sábado, 30 de janeiro de 2021

SEGUIR O EXEMPLO DE CRISTO

A história do Evangelho penetrou na casa de rica família chinesa, e como resultado, um dos filhos resolveu preparar-se para servir como enfermeiro cristão. Fez seu pedido a um hospital missionário e foi aceito. Em jubilosa antecipação começou o seu curso. Porém, não foi tudo o que ele esperava. Havia a executar tarefas que o jovem considerava abaixo de sua dignidade como filho de uma família nobre.

Um dia lhe foi solicitado que limpasse um par de sapatos, e ele recusou.

– Sou um cavalheiro e um doutor, disse ele. Limpar sapatos é trabalho de um servo.

Sua recusa foi notificada à superintendente do hospital e ela mandou chamar o rapaz. Enquanto falava com ele, tomou calmamente os sapatos e começou a limpá-los. Depois leu a história de Cristo lavando os pés aos discípulos.

Enquanto ela lia as palavras: "Ora, se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros", os olhos do moço se encheram de lágrimas.

– Que Jesus me perdoe, disse. Ele fez o trabalho de um servo, e quem sou eu para recusar-me?

Nunca mais saiu dos seus lábios uma palavra de queixa, fosse a sua tarefa limpar sapatos, esfregar soalhos ou fazer outro qualquer humilde serviço que ele outrora considerava "trabalho de servo". Era agora servo dAquele que fora humilde bastante para servir a todos.

Fonte: http://www.iasdemfoco.net

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

DIGNO DE SER CONHECIDO

Um policial japonês tinha duas filhinhas que eram muito tímidas. Uma tarde teve necessidade de que fosse levada uma mensagem a uma casa que ficava a uns 400 metros de distância. Não podia sair para transmiti-la, e ficou muito perturbado por não achar quem a levasse. Ficou grandemente admirado quando, depois de ouvirem de sua dificuldade, as suas próprias meninas, antes tão tímidas, ofereceram-se para levá-la. Pensando que lhes faria bem vencer a timidez, deixou que fossem. Puseram-se destemidamente a caminho, de mãos dadas.

Ao voltarem, o pai olhou curiosamente para elas, e lhes perguntou: "Vocês não tiveram medo?" "Oh! não", replicaram. "Na escola da missão o professor disse que Deus cuidaria de nós aonde quer que fôssemos. Subimos as escadas e pedimos a Ele que não permitisse que ninguém nos fizesse mal, e então confiamos nEle, e não havia mais nada a temer."

O pai chegou à conclusão de que uma religião que podia tornar suas filhas tão corajosas era digna de ser conhecida, e como resultado de suas investigações tornou-se cristão fervoroso. – Seleto.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

DEUS NÃO ME AMA


Esta é a queixa de muitos, ainda que seja apenas no recôndito de seus pensamentos.

E ela pode ser vista até mesmo, temporariamente, em dados momentos da vida dos santos mais eminentes, quando submetidos a circunstâncias destinadas a provar a sua fé.

Todavia, esta queixa é uma constante naqueles que não amam a Deus, quando as coisas não caminham na direção que eles desejavam. 

Apressadamente concluem: “posso comprovar isto pelas minhas presentes condições de vida.”

“Por acaso é ser amado e assistido por Deus quando se vive na pobreza em que tenho vivido?”

“Quando não se tem as qualificações, dons e habilidades que tantas pessoas possuem e que lhes faz pessoas prósperas neste mundo?”

“Por acaso é ser amado com esta enfermidade que carrego por anos sucessivos?”

A esta lista de argumentos, muitos outros poderiam ser acrescentados, mas estes poucos nos bastam para ilustrarem o ponto que pretendemos enfocar.

Nesta noite de 10-05-2015 tive um sonho muito revelador no qual vi pessoas que tinham profissões que não demandavam qualificações empreendedoras, e nem mesmo capacitação para resolver situações desafiadoras, uma vez que não teriam a mínima possibilidade de atender a tais requisitos. Caso fossem necessários, certamente não permaneceriam empregadas. 

Então ouvi uma voz que dizia alto e bom som: “Nisto se comprova o amor e cuidado divino para com tais pessoas.” 

E isto se aplicava também aos que eram qualificados para tais desempenhos, pois se não fosse pelos dons e capacitações recebidas de Deus, jamais poderiam cumprir as funções para as quais foram designadas a desempenhar neste mundo.

Assim, soa muito estranha ao ouvido divino a queixa de que não somos amados por Ele em razão de não sermos habilitados, ou prósperos em bens terrenos etc.

A declaração de Jesus relativa à viúva pobre destaca muito mais o Seu amor e cuidado por ela, do que propriamente um elogio ao fato de ter ofertado do modo que é esperado por Deus.

Por acaso esta única passagem das Escrituras não é bastante suficiente para exemplificar o amor de Deus pelos que são pobres neste mundo? 

E quanto ao que se queixa de sua enfermidade prolongada... este não possui um grande motivo para louvar a graça divina que o mantêm em vida?

Não lhe é dada a oportunidade de aumentar o seu galardão pelo testemunho de uma boa consciência para com Deus, e de paciência na tribulação?

Não podemos medir de fato o tamanho do amor e cuidado de Deus por nós, pela régua curta e estreita da nossa razão natural, quanto àquilo que somos ou que possamos fazer, uma vez que é Ele que a tudo e a todos governa, e dá a cada um segundo a medida da sua própria capacidade.

Contentemo-nos portanto com a porção que Ele nos tem designado neste mundo, e exaltemos em todas as circunstâncias, o Seu grande, amoroso e poderoso Nome. 


Silvio Dutra

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

BOAS COMPANHIAS

Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do entendimento.

Prov. 9.6

A vida é uma caminhada. E, no decorrer desse percurso nunca estamos sozinhos. A gente vai sempre acompanhado. É muito importante saber escolher os companheiros de jornada. Isso faz uma tremenda diferença, pois dessa escolha dependerá o sucesso de nossa empreitada.

Boas companhias, segundo provérbios tornam o caminho mais belo e seguro, mesmo quando a estrada não é boa ou os vales são os da morte. Um bom amigo não só caminha ao nosso lado, mas nos orienta, conforta e ajuda a viver sabiamente.

Só a sabedoria nos permitirá reconhecer os tolos que nos cercam e a fugir deles. Viver sabiamente é a porta que nos permitirá alcançar grandes coisas e a colher os doces frutos da paz, do amor e do viver tranquilo.

Todo dia, nosso coração deve indagar: Quem são os meus companheiros de estrada? Tolos ou sábios? Como eles têm me influenciado? Para o bem ou para mal? E minhas escolhas tem me levado a paz ou a guerra?

Fandermiler Freitas

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

O JOVEM QUE LIA A BÍBLIA

Em seu livro Maravilhas da Oração, Hale Smith conta o caso de um naufrágio e do salvamento operado pelo Capitão Judkins. Entre os salvos encontrava-se um garotinho de cerca de doze anos, que perdera tudo.

— Quem é você, pequeno?, perguntou o Capitão Judkins.

 Sou um menino escocês; meu pai e minha mãe morreram e vou para a América em busca de meu tio, que reside em Illinois.

 Que é isto?, perguntou o Capitão pegando uma corda que estava atada em volta do peito do menino.

 É um pedaço de corda, senhor.

 Que tem você aí atado debaixo do braço?

 A Bíblia de minha mãe; ela me disse que nunca a perdesse.

 Isto é tudo que você salvou?

 Sim, senhor.

 Você não poderia ter salvo qualquer outra coisa?

 Não, se salvasse isto.

 Você não esperava se perder?

 Eu pretendia, se fosse para o fundo, levar comigo para lá a Bíblia de minha mãe.

 Muito bem, disse o Capitão, eu cuidarei de você.

Tendo chegado ao porto de Nova York, o Capitão Judkins levou o rapazinho a um comerciante cristão, a quem contou esta história.

"Tomarei conta do moço", disse o comerciante. "Não preciso de outras recomendações; o menino que se apega à Bíblia de sua mãe em tais circunstâncias de perigo dará boa conta de si."

Camp Meeting Lessons for Children.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

DEUS USA O FRACASSO

O fracasso encontra todos nós. O fracasso é tão universal que devemos nos perguntar por que mais gurus de autoajuda não abordam o tema. As livrarias transbordam de volumes sobre como ter sucesso, mas você vai olhar muito antes de encontrar uma seção chamada “Como ter sucesso no fracasso”. Talvez ninguém saiba o que dizer.

Mas Deus sabe. O livro dEle foi escrito para fracassados. Está cheio de gente que cometeu erros e falhou, mas que tiveram uma segunda chance. Davi foi um fracasso moral, mas se tornou um homem segundo o coração de Deus. Jonas estava na barriga de um peixe quando fez sua oração mais honesta e então viu um avivamento acontecer em Nínive. Pessoas perfeitas? Não. Confusões perfeitas? Com certeza. Mesmo assim, Deus usou todos eles. Uma descoberta surpreendente e bem-vinda da Bíblia é esta: Deus faz bom uso dos fracassos.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God Uses Failure”

domingo, 24 de janeiro de 2021

sábado, 23 de janeiro de 2021

DE MANEIRA MUITO SIMPLES

Com um Deus assim, que os ama tanto, vocês podem orar de maneira muito simples. Deste modo: Nosso Pai do céu. Revela-nos quem tu és. Dá um jeito neste mundo. Faze o que é melhor – tanto aí em cima quanto aqui embaixo. Conserva-nos vivos com três boas refeições. Preserva-nos perdoados por ti e perdoando os outros. Guarda-nos de nós mesmos e do Diabo. Tu estás no comando! Tu podes fazer tudo o que quiseres! Tua beleza é fascinante! Amém. Amém. Amém. (Mateus 6.9-13)

O ato de orar não é um deserto inexplorado onde abrimos e construímos o caminho. É algo bem percorrido, com tradições ricas e cultura profunda. As palavras de Jesus são a bússola e o mapa para encontrarmos o caminho para os interiores profundos. Por que esta oração é importante para você?

“Ó tu, por meio de quem nos aproximamos de Deus, a Vida, a Verdade, o Caminho; a vereda da oração que tu mesmo trilhaste; Senhor, ensina-nos a orar!” Amém.

>> Retirado de Um Ano com Jesus [Eugene H. Peterson]. Editora Ultimato.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

VENCEDOR... DE VERDADE

"Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 

Marcos 8:36

"O problema em uma corrida de ratos é que, mesmo que vença, continuará sendo um rato."

Eu procurei meditar, ao ler a citação acima, em uma realidade espiritual. Quando se é um pecador afastado do Senhor Jesus, mesmo que consigamos alcançar nossos objetivos, continuaremos sendo pecadores vivendo longe de Deus.

Os prêmios que o mundo oferece -- aos seus vencedores -- são passageiros, inúteis, enganosos. Os vencedores em Cristo ganham tudo e seu prêmio permanecerá por toda a eternidade.

A vitória do que odeia será a vitória do ódio e a derrota completa do seu vencedor. A vitória do incrédulo será o resultado de sua incredulidade. A vitória dos que não confiam em Deus será continuar perdido e sem a esperança de um dia morar na glória, com o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Os ratos vencem e continuam ratos; os pecadores vencem e continuam pecadores; os filhos de Deus vencem e são recebidos com um abraço do Senhor e com as palavras: "Vinde benditos de meu Pai!" O que vale mais?

Eu quero vencer, não com mentiras e enganos, não com desonestidade e falsidade, não com hipocrisia, que pode até enganar a muitos, mas, não ao Senhor. Eu quero vencer para glorificar a Deus, para engrandecer o nome de Jesus, para iluminar o mundo e conduzir os perdidos à salvação.

Eu quero ser um vencedor de verdade... e você?

Paulo Barbosa

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

ESCOLHA VER O INVISÍVEL

Um prisioneiro cravou estas palavras no muro de um campo de concentração: Eu acredito no sol, embora não brilhe. Eu acredito no amor, mesmo quando não é mostrado. Eu acredito em Deus, mesmo quando ele não fala. Que olhos poderiam ter visto o bem em tal horror? Só há uma resposta: olhos que escolheram ver o invisível.

Como o apóstolo Paulo escreveu: “Fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (2 Coríntios 4:18). Jesus nos pede para fazer uma escolha. Para viver pelos fatos ou ver pela fé. Quando a tragédia bate, somos forçados a escolher o que vemos. Podemos ver a ferida ou o Curador. A escolha é nossa.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Choose to See the Unseen”

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

O MELHOR DE CADA MOMENTO

Eu tenho descoberto que a coisa mais importante nesta vida não é onde estamos posicionados; mas sim para onde estamos indo. 

Oliver Wendell

Um dia você olhará para traz e se lembrará do dia de hoje e se perguntará: “Por que eu tive tanto medo de tomar aquela ação?” Um dia você olhará para traz e se lembrará do dia de hoje e se perguntará: “Por que permiti que simples inconveniências da vida me deixasse para baixo impedindo de ver um horizonte mais abrangente?” Um dia você olhará para traz e se perguntará: “Por que é que eu não fui mais disciplinado e mais focalizado?” 

O que você lamentaria não estar fazendo hoje, se pudesse olhar atrás daqui a dez anos? O que você consideraria importante sobre hoje, olhando para trás? Quais seriam as oportunidades tão evidentes, as quais hoje está passando desapercebido por você? 

Uma vida de valor e significado é algo que você constrói com o passar dos anos. Com a graça de Deus e confiança em Suas promessas você pode construir uma nova vida através de uma oportunidade que talvez não possa vir novamente. Embora seja impossível saber o que o futuro lhe trará, uma coisa porém é absolutamente certa: não haverá lamento e nem pesar no futuro se você retirar o melhor de cada momento. 

Para Meditação: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo. Filipenses 1:6,9-10

Nélio DaSilva

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

COMO JESUS PERDOOU

E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

Lucas 23:34

As tropas preparavam-se para entrar em ação. O último sermão do capelão baseara-se nas palavras do Salvador na cruz: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Um jovem alto, cansado da luta, pôs-se em pé de um salto, e exclamou:

– Está muito certo o senhor nos falar dessa maneira. Seus queridos estão a salvo, em seu lar. O senhor nunca viu serem metralhados amigos seus. Pois eu já vi, e por isso mesmo odeio o inimigo!

– Estaria disposto a ir comigo para minha tenda, meu filho? – perguntou bondosamente o capelão.

Uma vez ali, o homem de Deus continuou:

– Quero contar-lhe uma história. Conheci certa vez um jovem aviador, assim de sua idade. Numa batalha seu avião foi derrubado. Saltou de paraquedas e desceu no mar, mergulhando para escapar à chuva de balas que haviam seguido o paraquedas. O inimigo esperou e atirou-lhe uma bomba, quando apareceu à tona. Desta vez não escapou.

O capelão deteve-se e disse entre soluços: "Esta história é verdadeira, meu filho. Eu a vi acontecer. Aqui está a fotografia do rapaz."

Tomando-lhe das mãos a foto apresentada, o jovem soldado fitou aqueles olhos parecidos com os do capelão. Através da fotografia, leu: "Ao Papai, com todo o meu amor." Aí está o amor em ação.

 Meditações Matinais

domingo, 17 de janeiro de 2021

sábado, 16 de janeiro de 2021

COISA ALGUMA DEMASIADO DIFÍCIL PARA DEUS

Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti.

Jeremias 32:17

Muitos anos atrás, dois estranhos se achavam numa rua de Plymouth, na Inglaterra. Era meia-noite, e o grande relógio da cidade soava as horas. Onze. Doze. Treze! Os dois homens discutiram o esquisito fenômeno por um momento, depois foi cada um para sua direção.

Várias semanas depois, o capitão Jarvis, um dos homens, despertou de manhã cedo, com a forte impressão de que devia fazer alguma coisa. Levantou, vestiu-se e desceu as escadas. Diante da porta, o soldado que o servia estava com o cavalo selado e pronto para montar. Intrigado, o capitão Jarvis montou e afastou-se. Não tinha ideia quanto ao lugar a que devia ir, nem por que, de modo que afrouxou as rédeas no pescoço do animal, deixando seguir para onde quisesse.

No lugar de embarque, o barqueiro estava pronto para atender passageiros. Sentira-se impressionado de ser necessário ali. Do outro lado do rio, montou e prosseguiu. Numa das maiores cidades, perguntou se havia algo especial ali, e lhe foi dito que um homem estava sendo julgado por crime de homicídio.

Dirigindo-se apressadamente para o tribunal, o capitão entrou justamente quando o juiz perguntava ao prisioneiro:

– Tem você alguma coisa a alegar em seu favor? Qualquer coisa?

– Não tenho nada a dizer, senhor, senão que sou inocente.

E contou então a história do relógio que batera treze horas em vez de doze e como outro homem observava esse fato além dele.

– Esse homem poderia provar que eu estava ali (no próprio momento em que foi cometido o homicídio), mas é um caso desesperado. Como o poderia eu encontrar?

– Estou aqui! Estou aqui! – exclamou o Capitão Jarvis.

E contou a notável cadeia de acontecimentos que o haviam levado ao tribunal, e confirmou a história contada pelo homem acusado. Este foi posto em liberdade.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

FÉ APENAS

Numa viagem de trem, um pregador empenhou-se numa conversação com outro passageiro, sobre o assunto da "Fé".

– Discordo do senhor – disse o homem – nisso que qualquer pessoa é admitida no Céu por ser possuidora de uma cédula chamada "Fé". Eu creio que, quando Deus recebe alguém no Céu, Ele faz um exame do caráter da pessoa, e não uma inspeção de sua fé.

Nesse preciso momento chegou o conferente e examinou os bilhetes. Depois que ele passou, disse o pregador:

– O senhor percebeu como os conferentes examinam as passagens e não se dão ao trabalho de inspecionar o passageiro? Uma passagem de estrada de ferro é genuína, certifica que a pessoa que a apresenta cumpriu as condições da companhia e tem direito ao transporte. Assim a fé, amigo, apenas habilita a pessoa para aquela graça salvadora que produz o caráter que agrada a Deus. "Sem fé é impossível agradar a Deus."

Seleto
Fonte:http://www.iasdemfoco.net

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

ALEGRIA EM QUALQUER LUGAR

Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria" 

Salmos 68:3

"Mudar é uma decisão fácil de tomar. Encarar a dificuldade e permanecer firme e feliz é que valoriza o caráter." (Elizabeth Clarke Dunn)

Que decisão preferimos tomar quando estamos diante de momentos difíceis e angustiantes? Trocamos de casa? Trocamos de trabalho? Trocamos de igreja? Ou entendemos que em Cristo somos mais que vencedores e que cabe a nós modificar o ambiente e torná-lo agradável e abençoado?

Deus nos escolheu e nos enviou para ser luz e sal em qualquer lugar ou situação. Não podemos e nem devemos ser contagiados por circunstâncias negativas e sim fazer Cristo brilhar em nós e através de nós.

Um ambiente tenebroso deve ser dissipado com nossa presença. Uma conversa enganosa e mentirosa deve ser santificada com nossas palavras. Corações desanimados precisam ser restaurados e vivificados pelo Espírito Santo que em nós habita. Nós fazemos a diferença e não devemos permitir que o pecado nos faça diferente.

Se a nossa casa enfrenta turbulências e momentos de intranquilidade, cabe a nós contribuir para que a paz de Deus passe a reinar naquele lugar. Se o nosso trabalho está envolto em desonestidade e enganos, o nosso testemunho tem de proporcionar fidelidade e verdade em todos os momentos.

Se a nossa congregação está fria e perdendo a comunhão com o Senhor Jesus, ofereçamo-nos a Deus para ser um canal de restauração e avivamento. Não devemos sair correndo em busca de felicidade em outros lugares mas, sim, confiar que o Senhor vai tornar o lugar feliz com a nossa participação.

Eu não preciso mudar para encontrar alegria. O Senhor está comigo e na Sua presença -- em qualquer lugar -- eu sempre estou feliz.

Paulo Roberto Barbosa

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

domingo, 10 de janeiro de 2021

CONCEITO DE GRANDEZA

Dois irmãos, Amede e Omar, desejavam fazer alguma coisa para perpetuar-lhes a memória. Omar erigiu um grande obelisco, junto a uma larga estrada, e nele gravou o seu nome com muitas outras inscrições. Lá permaneceu o esplêndido monumento por muitos anos, mas inútil para o mundo. Amede cavou um poço no deserto e plantou ao redor dele algumas palmeiras. No decorrer de algum tempo, o local se transformou em lindo oásis onde o viajante cansado se detém para saciar a sua sede, alimentar-se com o fruto das palmeiras, e descansar à sombra.

Todos os que por lá passam bendizem o nome de Amede, que é cognominado o Bom.

A história ilustra dois planos de vida. Um consiste em procurar ter grande nome, embora inútil como o foi o que se gravou no obelisco de Omar. O outro consiste em transformar a vida em oásis onde os cansados podem encontrar descanso, conforto e refrigério. – 

Transcrito.
Fonte: http://www.iasdemfoco.net

sábado, 9 de janeiro de 2021

SEREI BONDOSO

Bondade é amor a brilhar no coração. Assim é que só se pode ser bondoso tendo amor para com os outros no próprio coração. Se em nossos relações para com os semelhantes avançarmos tanto quanto nos aconselha o Salvador, e amarmos mesmo nossos inimigos, seremos naturalmente bondosos para com todos.

Existe hoje no mundo grande necessidade de bondade, uma vez que a maioria do povo se tornou muito egoísta. Em seus planos pensam unicamente em si próprios, esquecendo-se das necessidades e felicidades dos que os cercam.

Certo dia estava um garoto numa longa fila, com outras pessoas, esperando a abertura da porta da cozinha "de sopa" do Exército da Salvação. Era dia de Natal. Ele era órfão e fazia muito tempo que não tomava uma boa refeição. Muitas vezes matara a fome revolvendo latas de lixo nos pátios de Nova York. Mas agora ia provar uma boa comida.

Estando ele ali, na calçada gelada, tiritando de frio, observou uma menina alguns anos mais nova do que ele, na mesma fila. Ela não tinha sapatos nem meias. Ficava num pé só, encostando o outro pé na barriga da perna, para o aquecer, e depois, firmando-se nesse pé, levantava o outro, procurando aquecê-lo na barriga da outra perna.

O garoto ficou a observá-la até que não pôde mais suportar. Dirigiu-se para ela, tirou o casaco e o deu à menina: "Faça o favor de colocar este casaco." E logo que a menina assim fez, ele retomou o seu lugar na fila.

Fonte: http://www.iasdemfoco.net

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

MAL QUE SE TORNOU BEM

Conta-se que certo colportor estava vendendo exemplares da Bíblia nos carros de um trem, quando um viajante o chamou e comprou 5 exemplares. Depois de pagá-los, lançou-os pela janela, o que muito entristeceu o colportor.

Na próxima estação, o servo de Deus tentou voltar para apanhá-los, mas desanimou porque a distância era grande. Tempos depois, esquecido o incidente, o colportor volta a viajar na mesma estrada de ferro, tendo obtido licença para visitar os seus funcionários, que residiam dos lados da via férrea. Ficou surpreso quando viu que em casa de um guarda existia um exemplar da Bíblia, dos cinco que foram, havia tempo, lançados pela janela do trem.

Esse guarda contou ao colportor que quisera muito de ter um exemplar das Escrituras, mas que nunca teve dinheiro para adquiri-lo. E que um dia achou no leito da Estrada o exemplar que tinha em sua casa, o qual lia com os seus diariamente.

Jogando pela janela os 5 exemplares, o incrédulo quis acabar com os que eram vendidos pelo colportor. Entretanto, sem jamais pensar, o seu gesto irreverente serviu para beneficiar pelo menos uma família! 

Seleto
Fonte: http://www.iasdemfoco.net

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

A IMPORTÂNCIA DE UM FUNDAMENTO

Há muito tempo, na Itália, algumas pessoas resolveram edificar uma torre, e o fizeram. Era uma torre tão bonita que vocês haviam de gostar de ver. De algum modo, porém, ao edificá-la não puseram alicerces apropriados às condições do solo e ao peso da torre. Como resultado, temos hoje a tão conhecida Torre de Pisa, inclinada. Para a maioria, com certeza, o alicerce parecia bom porque somente numa parte é que era fraco, mas isto bastou para que a torre ficasse inclinada.

Algumas vezes encontramos jovens e senhoritas que dão pouca atenção ao fundamento sobre o qual estão edificando diariamente.

O único plano seguro a seguir é conseguir e pôr em seu fundamento o mais importante material que há – a principal Pedra Angular. Tendo esta por modelo, vocês acharão as pedras da Honestidade, Integridade, Fidelidade e Pureza. Incluam também as pedras da Diligência, Perseverança e Cortesia.

 Church Officers' Gazette.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

domingo, 3 de janeiro de 2021

EM BENEFÍCIO DO POVO

Quando Madame Curie alcançou a tremenda vitória científica oferecendo ao mundo a bênção dos Raios-X, alguém sugeriu que ela tirasse patente do seu descobrimento, pois poderia assim, compensar-se dos trabalhos que tivera e ganhar dinheiro. 

Recusou-se a fazê-lo.Queria que os Raios-X fossem usados por todos sem qualquer objetivo de lucro.

O mesmo ocorreu com o grande cientista brasileiro Vital Brazil quando seu Instituto lançou um medicamento à base do curare, elemento precioso nos casos de intervenção cirúrgica. Um amigo perguntou se ele ia tirar patente. Deu ele uma gargalhada e exclamou:

― Patente pra quê? Quem quiser que use para o benefício do povo...

(Extraído de VASSÃO, Amantino Adorno. Esteiras de Luz. Rio de Janeiro: Juerp, 1971.)

sábado, 2 de janeiro de 2021

DEUS O ABENÇOE

Um moço seguia todos os dias pelo mesmo caminho. Em suas viagens diárias do subúrbio, onde morava, à cidade, onde trabalhava, o trem sempre passava por um viaduto de onde se podia ver o interior de alguns apartamentos no prédio localizado em nível inferior.

Naquele lugar o trem diminuía a velocidade e por isso o rapaz podia observar através da janela de um dos apartamentos, uma senhora idosa deitada sobre a cama. Ele via aquela cena há mais de um mês.

A senhora certamente convalescia de alguma enfermidade, era o que ele pensava. O jovem teve pena dela e desejou vê-la restabelecida. Num domingo, achando-se casualmente naquelas imediações, cedeu a um impulso sentimental e foi até o prédio onde a senhora morava. Perguntou ao porteiro o nome da anciã e depois lhe enviou um cartão com votos de restabelecimento, assinando apenas: "um rapaz que passa diariamente de trem."

 Dali a uma semana mais ou menos, a caminho de casa no trem, o jovem olhou, como sempre, para a janela. No quarto não havia ninguém e a cama estava cuidadosamente arrumada. No parapeito da janela, porém, estava afixado um pequeno cartaz escrito à mão e iluminado por uma lâmpada de cabeceira. Mostrava apenas uma frase singela de gratidão, dizendo: "Deus o abençoe".

Fonte: http://soucrentegracasadeus.blogspot.com/




sexta-feira, 1 de janeiro de 2021