sábado, 31 de julho de 2010

FILHOS REBELDES



Provérbios 1:8,9 - “ Filho meu, ouve o ensino de teu pai, e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça, e colares, para o teu pescoço.”

A atual geração tem sido grandemente bombardeada por ataques satânicos. É um mundo cheio de drogas, sexo e rebeldia que passam a ser a marca da juventude que quer ser chamada de “moderna” e “atualizada”.

Observamos muitos jovens que querem gritar, rebelar-se, sobrepor-se à autoridade dos pais ou qualquer que seja a autoridade ou até mesmo matá-los, e o que é pior é que tornaram-se fatos costumeiros e normais no nosso dia-a-dia.

Ninguém mais quer ouvir que está errado. Um jovem não aceita mais que seu pai ou mãe o repreenda ou o ponha de castigo. Ou quando acha que foi “injustiçado” vai atrás dos seus “direitos”, pois até mesmo a lei o apara e ainda mais leis ainda estão por vir.

É natural que todos esses “injustiçados” reivindiquem seus direitos, mas, que não esqueçam de que é necessário primeiro que cumpramos nossas obrigações.

Paulo nos adverte a obedecer aos nossos pais em todas as coisas Colossenses. 3:20 “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais;...”. Nós na condição de filhos devemos sempre honrar aos nossos pais e sermos uma fonte de bênção em nosso lar.

Portanto o conselho bíblico é claro: deixemos ser disciplinados por nossos pais, pois aquele que aceita a disciplina terá vida longa e será feliz!!!!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

TUDO AO SEU TEMPO



...Há tempo para todo propósito debaixo do céu.


Eclesiastes 3.1b


Estamos na época mais animada do ano. Tudo é mais claro, mais frio (à noite é claro), o céu é mais azul, os rios que são caudalosos no fim e no inicio do ano, agora estão magros e belas praias aparecem para embelezar ainda mais a paisagem.

Podemos observar que tudo só ocorre num círculo que é impossível ser desmontado. A natureza manifesta-se mediante uma lógica, um sistema muito integrado e dinâmico. Nós, que fazemos parte dela, também vivemos nesse sistema, somos diretamente influenciados por essa dinâmica e nessa época, presenciamos uma alteração em nossa cidade jamais vista em outras estações: Não apenas a paisagem se transforma, mas tudo é modificado, mais carros chegam mais pessoas visitam nossa cidade, tudo é alterado.


As coisas só acontecem em momentos certos. Assim como os fenômenos só se mostram na estação correta, assim também aplicamos à nossa vida. Não adianta acelerarmos o ritmo, não há como alterarmos o rumo das coisas, é impossível desmontar certas construções, não dá para simplesmente decidir desconstruir e/ou produzir uma profunda alteração naquilo que já está estabelecido.


Nossa vida funciona numa lógica embora que a caminhada se mostre ilógica mesmo que tudo se apresente obscuro, mesmo que o nosso céu esteja nublado por densas trevas, mas haverá sempre um amanhã, e em breve a tempestade irá passar e um céu limpo será vislumbrado e praias brancas aparecerão.


Deus te Abençoe.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

FORMAÇÃO PARA A VIDA

Reinaldo era um jovem príncipe, herdeiro de um grande reino. Toda manhã, ao despertar, recebia uma lista de tarefas que devia cumprir. Tarefas que o deixavam muito zangado, porque iam desde limpar os seus sapatos e vestes reais, organizar brinquedos e jogos, até lavar e escovar seu cavalo e organizar o seu quarto. Embora não gostasse, em respeito a seu pai, o rei, ele obedecia. Mas não deixava de ficar olhando as terras e os campos infindáveis que pertenciam à sua família. Também os rebanhos, palácios e os súditos. No palácio, onde vivia, existiam muitos criados prontos para executar todas as tarefas. Por isso mesmo é que o príncipe não entendia porque ele mesmo tinha que limpar os seus sapatos.

Certo dia, ele foi convidado a visitar um pequeno reino para conhecer um príncipe de sua idade, com o intuito de estreitar amizade. O contato com o herdeiro daquele reino fez Reinaldo pensar ainda mais em como ele era injustiçado. É que aquele príncipe tinha a seu serviço três servos. Até o banho era preparado por um deles. Nada de tarefas a cumprir. Era só dar ordens.

Quando regressou para sua casa, Reinaldo foi logo falar com seu pai: "Não entendo", disse ele, "porque o senhor faz isso comigo. Sou seu único filho e herdeiro. Por que devo cumprir tarefas? Devo ser motivo de risos entre todo o povo. Vi hoje, no reino vizinho, o que um verdadeiro herdeiro deve fazer: somente dar ordens."

O rei, paciente, perguntou ao filho: "como era o reino que você visitou? Era grande como o nosso?"

"É claro que não, pai. É muito menor que o nosso, mais pobre, tem menos súditos e o castelo real é dez vezes menor que o nosso."

"Veja bem, pai: se num reino pobre, o príncipe pode ter três criados para servi-lo, porque eu, num reino tão rico, devo fazer trabalho de criado?"

"Pois é, meu filho. Saiba que há anos atrás, o reino vizinho era vinte vezes maior do que o nosso. Nós crescemos, fomos ampliando e o reinado vizinho foi perdendo território. Seu avô sempre me dizia: 'se você não pode sequer limpar os próprios sapatos, como poderá cuidar de todo um reino? Se você não é capaz de organizar seu próprio quarto, como irá governar todo um povo? As tarefas simples, Reinaldo, nos educam, nos preparam para executar as maiores. Para comandar é preciso saber fazer. Até mesmo para exigir qualidade. Se você nunca lavou as próprias vestes, como saberá se o outro as lavou bem? Apenas aceitará o que lhe entregam, da forma que vier. Os seus antepassados foram comprando as terras do reino vizinho, que as perdeu por não saber administrar. Talvez falte ensinar aos príncipes herdeiros lições de humildade, da importância do trabalho simples, diário. O que me diz, filho amado?"

O menino pensou um pouco, e declarou: "digo que tenho uma lista de tarefas para executar agora, e começarei limpando os sapatos que se sujaram de lama pelo caminho."

***

Não permita que seu filho se torne um incapaz, em razão do descaso em sua educação. Não o prepare para os tempos de facilidade e abastança, mas para os dias de necessidade e carência, de modo que a incapacidade não o mutile. Prepare-o na arte de auxiliar, de prestar colaboração, todos os dias. Logo mais, ele andará sem você pelos caminhos do mundo. Ensine-o a andar com seus próprios pés, seguro e confiante.

ESPERAR NO SENHOR


Lamentações 3:25 e 26 - “Bom é o SENHOR para os que esperam por Ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.”

Como adolescentes e jovens, vivemos em um mundo que anda muito rápido. Com a tecnologia dos celulares, internet, tudo está a um clique. Mas, na nossa vida espiritual, a pressa pode ser muito destrutiva.

Todos nós temos vontades e queremos, na maioria das vezes, que elas se realizem o mais rápido possível. Demora para poder tirar carteira, namorar etc. Isso parece demorar um eternidade para chegar! Quem não quer ou quis morar sozinho, mas ainda não tá na hora certa! Essas e muitas outras vontades passam pela nossa cabeça e ficamos ansiosos para que elas cheguem. Veja o que a Palavra de Deus diz: “Bom é o Senhor para os que esperam por ele... Bom é aguardar a salvação do Senhor... em silêncio” Lm 3:25 e 26. O momento de espera é fundamental na nossa vida, pois é um fator importante para nosso crescimento espiritual. Isso é fácil? Não, e não só eu poderia dizer que não.

Mas devemos lembrar que quem espera no Senhor tem recompensa. É promessa. Veja o que Davi escreveu no Salmos 25:3: “Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado...” Lembre-se que nosso Deus trabalha em nossas vidas não apressadamente, pois Ele é uma brisa leve e suave, mas sim no tempo certo. Assim diz o Senhor: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos... Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Is 55: 8-9 .

Enquanto esperamos, estejamos orando e louvando a Deus com nossas vidas. Esta é vontade de Deus para nossas vidas, temos que saber esperar o momento certo de Deus. “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera pois, pelo Senhor” Sl 27:14

terça-feira, 27 de julho de 2010

AO CHEIRO DAS ÁGUAS

Diz um amigo meu que "que nada é mais gostoso que um copo de água" e eu, em parte, concordo. Quando a gente sente sede o suficiente para desejar água e a encontrar ela tem um gostoso doce e a sensação que invade a gente é a da felicidade.

O povo de Israel viveu um dia assim. Depois de ver os carros e cavaleiros de Faraó desaparecerem no Mar Vermelho, Moisés os fez andar por três dias, e diz a Bíblia que não encontraram água. Da para imaginar você sem água durante três dias? Seja sincero: você não agiria como os israelitas que reclamaram de Deus?

Hoje, não vivemos em um deserto, nem estamos com falta de água, mas talvez seu coração tenha sede de alguma coisa, talvez seja de uma das promessas de Deus. Ele lhe prometeu que se você fosse fiel... E você já está caminhando há tanto tempo e não ver nada além do deserto.

O que faz um deserto torna-se em terra fértil é a água. Quando ela jorra, o deserto ganha vida. Assim roguemos ao Pai que lance sobre nós a sua água. Porque ao cheiro das águas a vida será muito, mais muito mais feliz e completa.

Beno César - ao Cheiro das Águas.

DE LAMENTAÇÃO PARA CELEBRAÇÃO

A história de Ester é linda e cheia de fatos intricantes. Ontem, li um texto do Pastor Francimar Lima, postado no Blog da Igreja Batista de Casa Nova que nos ajuda a entender melhor as entrelinhas e mistérios envolvendo este maravilhoso relato bíblico. Para ler o texto clique abaixo da imagem.

TUDO PASSA



Eclesiastes 1. 2



Vaidade de vaidades! Diz o pregador; Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.





Tudo passa. Os escritores da Bíblia, dizem todos a uma só voz, que tudo passa e nada terreno é para sempre. Tudo flui e acaba quando menos esperamos, e só restam as lembranças de um tempo que não volta mais. Nossa infância acabou nossa adolescência também, a juventude está indo e nos resta apenas a lembrança de dias bons.


Nada nesta vida é para sempre, as coisas acabam, se consomem e deterioram-se numa velocidade muito grande. Então se faz necessário perguntar: Por que fincamos raízes nesta terra como se tudo resumisse a este lugar? É como se apenas existisse esse mundo, mas Deus prometeu por seu filho um lugar incomparavelmente melhor, onde não se entra pelo que tem, mas se está possuído de bens materiais e comprado pelo sangue do cordeiro.


O céu, tão longe do homem pelo pecado que o condena, fica mais distante ainda por que a criatura distanciou-se do Criador dando lugar aos valores materiais e corruptíveis.


Que Deus nos ajude a voltarmos e esquecermos um pouco que as riquezas só nos afastam de Deus.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

VIDA NOVA


2 Corintios 5:17 - “...Eis que se fizeram novas”

A nova criação em Cristo, não é um remendo da velha vida. As coisas velhas passam a desaparecer e dão lugar às novas, que são inteiramente vindas de Deus. Isso é também verdade com respeito a Cristo. Ele se humilhou uma vez, estando entre nós segundo a carne Rm 9:5. No final de Sua vida perfeita e santa, morreu sob a sentença que condenava a velha criação, “o justo pelos injustos” 1 Pe 3:18. Dessa forma, Ele estabeleceu a nova criação nEle mesmo, ressuscitando dentre os mortos.

Para nós também todas as coisas se fizeram novas. Antes de tudo, recebemos uma vida de uma natureza diferente. A vida do homem natural é baseada em tantas coisas ruins e um deles é o egoísmo, pois ele vive para si mesmo. A nossa vida de crentes tem como centro a Cristo: não vivemos mais para nós mesmos, mas sim para Ele, por somos movidos e constrangidos pelo Seu amor 2 Co 5:14-15.

Que possamos verdadeiramente, viver esta novidade de vida em Cristo em nossas vidas, e que tudo em nossas vidas, possa fazer-se novo.

O CAVALO E O PORCO

Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia, ele descobriu que o seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo. Um mês depois, o cavalo adoeceu, prontamente, ele chamou o veterinário:

- Bem, seu cavalo está com uma virose. É preciso tomar este medicamento durante três dias. No terceiro dia, eu retornarei e, caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.

O porco, que estava nas proximidades, escutara toda a conversa. No dia seguinte, logo após o medicamento haver sido ministrado no cavalo, o porco se aproximou e disse:

- Força, amigo! Levanta daí, senão você será sacrificado!

No segundo dia, deram novamente o medicamento e saíram. O porco se aproximou do cavalo e disse:

- Vamos lá... Amigão! Levanta, senão você vai morrer! Vamos lá! Eu te ajudo a levantar... upa! Um, dois, três.

Nada... No terceiro dia, deram o medicamento e o veterinário disse:

- Infelizmente, se ele não se recuperar até amanhã, vamos ter que sacrificá-lo, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.

Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:

- Cara, é agora ou nunca. Levanta logo! Coragem! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos! Um, dois, três... Legal, legal, agora mais depressa vai... Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa! Você venceu campeão!

Então, de repente, o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:

- Milagre! O cavalo melhorou. Isso merece uma festa! Vamos matar o porco!

Isso acontece com frequência no ambiente de trabalho. Ninguém percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso. Saber viver e ser reconhecido é uma arte.

"Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa de sucesso.

"Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado." II Crônicas 15:7

quarta-feira, 21 de julho de 2010

VIVA ESPERANÇA



Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.


Jeremias 17.7


O que o Brasil tem para oferecer para você no futuro próximo? Estamos chegando às vésperas das eleições, e cada dia vemos brigas acirradas pela candidatura e pelos cargos mais altos dos poderes, mas o que eles podem te oferecer diante de tanto caos que tenazmente nos empurra para um mundo cada vez mais obscuro e sem perspectivas.

Nossas esperanças se desfazem diante de tamanho descontrole que providencialmente é formulado por alguém ou por pessoas que desejam a situação atual. Que esperanças existem ante aos problemas sociais, morais e tantos outros que poderíamos listar? Que esperanças existem para Tarauacá, para você ou para os seus? Como falei, eles estão chegando sorrateiramente, dissimuladamente e como uma aparência disfarçada que infelizmente ainda conseguem dobrar muitos.

Olhando para o futuro próximo, quando as cortinas são enrroladas ao invés de praias brancas, vemos caos.

Então o que fazer? Ainda resta uma esperança, uma solução – não exatamente para essas pragas que nos afligem – mas para um consolo espiritual. Deus nos oferece um alento mais profundo, baseado na aquietarão da alma, na permanente segurança e no destemor quanto ao futuro.


terça-feira, 20 de julho de 2010

FUTURO

E há esperança quanto ao teu futuro, diz o Senhor...

Jer 31.17

Todo mundo sonha com dias melhores, tempos calmos, estradas mais floridas e céu azul. O verão é o lugar onde todo mundo quer está, a sombra de uma grande árvore, a margem de um lago, saboreando um fruto doce. Mas nem sempre isso é possível! às vezes,é mais espinhos que flores e mais deserto que campina!

O povo de Israel estava caminhando num deserto, depois de 470 anos de escravidão. Toda a alegria de sair do Egito foi sendo consumida dia a dia pelas areia quente, a falta de água e a fome. A gente costuma criticar o Povo de Israel - "eles eram ingratos e maus". Mas não posso nem imaginar passar um mês inteiro comendo só pão. Tente imaginar então um ano, dois, três, cinco, dez, vinte...

Não foi fácil a vida naquele deserto. Eles estavam cansados, desanimados e angustiados. Você já esteve assim, perguntando para o seu coração "Como será o amanhã?" Todo discípulo de Jesus por mais firme que esteja já viveu dias assim. Josué após a derrota de Ai, se pôs de joelho e perguntou a Deus "O que será de nós agora?" Os discípulos se sentiram derrotados e perdidos depois que Jesus morreu a ponto de esquecerem das promessas e ensinos do Mestre.

O que fazer? - é a pergunta que mais dias menos dias todos nós faremos. E portanto, se faz necessário estarmos com o coração em sintonia total com Deus, caso contrário, vamos começar a desanimar e querer voltar atrás, como Israel que desejou retornar ao Egito ou como os discípulos que foram pescar, voltaram de onde Jesus os tinha tirado.

Quando estes dias chegarem, se faz necessário erguer os olhos para Deus e descansar em seus braços. Confiar que Ele é poderoso e que guiará o seu povo rumo a um novo futuro faz toda a diferença. Portanto, roguemos ao Pai sabedoria para, em meio a dor e a tristeza, confiar e acreditar que Ele sempre sabe o que é melhor para nós.

O CANTO DO ROUXINOL

Um homem ouviu, certa vez, que em determinado local da Inglaterra os rouxinóis cantavam de maneira mais graciosa que em qualquer outra parte do mundo. Ele resolveu viajar até este lugar para poder comprovar por si mesmo.

Ele reservou um quarto em uma pousada e lhe informaram: “Quando começar a escurecer, olhe para o espinheiro em frente. Você verá um rouxinol. Você ouvirá sua canção.” Mas ao aproximar-se a noite, o tempo esfriou e começou a chover.

O homem perdeu as esperanças de ouvir o pássaro. De repente, ele ouviu a bela e emocionante canção do rouxinol, clara e doce. Ele olhou pela janela. Lá, pousado no espinheiro, debaixo de uma chuva torrencial, o pequeno pássaro estava erguendo sua voz em uma canção verdadeiramente linda.

Ele comentou: “Era tão doce e tão bonito que eu não creio que possa escutar algo tão comovente até ouvir os anjos cantarem.” A seguir, refletiu Spurgeon: “O Deus do rouxinol é o Deus que eu sirvo. Mesmo na escuridão, sentindo frio, na chuva ou entre espinhos, Ele pode me levar a entoar belas canções”.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

DIGNO DE LOUVOR



Apocalipse 4:11 - “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas”

As Escrituras nos lembram, de capa a capa, que Deus merece a glória, a honra e o louvor. Quando João viu a cena impressionante de Deus no seu trono celestial, ele ouviu os 24 anciãos proclamando: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” Apocalipse 4:11. O capítulo seguinte nos fala do Leão de Judá, o Cordeiro de Deus, e lhe oferece a mesma adoração: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” 5:12. O capítulo encerra-se com a adoração, por parte de todas as criaturas, dirigida ao Pai e ao Cordeiro.

O louvor não é para nós; é para Deus. O ponto principal do louvor, mesmo aqui na terra, não deve ser para agradar aos homens, e sim a Deus. Não cantamos para impressionar os homens, mulheres ou jovens que participam do culto; cantamos para oferecer o nosso sacrifício, dos lábios e dos corações, ao Senhor que nos criou e que nos redimiu.

Se o louvor for, de fato, oferecido a Deus, os adoradores se preocuparão com a vontade dele. Adoraremos conforme as instruções dele, não conforme as nossas próprias preferências. E, como os servos de Deus no céu, nosso louvor será contínuo. Diz das criaturas mais próximas do trono de Deus: “Não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso”.

Levantemos as nossas vozes para participar do louvor eterno do Todo-Poderoso.

domingo, 18 de julho de 2010

O SACRIFÍCIO DE JESUS



Jesus, porém, tendo oferecido para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus.



Hebreus 10. 12



Às vezes todo sacrifício torna-se insuficiente diante daquilo que queremos ou ineficaz ante ao que almejamos. Não conseguir o efeito desejado é frustrante, perdemos por vezes as esperanças. Imagine um emprego de forças feito por você sem resultado satisfatório para você? É no mínimo desalentador.


Quando a raça humana estava caminhando rumo à perdição, Deus preparou um plano inesperado pelo homem, e dentro do projeto de Deus, para reaver a comunhão do Criador com o homem pecador. Sem dúvida foi um plano bem elaborado, não deveria ter falhas, os erros estavam fora de cogitação, se algo desse errado, todo o planejado estava perdido.


Mas tudo ocorreu sem falhas, perfeito, como Deus Quis afinal Ele não erra, não se engana e tudo quanto faz é completo. O Senhor ofereceu seu filho em resgate de cada um de nós e nos trouxe à paz. A expiação feita por Jesus na Cruz surtiu rapidamente o efeito esperado: O véu do santuário se rasgou de alto a baixo, tremeu a Terra, fenderam-se as rochas.


Os desígnios de Deus foram cabais, e frustraram aquilo que satanás queria: levar o homem ao inferno, mas Deus deu vitória a Cristo o ressuscitando dos mortos, pois as algemas da morte não o reteram. A vitória estava alcançada. Glória a Deus.

sábado, 17 de julho de 2010

O APARECIMENTO DE JOÃO

E, naqueles dias, apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia.

Mateus 3.1

Algumas coisas na vida acontecem tão de repente que quando abrimos nossos olhos elas já aconteceram, ocorrem sem aviso, acontecem tão rapidamente que, quando as percebemos elas já estão sobre nós.

É mais ou menos assim, que Mateus narra o aparecimento de João – “E, naqueles dias, apareceu João” - aparentemente dá-nos a idéia de que ele não era conhecido, que ninguém tinha ouvido falar de João, mas de repente ele se encontra no deserto, e não só no deserto, mas transformara-se em um mestre que ensinava o povo, que pregava a Palavra de Deus.

E, o modo como Mateus narra o fato, nos leva a pensar onde estava João? Como ele vivia até se manifestar no deserto? Com certeza João era um desconhecido, nada sabemos de sua família a não ser o que a Bíblia fala de seu nascimento, por isso, o povo vendo-o pregar daquele jeito, ensinando que estava próximo o reino de Deus, desafiando a todos a viver uma vida que agradasse a santidade de Deus, dizia: “É um profeta!”

Os planos de Deus são difíceis de compreender, mas uma coisa aprendi com os anos: “eles acontecem na hora certa, e independentemente das forças que lutam contra ou das impossibilidades humanas, eles irão se realizar, e do modo como Deus planejou.”

Assim como João apareceu no deserto pregando a Palavra, este é sem dúvida o ano para você surgir como um vaso usado por Deus. É o momento para você pedir ao Pai: “Dá-me força, Senhor, para despertar do meu sono e, usado por ti, trabalhar no campo, me ajuda, nestes dias, a aparecer no deserto.”

sexta-feira, 16 de julho de 2010

NÃO BRINQUE COM O PECADO

Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

Tiago 1:14-15

Vários anos atrás, Burt Hunter, um repórter do jornal Long Beach Press Telegram, recebeu a incumbência de escrever uma reportagem acerca de uma mulher da cidade que lidava com serpentes. Quando o repórter foi à casa dela, uma autêntica mansão, descobriu que a mulher era jovem e de uma beleza estonteante.

Quando Burt expressou surpresa pelo fato de ela envolver-se numa atividade tão arriscada, a moça riu.

- Acho que gosto desse ingrediente de perigo. Mas qualquer dia desses vou ficar cansada de mexer com serpentes e daí partirei para outra coisa.

Enquanto Burt aprontava o seu equipamento fotográfico, a jovem trouxe algumas cestas de vime contendo vários répteis venenosos e colocou-as no chão. Depois de segurar vários deles, ela disse:

- Agora fique bem quieto. Esta é a minha serpente mais nova. É muito venenosa e ainda não está bem acostumada comigo.

Enquanto Burt observava, a moça ergueu a cobra de dentro do cesto. Repentinamente parou.

- Algo está errado - disse ela. - Não sei o que é, mas vou precisar colocá-la... - E não terminou a frase. Em poucos instantes ficou rígida. A serpente a havia picado!

- Rápido! - disse a moça, ofegante. - Corra ao banheiro, no piso superior. Na caixinha de remédios vai encontrar um frasco de contraveneno. Depressa, por favor!

Quando Burt retornou com o precioso soro, a moça lhe pediu que pusesse o contraveneno em uma seringa. Em seu nervosismo, Burt apertou muito o frasco. Este quebrou-se! O precioso líquido lhe escorreu entre os dedos.

- Você tem outro frasco? - perguntou ele, ansioso.

- Era o único que eu tinha - respondeu com voz fraca a jovem desesperada. Em poucos minutos lhe sobreveio a agonia da morte, e aquela vida se foi.

Muitos que brincam com as mortíferas serpentes do pecado manifestam a mesma ousada desconsideração para com o seu bem-estar eterno revelada por aquela encantadora de serpentes de Long Beach. Quando se trata desse tipo de serpentes, a única atitude segura é: "Não manuseies isto, ... não toques aquilo outro." Col. 2:21.
Fonte:

ORGULHO


Lucas 14.7 - "Reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares..."

Quantos de nós sempre procuramos os primeiros lugares e estar nos primeiros assentos, em destaque no trabalho, no esporte etc. E no Evangelho de Lucas observamos um acontecimento que nos mostra como o orgulho se manifesta e as suas possíveis conseqüências. O orgulho é uma coisa que nós, como filhos de Deus, não gostamos de expor publicamente, pois sabemos que é constrangedor quando é notado.

O orgulho começa no coração. O orgulho é algo sorrateiro, que entra devagarinho em nosso coração, mudando nossa motivação e mudando a base de nosso querer e de nosso agir. Em geral não usamos de violência para chegar mais à frente. Tudo começa muito sutilmente, nos insinuamos com cuidado. Fazemos um jogo duplo com outros, colocando o olho nos melhores lugares.

Não creio que as pessoas da nossa história foram derrubando cadeiras e mesas para chegarem à frente e alcançarem os melhores lugares. Provavelmente eles foram cuidadosos e educados, mas agiram com um alvo em vista, que era o de ocupar o lugar de honra. Mas o Senhor o notou! Pensemos nisso: o primeiro que descobre orgulho em nossa vida é o Senhor – e Sua reação não se fará esperar. Ele olha diretamente para dentro do coração e fala: "A soberba do teu coração te enganou..." Ob 1.3.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

IRMANDADE



Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!

Salmo 133. 1

A Bíblia está repleta de passagens que estimulam a proximidade entre irmãos. Estes versículos estão lá, e querem nos lembrar sempre, que o meu próximo, não deve ser apenas uma pessoa que está ao meu lado, mas que eu devo ter por ele, a máxima consideração.

Olhemos para o exemplo de Jesus: Certa vez um homem o questionou sobre o perdão, e Ele homem com certeza impressionou-se com a resposta de Cristo, pois Ele dissera que deveríamos perdoar setenta vezes sete a cada dia uma pessoa, detalhe, num único dia. Um dos requisitos básicos para mantermos comunhão, é a liberação do perdão.

Não vamos esquecer do perdão máximo que obtivemos há mais de dois mil anos atrás. Foi num monte, vários curiosos, dezenas de acusadores, dor, humilhação, desprezo e apenas uma frase: “Pai, perdoa-lhes pois não sabem o que fazem”. O filho de Deus que não merecia está no Golgota, realizou a obra de seu Pai e para nós, uma lição, não importa quem é o meu próximo, ele merece perdão.

O Salmista está exclamando para mostrar a importância do assunto e a necessidade de se estar em paz com meu irmão. É uma questão prioritária na vida de qualquer crente, deve ser além de real, intrínseca ao evangélico. A comunhão com meu irmão, deve preceder a qualquer atividade que eu venha fazer para Deus, sem união Deus não pode nos perdoar e a Bíblia diz: Quanto depender de vós, tende paz com todos”.

Em I João 4. 20 diz: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso, pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”. No versículo 21 continua: “Ora, temos da parte dele este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão”.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

FIEL ATÉ A MORTE

Eles, pois, ... venceram [Satanás] por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram, e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.

Apoc. 12:11.



A dedicação a uma causa, especialmente em face da morte, é uma raridade nos dias de hoje. Existem, entretanto, notáveis exceções. Durante a Segunda Guerra Mundial, apareceu nos jornais ingleses um anúncio solicitando mensageiros voluntários para os encarregados pelos alarmes antiaéreos. Dizia o seguinte: "Rapazes de 16 anos para cima, como mensageiros. Apresentar-se à chefia do alarme antiaéreo."



Derrick Belfall, de apenas 14 anos, sentiu-se chamado a fazer algo por seu país devastado pela guerra e ofereceu os seus préstimos. Foi recusado por causa de sua idade. Sem desistir, apresentou-se repetidas vezes até que, finalmente, foi aceito. Recebeu a incumbência de levar mensagens aos encarregados do alarme antiaéreo em várias partes da cidade. Era costume dele, após retornar de uma "missão", dizer respeitosamente: "Derrick Belfall relatando; entreguei a mensagem."



Certo dia, quando voltava de um de seus compromissos, passou por um prédio que havia sido recentemente demolido por uma bomba. A equipe de resgate trabalhava freneticamente para afastar o entulho.



Derrick ouviu um choro de criança e ofereceu ajuda. Aceitaram.



Desceu ao porão e, tendo encontrado a criança, levou-a para que os membros da equipe de resgate a colocassem fora de perigo. Antes que ele mesmo pudesse pôr-se a salvo, uma parede desabou imprensando-o irremediavelmente. Quando lhe perguntaram se queria enviar um último recado a alguém, ele respondeu: "Digam simplesmente: 'Derrick Belfall relatando; entreguei a mensagem."'



Ao participarmos da guerra contra o mal, nós também nos apresentamos como voluntários para servir a uma causa - e pessoas de todas as idades são bem recebidas; ninguém é rejeitado por ser muito jovem ou muito idoso. Grande número de voluntários antes de nós já ganharam a vitória sobre Satanás, pelo sangue do Cordeiro e a palavra de Seu testemunho.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

DEUS RESOLVE TUDO



Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações...



Salmo 46.1




Provisão. Você sabe o que significa esta palavra? Significa munição, guarnecimento, e tantos outros significados, mas a suma é: Preparação.


Hoje você acordou preparado para esse dia? Talvez ninguém esteja, mas cabe a nós estar no mínimo cientes de que o dia de hoje necessita de uma preparação. Como então fazer isso? É uma tarefa difícil, mas que deve ser feita. O próprio Senhor Jesus nos aconselha a estarmos preparados e guarnecidos.


Peçamos ao Senhor que nos ajude nessa tarefa. Somente Ele pode fazer esse serviço para cada de nós. Deus pode trazer a “munição” que você precisa hoje. O que estamos necessitando, sem duvida nenhuma podemos alcançar, é só nos firmamos na Rocha.


Deus providenciou para Abraão, um cordeiro momentos antes de Isaac ser imolado. Para Noé, uma arca o salvou e também sua família quando um dilúvio destruiu quase que completamente a humanidade. A Daniel, os anjos fecharam a boca de leões que certamente o devorariam em segundos. Também quando Moisés foi lançado no rio entre perigos de morte ainda criança, uma princesa o “achou” e o criou.


Não importa as circunstâncias, os lugares, as necessidades, os perigos, Deus irá te munir de cuidados. Será sua fortaleza, seu escudo, e consolo. Hoje, se você ainda não pediu que Ele, o Criador te guarde, é agora uma oportunidade para isso.



domingo, 11 de julho de 2010

SACRIFICIO DE JESUS


Hebreus 10:12 – “Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus.”

Se há uma coisa que Deus quis deixar bem clara para nosso entendimento foi o sacrifício de Jesus e sua aceitação. Os sacrifícios do passado, realizados na dispensação judaica eram dedicados justamente a isso.

Um dos primeiros sacrifícios é o holocausto, e no holocausto, tudo era queimado, não havia participação de ninguém no sacrifício, ninguém dele comia nenhum pedaço, ao contrário de outros sacrifícios, tudo era consumido e até a cinza "subia ao Senhor".

Que significava ? Significava que não só a morte, mas também a vida de Cristo foi sacrifício dedicado antes de tudo a Deus.

Hoje nós temos o mesmo símbolo na igreja; tomamos o vinho, que é símbolo do sangue de Cristo, de sua morte, do derramamento de seu sangue, e tomamos o pão, que é símbolo de sua carne, extensivamente de sua encarnação, de sua vida, de sua obra de vida que em tudo agradou a Deus.

Se Cristo houvesse falhado em vida, de nada valeria sua morte como redenção.

Por isso, agradeçamos hoje por este sacrifício perfeito, feito por Jesus Cristo, em prol de nossa salvação. Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para compreender a importância deste sacrifício em nossas vidas.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

AMOR



Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.




João 15.13




O que é o amor? É difícil de explicar. Alguém já disse que é “fogo que arde sem arder”... Muitos tentam explicar, procuram palavras adequadas para encaixar e assim, produzir a melhor frase que possa expressar esse sentimento tão mágico.


Por muitos anos os poetas, escritores, frazistas, pensadores e tantos outros buscaram o melhor jogo de palavras para de alguma forma expressar sinteticamente o amor. Será que conseguiram? Bom, eles tentaram, mas a profundidade desse sentimento é tal, que o próprio João disse: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira”... Veja que o escrito não achou a palavra exata, então ele colocou a expressão “de tal maneira”. Isso é amor! Não podemos explicá-lo, apenas sentimos ou evidenciamos.


Será que podemos explicar na integra o amor? Acredito que não. Mas somos os únicos seres vivos sobre a superfície terrestre que podemos chegar o mais próximo possível de entender e quem sabe até, explicá-lo por um breve lampejo divino.


Jesus disse: “Ninguém tem maior amor do que esse: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”. Então, por mais que tenhamos conhecimento da mais linda história de amor, ainda assim não se compara ao que
Cristo fez em nosso lugar no madeiro. O Filho de Deus disse que “ninguém tem maior amor que esse”. Sendo assim, se todos te abandonarem ou se estiveres sem companhia nesse feriado do dia dos namorados, saiba que Jesus expressou o maior de todos os amores: O de dar livremente em favor de seus amigos, e isso já basta.



Tenha uma boa sexta-feira.






quinta-feira, 8 de julho de 2010

PERDOAR


Mateus 6:14-15 - "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas"

José tinha apenas dezessete anos quando seus irmãos, friamente, venderam-no para a escravidão. Separado de sua família e do seu país, ele atingiu a posição de supervisor da casa de Potifar, seu senhor egípcio. Mas o desastre atingiu-o novamente. Ele recusou os avanços sexuais da esposa de Potifar e ela acusou-o falsamente de assediá-la. Ele foi posto na prisão, onde, mais uma vez, o Senhor estava com ele e se tornou o supervisor dos outros prisioneiros. José permaneceu nessa prisão pelo menos durante dois anos como registra Gênesis 37; 39.

Faraó, rei do Egito, teve um sonho e desejava sua interpretação. José foi capaz, pelo poder de Deus, de interpretar o sonho de Faraó e foi exaltado a uma posição de poder próxima à do próprio Faraó. Este fê-lo encarregado da armazenagem e da distribuição dos cereais em toda a terra do Egito. Foi depois disto que os irmãos de José vieram ao Egito para comprar cereais. Estava dentro do poder de José tomar vingança contra aqueles que tinham pecado contra ele tantos anos atrás. Contudo, a Bíblia nos conta que José experimentou seus irmãos e, tendo visto o arrependimento deles, recebeu-os com lágrimas e afeto, Gênesis 45:1-15. Ele os tinha perdoado por seu pecado.

Muitas pessoas não perdoariam, como José o fez. Não é fácil, frequentemente, perdoar, e quanto maior a intimidade que temos com aquele que peca contra nós, mais difícil é perdoá-lo. As Escrituras nos ensinam, contudo, que a má vontade em perdoar os outros nos retira o perdão divino. Jesus ensinou: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" Mateus 6:14-15.

Desde que todos os indivíduos responsáveis diante de Deus necessitam de perdão, é portanto indispensável que entendamos e pratiquemos o perdão.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

SOU HUMANO

Ser humano é uma graça e um dom de Deus! Somos diferentes de todos os outros seres que habitam o planeta. Temos a consciência, o coração, os sentimentos, a emoção. Podemos planejar e tentar realizar grandes e pequenos feitos.

Quando Deus nos criou, nos fez para sermos a coroa de toda a criação. Mas nós caimos e nos afastamos do projeto inicial de Deus. É por isso que o coração humano sempre pende para o mal e podemos ver nos jornais e na TV notícias absurdas do que homem é capaz.

No entanto, Deus não desistiu de nós, e enviou Jesus para morrer numa cruz no intuito de nos fazer andar nos seus caminhos e seguir sua Lei. O plano perfeito de Deus se concretiza quando o homem recebe Jesus como seu Salvador.

Deus nos ama mesmo sendo imperfeitos e pecadores. Ele está sempre pronto a estender a mão para nós, porque Ele se importa com cada ser humano.

Bruba Karla - Sou Humano.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

ALEGRIA NO SOFRIMENTO


1 Pedro 5:10"depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar" .

Nós que somos cristãos sabemos o quanto é difícil sofrer, seja juntos ou separados dos irmãos em Cristo. A tendência de muitos irmãos é de serem fortes quando estão com outros, mas quando se encontram sozinhos no mundo sua fé se torna fria e meio que inativa. Muitos não sabem como lidar com os sofrimentos e em vez de aprenderem a sabedoria pela dor que sofrem, acabam blasfemando contra Deus. Mas Jesus nos mostra que pelo sofrimento é que vamos aprender quando ele nos mostra em Hebreus 5:7-8 “Ele, Jesus, nos dias de sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a que o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo filho, aprendeu a obediência pelas cousas que sofreu”. Em vez de sermos servos revoltados por grandes ou pequenos sofrimentos, devemos nos alegrar neles. Se formos verdadeiros servos de Cristo, com ele seremos co-participantes de seus sofrimentos. "Se pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois" 1 Pedro 4:13-14.

Deus nos ensina a buscar sua vontade e a praticar o bem, não importa onde nem com quem estamos, nossa responsabilidade é de sofrer e nos alegrar em Cristo. Mesmo que venhamos a sofrer praticando o bem, não podemos nos desanimar, pois "Se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal" 1 Pedro 3:17.

Jesus sofreu por nós morrendo numa cruz; ali ele absorveu todo o nosso pecado, enfermidades e iniquidades, e por fim sofreu a morte em nosso lugar. Devemos nossa vida a ele, e não há mal nenhum em sofrer pelo seu nome; e no porvir "depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar" 1 Pedro 5:10.

Enquanto estivermos vivos sofreremos, mas Jesus nos prometeu a glória. E mesmo que soframos por demasiado; todos esses sofrimentos não podem ser comparados com a glória eterna.

domingo, 4 de julho de 2010

O EXEMPLO DE JESUS


1 Coríntios 11:26 - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha".

Quase todas as igrejas que proclamam seguir a Cristo observam a Ceia do Senhor e o Exemplo de Jesus. Assim, podemos observar quatro textos registram os acontecimentos da primeira "Ceia do Senhor". Três destes relatos estão nos evangelhos de Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-25 e Lucas 22:19-20, e o outro está em 1 Coríntios 11:23-26. Podemos aprender como Jesus e os discípulos celebraram a ceia comparando estes relatos. Se puder, pare uns poucos minutos para ler cada uma destas quatro passagens, antes de continuar a ler o restante da mensagem. Observe:

Primeiramente o propósito quando Jesus diz: "Fazei isto em memória de mim" Lucas 22:19. A Ceia do Senhor é nossa oportunidade para lembrar o sacrifício que Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos oferece a esperança da vida eterna: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha" 1 Coríntios 11:26. A Ceia do Senhor não pretende ser um memorial do nascimento, da vida ou da ressurreição de Cristo. É um momento especial no qual os cristãos refletem sobre o Salvador para serem lembrados do alto preço que ele pagou por nossos pecados. Precisamos manter este tema central do evangelho em nossas mentes.

Percebemos também os símbolos, Jesus usou dois símbolos para representar seu corpo e seu sangue. É claro que ele não ofereceu literalmente seu corpo nem seu sangue. Ele deu aos discípulos pão sem fermento para representar seu corpo e o fruto da videira para representar o sangue que estava para ser derramado na cruz. Ele não deixou dúvida sobre a relação deste sacrifício com nossa salvação: "Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados" Mateus 26:28.

E por ultimo observamos a ordem, Quando comparamos estes quatro relatos, podemos também ver a ordem na qual a ceia foi observada. Jesus primeiro orou para agradecer a Deus pelo pão e então todos o partilharam. Ele orou de novo para agradecer ao Senhor pelo cálice, e todos beberam dele. Deste modo, ele chamou especial atenção para cada elemento da ceia.

Os discípulos de Cristo são privilegiados ao participarem com ele todas as semanas da Ceia do Senhor. Deste modo, ligamos o passado, o presente e o futuro.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O DONO DO PREGO

Um velho pastor de Haiti falou da necessidade de compromisso com Cristo assim. Ele contou a história de um homem que queria vender sua casa por $2,000.

Outro homem queria muito comprar aquela casa. Mas, porque ele era pobre, ele não conseguia pagar o preço do dono. Depois de muita negociação o dono da casa concordou em vender a casa pela metade do preço.

Ele só tinha uma ressalva: ele continuaria como dono de um pequeno prego cravado na parede em cima da porta da casa.

Depois de alguns anos, o dono original queria comprar sua casa de volta. Mas, o novo dono não concordava em vender. Então, o dono original saiu pela estrada, achou o cadáver de um cachorro e o pendurou na parede pelo prego que lhe pertencia.

Em pouco tempo, a casa ficou insuportável, e a família foi obrigada a vendê-la de volta ao dono original.

A conclusão do pastor Haitiano foi a seguinte: “Se nós deixamos o Diabo com apenas um pequeno prego nas nossas vidas, ele voltará e pendurará seu podre lixo lá, deixando as nossas vidas insuportáveis para Cristo habitar.”

Você tem um prego daqueles na sua vida? Há algum pecado ou hábito predileto que você ainda não entregou a Jesus?

Pode ter certeza, Satanás irá voltar. O dono daquele prego, daquele pecado ou hábito predileto irá aparecer, mais cedo ou mais tarde.

Ele vai usar aquela coisa pequena, aquele prego para estragar tudo que você quer tentar construir de bom. E, no final, ele vai levar tudo que você tem.

Adaptado de uma ilustração em Craig Brian Larson “Illustrations for Biblical Preaching from Leadership Journal” (Ilustrações Para Pregação Bíblica do Jornal Liderança), Grand Rapids: Baker, 1993