terça-feira, 29 de março de 2011

O AVISO DO REI KNUT

"Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e para sempre permanente, e o seu reino não se pode destruir; o seu domínio é até o fim. Ele livra e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra" 

Dn 6.26,27

O sábio rei Knut, da Inglaterra, em 1032 deu uma grande lição aos seus súditos bajuladores. Diziam eles:

- Tu és grande e todo-poderoso. Ninguém em todo o universo ousaria desobedecer-te. Tua glória e teu reino serão para sempre, ó rei!

Um dia o rei ordenou:

- Tragam para cá o trono. Agora sigam-me até a praia. Ali, cercado de toda a sua família e de toda a nobreza, mandou colocar o trono quando a maré estava baixa. Sentou-se sem nada dizer e todos se admiraram. Em pouco tempo a maré começou a subir molhando os pés do rei, e de toda a sua corte. O rei levantou as mãos sobre o mar e exclamou com autoridade:

- Esta terra onde estou é minha e todos obedecem à minha voz. Ordeno-te, pois, ó água, que voltes para o mar e que não molhes os pés do rei. Como rei, ordeno-te, que voltes já para o mar.

Mal acabou de pronunciar estas palavras, uma onda forte, espumando branco com enorme estrondo, quebrou, molhando não só os pés, mas todo o corpo de todos, e arrastando alguns para dentro da água.
Então, solenemente, o rei deu esta sábia sentença:

- Que todos os povos da terra saibam que os reis não têm autoridade alguma, a não ser aquela que Deus lhe dá. O poder dos reis é coisa vã. Ninguém é digno do nome de rei, a não ser aquele que criou a terra e o mar, e cuja palavra é a lei dos céus e da terra.

Hoje, na cidade de Southampton, numa antiga parede, bem perto do mar, há uma placa com estes dizeres:
 
"Neste local, em 1032, o rei Knut repreendeu toda a sua Corte"

segunda-feira, 28 de março de 2011

VIVER É CRER

Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.

Hb 10.38

Na vida, nós somos levados a muitas encruzilhadas e precisamos decidir nosso próximo passo rapidamente. Dúvidas, incertezas, angústias toma a alma do homem por não saber o caminho a seguir.

Mas aquele que conhece a Jesus aprendeu a confiar e, mesmo, em meio as lutas, na escuridão da noite ou no calor do deserto  obedece  a voz do Mestre e segue seus passos.

Quando compreendemos que viver é crer  em Jesus, mas rapidamente entendemos que o Pai sempre sabe o caminho a seguir, sempre tem a resposta para a dor, a tristeza, a solidão, as dificuldades e, assim, podemos crer e confiar.

Crer nada mais é do que esperar pelo amanhã, pela paisagem depois da curva, pelo sol ao amanhecer. Crer é viver com Deus e só vive plenamente quem crê que Deus nos ama e sabe o que faz. Tenha certeza que o Pai está preparando o mundo ao nosso redor para a sua vitória. Por isso, sorria e seja feliz! Ótima segunda, debaixo das bênçãos e cuidado do Pai.

Thiago Grulha - Viver é crer.



MAL-ENTENDIDO

Um empresário envolvido em grandes atividades foi mal interpretado por seu concorrente. Este lhe escreveu uma carta muito desaforada e humilhante. Ele, imediatamente respondeu nos mesmos termos, ofendendo profundamente seu antagonista, mas, antes de despachar a carta, procurou o pastor e contou-lhe o sucedido.

- Aguarde uns dias antes de colocar a carta no correio - disse o pastor.

Assim fez o empresário. Meditou durante dois dias e a cólera deu lugar à ponderação. Finalmente rasgou a carta e escreveu outra. Nela procurou esclarecer o mal-entendido.

Isso foi o suficiente para que o outro também se desculpasse, e nascesse, do episódio, uma boa e sólida amizade.

"Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia seja tirada de entre vós. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo" (Ef 4.31,32).

sexta-feira, 25 de março de 2011

EXAMINE A SI MESMO

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Mateus 7: 5
 
É tão fácil observar os erros e defeitos dos outros. Reclamamos dos filhos, dos pais, do cônjuge, dos vizinhos, dos amigos, dos colegas. Mas quando os nossos pensamentos egoístas afloram e ações não condizentes com a Bíblia praticamos, normalmente perdemos nosso olhar crítico e não somos tão rigorosos com nós mesmo.
 
Jesus nos aconselha que antes de apontar os erros do próximo devemos fazer uma análise interior de nós mesmos. Foi assim que ele resolveu o caso da Mulher adúltera. Enquanto os homens só viam apenas uma mulher errada que precisava ser apedrejada e exigiam justiça, Jesus via uma multidão com pedra nas mãos, possuidor de um coração sujo e vivendo uma vida cheia de erros. Jesus disse: se você não pecou semelhante ao que ela fez, seja o primeiro a jogar a pedra.
 
É muito fácil apontar o dedo em acusação ao próximo e seguir fingindo que somos bem diferentes dele que não aprovamos sua conduta nem praticamos suas ações. Isto qualquer um faz... Mas é difícil olhar para dentro de si antes de apontar o dedo e ser sincero o suficiente para dizer: Também sou assim.
 
Talvez não roubemos um banco, mas não devolvemos o troco a mais nos dado por equívoco, enganamos o vendedor de picolé ou refresco, não pagamos uma conta no comércio, não devolvemos o que não nos pertencem. Tudo isso é roubo, talvez em menor expressão, mas não deixa de ser roubo. Sobre isto Jesus disse: Hipócrita!
 
Diante dos homens podemos passar despercebidos e sermos considerados especiais. Mas não nos enganemos, jamais Deus vai te considerar o que tu não és. Jamais o homem pode enganar Deus.

GIANNA - SOBREVIVENTE DE UM ABORTO

Neste tempo, líderes do Brasil preparam-se para definir sobre a legalização do aborto. Devemos nos posicionar e organizar contra esse crime. Veja abaixo a história verídica de Gianna Jessen, que foi abortada, mas Deus a manteve viva.

A mãe biológica de Gianna tinha 17 anos de idade quando fez o aborto por instilação de solução salina. Gianna tinha 30 semanas (7 meses e meio) de vida. Normalmente quando essa solução salina é injetada no ventre da mãe, o bebê absorve a solução e queima por dentro e por fora, então a mãe dá a luz ao bebê morto em 24hs. Mas, Gianna nasceu viva, dia 06 de abril de 1977, numa clínica de aborto no condado de Los Angeles. Era para ela estar cega, queimada e morta.

Graças à tentativa de homicídio que sofreu, ela teve graves ferimentos que resultaram em atrofia física e paralisia cerebral, que imobiliza totalmente o corpo da pessoa e não tem cura. 

Posteriormente, os pais biológicos de Gianna a colocaram para ser adotada. Depois de destruir fisicamente a menina, colocaram-na à disposição de algum interessado. Para a sorte de Gianna foram os pais que ela precisava: amorosos, dedicados... quem dentre nós tem tanto amor para adotar uma criança? Poucos. E quem tem ainda mais amor para adotar uma criança com paralisia cerebral? Pouquíssimos... esse foi o tamanho do amor dos pais adotivos de Gianna: imenso!

Só Deus explica - Gianna se tornou uma bela mulher, inteligente, bem saudável. Ela passou por uma recuperação física impressionante, para não dizer inexplicável. Os médicos diziam que ela jamais poderia andar devido à paralisia cerebral. E hoje ela anda, mancando levemente, mas anda. Ela fala, discursa e canta! Quem são os médicos perante a grandeza do poder de Deus? São meros grãos de pó como todos nós.

Gianna, além de ativista pela vida e contra o aborto, participou da Maratona de Londres em 2006. Ela também canta, acompanhada por seu amigo Michael Logen, compôs e gravou várias músicas.

Quem me criou? - Ela foi odiada e não desejada por muitos, mas querida e desejada por Deus. Gianna voltou a encontrar sua mãe biológica, lhe perdoou e lhe disse: "Eu não pertenço a você, pertenço a Cristo".

Nós não pertencemos aos nossos pais, pois foi Deus quem nos criou. Nós pertencemos a Deus. Portanto, os pais não podem matar seus bebês, eles não lhes pertencem. Nossos pais são aqueles que nos criam e educam. Devemos respeitá-los como filhos, mas nunca devemos permitir que matem uma obra de Deus.

Todo mundo fala sobre os direitos da mulher. Mas e o MEU direito? Frase de Gianna Jessen: "Se o aborto tem a ver com os direitos das mulheres, então... quais eram os MEUS direitos no momento do aborto?"

Hoje várias mães têm batizado suas filhas com o nome de Gianna. Gianna representa a vitória da vida contra todos os obstáculos. A vitória de Deus sobre os atos criminosos de alguns seres humanos. Gianna é a vitória da fé em Cristo. Deus fez com que o médico abortista assinasse a certidão de nascimento de Gianna. Ele foi forçado a anotar no atestado de nascimento que Gianna nascera prematura por causa de um aborto por injeção salina. Certamente hoje, esse médico deve estar refletindo muito a respeito do "trabalho" do qual se sustenta.

POR PORTAL GUIA-ME

terça-feira, 22 de março de 2011

ENQUANTO ESPERO

Mais um pouco de paciência, e te mostrarei que ainda tenho argumentos a favor de Deus

Jó 36.2

Por que é tão difícil esperar? Por que é tão difícil ficar quieto enquanto as coisas se desenrolam? A gente tem muita dificuldade em se sentar e apenas ver o dia passar, queremos sempre fazer alguma coisa e fazemos. O problema é que, às vezes, não agimos corretamente e em vez de ajudar atrapalhamos.

Por que não sabemos esperar? Talvez a resposta esteja em uma palavra: Confiança. Falta nos confiança, não acreditamos nas pessoas. Elas já falharam tanto. Mas não acreditar em Deus, por quê? Porque ele nem sempre nos responde ou porque confiamos muito mais em nós.

Esperar não é fácil. Tem que haver uma entrega, precisa existir fé e paciência. O tempo é inimigo de quem espera, destrói todas as fortalezas da alma. Mas quem anda com Deus tem que saber esperar no Pai. Tragédias, dores, problemas sempre existirão, mas o Pai é bem maior do que tudo que nos aflija.

Ministério Aliança do Tabernáculo - Enquanto Espero

quarta-feira, 16 de março de 2011

DECEPCIONADO

Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.

1 Reis 19:14  

Elias era um homem de Deus e sempre seguiu a risca as ordens do Pai. Por vários anos tinha servido a Deus com amor e dedicação. Ninguém poderia dizer que ele não fora fiel e dedicado. Ele mesmo disse isso a Deus no versículo acima.

Durante sua vida, Elias sentiu o poder de Deus agindo: foi alimentado por corvos, orou e fogo caiu do céu e consumiu o altar, suplicou ao Pai e ele ressuscitou o filho da viúva, orou e houve seca sobre a terra, orou novamente e voltou a chover.

Mas agora, ele estava se sentido só, escondido no mais profundo de uma caverna. Estava em depressão, decepcionado com a vida. Havia servido a Deus e isso o tinha levado a um vale mui triste, a ponto de pedir para se a morte: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.

Mas Deus não abandona os seus, Ele foi até Elias com a seguinte pergunta: "O que fazes aí, Elias?". Sabe o que Deus queria dizer para Elias? 

1. O seu lugar não é aí.
2. Você precisa ver a verdade e a verdade é que você tem que passar por cavernas, mas não precisa permanecer nelas.
3. Você nunca vai está só.
4. Não se sinta decepcionado porque a história não terminou.

Deus levantou Elias do mais profundo de sua dor e decepção e o levou novamente a vida. É isso que Deus faz com todo a aquele que na tristeza e decepção ouve a sua voz.

terça-feira, 15 de março de 2011

DIAS MELHORES


Nas tuas mãos estão os meus dias...

Salmo 31.15

Dias melhores. Quem não almeja? Sem dúvida todos. Mas sem ser pessimista, será que teremos algum dia, nem que seja um só dia, um momento de completa paz? Talvez. Não posso dizer com certeza, mas as notícias que nos chegam, não das melhores. Não para revelar um futuro melhor, pois os homens estão maus.

Mas qual a causa para tanto pensamento negativo e tanto temor por parte da sociedade? A resposta não fácil. Mas de forma geral, o homem – e você vai concordar comigo – está longe de Deus.

Parece que Deus tornou-se para muitos, apenas um nome que lembra apenas uma divindade que está muito velha para os novos tempos que hoje vivemos, é como se seu poder não solucionasse as mazelas que existe, ou como se o homem, que é sua criação, tornasse maior que o próprio criador. Pobre homem. É um pensamento muito pequeno em face da grandeza de Deus.

O homem precisa retornar para Deus do contrário estará perdido, literalmente. O que espera o homem sem Deus, é desolador. Ao contrário de um céu de belas mil que já está preparado aos que crêem no seu nome e o confessam seu poder.

sábado, 12 de março de 2011

NOVO NASCIMENTO

João 3:7 - "Importa-vos nascer de novo".

Esta frase chamou a sua atenção? Que bom! Quero dizer que ela é bem intrigante. Pois o primeiro pensamento é de questionamento. Mas quero dizer através de algumas linhas, que esta frase e sua realidade também esta ao seu alcanse.

A necessidade de um novo nascimento se deu gratuitamente à mais de dois mil anos atrás. O nosso primeiro nascimento ele é biológico, e esperado por nossos pais,familiares e amigos. Mas, pense.

É possível verdadeiramente nascer de novo? Deus tem dado à todos os seres humanos todos os dias a oportunidade de nascerem de novo. Esse novo nascimento, só se torna possível através do poder sobrenatural do Espírito Santo de Deus. Deus escolheu você hoje e deseja gerar em você um novo
nascimento, não biológico, e sim, da água e do Espírito.

Tenho outra boa noticia para você. Através desse novo Nascimento, você ganhará muitos presentes, mas todos de ordens espirituais. Pois o desejo de Deus, é que você viva abundantemente. Deus te abençoe.

EM HONRA

Um homem atraente, de meia idade, entrou em um bar e se sentou. Antes de fazer o pedido não deixou de perceber que um grupo de homens mais jovens que bebiam em uma mesa perto da sua, riam dele. Somente quando se lembrou da pequena fita rosa que levava na lapela de seu blazer foi que se deu conta que se tratava de uma gozação.

O homem não deu maior importância, mas os insistentes risos na mesa vizinha começaram a incomodá-lo. Olhou a um dos homens diretamente nos olhos, levou o dedo até a lapela e apontou a fita: “Isto?” Com este gesto todos os homens da mesa riram abertamente.

O homem ao qual dirigiu o olhar lhe disse: “Desculpe amigo, mas estavamos comentando como está bonito com esta fitinha rosa no blazer azul”.

Com toda calma, o homem fez um gesto para o gozador convidando-o a se aproximar e sentar com ele à sua mesa. Ainda que estivesse bastante incomodado o homem mais jovem se aproximou e sentou-se. O homem mais velho com uma voz muito calma lhe disse: - “Uso esta fita para chamar atenção sobre o câncer da mama”.

“Eu uso em honra à minha mãe".
 
– ”Sinto muito, amigo, Ela morreu de câncer da mama? ".
 
– "Não. Ela está sadia e muito bem. Mas seus seios me alimentaram quando eu era um bebê e foram abrigo quando tive medo ou me senti só em minha infância. Estou muito agradecido aos seios de minha mãe e por sua saúde”.
 
– "Entendo", respondeu o outro, não muito convencido.

"Também uso esta fita para honrar à minha mulher", continuou dizendo o homem.
 
– ”E ela também está bem?"
 
– "Claro que sim. Seus seios foram fonte de amor... Com eles alimentou a nossa bela filha de 23 anos. Estou muito grato pelos seios de minha mulher e por sua saúde".

- ”Já sei. Suponho que também usa a fita para honrar a sua filha". 
 
–  "Não. É muito tarde para isto. Minha filha morreu de câncer da mama faz um mês. Ela pensou que era muito jovem para ter câncer, assim quando acidentalmente notou uma pequena protuberância, a ignorou. Ela pensou que, como não a incomodava, nem doía, não havia com que se preocupar".

Comovido e envergonhado o estranho disse : ”Sinto muito, senhor."
 
– "Portanto, também em memória de minha filha uso esta fitinha com muito orgulho. Isto me dá oportunidade de falar com os outros. Quando voltar para a sua casa fale com a sua esposa, suas filhas, sua mãe, suas irmãs, suas amigas. Tome...", o homem buscou no bolso e entregou ao outro uma pequena fita rosa. Ele a pegou, olhou-a, lentamente levantou a cabeça e lhe disse: “Poderia me ajudar a colocá-la?" 

Incentive às mulheres que você gosta a praticar regularmente o auto-exame das mamas e a fazer uma mamografia uma vez ao ano.

sexta-feira, 11 de março de 2011

NADA DISPONHAIS PARA A CARNE

“mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” 

(Romanos 13:14)
 

Uma das festas mais esperadas do ano é o carnaval. Basta finalizar as festividades de fim de ano, que começam as propagandas. Mas será que um cristão, um discípulo de Jesus, deve participar do carnaval? É o que vamos responder agora.

Sem rodeios, afirmo categoricamente que o cristão não deve participar do carnaval. Quando digo participar, não me restrinjo às festas das ruas. Assistir à festa pela televisão não deixa de ser uma participação. Todos sabem que a nudez e promiscuidade são os ingredientes desta festa.

Poderíamos alistar algumas razões por que o cristão não deve participar do carnaval, mas vamos mencionar apenas uma. O apóstolo Paulo nos dá esta razão no texto citado acima. Sabe-se que a cidade de Roma era ícone de perversão moral, principalmente na área sexual (Romanos 1:26-27). Desta maneira, o escritor bíblico desejava que seus ouvintes ficassem longe daquele padrão de vida. O cristão é uma nova criatura, é alguém que experimentou a graça e a misericórdia de Deus. Por isso, não deve dispor nada para a carne, ou seja, deve rejeitar os desejos ilícitos de sua carne, de sua vida.

Portanto, o carnaval não é uma festa da qual um verdadeiro cristão participa. Por isso não posso dizer pra você “feliz carnaval”, como diria “feliz Natal”. Desta feita, examine sua fé em Cristo. Não pense que pode segui-lo do seu próprio jeito. Se fosse assim, Paulo não teria dito: nada disponhais para a carne. Em vez de uma fantasia de carnaval, nestes dias se vista de Cristo, do Seu querer e viver. Ele não participaria desta festa.

(Pr. José Roberto)

quinta-feira, 10 de março de 2011

PAZ

Eu estou lhes deixando um presente - a paz de espírito! E a paz que Eu dou não é passageira como a paz que o mundo dá. Portanto, não se aflijam nem tenham medo. 

S. João 14:27 (A Bíblia Viva).

Nas alturas das montanhas dos Andes, na América do Sul, há uma estátua de bronze representando a Cristo. Sua base é de granito. A imagem foi fundida a partir de velhos canhões. Gravadas em espanhol, estão estas memoráveis palavras: "Será mais fácil que estas montanhas se desfaçam em pó, do que argentinos e chilenos quebrarem o concerto de paz firmado aos pés de Cristo, o Redentor."

Desde a década de 1840, os povos desses dois países tinham estado em conflito por causa de suas fronteiras. Em 1900, quando uma das contendas estava no auge, alguns cidadãos imploraram para que seus líderes pedissem que o rei Eduardo VII, da Inglaterra, fosse o mediador do conflito. Ambos os governos concordaram, e como resultado o Chile e a Argentina assinaram um tratado encerrando a disputa no dia 28 de maio de 1903.

Durante os festejos que se seguiram, a Sra. Costa, uma distinta dama argentina, concebeu a idéia de um monumento comemorativo do tratado e sugeriu que os canhões usados na guerra fossem derretidos e moldados na imagem de Cristo, o Príncipe da Paz. Na cerimônia de inauguração, a estátua foi apresentada ao mundo como um testemunho do desejo que os cidadãos de ambos os países tinham pela paz.

quarta-feira, 9 de março de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO

Há um ano, mas precisamente às 21h15min, meu filho chegou, trazendo  consigo amor, esperança e renovando alegrias e sonhos dentro de mim.

A primeira vez que eu o vi, foi como se o mundo parasse, tudo perdeu o sentido, o valor - a enfermeira segurava meu bebê e a felicidade  invadia-me os cantos mais secretos da vida. A alegria povou meu coração quando o tomei em meus braços. O seu rostinho, as mãos, os dedinhos, a boca,  tudo era perfeito.  Então, minha alma louvou ao meu Deus por estar vivo e o agradeceu pelo presente recebido.

Muita coisa acontece em um ano: doenças, noites em claro, médicos, quedas, os dentes, a primeira palavra (papamama), a risada, os primeiros passos. É muito bom ser pai. Meu filho é o meu bem mais precioso.

Hoje, ele fará um ano. E não poderia deixar de dizer ao meu Deus: muito obrigado, Pai! por cuidar de nós, por abençoar o meu filho e livrá-lo de tudo o que é ruim. Obrigado por meu filho que foi enviado por Ti para colorir minha vida. Peço-te uma coisa: que sejas seu companheiro enquanto ele viver, auxilie-o em tudo, abençoe as obra de suas mãos e abra-lhes os olhos para o mal. Obrigado por este ano de vida e dá-lhe a graça de viver muitos outros na tua companhia.

Ao meu filho, ofereço todo o meu amor, atenção, cuidado e dedicação enquanto eu viver. (EU TE AMO!)

terça-feira, 8 de março de 2011

FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Provérbios 31:10 - "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis." 

Toda mulher tem uma característica peculiar. Umas costumam falar demais, outras são impacientes. Algumas são sensíveis, outras são histéricas. Há mulheres "de fibra", mas também há mulheres sem personalidae. Enfim, cada mulher sabe o temperamento, os cacoetes, os gestos, os tratamentos e as formas de comunicar que tem.


A Bíblia também tem exemplos de mulheres com características louváveis ou vergonhosas que se identificam com algumas das mulheres que podem estar lendo este blog agora:

Eva: curiosa;
Hagar: desprezada;
Miriã: ambiciosa;
Débora: patriota;
Rute: constante;
Safira: mentirosa;
Ana: que ora, mãe ideal;
Abigail: capaz;
Ester: abnegada;
Dalila: ardilosa;
Maria Madalena: transformada;
Isabel: humilde;
Maria: escolhida por Deus;
Jezabel: profana;
Dorcas: bondosa;

Com quem você, leitora, se identifica mais entre as citadas? E quem possui a característica mais conhecida? "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis." Provérbios 31.10

Feliz Dia Internacional da Mulher. São os meus desejos e os desejos de todos os homens que passam por aqui!

sábado, 5 de março de 2011

OS ÚLTIMOS TRÊS DESEJOS DE ALEXANDRE, O GRANDE


Conta-se que quando estava à beira da morte, Alexandre, o Grande convocou os seus generais e relatou seus 3 últimos desejos:

1-) Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2-) Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas);
3-) Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão: à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos incomuns, perguntou a Alexandre quais as razões para tal desejo. Alexandre explicou:

1-) Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles não têm poder de cura perante a morte;
2-) Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3-) Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

sexta-feira, 4 de março de 2011

JULGAMENTO FALÍVEL

Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. 

Mat. 7:1 e 2.

A Bíblia Viva traduz a primeira parte desse texto da seguinte maneira: "Não critiquem, e assim vocês não serão criticados!" Em geral isso pode ser verdade, mas há exceções. Algumas pessoas que nunca condescendem com a crítica aos outros, são criticadas pelos outros assim mesmo. A Bíblia na Linguagem de Hoje diz: "Não julguem os outros para não serem julgados por Deus". Isso está mais próximo da verdade, mas acho que a Edição Revista e Atualizada tem o melhor texto.

Um dos casos mais incríveis de julgamento errado de que já ouvi falar, foi feito por Honoré de Balzac, o prolífico romancista francês. Além de escrever romances, ele se considerava um perito em grafologia - o estudo (não, não é ciência) de textos escritos à mão para determinar o caráter e a personalidade de uma pessoa.

Certo dia, uma senhora levou ao grande escritor um caderno que continha uns rabiscos infantis. Pediu que ele os analisasse. Depois de esquadrinhar cuidadosamente o texto, o culto homem concluiu que a criança era mentalmente retardada; mas ele quis ser diplomático e perguntou: "A senhora é a mãe da criança?"

- Não, eu não tenho laço nenhum de parentesco com ele - respondeu a senhora.

- Ótimo.

A testa de Balzac enrugou-se. Ele perguntava a si mesmo: "Como posso ser bondoso e ainda assim contar a verdade?" A franqueza venceu.

- A escrita dessa criança dá todos os indícios de imbecilidade. Temo que o menino nunca se torne grande coisa na vida, se é que vai ser alguém.

- Mas, senhor - protestou a mulher - esses rabiscos são seus. O senhor não reconhece a letra? Esse caderno foi seu, quando frequentava a escola de Vendôme.

Balzac evidentemente não conseguiu reconhecer a própria letra! 

Tenho visto grafólogos fazerem fascinantes e espertas "adivinhações" - e acertarem. Mas também já tive oportunidade de ver erros deles. Os julgamentos humanos são falíveis e isso é especialmente verdade no que se refere aos motivos. Só Deus pode ler o coração; você e eu não podemos (ver I Sam. 16:7). Não é surpreendente, portanto, que condenemos a nós mesmos quando julgamos os outros em questões nas quais não somos competentes.

quinta-feira, 3 de março de 2011

VITÓRIA

“O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR.”

Prov 21:31

O que significam estas palavras? Significam que não é as nossas forças a causa de nossas vitórias. Até pode haver esforço e planejamento, como o preparo dos cavalos para a batalha, mas a vitória vem do SENHOR. Podemos deduzir que o autor bíblico pretende criar nos ouvintes um espírito de humildade e confiança em Deus.

O rei Davi, que alcançou inúmeras vitórias, revela que a razão de sua vitória é ajuda divina. Ele diz no Salmo 18:29,50: “Pois contigo (Deus) desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas...É Ele quem dá vitórias ao seu rei e usa de benignidade para com o seu ungido.” Em 1Crônicas 29:11, o homem segundo o coração de Deus diz: “Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade...” Estas são palavras de um homem que venceu o gigante guerreiro de quase 3 metros, Golias. Assim ele falou quando se aproximava do gigante filisteu: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará nas minhas mãos.” E o que aconteceu? Madeira!!! Ou melhor, gigante!!!. 

Caro leitor, desejo que você seja humilde para reconhecer de quem vêm as vitórias de sua vida. Almejo ainda que você confie plenamente neste Deus poderoso. Jamais pense que as suas vitórias são fruto do seu próprio esforço apenas.

Gosto muito do hino 471 do Cantor Cristão, “Vitorioso”. O seu estribilho diz: Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor! Mas dos fiéis e sinceros, como nos diz o SENHOR.” Seja fiel e sincero ao SENHOR. A última parte da terceira estrofe deste hino diz ainda: “E humildemente Lhe peço que me permita lutar só ao seu lado, invencível, té minha vida findar”. Que seja este o nosso desejo sempre. 

Se você ainda não luta ou vive ao lado de Cristo, pense na sua grande desvantagem, pois é o SENHOR quem nos dá vitórias. A maior vitória que alguém pode ter é sobre a morte. O apóstolo Paulo diz: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Pr. José Roberto (João Pessoa- PB)

Dois homens estavam conversando. Um estava muito triste por não conseguir atingir seus objetivos e irritavam-se com o outro que insistia em lhe dizer que nada era impossível de se conseguir.

Num determinado momento, o homem triste resolveu encerrar aquela discussão. Com argumentos completamente irrefutáveis, disse ele: “Tudo bem! Nada é impossível? Então me digam por acaso existe a possibilidade de, por exemplo, um homem levantar vôo?”

- Claro que existe. Para que existem os aviões? – Responde serenamente o amigo.

O outro riu sarcasticamente e disse: "Tá, mas aí vai precisar da ajuda dos motores. E sem a ajuda dos motores?"

A resposta veio imediata: "Asa delta."

Um tanto nervoso, o homem triste insistiu: "Mas aí você está precisando de asas e de um lugar alto. E se eu não puder fazer nada disso?"

A resposta veio mais rapidamente do que antes: "Balão de ar quente."

Já vermelho de raiva, o homem bateu na mesa e disse: "Mas supondo que eu não tenha balão, nem asa delta, nem avião, nem nada. Sair voando por si próprio é possível, heim?"

O outro homem pensou por uns dois segundos e disse: "Bom, numa zona de gravidade baixa, pode-se praticamente voar. Ou num túnel de vento, ou com uma roupa magnética contra uma plataforma magnética de mesma polaridade."

O homem triste se enfureceu, levantou-se, bateu na mesa e disse: "Mas e se eu não tiver nada, nada disso?"

O outro pensou, pensou, pensou por um tempão e respondeu, com a mão no ombro de seu amigo: "Pelo que vejo, seu objetivo não é voar. É arranjar todo o tipo de obstáculos e desculpas possíveis para que não se consiga levantar vôo."

Lembre-se: A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem (Hb 11.1). ...

Nunca desista dos seus sonhos... Porque para Deus nada é impossível!!! Mesmo quando as tempestades surgem no horizonte querem destruir a tua vida creia, meu irmão, Deus está no controle e se Ele mandou tu atravessares o mar é porque Ele já liberou tua vitória.

Ministério Trazendo a Arca - Se o Sol se por

quarta-feira, 2 de março de 2011

A FORÇA DO AMOR

I Coríntios 13:4-7 - "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

O amor é difícil de ser definido, mas fácil de ser reconhecido. Quanto mais dele você der, mais dele receberá. Quanto menos você demanda do amor, mais ele lhe dá em retorno. Quanto menos condições você impuser ao amor, mais benéfico ele lhe será, e mais significativo irá se tornar.

O amor pode fazer uma poderosa e positiva diferença, a cada vez que se faz presente. Ele é capaz de produzir maravilhas em qualquer área da vida. Dê amor a alguém, e você estabelecerá uma conexão que resultará numa enorme e surpreendente gratificação para toda a existência. Ame o mundo a seu redor, e esse mundo ganhará um pouco mais de beleza e harmonia.

Ame aquilo que você faz, e você se tornará muito mais feliz e eficiente. Acrescente amor ao conhecimento, e você terá sabedoria. Ame a vida preciosa que Deus graciosamente lhe tem dado, e você poderá encontrar significado e propósito até mesmo em seus momentos mais sombrios. AME A DEUS.

terça-feira, 1 de março de 2011

CÉU OU INFERNO?

Hoje, antes de começar a escrever este artigo, vi muitas pessoas andando enquanto o sino da igreja tocava anunciando um triste caminhar ao cemitério.

Fiquei pensando no mistério de viver: você tem um corpo, perfeito ou não, ele lhe possibilita a passagem do tempo – você brinca, canta, trabalha, caminha, se diverte, ama, odeia, e tantas outras coisas que um corpo possibilita realizar. Mas tudo isso se vai tão de repente, e aquele que muito podia fazer agora se vai rumo ao cemitério, levado pelos homens. Quando o caixão desaparece sob a terra, e resta só a saudade dos que o amavam, as pessoas voltam para casa pensativa no valor da vida.

Tudo parece ter terminado. Toda a dor de quem morreu passou, ele agora está num lugar melhor, sendo confortado, tendo a paz que alivia o coração, acalma a alma e satisfaz o espírito. Mas as coisas não são bem assim! Toda a vida tem um propósito. Este propósito não está em eu ser bem sucedido nesta vida – um renomado profissional, bom marido, um ótimo aluno, excelente pai, um amigo para todas as horas, um religioso exemplar que não perde a missa ou o culto, cumpre as promessas, cheio de caridade. Isto tudo é muito bom! Se todos fossem assim, com certeza o mundo seria bem melhor. No entanto isso não serve para definir se sou salvo ou não, se ao morrer terei um lugar no céu ou no inferno!

É preciso ter algo mais, muito mais que boas ações para Deus olhar lá do alto e considerar você digno de receber o mundo maravilhoso que Ele criou para os seus eleitos. Se não fosse assim o que dizer do ladrão da Cruz? Homem mau, perverso, ladrão, talvez até um assassino que se considerava merecedor da pena que recebeu (a morte). Mas quando todos o desprezaram, Deus o viu de seu trono e o considerou santo, merecedor do céu.

Se você se considera uma boa pessoa, que por isso Deus lhe dará uma boa recompensa quando morrer, tenha cuidado porque para Deus não são as boas ações que você praticaPassatempo que determina seu destino pós-morte. Mas se Jesus vive em sua vida, se você procura obedecê-lo em tudo. Caso contrário, saiba que você nunca vai conseguir atingir o paraíso sem o total auxílio do mestre. Você será gabado pelos homens, será exemplo a ser seguido, mas nunca passará de  um homem completamente perdido para Deus.

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS

"Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro. Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. 

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.


'As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, O essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial!"


Ricardo Gondim