sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PERSEVERAR EM SEGUIR

Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.

Josué 14.9

A maioria das pessoas pensa que para alcançar as bênçãos dos céus basta se apresentar diante de Deus e suplicar a sua ajuda. Acreditam que Deus está sempre a seu dispor para atender todas as suas reivindicações e que Eles só precisam pedir e terão suas necessidades atendidas. No entanto, quando descobrem que o caminho pode ser mais íngreme e difícil do que pensavam, os homens tendem a desistir e a abandonar a sua fé.

A Bíblia narra a história dos doze espias de Israel que entraram na terra de Canaã cheios de alegria com a promessa de possuí-la. Percorreram a terra por 40 dias. Ao fim destes dias, retornaram desanimados e entristecidos com os desafios e obstáculos encontrados. Apenas Josué e Calebe não tinham o espírito conturbado, pelo contrário, ardia em seus corações a certeza de que a vitória viria.

Deus espera de nós o desejo de vencer, a busca pela vitória. Os obstáculos podem aparentar gigantes, indestrutíveis e bem maiores do que nós. Mas aquele que tem Deus em sua vida deve lembra-se sempre de que Deus é infinitamente maior do que tudo e, apenas uma só palavra Sua pode mover o impossíveis.

O filho de Deus sabe que se seguir o caminho correto, o Pai tem o prazer em realizar seus sonhos: Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração - Salmo 37.4

Fandermiler Freitas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O FERREIRO NOTADO POR TODOS

"E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus" 

2 Reis 4:9

Em uma pequena aldeia vivia um ferreiro. Não tinha muito talento para falar, mas participava ativamente das reuniões de uma igreja local. Em uma certa noite, muito escura, um homem da localidade e que nada queria com Deus, desceu do trem na estação e começou a caminhar em direção à sua casa.

Durante o trajeto de cerca de três quilômetros, precisava atravessar uma rústica ponte de madeira que cobria um riacho que passava uns cinco metros abaixo. Devido à escuridão, acabou tropeçando e caindo sobre as pedras bem abaixo, ficando seriamente ferido. Seus gritos foram ouvidos pelos vizinhos que correram para ver o que havia acontecido. Ao se aproximarem da ponte,as primeiras palavras que ouviram do homem foram:

" Mandem buscar o ferreiro que ora."

Aquele ferreiro era reconhecido não pelo dinheiro que possuía, nem pelo seu grau de cultura nem por uma posição de destaque no local onde morava. Era lembrado como um homem de oração e certamente já havia acudido a muitas pessoas aflitas que o procuravam para interceder por seus problemas e dificuldades.

Temos nós compartilhado, com as pessoas que nos cercam, das coisas que temos experimentado diante de Deus? Temos dado um testemunho fiel de que somos servos de Cristo, fazendo com que estas pessoas se lembrem de nós quando se vêem diante de dificuldades? Ou a nossa vida é tão apagada que os nossos parentes e amigos nem percebem que somos cristãos?

Que marcas os nossos pés têm deixado ao longo de nossa caminhada? São pegadas profundas, perceptíveis a olho nu, denunciando a presença do Senhor conosco ou rastros insignificantes que sequer são notados por aqueles que passam ao nosso lado?

O que seus irmãos notam em sua vida?

Paulo Roberto Barbosa

terça-feira, 27 de agosto de 2013

DO QUE ADIANTA

Quantas vezes o homem não compreende a vida nem entende Deus. A gente acredita que por ir a igreja ou ouvir as cerimônias religiosas que estamos nos protegendo do mal ou então que Deus nos deve favores e que tem a obrigação de nos ouvir quando clamamos por ele.

O próprio Deus, falando através de Oseias, disse ao povo de Israel: "Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos". Por que é tão difícil de nós, pobres mortais entendermos isto?

Um rabino foi questionado por um congregado, que acabara de ser preso por dar um desfalque: "Onde está Deus, agora que preciso dele? De que me adiantou ter ido a todas as cerimônias religiosas todas as semanas, se ele não vai me tirar deste problema. na única vez que lhe peço?"

O rabino disse ao congregado: "do que adiantou assistir às cerimônias religiosas senão aprendeu que Deus não aprova que se dê desfalques? Do que adiantou frequentar se não entendeu que precisamos pedir a Deus forças para não cair à tentação. 

A pergunta realmente importante é "para que queremos Deus? Para manipulá-lo e trazê-lo para nosso lado ou para caminharmos como amigo e Senhor de nossas vida?

Baseado no livro "Quem Precisa de Deus?" - Kushner

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A ROSA E O SAPO

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a mais linda do jardim. Mas começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe.
 
Acabou se dando conta de que, ao seu lado, sempre havia um sapo grande, e esta era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.
 
Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente. O sapo, muito humildemente, disse:
 

- Está bem, se é assim que você quer... Algum tempo depois o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas. Penalizado, o sapo disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?
 
A rosa respondeu: "É que, desde que você foi embora, as formigas e insetos me comeram dia a dia, e agora estou deste jeito, feia e morrendo e sei que nunca mais voltarei a ser o que era."
 
O sapo respondeu: "Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas e bichinhos que se aproximavam de você. Por isso é que você era a mais bonita do jardim...

Existem pessoas que se acham mais importantes do que as outras, e por isso se acham no direito de menosprezar os outros. Mas aos olhos de Deus cada um de nós tem o seu valor, e é de grande importância que nós reconheçamos o valor que tem o nosso próximo, para termos uma vida feliz...

Que Deus abençoe a todos!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O NEGRO

Estamos no restaurante estudantil de uma universidade alemã. Uma aluna loura pega sua bandeja e senta-se em uma mesa. Então, percebe que esqueceu os talheres; levanta-se para pegá-los. Ao regressar, descobre com espanto que um rapaz negro, provavelmente subsaariano devido ao seu aspecto, sentou-se em seu lugar e está comendo de sua bandeja.

Sua reação imediata é de desconcerto; sente-se agredida. Porém, em seguida, corrige seu pensamento e supõe que o africano não está acostumado ao sentido da propriedade privada e da intimidade do europeu; ou, inclusive, quem sabe não tenha dinheiro suficiente para pagar a comida, mesmo sendo tão barata para o elevado padrão de vida de nossos ricos países. De modo que a garota decide sentar-se frente ao rapaz e lhe sorri, amistosamente. O rapaz responde com outro sorriso branco. Em seguida, a alemã começa a comer da bandeja, tentando aparentar a maior naturalidade e partilhando-a com rara generosidade e cortesia com o rapaz negro. E assim, ele come a salada; ela prova a sopa; ambos comem alternadamente da mesma porção de carne refogada até acabá-la; ele saboreia o iogurte e ela a fruta...

Tudo isso entre múltiplos sorrisos educados, tímidos por parte do rapaz, suavemente alentadoras e compreensivas por parte dela. Acabado o almoço, a alemã se levanta em busca de um café. E, então, descobre na mesa vizinha por detrás dela, seu próprio casaco colocado sobre o espaldar de uma cadeira e uma bandeja de comida intocada.

LAVAR AS MÃOS

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A CASA DOS MIL ESPELHOS

Tempos atrás em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a casa dos 1000 espelhos.  Um pequeno e feliz cãozinho soube deste lugar e decidiu visitar. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a entrada da casa.

Olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e a cauda balançando tão rapidamente quanto podia. Para sua grande surpresa, deparou-se com outros 1000 pequenos e felizes cãezinhos, todos com suas caudas balançando tão rapidamente quanto à dele. Abriu um enorme sorriso, e foi correspondido com 1000 enormes sorrisos. Quando saiu da casa, pensou:

- Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um montão de vezes.

Neste mesmo vilarejo, um outro pequeno cãozinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, decidiu visitar a casa. Escalou lentamente as escadas e olhou através da porta. Quando viu 1000 olhares hostis de cães que lhe olhavam fixamente, rosnou e mostrou os dentes e ficou horrorizado ao ver 1000 cães rosnando e mostrando os dentes para ele. Quando saiu, ele pensou:

- Que lugar horrível, nunca mais volto aqui.

Todos os rostos no mundo são espelhos. Que tipo de reflexos você vê nos rostos das pessoas que você encontra? O nosso olhar é a janela do nosso coração, por isso a cada dia devemos deixar que Jesus transforme o nosso ser para sermos o reflexo de Seu Amor e Testemunha viva da ação de Jesus em nós.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

NÃO ADIANTA DEVOLVER SÓ A CORDA


"Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento" 

Lucas 5:32

Um novo convertido foi até seu pastor e disse: "Antes de ser salvo, eu roubei uma corda do celeiro de meu vizinho. Após ler a história de Zaqueu, eu resolvi devolvê-la. Mas, meu vizinho não me perdoou completamente". O pastor, percebendo seus olhos abatidos, fez a ele uma pergunta: "Você está certo de que a corda foi tudo o que você retirou do seu vizinho, ou havia algo mais?" Envergonhado, o homem respondeu: "Eu creio que este é o problema. Eu não devolvi o que estava preso à corda -- o bezerro premiado dele!"

O que, em nós, se parece com a história daquele novo convertido? O que temos feito que se assemelha à sua atitude? Temos sido sinceros diante de Deus? Tem sido a nossa conversão genuína?

Quantas vezes já pedimos perdão pelos nossos pecados, confessando ao Senhor que erramos e que não queremos errar mais? Quantas vezes já colocamos diante do altar de Deus tudo o que impedia nossa plena comunhão com Ele, prometendo viver uma vida de pureza e santidade, e... não cumprimos nossas promessas? Quantas vezes proclamamos que nos "convertemos" e continuamos praticando os mesmos pecados de sempre?

Não adianta entregarmos "a corda" ao Senhor, se continuamos guardando o que estava amarrado a ela: fumo, bebida, drogas, conduta sexual indevida, mentiras, egoísmo, orgulho, avareza, ódio, ressentimentos e tantas outras coisas que não são adequadas a um filho de Deus convertido? Não adianta nos ajoelharmos diante de Deus, dizendo: "Tu és meu único Senhor e Salvador, se continuamos seguindo caminhos contrários a Ele. Não adianta irmos fielmente ao templo nas reuniões do fim de semana se nos outros dias continuamos indo aos mesmos lugares que costumávamos ir antes da conversão. Ou a conversão é total ou não houve conversão.

Ou a corda é devolvida com tudo o mais que estava amarrada a ela ou não adianta devolvê-la!

Paulo Roberto Barbosa

domingo, 18 de agosto de 2013

A MÁQUINA DO TEMPO

Em 1896, Wells publicou um livro intitulado A Máquina do Tempo, um conto imaginativo de um cientista que construíra uma máquina que podia transportar uma pessoa através do tempo. O viajante do tempo está preocupado com o futuro, não com o passado. Como muitos cientistas, ele acredita que o "progresso" habilitará a raça humana a construir um mundo melhor. Contudo no livro de Wells esta história de ficção científica não tem um fim feliz.

O protagonista viaja milhões de anos no futuro. Aí, o mundo torna-se frio e sombrio. Quando a neve desanimadora cai, ele vê os últimos vestígios de vida extinguirem-se. Desanimado com o crepúsculo da vida no nosso planeta, o cientista volta ao seu tempo de origem para relatar a sua angústia.

A visão bíblica do futuro é bem diferente. Ela diz-nos que Deus é Senhor do tempo: "Um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia" (2 Pd 3:8). Nós podemos ser optimistas com o futuro porque Deus vai substituir o nosso mundo por um mundo novo.

Nos novos céus e nova terra nós experimentaremos comunhão bendita com o nosso Criador ao longo da eternidade (Ap 21:1-4). Neste momento, Jesus está a preparar um lugar para aqueles que O amam (João 14:1-3), um lugar onde "não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor" (Ap 21:4). - Dennis Fisher

JESUS ESTÁ A PREPARAR UM LUGAR PARA NÓS E A PREPARAR-NOS PARA ESSE LUGAR.

Por Extraído Nosso Andar Diário © Ministérios RBC

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O MENDIGO E A IGREJA

Assim que fora designado à pastorear uma Congregação aonde a Igreja se reúne bem maior (com cerca de 10 mil membros), o Pr Jeremias Steepek se disfarçou de maltrapilho e se dirigiu para o enorme Templo onde eles se reuniam. Ao chegar lá, caminhou em torno da mesma por uns 30 minutos enquanto o mesmo se enchia de pessoas para o culto de apresentação do novo pastor. Lá fora, apenas uns quinze membros (dentre aquela multidão) o cumprimentou ao passar por ele, e mesmo assim, com um “oi” desconfiado... Então ele começou a pedir alguns trocados pra comprar o que comer, mas ninguém – nenhuma boa alma – o atendeu! Dali, ele subiu as escadarias e entrou no templo, e tentou sentar-se nos primeiros bancos (próximo ao altar), mas os diáconos o encaminharam para a parte de trás, lá no último banco, onde ele permaneceu por um tempo, acenando à todas as pessoas que entrava, e que lhes devolvia olhares de julgamento e desprezo como que o avaliando de cima para baixo, se sentissem superioras.

De onde estava, escutou tranquilamente todo o inicio da liturgia, até que a liderança, fazendo uso da palavra, anunciou:

- Irmãos, recebi uma ligação do Pr Jeremias, em que ele confirma já estar em nosso meio, nós ainda não o conhecemos pessoalmente, mas teremos o privilégio de fazê-lo agora. Nesse momento, gostaríamos que o reverendíssimo Pastor Jeremias Steepek ficasse de pé - para que todos nós o conhecêssemos - e que se dirigisse à essa tribuna de honra, para tomar posse como o líder maior da nossa amada Igreja...

Em expectativa, todos aplaudiam, ao mesmo tempo em que olhavam ao redor tentando descobrir de quem se tratava, mas somente o mendigo se levantou... e os aplausos pararam! O pedidor de esmolas então se encaminhou pelo corredor e foi até ao púlpito, foi talvez o momento mais constrangedor e embaraçoso para aquela gente, e sem cerimônias, ele tomou o microfone das mãos do presbítero e falou:

- Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram”. Então os justos lhe responderão: “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?” O Rei então responderá: “Digo a verdade, o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram”.

Depois de haver recitado o texto de Mateus 25: 34-40, olhou a congregação e lhes contou tudo que havia experimentado naquela manhã. Muitos começaram a chorar, muitas cabeças reclinaram-se por aquela tamanha vergonha. O pastor disse então:

- Hoje vejo uma reunião de pessoas, não a Igreja de Jesus Cristo. O mundo tem pessoas suficientes, mas não suficientes discípulos. Quando é que vocês se tornarão discípulos?

Aquela Igreja nunca mais foi a mesma a partir daquele dia...

Ser cristão é muito mais que algo que a gente simplesmente defende. É preciso viver e compartilhar nossas experiências e sermos a Igreja que Deus quer... E então! Será que se essa experiência acontecesse no Templo em que sua Igreja reune, alguém se salvaria???

Silvana Lacerda

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ALGUÉM AMA VOCÊ


Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós.

Romanos 5:8




Dificilmente podemos imaginar amor maior do que o de um jovem por aquela mulher com quem decidiu casar-se. Mas há um amor com um elevado grau de intimidade, mas sem nenhum sinal visível e nenhuma motivação egoísta. É um amor que você pode experimentar. Nem mesmo o amor da mãe mais terna e dedicada pode comparar-se a ele. Você pode sentir-se só e pensar que ninguém lhe entende; talvez passe pela vida sem saber o que é o amor realmente. Todavia há Alguém que ama você e quer preencher sua vida com gozo e amor.

Ele se importa, procura e tem feito muito por você: pagou a sua dívida, providenciou-lhe um lar e tem uma herança guardada para você. Faz de você o feliz filho de um Rei. Ele cuida de todas as suas preocupações, remove todos os seus problemas e enxuga as suas lágrimas.

Você pode perguntar: “Será isso verdade?” Sim, verdadeiramente! Que fato maravilhoso e alegre! Esta Pessoa maravilhosa não é outra senão o Criador de todo o universo, o Deus todo-poderoso e eterno, que tem tudo à Sua disposição. Você pode alegrar-se com o fato de que Deus lhe ama.

Por um genuíno amor a você, Ele enviou Seu único Filho para sofrer o juízo e a morte a fim de lidar com os seus pecados. isso teria de ser feito antes que Deus pudesse torná-lo filho dEle. E é por isso que o Senhor Jesus veio ao mundo para morrer pela culpa de outros. Ele derramou Seu sangue para lhe purificar e lhe dar Sua vida, a fim que você receba a vida eterna. Não rejeite Seu maravilhoso amor. “Quem crê no Filho tem a vida eterna” (João 3:36).

FELICIDADE NA TERRA


terça-feira, 6 de agosto de 2013

MESMO EM SEUS PIORES DIAS

Não existe nada de errado em se ter dias ruins, mas existe tudo de errado em fazer com que os outros tenham dias ruins…com você. Neil Cavuto
Quando o seu mundo está coberto de nuvens escuras, aí está também um excelente motivo para você ser uma fonte de luz. A qualidade da sua vida jamais depende dos desafios que estão à sua frente, mas, sim, da pessoa que você se torna depois de confrontar esses desafios.

Hoje é um dia bonito porque ele é a manifestação da graça e bondade de Deus. Existem miríades de oportunidades para crescimento e satisfação pessoal em muitas e diversas direções. Se as pessoas ao seu redor estão exalando ódio e manifestando atitudes mesquinhas, você tem uma real oportunidade de fazer uma diferença porque os difíceis desafios que se levantam em seu caminho são os mesmos que escondem preciosos tesouros que estão apenas esperando para serem descobertos.

Não importa onde você estiver, não importa o que você tenha que hoje enfrentar, decida viver a beleza deste dia que Deus está acrescentando à sua vida. Ao fazer assim, até mesmo o mundo ao seu redor irá mudar para melhor.

Para Meditação:

Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Salmos 34:4

Nélio DaSilva
http://www.encorajamento.com/index.php

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

INIMIGOS

Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar;

Provérbio 24:17 

Ter amigos é muito bom! Eles fazem a gente se sentir bem, amar a vida e aproveitar as oportunidades de felicidade. No entanto, quando se têm inimigos a vida precisa ser vivida com cautela, determinação e dedicação, porque qualquer passo em falso pode tornar-se numa grande confusão.

A grande dificuldade em se ter inimigos é não se deixar contaminar pela maldade, palavras e ações do outro. O Senhor Jesus disse aos seus discípulos uma coisa que até hoje me impressiona: "Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam" (Lc 6.27)

Um cristão que vive o autêntico evangelho do Senhor Jesus vive uma vida diferente do mundo e não age como os demais que não conhecem a Deus. É Possível Ele possui inimigos? Claro! O seu modo de viver incomodará a muitos! O próprio Senhor Jesus Cristo possuía alguns!
A diferença é que o Cristão não procura o mal para os seus opositores: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus (Mateus 5.44)
Viver assim é muito difícil, mas não impossível quando Deus está no controle da nossa vida. Rogo ao Pai que me ajude a viver este padrão, porque o nosso coração é mal e deseja revidar ou, ainda, usar de mais rigor com aqueles que nos aborrecem. Mas Lembremos o que Deus espera de nós.
Fandermiler Freitas 

A IMAGINAÇÃO


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

NÃO SEJA UM MERCENÁRIO

O Servo do Senhor deve se portar como o tal, espelhando-se sempre nos exemplos deixados pelo Mestre. Ao nos apresentarmos perante Deus, é necessário que estejamos com nossas vidas no altar, sendo incansáveis defensores da verdade, santidade e justiça.

 As atitudes mostram não só o caráter individual, mais na maioria das vezes a condição espiritual também, nas escrituras sagradas encontramos ótimos exemplos a serem seguidos, assim como maus a não serem seguidos. Devemos estar alerta para não sucumbirmos aos nossos próprios desejos, os quais se não forem controlados podem levar o crente a se tornar um mercenário, que através do engano do prêmio de Balaão se tornará corrupto e ganancioso o suficiente, a ponto de apostatar da fé.
O servo bom e fiel deve estar sempre compromissado em fazer a vontade do pai, e não à vontade dos influentes, poderosos, abastados etc. Pois sua recompensa deve ser almejada para o porvir, e não para esta vida, o crente deve deixar de lado o imediatismo fugindo da tentação do “tudo agora”, pois veja o que ocorreu com Esaú, pagou a satisfação de um desejo momentâneo, com a benção de sua primogenitura (Gen. 25:30-34; Hb. 12:15,16).
O cuidado e a cautela se fazem necessário, Satanás é especialista em criar valores para o Homem, então muita calma com os manjares, homenagens, títulos e riquezas que lhes são oferecidos, pois isso servirá para semear a ganância em seu coração.
Para não correr o risco de ser enganado pela doutrina de Balaão, é necessário amar a Deus sobre todas as coisas, só o amor de Deus poderá faze-lo forte para resistir a está tentação (Rm. 8:35-39).
       
Marcio Martins dos Santos