa vez: “qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? Mat. 7:9-11. Deus está sempre disposto a dar “boas coisas aos que Lhe pedirem”. Mas o texto de hoje declara que sabedoria não é algo que o homem fabrica; é uma dádiva divina. É o Senhor quem dá a sabedoria. Você precisa ir a Ele todo dia, cada instante, sempre, estar nEle é estar na sabedoria. Viver com Ele é viver com a sabedoria, e o resultado é inteligência e entendimento.

Muitas vezes sofremos por falta de entendimento. Confundimos as coisas, interpretamos mal as atitudes alheias e nos magoamos sem motivo. Se pudéssemos entender as coisas como realmente são, a vida seria menos complicada e estaríamos em condições de tomar decisões mais acertadas. Somos humanos demais., apressados demais, Impulsivos talvez. Agimos quase instintivamente. E fazer isso não é agir, é simplesmente reagir, contestar e ferir gente querida, às vezes. Pessoas que não são culpadas. O pior de tudo é que a dor delas nos dói, nos perturba, e nós nos perguntamos: Por que machuco as pessoas que amo?

Como viver sem tropeçar? Ou como tropeçar sem cair? Ou como cair sem esmorecer? Porque o Senhor dá a sabedoria, por isso, Vá a Jesus. Ele é a fonte da sabedoria, Ele é o caminho, e a verdade e a vida. Salomão diz que da “Sua boca vem a inteligência.” Esta deve ser as “Nossas palavras”, e elas só podem ser achadas na Bíblia. Quando abrimos a Bíblia, estamos partindo para o encontro com o Deus da sabedoria, e meditamos nos Seus conselhos é entramos no caminho do entendimento.

Não tome as decisões que você precisa tomar hoje sem ir a Jesus e suplicar que Ele o guie, porque: “O Senhor dá a sabedoria, e da Sua boca vem a inteligência e o entendimento.”

Cada irmão tem uma palavra que nos marca em nossas vida, seja de esperança, amor, conforto, paz, alegria, etc, e esta foi a palavra de Deus em minha vida, através da ir. Luzivana.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

UNIVERSO


O universo é lugar muito grande. Tão vasto que é quase impossível dizer o seu tamanho. São tantos planetas, tantos sóis e estrelas que é uma tarefa quase impossível conhecer todos.

Nossa vida também é assim: acordamos de manhã, planejamos nossos sonhos e ideais e vamos a luta. Cada ser humano é um mundo de possibilidades. Ele tem muitas estradas para seguir, é como pegar um trem que não sabe para onde vai. E cada estação o leva para um destino diferente.

Há tanta gente por aí sem paz no coração. Às vezes, até nós mesmo nos sentimos assim, completamente perdidos e desmotivados. Mas então, eu clamo ao Pai e ele me tira da plataforma da ilusão, me resgata do trem da solidão que vaga sem destino.

É incrível como o universo é tão grande, mas tem gente que não é feliz em lugar nenhum. Vê tantas estrelas num céu escuro, mas elas nada lhe significam. E aos poucos o universo se torna um lugar pequeno e sem sentido. Cada planeta transforma-se em um lugar vazio. E muitas vezes, o homem só descobre tarde demais que o problema não está no mundo, mas em seu coração.

Que Deus venha nos encher a alma do sentido da vida e nos dar o prazer de encontrar o caminho a seguir para que o universo seja um lugar a nos fazer feliz.

domingo, 14 de junho de 2009

VOCÊ ESTARÁ LÁ?







Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do ilho do seu amor

Colossenses 1. 13


Celebramos hoje, mais uma vez, a ressurreição de Jesus, o que é normal para alguns, para outros, a possibilidade de Cristo vencer a morte ao terceiro dia torna-se quase um conto, algo bem distante e praticamente impossível de acontecer.

Mas, Ele venceu a morte e está vivo! Graças a Deus por isso. Seu sacrifício mostrou-se tão eficaz que nos tirou de um lugar, chamado por Paulo de “Império das Trevas”. Toda a humanidade estava adormecida no pecado o que sem dúvida a levaria ao abismo, mas Cristo desviou nossa rota que nos levava ao inferno, e tirou-nos das garras de Satanás.

A morte de Jesus nos fez chegar ao reino do filho do seu amor, no qual temos a redenção e a remissão dos pecados. Com a morte do filho de Deus, uma nova chance se tornou possível e real, tudo se fez novo, e o céu, antes fechado ao homem pelo pecado, se abriu por meio da morte de Cristo.

O céu além de real, tornou-se acessível à todos. Só por Jesus, só por Jesus. Não há outro nome que possa conduzir o homem pecador a um lugar sem a presença do pecado e de dores. Cristo Jesus, pode conduzir qualquer pessoa à esse lugar, basta acreditar.

O resultado do madeiro foi a nossa libertação o que nos garantiu um lugar no reino dos céus, um local de belezas mil, incorruptível, imarcescível e de descanso eterno.

sábado, 13 de junho de 2009

COMO JESUS ORAVA?


A forma que Jesus orava era bem diferente da que as pessoas de sua época estavam acostumadas. Os homens preferiam orar onde se tornassem mais visíveis, como nas esquinas ou no átrio das sinagogas (Mt.6:5). Mas Jesus quase sempre orava em solidão e em lugares silenciosos, ensinando os seus seguidores a “entrar no seu quarto, e fechar a porta” (Mt.6:6). Primeiro, Ele despedia a multidão, e depois até os seus discípulos (Mc.6:45-46; 14:32,35); subia a um monte (Mc.6:46) ou se afastava para um lugar solitário (Mc. 1:35, Lc.5:16). Esperava a noite chegar, ou orava enquanto os outros ainda estavam dormindo (Mc. 1:35). Aprendemos de Jesus que não precisamos de espectadores quando oramos; é suficiente estar a sós com Deus ( Mt.6:6).

Mas Jesus também orava em alta voz (Mt. 26:39; 27:46- Eli, Eli, Lama sabactâni?; Lc. 23:46- “Então clamou Jesus: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”; João 11:41-42; 17:1ss).

Jesus levantava os olhos aos céus (João 11:41) especialmente quando dava graças ao partir o pão (Mt. 14:19). Tanto que os discípulos de Emaús o reconheceram neste ato (Lc. 24:30,31). Ele prostrou-se sobre seu rosto (Mt.26:39).

Em outras palavras, Jesus não tinha medo de formas exteriores fixas para usar quando orava. A forma externa jamais parece importante ao ponto de estabelecer regras para os discípulos. Ele gostava de orar nos montes, mas sabia que os montes não são necessários para adorar a Deus (João 4:21). Era-lhe natural levantar os olhos ao céu, mas Ele jamais tornou este ou outros gestos obrigatórios para os seus discípulos, como os maometanos e judeus o faziam. Em três vezes diferentes Ele se ajoelhou no Getsêmane na noite da traição, mas Ele jamais recomendou que os Seus discípulos o fizessem como um modelo para as suas orações. Ele queria evitar todas as aparências na oração, como faziam as pessoas de sua época.

O Seu trabalho diário era sustentado e fortalecido pela oração. Ele orava de madrugada e de tarde. Ele se ajoelhava. Ele punha as mãos à mesa e olhava para cima, para o Todo-Poderoso, antes de orar. Freqüentemente as Suas orações mais curtas eram as mais ardentes.

Você tem feito proveito deste importante meio de comunicação com Deus? Não importa o lugar, ou a forma, o que importa é se estamos conversando com nosso Deus regularmente.

Pr. José Roberto

sexta-feira, 12 de junho de 2009

TE AMARIA OUTRA VEZ


Beija-me com os beijos de tua boca, porque melhor é o teu amor do que o vinho.

Ct. 1.2

Encontrar um amor de verdade é um tarefa quase impossível neste mundo. Basta ligar a televisão e você ouvirá notícias de ódio, guerra, corrupção e toda sorte de crimes contra o amor.
Um coração cheio de amor é incapaz de fazer o mal, de ferir, de magoar o ser amado. O amor enche a boca de palavras doces, as atitudes de cuidado e atenção e a vida de alegria e paz. Não dá para explicar o que acontece na alma de quem ama e as consequências desse sentimento na vida. Só existe uma coisas a ser dita: Eu amaria de novo!

Quem perdeu um grande amor como eu, declara abertamente ao mundo:

— Se fosse possível voltar no tempo, amaria outra vez;

— Se me fosse permitido te encontrar outra vez no futuro; te amaria outra vez;

— eu faria tudo de novo - te amaria outra vez sem pensar mais de um segundo;

Dedico à minha eterna namorada: Luzivana Marinho Freitas - se eu pudesse voltar ao passado e ter a oportunidade de recomeçar minha vida de novo, não faria nada diferente - porque te amaria outra vez!

ANDANDO NO AMOR DE DEUS

Mateus 5:43-45 - "Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo; Amai os vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem ; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste,...”

Hoje em dia, as pessoas chamam "Amor", a qualquer sentimento mais forte do que o normal, e tentam conceituar o perfeito amor. Na verdade o perfeito "Amor" é o "Amor do Tipo de Deus". O amor de Deus é incondicional, não está dependente de uma resposta positiva de outra pessoa: "Eu amo você, se, tu me amares também". O amor de Deus é diferente, enquanto eu odeio meu inimigo, o Senhor nos ama totalmente sem restrições, mesmo você rejeitando suas palavras, a vida eterna, mesmo que você fale mal de Deus, mesmo que você o persiga, Ele continuará te amando. Romanos 5:7,8 - "Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores."

Você pode dar o seu dinheiro para ajudar um amigo; pode dar um carro, uma casa e outras coisas que para o mundo tem valor, mas se der a sua vida, deu tudo o que tinha. Conta-se uma história que durante a segunda guerra mundial, aconteceu num campo de concentração nazista, que um prisioneiro de guerra fugiu. Quando os soldados descobriram, forçaram os companheiros da cela a dizerem como o prisioneiro tinha fugido. Mas, como ninguém ousava falar, então o oficial mandou fuzilar metade daqueles prisioneiros. A lista foi feita, e entre os condenados estava um homem, que costumava maltratar os cristãos que estavam com ele, na mesma cela. No dia seguinte, levaram todos os prisioneiros a assistir ao fuzilamento. Exclamou o oficial: "Assim acontecerá, a todos aqueles que tentarem fugir deste Campo...", quando um destes cristãos que estava na mesma cela, o interrompeu dizendo: "Eu não fui condenado, mas se me é permitido, eu tomo o lugar daquele homem que sempre me criticou por eu ser crente...".

Assim aconteceu há 2.000 anos atrás. Jesus não era condenado, muito menos prisioneiro. Ele era livre, mas nós estávamos condenados, e Ele diferente de nós provou o seu amor por cada um de nós; Ele tomou sobre si a nossa condenação e nos concedeu a sua liberdade. Ele morreu em nosso lugar, sofreu tudo que nós não suportaríamos. Mas, ao ressuscitar Ele venceu o nosso inimigo. Hoje, todo aquele que recebe Jesus passa da condenação para a liberdade, da morte para a vida.

E este é o tipo do amor de Deus, um amor sem restrições, um amor igual para todos.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O MAIOR AMOR DO MUNDO



Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.

João 15.13


O que é o amor? É difícil de explicar. Alguém já disse que é “fogo que arde sem se ver”... Muitos tentam explicar, procuram palavras adequadas para encaixar e assim, produzir a melhor frase que possa expressar esse sentimento tão mágico.

Por muitos anos os poetas, escritores, frazistas, pensadores e tantos outros buscaram o melhor jogo de palavras para de alguma forma expressar sinteticamente o amor. Será que conseguiram? Bom, eles tentaram, mas a profundidade desse sentimento é tal, que o próprio João disse: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira”... Veja que o escritor não achou a palavra exata, então ele colocou a expressão “de tal maneira”. Isso é amor! Não podemos explicá-lo, apenas sentimos ou evidenciamos.

Será que podemos explicar na integra o amor? Acredito que não. Mas somos os únicos seres vivos sobre a superfície terrestre que podemos chegar o mais próximo possível de entender e quem sabe até, explicá-lo por um breve lampejo divino.

Jesus disse: “Ninguém tem maior amor do que esse: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”. Então, por mais que tenhamos conhecimento da mais linda história de amor, ainda assim não se compara ao que Cristo fez em nosso lugar no madeiro. O Filho de Deus disse que “ninguém tem maior amor que esse”. Sendo assim, se todos te abandonarem ou se estiveres sem companhia nesse feriado do dia dos namorados, saiba que Jesus expressou o maior de todos os amores: O de dar livremente em favor de seus amigos, e isso já basta.

Tenha uma boa quinta-feira.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

UM VERSO DE AMOR


Que belo é o teu amor, ó minha irmã, noiva minha!
Ct.4.10a
.
Como é difícil escrever um verso. Às vezes, a palavra certa não vem e a gente passa um tempão a espera dela. E como é difícil falar de amor, como é duro escrever sobre esse sentimento que Deus criou para existir entre um homem e uma mulher. Por que será que nos sentimos assim?

Há muitos anos, diz a Bíblia que Deus viu que o homem estava só. Isso significava que ele estava triste, solitário, sem alegria, que se sentia extremamente incompleto. Ah! Isso não era bom. Então, em sua imensa sabedoria Ele criou a mulher para completar o vazio do coração do homem, extinguir a solidão que lhe acompanhava pelo jardim e fazer possível a presença do amor em sua vida.

Todo mundo já leu uma poesia, grandes mestres escreveram lindo versos, tão belos que chegam a tocar nossa alma, mexer com o coração. Lembro-me da professor Lurdinha Maia declamando Camões, Fernando Pessoa, OLavo Bilac. Era mágico vê-los falando do amor.

No entanto, nada é comparado a viver um grande amor, a ter a presença desse sentimento no peito. É como um menino que depois de sentir o vento e a emoção de um balanço pela primeira vez se recursa a abandonar o brinquedo.

Em dois dias, comemoramos o dia dos Namorados. Aproveite essa data para escrever um verso de amor, para dizer a sua alma gêmea o quanto ela é importante para você e não esqueça de agradecer a Deus por esse presente. Lembre-se: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque na verdade não há."


Ah! Não esqueça que no dia 11, às 10 horas estaremos realizando o sorteio dos Dvds e escolhendo a frase ganhadora de um jantar na DGO. Participe e boa sorte!

terça-feira, 9 de junho de 2009

OLHANDO NAS DIREÇÕES CERTAS

1Coríntios 13:1 – “E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.”

O dia dos namorados está chegando!!!


Querer namorar é natural na vida dos solteiros. A prática do namoro para conhecer e escolher um(a) parceiro(a) para o casamento se tornou comum a muito tempo atrás. Mas, percebemos que muitos namoros levam a casamentos fracassados por um simples motivo. Durante todo o período do namoro, os dois olham nas direções erradas. Olham para si mesmos, procurando satisfazer desejos tanto egoístas como carnais, esquecendo do resto do mundo e perdendo as oportunidades para servir a Deus. Passam horas admirando a beleza física do outro, mantendo seu olhar para outras coisas, mas, o namoro bom mantém seu foco fora do próprio casal. Deve-se olhar para onde?

Deve-se olhar para Deus. A palavra de Deus nos diz que devemos buscar o Senhor em primeiro lugar e em todas as circunstâncias da vida, devemos olhar em primeiro lugar para Deus. Jesus disse: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento" (Mateus 22:37-38). O namoro que tira a sua atenção das coisas de Deus não ajudará o seu crescimento espiritual. Se, de fato, você ama o seu namorado ou namorada, faça tudo para ajudá-lo a crescer espiritualmente e que os leve ao céu, e jamais esquecendo de olhar para cima!

Deve-se olhar para os seus próximos. Jesus continuou: "O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39). Quando um casal de namorados se isola, dedicando quase todo o seu tempo ao namoro, desobedece ao mandamento de Jesus. O namoro, como a vida, deve ter como fundamento os princípios de serviço a outros. Não se esqueça de olhar para as pessoas ao seu redor!

Por isso, jamais esqueçam que Deus fez o homem e a mulher para se amarem, e que os dois juntos fossem um reino, uma nação forte e poderosa para Deus, firmando uma aliança, assim como fez Deus com o seu povo. Jamais esquecendo de olhar para o alto, pois foi de lá que fomos criados e resgatados por Deus.

Que Deus abençoe todos os namorados e os casais no amor.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

É TÃO SIMPLES SER FELIZ


Todo mundo quer ser feliz! Todo mundo deseja ser atingido por um amor que o envolva com seus braços e o prenda a um outro coração para viver uma história feliz e romântica.

A gente faz planos, constrói nossos castelos de areia e vamos a luta. Imaginamos que precisamos de tantas coisas para sermos feliz - uma casa própria, um carro, mais dinheiro, um bom emprego - e nos envolvemos numa empleitada contra o tempo e contra a razão para construírmos uma vida feliz!

Mas os anos mostram que a felicidade não é feita do que temos, mas do que somos e sentimos. É uma pena que a maioria dos homens só descubra essa verdade tarde demais. E a vida fica entediante e sem sentido.

É tão simples ser feliz! O amor não exige grandes coisas, não almeja nada impossível. Um final de tarde para andar de mãos nada, estrelas num céu para namorar, uma lua brilhante para ser testemunha do primeiro beijo, tempo para conversar, uma carta ou cartão para dizer: "Eu te amo!" No amor não há mistérios nem segredos, ele torna a vida feliz quando apendemos a valorizar as coisas que realmente são importantes: Um gesto, um toque, um sorriso, um olhar, uma palavras doce.

Que Deus abençoe voce, te revelando como é tão simples ser feliz!


domingo, 7 de junho de 2009

UM AMOR SEM IGUAL



E, cuspindo nele, tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça.


Mateus 27.30



Jesus passou exatamente por todos os sofrimentos que eram impossíveis ao homem natural passar. Desde cedo, o Mestre teve que se deparar por uma série de carências: Não tinha lugar para morar, teve de fugir para outro país para não ser morto, e mesmo sendo dupla cidadania, e possuir todo o poder e descender de uma linhagem real, contudo ele preferiu desconsiderar todos esses favores e seguir com sua missão.

Hoje estamos mais uma vez relembrando um dia tão especial, para todos os homens e em especial, para os que crêem na morte de Cristo em quanto redentora para todos.

Deus viu que era impossível ao homem cumprir uma série de normas, regras, preceitos e leis, por isso somente a obra de alguém sem defeito poderia tirar o homem do reino das trevas e leva-los para o reino da luz e quem fez essa obra foi Jesus.

Jesus completou a obra e agradou a vontade de Deus quando expirou na cruz e pediu que não imputasse aos homens o pecado da ignorância. Embora desprezado numa cruz diante da sua família e os cidadãos de sua época, ele não murmurou diante da sua complexa missão aqui na terra.

O nosso mestre morreu, mas ressuscitou não sendo detido pelos grilhões da morte, mesmo sendo impossível ser retido por ela. Tudo isso ele fez por mim e por você... Que amor! Esse mesmo sentimento ainda permanece inalterado sobre você, mas qual será sua postura em relação a esse amor? Você continuará só ouvindo? Ou tomará uma nova postura?

Deus lhe abençoe.

sábado, 6 de junho de 2009

JUNTO À PORTA


Se você fizer o bem não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado ameaça à porta; ele deseja conquista-lo, mas você deve dominá-lo.

Gênesis 4.7

Quando eu era adolescente, nós tínhamos em casa um cão de guarda, e ele sempre vem a minha cabeça quando eu penso em segurança, porque não importava a hora que você saísse de casa, se manhã, meia-noite, madrugada, na chuva, ele sempre te recebia de pé.

O que Deus disse para Caim no versículo acima é uma verdade incontestável, não importa o dia, a hora, o momento e a circunstância que estamos enfrentando, o pecado vai está sempre a porta de nossa vida, nos convidando para pecar, nos mostrando seus “benefícios”.

Lembremos sempre de Eva, caminhando na paz do jardim, na tranquilidade e alegria de seu viver, sem a presença da violência, sem um coração pecaminoso, perto da presença de Deus: um sonho! Mas, o pecado estava a porta, na forma de uma serpente que lhe convenceu –“quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para se obter discernimento, tomou o seu fruto, comeu-o e deu a seu marido...”

Uma coisa que eu aprendi com o tempo é que por mais sábio que eu seja, não dá para eu discutir sobre pecado com ninguém. O diabo é mais sábio que eu, conhece minhas fraquezas, por esta razão, estejamos atentos, pois ele está sempre a porta, sempre nos sondando.Meu querido, o mal se esconde nas formas que parecem menos prováveis, nos aspectos mais singelos, por isso coloque seu cuidado em Deus, pois só ele pode nos proteger e livrar-nos do mal e do poder e influência do pecado.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

NO PRÓXIMO DOMINGO


...aproveitai as oportunidades.
Cl 4.5

Há alguns anos, meu pai me contou essa história. Era o final da década de 70 ou o início da de 80. Não me lembro muito bem. Naquele tempo, Dr. Tomé era quem conduzia os trabalhos na nossa igreja. Ele era médico e sozinho cuidava da saúde da cidade. Mas, aos domingos, levava a mensagem de salvação no pequeno templo de madeira que empenhara-se em construir.

Foi assim, pregando a mensagem de salvação e fazendo apelos no final de cada culto que muitos vieram a conhecer Jesus Cristo. Dentre eles, meu pai e minha mãe.

Mas uma coisa veio chamar a atenção do médico: um homem. Ele estava na casa de Deus todos os domingo. Ouvia a Palavra de Deus e saia sem dizer nada. Isso aconteceu durante algum tempo. Dr Tomé e a esposa oravam em casa pela alma daquele homem. Mas o tempo passou e nada.

Um dia, quando o homem saia da igreja, o missionário o segurou pela mão enquanto dizia boa-noite e olhando-o nos olhos, falou carinhosamente:

— Você não quer aceitar Jesus como seu Salvador?

— Hoje, não. No próximo domingo, doutor.

E a cena se repetiu por vários meses. Até que um dia, o homem não compareceu ao culto. Oito dias depois, ele também não veio. Preocupado, Dr. Tomé foi procurá-lo. Queria saber onde e como ele estava e por que não fora mais aos cultos.

Era possível, ver a tristeza do homem de Deus contando o final dessa história: "Ele morreu enquanto dormia, foi o que me disseram!"

Para aquele homem não houve próximo domingo. É perigoso quando deixamos decisões sérias e importante para depois. O tempo não nos pertence e as oportunidades podem fugir rapidamente de nós. Hoje é dia que o Senhor nos deu. Portanto, sejamos sóbrios e diligentes e não desperdicemos as oportunidades que o Pai nos dá.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

HÁ UM ESCAPE!




Pois Quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?

Salmo 18. 31




No domingo um avião com 228 passageiros sumiu da tela dos radares dos controladores de vôo brasileiro, iniciava aí, uma saga cansativa e arrasadora para as famílias e muito conteúdo para a mídia.

Após a tragédia ser anunciada, logo veio várias histórias de pessoas que escaparam da tragédia por um fio. Homens que tinham negócios na França, mas perderam o vôo, outros ainda encontraram o avião já lotado, cidadãos que tiveram em perigo, mas foram salvas por motivos que não estavam exatamente sob seu controle. Por outro lado, mais de uma centena de pessoas até o momento, permanecem desaparecidas e longe de seus familiares.

Quantos laços foram desfeitos com essa tragédia? Filhos separados dos pais, noivos que se “foram” e romperam para sempre o sonho de subirem ao altar. Casais sucumbiram ante ao impacto do avião no oceano. Uma tragédia! Às vezes achamos que só ocorrerá com o vizinho, e que estamos aparentemente livres delas, mas de uma hora para outra, os ventos frios trazendo más notícias, nos roubam o calor e ficamos gélidos.

Talvez você tenha uma vida livre desses males, mas outros passarão por dias negros, perderão o norte e sentirão como se o último punhado de suas vidas se esvaísse diante de seus olhos. Eu não sei exatamente como você se encontra, não tenho idéia dos temores que o assolam ou das dúvidas que te atemorizam, mas Deus sem dúvida conhece todos os problemas que tu está passando as desilusões, os medos e tuas dores.

O Criador perscruta cada milímetro do seu interior, sonda tua alma e é capaz de te ajudar nos momentos em ao teu lado parece que todos te abandonaram. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará”.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

FIEL COMPANHEIRO

2Timóteo 4: 10-11 – “Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galiléia, Tito, para a Dalmácia. Somente Lucas está comigo...”

Quantos de nós não gostaríamos de ter um fiel companheiro. Aquel que está sempre conosco em todos os momentos de nossas vidas. Olhando para esta passagem, no versículo 10 de 2Timóteo, percebemos que o apóstolo Paulo foi abandonado assim como afirma a palavra de Deus. E podemos também assim dizer que foi abandonado por seus fieis companheiros, pois, o Paulo estava precisando de ajuda e somente um fiel companheiro estava com ele naquele momento. Um o tinha abandonado, e os outros que no qual ele poderia contar, estavam em outras cidades. E ele exclama: “Somente Lucas está comigo...”.

As vezes nos sentimos assim, meio que abandonado pelas pessoas que mais amamos, precisamos de ajuda e as pessoas possíveis na ajuda, não se encontram ou tem outras coisas “importantes” a fazer. Mas ali, o apóstolo estava solicitando-os para que pudessem juntos com ele, testemunhar de Cristo, “Na minha primeira defesa, ninguém foi ao meu favor, antes, todos me abandonaram...”vv. 16.

Assim como Lucas estava presente com Paulo, podemos citar um irmão que sempre está conosco em nossas mensagens neste blog, lendo a palavra e deixando seus comentários, o ir. Janderson, que podemos cita-lo como Fiel Companheiro, mas, nos perguntamos e os outros? Não sabemos o porque desta ausência aos demais. Mas este irmão tem nos feito uma bem muito grande com seus comentários, seu apoio tem nos incentivado muito neste trabalho da divulgação da palavra de Deus.

Mas assim como Paulo, os irmãos que contribuem na divulgação deste trabalho, podem perceber que Deus não os tinha abandonado, “Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem;...” 2Tm 4:17.

Que possamos estar prontos na divulgação da palavra de Deus, e fazermos partes dos fiéis companheiros de Cristo, pois nossa dedicação deve estar enraizada na fé em Cristo.

terça-feira, 2 de junho de 2009

UM TESOURO NO CÉU - Parte 2


"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;..."
Mateus 6.19


Como já pensamos, muitas vezes nós buscamos muitas maneiras de obter riquezas, bens e tudo mais que nossa vontade humana deseja.

Quem nunca sonhou um dia em encontrar algo que pudesse mudar sua vida? E essa coisa extraordinária na maioria das vezes está relacionada com o mais intimo do nosso ser. E essa busca pode nos levar a dois caminhos bem distintos: ao sucesso ou a ruína.

Quando dedicamos nossas vidas na busca daquilo que realmente pode durar por uma eternidade, estamos sendo sérios candidatos ao sucesso. O que pode ser o caminho mais difícil, pois exige entre outras coisas abnegação de nossa parte, a muitos dos desejos mais íntimos e fortes de nossa natureza humana.

Mas quando trilhamos o caminho do que realmente agrada nosso ego, nossa vontade terrena de obter os bens materiais que nosso coração deseja, talvez até como muitos, venhamos a alcançar uma momentânea realização de nossos desejos. No entanto, o destino trágico e muitas vezes irreversível, nos torna reféns de nossos próprios sonhos, e aí saímos da realidade e corremos o risco de não mais enxergar a verdadeira fonte de riquezas.

Nosso coração guarda muitas coisas ocultas que somente Deus, que esquadrinha-o pode saber. E por isso, Jesus disse: “onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. Talvez para outros aquilo que você mais ama, não tenha valor nenhum, mas então o que faz disso algo tão importante? É o fato de que para mim o me tesouro ocupa um lugar especial e meu coração, e isso me leva a vê-lo de forma diferente das outras pessoas.

É o que Deus nos chama a atenção no versículo acima, devemos buscar o que realmente tem valor: a vida, a paz, a alegria plena e certeza de que não importa o tamanho do problema, ele tem solução, pois ao meu lado está o Deus Todo-poderoso, que pode fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Que tal experimentar essa certeza, e começar a juntar riquezas no céu, para um dia recebê-las das mãos do Criador, que as entregará como recompensa aos que lhe servem e amam a obra redentora que seu Filho Jesus Cristo realizou na cruz do Calvário!

QUE DEUS TE ABENÇOE E TE DÊ PAZ!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

TUDO ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS


Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.
João 3.26

É tão ruim quando nos sentimos inseguros ou impotentes diante das circunstâncias ou poderes que nos atingem. Quando isso acontece, o homem fica se perguntando se Deus existe, e se Ele existe por que permite que tanta coisa ruim aconteça?

No plano perfeito de Deus, Ele vai montando o quebra-cabeça da história. E no final de tudo, quando tudo está no seu devido lugar é que o homem pode entender que nada fugiu do Seu controle. Que tudo o que ele estava fazendo ou permitindo acontecer tinha um objetivo claro e real.
.
Saber que tudo está no controle de Deus, dá-me segurança e confiança de que nada me acontece por sorte, destino ou acaso. Mas que eu sou guardado, protegido e auxiliado pelo Senhor do Universo. E quando sou atingido pelo que não entendo ou compreendo, empenho-me em ter fé, já que o Mestre sempre sabe o que faz.
.
Minha vida é do Mestre, meu coração é do meu Mestre, o meu caminho é do Mestre, minha esperança é meu Mestre. Portanto, tudo que eu sou, que eu serei é por permissão e ajuda de Deus. Tudo, absolutamente tudo está em suas mãos.