terça-feira, 30 de novembro de 2010

SEM TEMPO PARA AMAR

tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz
Ec 3.8

A correria do dia nos torna cada vez mais insensíveis e sem tempo para o que é importante. Já reparou que vamos deixando muitas coisas para depois e esse depois nunca chega? Precisamos trabalhar, estudar, descansar, divertir, são muitos os compromissos...

A vida vai passando e nós não notamos que o nosso tempo se esgota, Somos iludidos pelo material e não enxergamos que fomos feitos para amar, que o nosso maior tesouros são as pessoas e, que elas estão conosco por breve tempo

È preciso encontrar tempo para amar quem nos cerca... É preciso priorizar o amor... Amar é urgente! "Quem não tem tempo para amar morrer por dentro a cada segundo".

Você já disse: "te amo" a alguém hoje? Ou saiu de casa tão apressado com tantos problemas que não foi possível? Ou você não tem a quem amar? Lembre-se: só o amor de Deus nos torna melhores e felizes.

Thiago Grulhha - Tempo para amar

domingo, 28 de novembro de 2010

EM MEMÓRIA DELE

Lucas 22:19 - “Fazei isso em memória de mim.

Conta-se uma historia de que em 1943, Manhã de verão no campo de concentração de Auschwitz. Ao fazer a chamada dos prisioneiros, detectou-se a falta de dez homens. As represálias foram cruéis: dez pessoas escolhidas ao acaso deviam ser fuziladas à vista de todos. Um deles, muito emocionado, exclamou: – Oh, minha esposa e meus filhos! Deixem-me ter a esperança de voltar a vê-los algum dia! Reinou o silêncio…

Um homem saiu da fila, se dirigiu ao comandante e declarou: “Quero morrer no lugar dele. Eu não tenho família”. Era um cristão chamado Kolbe. O comandante aceitou a troca.

No fim da guerra, depois da libertação, o prisioneiro salvo no último momento não se esqueceu daquele que morrera em seu lugar. Voltou ao campo de concentração e colocou no muro dos fuzilados uma placa em homenagem a Kolbe.

Dai, pensamos em um sacrifício infinitamente maior: a “oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez” Hebreus 10:10. Esse fato impunha ao nosso Salvador um sofrimento que nem o herói de nosso relato nem qualquer outro homem pôde conhecer: o abandono da parte de Deus. Cristo foi nosso substituto designado para sofrer em nosso lugar o terrível castigo que nossos pecados mereciam.

Também existe um memorial do sacrifício de Jesus Cristo, que Ele mesmo instituiu: o pão e o vinho, cuja muda linguagem lembra os cristãos da morte do Senhor. Ele nos convida a perpetuar essa lembrança durante Sua ausência, ao dizer: “Fazei isso em memória de mim” Lucas 22:19

sábado, 27 de novembro de 2010

DEUS PROVERÁ

Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.

Gênesis 22:8
Quando a necessidade ou dificiuldade bate a nossa porta costumamos pedi ajuda. Alguns buscam a Deus, fazem promessas, leiem a Bíblia, pedem conselhos; outros, correm ao encontro de um amigo, um político, alguém influente; e alguns mergulham na macumba, na bruxaria. O certo é que todo mundo pede ajuda de alguma forma.

Abraão confiava tanto em Deus que obedeceu sua voz mesmo que parecesse um erro. Você já sentiu isso? Aposto que o inimigo diz isso para Abraão quando Deus diz para ele sacrificar seu filho. Abraão, no entanto, não deu ouvis, mas foi para o monte que Deus indicou levando a faca, a lenha e seu filho.

Abrão disse: Deus proverá. E essas duas palavras resumem toda a sua vida. Deus proveu o alimento em tempo de fome, a vitória em tempo de guerra, fartura na necessidade, riqueza em tempo de seca, um filho na esterilidade. Ele não tinha motivos nenhum para duvidar de Deus, muito pelo contrário, muitas razões para crer que Deus sempre proveria uma saída.

Creia e confie em Deus, porque Ele sempre sabe o que faz. Afinal Ele sempre proverá.

Eyshila - Deis proverá.

PRECIOSA HISTÓRIA DE AMOR

Recebi de uma amiga este e-mail e não poderia de compartilhá-los com vocês. Afinal estamos vivendo em um mundo cada mais longe do amor e da verdade e quando nos deparamos com uma história assim, ela nos marca e nos faz pensar na vida.

moça desta foto se chama Katie Kirkpatrick, e tem 21 anos. Ao lado dela está seu noivo Nick de 23 anos... A foto foi tirada pouco antes da cerimônia de casamento dos dois, realizada em 11 de janeiro de 2005, nos EUA. Katie tem câncer em estado terminal e passa horas por dia recebendo medicação. Na foto Nick aguarda o término de mais uma de suas sessões.
 
Apesar de sentir muita dor, de vários órgãos esteram apresentando falências e de ter que recorrer à morfina, Katie levou adiante o casamento e fez questão de cuidar de todos os detalhes. O vestido teve que ser ajustado várias vezes, pois Katie perde peso todos os dias devido ao câncer.


Um acessório inusitado na festa foi o tubo de oxigênio usado por Katie. Ele acompanhou a noiva em toda a cerimônia e na festa também. O outro casal da foto são os pais de Nick, emocionados com o casamento do filho com a mulher que ele foi namorado desde a adolescência.


Katie, sentada em uma cadeira de rodas e com o tubo de oxigênio, escutando o marido e os amigos cantando para ela.

No meio da festa, Katie pára para descansar um pouco. A dor a impede de ficar em pé por muito tempo. 

Katie morreu 5 dias depois do casamento. Ver uma mulher tão debilitada vestida de noiva e com um sorriso nos lábios nos faz pensar... a felicidade sempre está ao alcance, dure enquanto dure, por isso devemos deixar de complicar nossas vidas... 

A vida é curta, por isso

Trabalhe como se fosse seu primeiro dia

Perdoe rapidamente

Beije demoradamente, ame verdadeiramente

Ría incontrolavelmente

e nunca deixe de sorrir

por mais estranho que seja o motivo.

A vida pode não ser a festa que esperamos

mas enquanto estamos aqui, devemos sorrir e agradecer...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

NÃO PODERÁ VENCER

O grande pioneiro batista na Alemanha, Pr. Oncken, sofreu muito pela fé: perseguições duras e até prisões. Ele conta que foi levado uma vez perante o Tribunal de Justiça da cidade de Hamburgo, e o juiz, levantando o dedo, disse-lhe: "Está vendo este dedo? Enquanto eu tiver força de movê-lo, o senhor será vencido".

O pastor respondeu-lhe: "Vejo, sim, o seu dedo. Mas vejo também um braço que o senhor não pode ver, e enquanto meu Deus estende-me o seu braço forte, o senhor não poderá vencer-me!"

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SER AMIGO

Provérbios 27:5-6 – “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.”
 
Fred Britts declara o seguinte pensamento: Meu melhor amigo é aquele que consegue retirar de dentro de mim o que existe de melhor. Analisando esta frase, podemos entender que para que você e eu possamos encontrar um verdadeiro amigo, antes de mais nada você tem que ser amigo. Não tenha nenhuma outra agenda, a não ser a de ser o melhor amigo que você puder ser.
 
No entanto, ao fazer um amigo e começar a desenvolver um relacionamento com ele, não vamos correr necessariamente atrás de alguém que concorde com você em todos os ângulos possíveis e imagináveis. Busque uma pessoa capaz de desafia-lo a ser o melhor que você pode vir a ser; alguém que tenha a habilidade de lhe falar honesta e abertamente.
 
O verdadeiro amigo é aquele que pode feri-lo pela dureza de suas palavras. Contudo, as feridas provocadas pelo amigo sincero são as mesmas que irão desenvolver em você a cura capaz de levá-lo às mais elevadas realizações.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

TESTEMUNHO DE UM PRISIONEIRO

Quando criança, fui vítima de uma paralisia. Fiquei com o corpo rígido e arqueado. Ficou provado também, anos mais tarde, que a doença "afetara" minha mente: à medida que fui atingindo a idade adulta, cometi todos os pecados que o homem conhece.

Quando quebrei o mandamento "não matarás", fui mandado para cá, em prisão perpétua. Constatei que a vida na prisão não era o suficiente para mudar minha vida. Depois de ter estado ali cerca de três anos, comecei a ir à capela da penitenciária, para ver se o Deus, que a meu ver me havia punido toda a vida, poderia perdoar-me de todos os meus pecados.

No final de um sermão de domingo, quando todos faziam as suas orações, pude ver Jesus estendendo a Sua mão para mim. Sabia então que havia sido perdoado. Fui agraciado pelo Espírito Santo.

Meu corpo ainda está arqueado, porém minha mente agora é reta. Continuo na prisão, mas a minha alma é um espírito móvel, livre para andar retamente com meu Salvador Jesus Cristo.

BilI Nobles (E.U.A.)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O BORRADOR DE DEUS

Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.

Ec 11.9

Em Tarauacá, ainda é costume comprar fiado. O cliente leva um produto e o comerciante anota a compra no borrador ou ficha. No final do mês, há uma prestação de contas: cliente paga o produto e o comerciante risca a conta.

Deus age do mesmo modo com o homem: ele nasce, faz suas escolhas e, essas escolhas determinam o modo como ele viverá nesta terra. Salomão pensando nisso, nos dar alguns conselhos:

1. Seja alegre - "Alegra-te, jovem, na tua juventude" - às vezes, se confunde alegria com ilusão. As pessoas riem, se divertem, estão em grupos animados. Pensam ser felizes, mas ao apagar das luzes, quando retornam para casa, a tristeza domina o coração. São alegres na fantasia, mas na vida real, solitários e tristes.

2. Se divirta - "recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade" - As pessoas pensam que Deus não quer que ninguém se divirta, que Ele deseja que os homens sejam sérios, muito pelo contrário, Ele deseja sempre o melhor para nós. No entanto, ele não concorda com uma série de coisas que não fazem bem a alma e jamais deve-se confundir diversão com bagunça ou libertinagem. Tudo que for saudável é o desejo de Deus.

3. Procure o melhor - "anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos" - Uma coisa que eu aprendi na vida é que nós sempre temos escolhas. Não existe essa de não há saída. Sempre existem possibilidades. E Salomão diz: procura viver de modo que sejas feliz, busca o que te satisfaz e alegram os teus olhos. É preciso deixar claro que ele não está falando de ilusões ou de utopias, mas de vida real.

4. Nunca esqueça - "todas estas coisas Deus te pedirá contas" - é certo que todo morreremos e, neste dia, teremos que prestar contas a Deus. Existe uma música que diz: "É preciso saber viver" e é justamente isto que Salomão diz - Aproveite sua vida, se divirta, procure o que te faz bem. Mas tenha sempre em mente que você terá que comparecer perante Deus para responder por suas escolhas.

AMOR A CAUSA

dizem que no início da revolução comunista russa, dois líderes, tiveram um encontro e discutiram o que deviam fazer para garantirem a vitória. Um argumentou que era preciso inscrever o maior número possível de pessoas no partido. O outro respondeu que não queria muita gente: queria só aqueles que estivessem dispostos a dar tudo pelo Partido Comunista. Tudo, inclusive suas vidas.

Depois de longo debate entre eles, ficou claro que não seria nada fácil entrar para o partido. Mas não era o número que interessa, e sim o amor a causa. Sendo assim, este ponto de vista prevaleceu.

Tempos depois, uma jovem pediu ingresso no partido. Perguntaram-lhe: "Você sabe o que isso significa? Significa que você deve estar pronta para trabalhos árduos, para ser ridicularizada, para viver na pobreza, odiada, perseguida. Você deve estar pronta para morrer."

E nós? Estamos prontos para nos consagrar e entregar nossa vida à  Causa do Mestre?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SABER RESPEITAR

Efésios 6:1-4 - "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai_os na disciplina e na admoestação do Senhor."

Nesses versículos, encontramos instruções dirigidas aos filhos e aos pais. Sendo que a base desses mandamentos está também em Efésios 5:21: ...sujeitando-vos, uns aos outros no temor de Cristo. Os filhos precisam se sujeitar aos pais, sendo obedientes a eles. Os pais, também, servem aos filhos, criando-os e corrigindo-os com amor.

Quando lemos Efésios 6, é fácil esquecer de um versículo importante: Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa) versículo 2. Muitos filhos respeitam o pai. Quando ele fala, eles ouvem. Os filhos baixam as cabeças para ouvir, com respeito e até vergonha, as palavras de correção que vêm do pai. Mas, em nossos dias percebemos que estes costumes estão mudando completamente, o respeito devido aos pais estão se perdendo.

Jesus sabia que a honra para pai fazia parte da lei do Velho Testamento. Pelo fato que o mesmo mandamento foi incluído no Novo Testamento, podemos perceber a importância de segui-lo. Desde a criação, Deus pretendia que os filhos honrassem os pais. Há um exemplo de tal honra na história de Noé. No meio a um mundo corrupto, Noé e sua mulher criaram três filhos. Esses três, junto com suas esposas, entraram na arca com Noé. Mesmo se mais ninguém acreditava na mensagem pregada por Noé, os próprios filhos honraram os pais.

O filho obediente traz alegria aos pais: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe Provérbios 10:1. Podemos ver essa verdade na vida de muitas famílias ainda. Quando os filhos se mostram rebeldes, os pais sofrem, talvez mais do que qualquer outra pessoa. .

Na nossa sociedade, muitos filhos negligenciam a honrar seus pais, mas a palavra de Deus nos diz em Pv. 23:22 Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer. Honra inclui a responsabilidade.

Que possamos refletir com as palavras sábias de Provérbios 23:15-10: Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar_se_á também o meu; exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem coisas retas. Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança. Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne.

IGREJA NA ERITÉIA SOFRE PIOR PERSEGUIÇÃO DA HISTÓRIA

Os cristãos estão sofrendo a pior perseguição de toda a história da Eritreia.

A Constituição de 1997 provê liberdade religiosa, no entanto, ela ainda não foi implementada. Assim, não é permitida a distribuição de Bíblias no Exército e nas escolas. Desde setembro de 2001, foi suspensa definitivamente toda impressão de materiais religiosos (papeis e livros devocionais ou particulares etc.).

Desde maio de 2002, todas as igrejas evangélicas estão fechadas por ordem do governo e precisam de autorização para funcionar. A prática de prender aqueles que se reúnem ou exercem qualquer outra atividade religiosa sem a autorização do governo já causou a prisão de mais de dois mil cristãos. Eles são mantidos em condições desumanas, presos em contêineres de metal ou em celas subterrâneas.

Os evangélicos não têm personalidade jurídica e, até agora, os registros para suas igrejas não foram concedidos. Atualmente, a igreja evangélica reúne-se ilegalmente nas casas. O governo controla as escolas que eram cristãs e reluta em registrar outras.

Em 2002, o governo do presidente Isaías Afworki fechou as 12 igrejas protestantes independentes da Eritreia, proibindo suas congregações de se reunirem até mesmo em casas. Desde então, pastores, soldados, mulheres, adolescentes, crianças e idosos foram presos quando surpreendidos em uma reunião, lendo a Bíblia e orando em grupos. O estado reconhece somente quatro instituições religiosas “históricas” no país, a saber: o islamismo, e as igrejas ortodoxa, católica e luterana evangélica.

Dois líderes chave da Igreja do Evangelho Pleno, uma das maiores denominações pentecostais da Eritreia, foram presos às seis horas da manhã de 23 de maio de 2004, em suas casas, em Asmara. Durante as detenções, os policiais confiscaram as chaves dos gabinetes pastorais, e ameaçaram verbalmente suas esposas. Haile Naizgi, que atualmente trabalha como presidente da Igreja do Evangelho Pleno e o Dr. Kifle Gebremeskel, como presidente da Aliança Evangélica na Eritreia, estão presos em Asmara sem nenhum contato com suas famílias ou visitantes.

Na mesma época, uma cantora cristã da Eritreia também foi presa em uma operação do Ministério da Defesa, apesar dela já ter cumprido seu serviço militar e nacional obrigatório.

Helen Berhane era membro da Igreja Rema e havia lançado um disco que se tornara popular entre os jovens. Ela não atendeu às exigências de assinar um documento renegando sua fé em Cristo, prometendo não cantar mais, não compartilhar sua fé em Cristo e não realizar quaisquer atividades cristãs na Eritreia.

Por conta disso, Helen ficou presa até o início de 2007. Ela saiu do país clandestinamente naquele ano e conseguiu asilo na Dinamarca, onde mora com sua filha.

Entre 2008 e 2009, foram registradas as mortes de quatro cristãos nas prisões do país. Azib Simon, 37 anos, morreu de malária no Centro de Treinamento Militar Wi”a em agosto de 2008. Mogos Hagos Kiflom, 37, e Mehari Gebreneguse Asgedom, 42, morreram prisão militar de Mitire. Ambos, em consequência da tortura que sofreram.

Motivos de oração

1. Ore para que as restrições ao trabalho das ONGs estrangeiras sejam suspensas, e que seja mantida a harmonia entre as comunidades étnicas e religiosas.

2. Ore para que os cristãos sejam fervorosos por Jesus e causem um impacto significativo em sua nação e além dela.

3. Ore pelos líderes da Igreja, para que eles tenham sabedoria em pastorear o rebanho. Agradeça ao Senhor pelos líderes e membros fieis.

4. Ore por união entre as denominações cristãs da Eritreia e também pelo seu crescimento espiritual.

5. Ore para que o governo seja correto e justo, e que trate todas as religiões com igualdade e justiça.

6. Ore pelas finanças de cada congregação. Os líderes precisam ser pagos, templos precisam ser mantidos e eles têm uma grande responsabilidade de cuidar das famílias dos membros que estão no serviço militar.

O HOMEM QUE OBEDECE

domingo, 21 de novembro de 2010

PERSEGUIÇÃO NA ERITRÉIA

Eritreia divide-se em quatro principais regiões fisiográficas: a planície costeira do mar Vermelho; o planalto centro-sul, que forma o núcleo do país; as colinas das áreas norte e centro-oeste; e os amplos planaltos ocidentais.

Ex-colônia italiana, a Eritreia foi ocupada pela Inglaterra em 1941. Em 1952, as Nações Unidas resolveram transformá-la em uma entidade autônoma federada à Etiópia. Entretanto, dez anos depois, o imperador da Etiópia Haile Selassie decidiu anexá-la ao território etíope, dando início a uma luta armada que durou 32 anos.

A independência veio logo depois da derrota do sucessor de Haile Selassie, Mengistu Haile Marian. Em 1993, em um referendo apoiado pela Etiópia, o povo eritreu votou quase que unanimemente em favor da independência, deixando a Etiópia sem saída para o mar.

A Eritreia saiu de sua demorada guerra de independência em 1993 somente para mergulhar mais uma vez em guerra, primeiro com o Iêmen e depois, de forma mais devastadora, com sua velha adversária, a Etiópia.

Em novembro de 2007, uma comissão internacional delimitou a fronteira entre a Eritreia e a Etiópia. O governo eritreu aceitou, mas o etíope não. Por conta disso, a ONU ordenou que tropas de paz ficassem na região até junho de 2008.

A Eritreia cortou o fornecimento de combustível para as tropas da ONU, forçando-as a sair. Pouco tempo depois de deixarem o país, tropas eritreias iniciaram uma batalha contra forças do Djibuti na fronteira entre os dois países.


A Igreja

Os cristãos são basicamente ortodoxos, e quase inteiramente da etnia tigrinia. As igrejas evangélicas estão crescendo, mas são limitadas em recursos para treinamento e evangelismo.

O medo que o governo tem do extremismo islâmico e dos evangélicos praticamente acabou com projetos e ajuda de ONGs internacionais, e também restringiu a entrada de obreiros cristãos.

Continua...
 

sábado, 20 de novembro de 2010

GRAÇA

A graça de Deus é o que nos faz reconhecer que precisamos de Deus, que não somos nada sem a presença de Deus. Mas o que é a graça de Deus?

Quando falamos sobre a graça de Deus queremos dizer todas as boas dádivas que desfrutamos livremente nesta vida. Em outras palavras é um favor imerecido. O apóstolo Paulo escreveu: "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus". Graça é, portanto, a salvação sem merecimento.

Você já pensou no que o ladrão da cruz faz para ser salvo? Absolutamente nada. Ele fora condenado a morte por ser um ladrão, um marginal. E nos momentos finais de sua vida falou com Jesus e recebeu a promessa: "hoje mesmo estarás comigo no paraíso"

O homem não precisa fazer nada para ser salvo, basta apenas crer em Jesus. Isso é a graça de Deus. Diz o apóstolo Paulo: “…o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gálatas 2 : 16)

Renascer Praise - Graça.

A LIÇÃO DE PASTUR

Não muito afastado do túmulo de Napoleão, e em tremendo contraste, está o túmulo de Pasteur. Que fez Pasteur pela humanidade? Não é muito fácil enumerar tudo, pois não houve fanfarras acompanhando seus atos.

Seu uniforme era apenas um avental manchado pelos ácidos. No entanto, fez ele incalculáveis contribuições à medicina, como os anti-sépticos na cirurgia. Fartamente conhecida é a sua contribuição no campo dos soros e vacinas. Cada pessoa vacinada contra alguma doença constitui-se em glorioso troféu de suas pacíficas vitórias.

Quando falamos de "leite pasteurizado" nem sempre estamos conscientes da obra de Pasteur, embora de certo modo o estejamos homenageando. Nos seus trabalhos, mais de uma vez pôs em risco a própria vida, e às observações feitas por amigos a respeito disso, respondia: "Que importância tem? A vida real é a que vivemos no meio dos perigos, a vida de sacrifício, de exemplo, de frutificação".

Pouco antes de expirar, falou a um grupo de estudantes: "Moços... vivei até que chegue o dia em que possais gozar a imensa felicidade de verificar que contribuístes.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TER PACIÊNCIA

Salmos 105: 19 – “Até cumprir-se a profecia a respeito dele, e tê-lo provado a palavra do Senhor”.

As promessas de Deus não dependem do nosso meio-ambiente. Deus está muito mais interessado com nosso relacionamento com Ele do que com as condições que nos rodeiam e que mudam nossa perspectiva de Suas promessas. Ele quer que confiemos em Suas aptidões para manter Suas promessas, independente do que está acontecendo em nossa vida. Deus não precisa de nossa ajuda para cumprir Seus feitos.

Abraão e Sara aprenderam isso quando Sara se impacientou, pois já haviam passado 25 anos que Deus lhes prometera um filho e ela ainda não era mãe. Deus não aceitou a tentativa de “ajuda” de Sara quando ela deu sua serva Hagar para Abraão, afim de que tivessem um filho através dela. Quando Ismael, filho de Hagar nasceu, Deus afirmou que ele não era o filho da promessa, porque o filho da promessa viria de Sara, não importando o quanto idosa ela era.
Nossos planos não fazem e nem mudam os propósitos de Deus. Deus permanece fiel à Sua palavra, mesmo que nossos planos sejam bonitos. Ele está preso à Sua promessa, que está relacionada com Seu propósito. Mesmo tendo errado contra Deus, Sara recebeu o filho da promessa.

Não importa o quanto você desejaria que Deus o sustentasse em Seus planos, ajudando-o a manter Suas promessas. Deus só sustentará os Seus propósitos. Deus está completamente comprometido em sustentá-lo caso você esteja em Seus propósitos. Se você está fora deles, desista. Suas promessas são mais poderosas que nossos planos. Porque os planos de Sara não faziam parte de Seu propósito, então, Ele não os sustentou. Suas promessas caminham com Seus propósitos que são, invariavelmente, os melhores para nós. Contudo, nossa impaciência sempre nos leva para fora dos planos de Deus, daí a importância de saber esperar com sabedoria o tempo de Deus.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

REINA SOBRE MIM

Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.

Pr 23:26

Por que será que as pessoas querem as bênçãoS de Deus - alegria, paz, saúde, prosperidade, mas não querem servir a Deus? Algumas até pensam que podem servir a Jesus do seu jeito. Caim também pensou assim. Resultado: foi rejeitado e sua oferta desprezada.

Quando Jesus andava nesta terra um jovem se aproximou dizendo que queria ter a certeza da vida eterna. Jesus lhe orientou o que fazer para ter um tesouro no céu, mas ao ouvir as palavraS do Mestre, retirou-se triste.

A grande maioria das pessoas sabe que o que Deus fala é verdade! Mas por que razão não querem servi-lo? Muito simples. Para que o homem encontre a Deus, ele precisa buscá-lo de todo o coração. Só assim O encontrará.

No entanto, o coração do homem está cheio de outras coisas que são incompatíveis com a presença de Deus, por isso é fácil encontrar pessoas tristes, cheias de ódio, rancor, medo, violência.

Mas o homem que deixa Deus reinar nele este é feliz.

Vineyard Brasil - Reina em Mim.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CRISTÃO EM EXTINÇAO NO IRAQUE

Um líder muçulmano está pedindo ao governo iraquiano e às forças lideradas pelos EUA para intensificarem esforços a fim de proteger a minoria cristã em extinção no Iraque.

Navaid Hamid, secretário do Conselho Sul-Asiática para as Minorias (SACM) e um muçulmano, disse que o ataque mortal na semana passada em uma igreja em Bagdá foi um crime hediondo que deve ser fortemente condenada pela comunidade internacional.

“Com o ataque assassino, a segurança da minoria cristã do Iraque tornou-se crítica e é a principal responsabilidade não só do regime em Bagdá, mas também de forças aliadas liderada por EUA para restaurar a confiança e proporcionar a segurança, porque nunca na a história do Iraque, as minorias foram tão vulneráveis”, disse ele.

Cerca de 58 pessoas teriam morrido quando militantes ligados a Al-Qaeda invadiram uma Igreja em Bagdá e abriram fogo contra a congregação.

Hamid disse que os cristãos no Iraque “pagam um preço elevado” pela sua fé e vivem com medo por causa dos “sem precedentes” níveis de violência contra eles. “É fato que eles estão à beira da extinção no Iraque”, disse Hamid.

Estima-se que 400 mil cristãos deixaram o Iraque e pediram asilo na Europa e nos EUA por causa da perseguição que enfrentam no país.

No início desta semana, os líderes cristãos e muçulmanos emitiram uma declaração conjunta condenando o ataque contra a igreja em Bagdá.

Fonte: Christian Today / Gospel Prime

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ARREBATAMENTO

1 Coríntios 15.51-52 - "Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta."

Será que já chamou a sua atenção o fato de a Bíblia falar tão pouco sobre o arrebatamento? Por que será que ela menciona tão poucas vezes esse assunto? Porque o arrebatamento é um mistério como Paulo se expressa no versículo acima. Mas em que consiste esse mistério do arrebatamento para nós, que somos filhos de Deus? O próprio Senhor Jesus o revela em João 16.22-23: "Assim também agora vós tendes tristeza, mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar. Naquele dia nada me perguntareis..."

O Senhor diz que, no momento em que O virmos, todos os mistérios e enigmas estarão solucionados e todas as nossas perguntas estarão respondidas. Também chama a nossa atenção o fato de que o Senhor não somente diz que quer nos ver, mas que Ele quer nos ver outra vez. Mas como poderemos revê-lO por ocasião do arrebatamento? Porventura já O vimos alguma vez?

Sim, pois agora O vemos e O reconhecemos na Palavra de Deus e quando o aceitamos como nosso Salvador. Mas então, quando Ele vier nas nuvens do céu, O veremos como Ele é. Mas este é um grande mistério, se você quer fazer parte da igreja do Senhor, O aceite como seu Senhor e Salvador.

AGARRADOS AO PECADO

Numa terra onde os animais selvagens eram comuns, um habitante fez uma pequena abertura na porta de sua cabana, para que sua cadela e os filhotes pudessem achar abrigo rapidamente, quando pressentissem perigo.

Certo dia, os filhotes estavam brincando com os ossos de um antílope, quando a mãe farejou uma hiena. Todos a seguiram depressa para a cabana, com exceção de um filhote. Este não quis desistir de seu osso e, enquanto a mãe tentava passá-lo pela abertura, a hiena o agarrou.

Há muito "osso", ou pecado, que mantém o homem longe de Cristo. Pode ser o orgulho, a ambição, o egoísta, algo errado que podemos mas não queremos consertar, ou ainda, um espírito vingativo. Desprotegidos e apegados ao pecado, somos presos por Satanás e induzidos a nos aprofundarmos no mal.

O escritor da epístola aos Hebreus disse: "Desembaracemo-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia" (12.1). Quando aceitamos Cristo como nosso Salvador, abandonamos o que é mesquinho, para ganhar o que é precioso.

Laura Traschel (Taiwan)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PREOCUPADOS

A grande maioria das pessoas vive preocupada; dominada pelos pensamentos de incerteza sobre o amanhã. Algumas ficam horas acordadas sem poder dormir, especulando o futuro, com medo de coisas ruins que possam sobrevir.

Jesus mencionou em seu famoso Sermão da Montanha pessoas que vivem preocupadas demais e as aconselhou dizendo: "não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir."

Jesus ensinou que se entregamos nossos cuidados ao Senhor, podemos de uma forma sobrenatural descansar tranquilos. O salmista disse: "Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro."

Falar isso quando tudo está bem é fácil. Agora, por exemplo, estou em casa, tenho uma cama para dormir, uma geladeira com comida, dois empregos, muitas roupas no guarda-roupa. Qualquer um, vivendo assim, pode dormir tranquilo.

No entanto, já passei também por momentos de dor e tristeza e, nem quando o meu coração perguntava: "e a gora?" havia desespero em minha alma, pelo contrário ali eu experimentei a segurança do Pai e pude dormir em paz e segurança.

Será sempre Deus - Trazendo a arca.

SEGURO EM DEUS

O desespero provindo das circunstâncias más da vida é natural. Ao olhar em todas as direções, o homem não ver uma saída e seu espírito fica inquieto. Pensa no amanhã e sabe que suas forças são poucas para proteger a si e a famílias dos muitos perigos.

Mas algo pode fazer diferença na vida quando os dias negros chegam: Jesus no coração. David N. Lino, natural do Japão, conta uma experiência que viveu que demonstra justamente o que eu disse:

"Numa noite próxima ao fim da Segunda Guerra Mundial, nosso lar foi destruído por um bombardeio aéreo. Naquela noite, eu não sabia se meus queridos e eu sobreviveríamos à catástrofe. Mas a idéia que dominava meus pensamentos não foi de terror: uma paz que provinha da consciência de estar fazendo tudo que podia para salvar meus entes queridos.

Atualmente, andamos apavorados por muitas coisas, tais como inflação, outra guerra geral, o desemprego que nos pode sobrevir a qualquer momento, assaltos, etc.

Circunstâncias externas como estas destroem nossa paz interior. Nós as vemos, porém, com outros olhos e as enfrentamos com coragem, quando cremos que "o Senhor fortalecerá o seu povo; o Senhor abençoará o seu povo e lhe dará a paz". Não as nossas posses, mas o serviço cristão nos garante uma noite de repouso. Pelo abandono de nós mesmos para servir aos outros, ganhamos a paz de Deus, que sobrepuja todo o entendimento."


domingo, 14 de novembro de 2010

LUTERO

No dia 31/10/2010 comemora-se 493 anos da Reforma Protestante. Por isso mesmo posto aqui um texto chamado "A ecologia religiosa de Lutero ", uma matéria da revista JB ECOLÓGICO, que vinha junto do Jornal do Brasil periodicamente. Essa matéria saiu na edição 37 ano 3 fev.2005, coluna memória iluminada.

segue a matéria:

Não sabe o que nos roubaram de informação quem ainda não assistiu "Lutero", a biografia do teólogo alemão Martinho Lutero, em cartaz em todos os cinemas inteligentes do planeta. Dirigido por Eric Till e tendo como protagonista o ator Joseph Fiennes ("Shakespeare Apaixonado"), o filme conta a história e a mensagem de um dos espíritos mais iluminados na história da humanidade. Um homem que, como poucos, soube honrar a condição de cristão e professar o seu amor a Cristo, tão diferente do que se ensina e pratica nos países de forte dominação e doutrinação católica. Aqui, um pouco do que Lutero falou, afirmando, ele próprio, estar falando exatamente o que Cristo pregou. E por isso mesmo, por reverberar essa luz, foi perseguido e julgado pela Igreja e os governantes de sua época.

 
PROCURA

"Não procuro o poder e o prazer do mundo, mas consolo e alívio".

PECADO

"O princípio de todo pecado é afastar-se de Deus e não confiar n'Ele. Devemos temer e amar a Deus, para que não tiremos do nosso próximo o seu dinheiro ou os seus bens. Nem nos apoderemos deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios fraudulentos, mas devemos ajudá-lo a conservar e melhorar os seus bens e o seu modo de vida".

OBRA

"Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã".

AMOR

"O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira.O amor que não busca o seu, mas o bem do próximo".

"Cada um tem que arriscar seus bens e sua vida por amor aos outros".

"O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e necessidade para o próximo ou para a comunidade".

LEIS

"O justo, por si só mesmo, faz tudo e mais ainda do que o exigido por todas as leis. Os injustos, em contraposição, nada fazem que seja justo. Por isso necessitam da lei que os ensina, obriga e pressiona para agirem bem. Uma boa árvore não necessita nem de ensino nem de lei para dar bons frutos. Ela traz consigo a natureza, que faz com que sem lei e ensino produza fruto. Tal como os verdadeiros cristãos, que não precisam de lei ou norma".

CONFIANÇA

"Não se deve confiar nos livros mortos nem em cabeças vivas. Mas ater-se somente a Deus, orar com insistência e pedir-lhe entendimento reto".

DIREITO

"Quando não puder castigar uma injustiça sem provocar outra maior, deixe de lado o seu direito, mesmo que esteja bem fundamentado".

"Não se deve resistir à autoridade com a violência, mas apenas com o testemunho da verdade".

VINGANÇA

"Um cristão deve ser de tal natureza, que sofra todo o mal e injustiça, não se vingando, também não procurando proteção para si, perante o tribunal. Não deve fazer uso algum de poder e direito secular para si mesmo. Vós tendes o Reino dos Céus, por isso deveis deixar o reino da Terra àquele que vo-lo tira".

HUMILDADE

"Quando conseguimos uma vitória, devemos conceder graça e paz aos que se rendem e se humilham. Para Deus, é o mesmo se ele te tira os bens e tua vida por meio de um senhor justo ou injusto".

RARIDADE

"Desde início do mundo, um príncipe sábio é ave rara, e um príncipe honesto, mais raro ainda".

"Se alguma vez acontece de ser um príncipe sábio, honesto e cristão, estamos diante de uma maravilha e do sinal mais precioso da graça divina sobre esse país".

"O mundo é demasiadamente mau e não merece ter muitos príncipes sábios e honestos. As rãs necessitam cegonhas".

CRISTO

"Jesus Cristo não usou a espada nem instituiu nenhuma em seu reino".

CRISTÃO

"Entre mil, é difícil encontrar um verdadeiro cristão. Um devoraria o outro, de maneira que ninguém estaria em condições de constituir família, trabalhar pelo sustento e servir a Deus. O mundo seria devastado".

"O verdadeiro cristão não vive na Terra para si próprio, mas para o próximo, e lhe serve. Também faz aquilo de que ele próprio não necessita, mas que é proveitoso e necessário ao próximo".

"O cristão é um senhor livre de todas as coisas e não está sujeito a ninguém".

PERFEIÇÃO

"Quem mais crê e ama, esse é perfeito, podendo exteriormente ser homem ou mulher, príncipe ou camponês, monge ou leigo. Pois amor e fé não provocam, exteriormente, separações ou diferenças".

COMUNIDADE

"A minha força nada faz. Sozinho estou perdido".

PIEDADE

"Deus não consegue tornar-nos piedosos, seja humilhando ou elevando-nos. Seja através de felicidade ou infelicidade, nós sempre ficamos ou desesperados ou orgulhosos".

FALSOS PROFETAS

"Os falsos pregadores são piores do que violentadores de virgens".

"Um falso mestre, cuja doutrina seja impura, desvia uma, duas, mil e até mais pessoas".

AGRICULTURA E COMÉRCIO

"É mais divino fomentar a agricultura e diminuir o comércio. Agem muito melhor aqueles que, conforme a Escritura, trabalham a terra, procurando nela o seu alimento".

"FALAR EM PÚBLICO"

"Quando alguém sobe ao púlpito pela primeira vez, ninguém imagina o medo que ele passa. Principalmente porque vê tantas cabeças à sua frente. Quando subo ao púlpito, não olho para pessoa alguma. Fico pensando que tenho tocos à minha frente e dou um jeito de entregar a palavra de Deus".

DIALÉTICA E RETÓRICA

"A dialética ensina. A retórica move e comove. Esta pertence à vontade, aquela à razão".

"O mundo quer ser enganado. E, por isso, precisa de gesticulação".

"Se eu fosse mais jovem, cortaria e abreviaria muita coisa em minhas apostilas. Pois usei palavras demasiadas e excessivas. Ninguém consegue acompanhar nem assimilar falas tão compridas".

PAPA

"Não creio nem na infalibilidade do papa, nem na dos concílios, porque é manifesto que frequentemente se têm equivocado e contradito".

SACERDOTES E BISPOS

"Entre os cristãos não há superior, a não ser o próprio Cristo. Os sacerdotes e os bispos não são mais eminentes nem melhores do que outros cristãos. Por isso, não devem impor lei ou mandamento a outros, sem a vontade e o consentimento deles".

"Se a autoridade secular se atreve a impor uma lei à alma, aí ela interfere no regime divino, seduzindo e corrompendo as almas. Por isso é o cúmulo da loucura quando ordenam que se creia na igreja, nos pais da igreja, nos concílios".

LUTERO

"Sou um pobre e fedorento saco de verdes. Peço que meu nome seja calado e que ninguém se chame de luterano, senão de cristão. Que é Lutero, se a doutrina não é minha? Eu também não fui crucificado por ninguém. Só Cristo é o verdadeiro mestre".

QUEM FOI LUTERO

Martinho Lutero nasceu em Eisleben, Alemanha, em novembro de 1483, onde faleceu aos 63 anos. Frequentou a Universidade de Erfurt, onde se graduou como bacharel nas Sete Artes Liberais. A pedido de seu pai, ele resolveu dedicar-se à jurisprudência. Contudo, em julho de 1505, quando se dirigia à sua casa, ele foi surpreendido por uma forte tempestade.

E quando os relâmpagos e trovões estalaram ao seu redor, ele temeu ser atingido por um raio e fez um voto a Deus de se tornar monge agostiniano. Dois anos depois, também foi ordenado sacerdote católico. Além de professor de filosofia e Teologia, tornou-se preletor e intérprete das Sagradas Escrituras. Em 1517, discordando dos dogmas da Igreja Católica Romana, Lutero pregou no portão da Igreja do Palácio, em Wittengerg, suas 95 teses combatendo os abusos da Igreja, principalmente a venda de indulgências pelo frade Tetzel(interpretado no filme, pelo ator Alfred Molina).

Interrogado, negou a infalibilidade do Papa e queimou tanto a Lei Canônica como a bula de sua condenação. E ainda publicou suas três obras mais importantes sobre a Reforma Protestante antes de ter sido excomungado, em 1521. Ele também recusou a se retratar, conforme exigência do imperador Carlos V, e foi banido do reino.

Escondido pelo príncipe Frederico, o Sábio, no Castelo de Wartburg, Lutero traduziu o Velho e Novo Testamento, imprimindo-os para o povo alemão. Em 1522, regressou a Wittenberg, de onde preparou a Reforma da Igreja.

Outro escândalo e a revolução para a época. Antes de morrer e edificar o primeiro prédio do protestantismo, em 1544, em Torgau, Lutero casou-se com a ex-freira Catarina de Bora, que havia desertado do convento junto com oito outras religiosas católicas. Apenas exigindo-lhe fidelidade, Catarina foi uma esposa trabalhadora e amorosa, e lhe deu três casais de filhos.