2 Pedro 3:18 –“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ...”
A igreja de Tessalônica teve seu início no meio de perseguições e tumultos como podemos perceber em Atos 17:1-10. Paulo ficou tão preocupado com a fidelidade desses novos discípulos que ele decidiu ficar sozinho em Atenas e mandou Timóteo para Tessalônica. Quando Timóteo voltou e encontrou o apóstolo em Corinto, Paulo ficou aliviado e mandou sua primeira carta aos tessalonicenses para os animar e instruir. No quarto capítulo dessa carta, ele destacou dois temas importantes na vida de cada cristão: a santidade e o amor fraternal. Em ambos os casos, ele fez observações interessantes sobre o progresso desses novos irmãos. Ele disse que os tessalonicenses estavam praticando o bem, e os animou a continuar progredindo, como vemos em Tessalonicenses 4:1,9-10.
Estavam fazendo bem, mas precisavam progredir mais! A linguagem de Paulo nesse trecho frisa bem um ponto que todo servo de Cristo deve compreender. Mesmo quando fazemos bem, precisamos continuar progredindo.
Há pessoas que se preocupam com a sua salvação até ao ponto de crer, se arrepender e se batizar. Mas, uma vez feitas essas coisas, param de crescer. É como se a única coisa importante fosse a entrada no corpo de Cristo. E até erram por não continuar crescendo.
Alguns outros crescem bem por um tempo, mas depois ficam contentes com suas vidas e seu conhecimento da palavra de Deus e deixam de se esforçar. Seja cansaço ou preguiça, tais atitudes deixam a pessoa inútil no reino de Cristo. Em Hebreus percebemos um advertência os seus irmãos por ter estacionado na vida cristã: "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido" Hebreus 5:12.
Vamos crescer na graça e no conhecimento do Senhor como está escrito em 2 Pedro 3:18.
Acredito que em tudo na vida devamos procurar sempre progredir, seja no trabalho, na vida familiar, social e principalmente em nossa vida cristã, visando um aperfeiçoamento que resultará na maturidade cristã. Por isso, ontem, hoje e sempre prossigamos fielmente em amor, não somente falado, mais demonstrado em uma vida de santidade.
ResponderExcluirEm nossa vida, mais do que em qualquer outro tempo, se faz necessário empenho, dedicação e amor para que o crescimento esperado aconteça. Todo servo de Jesus tem a necessidade de continuar crescendo até que Ele nos chame para sua glória.
ResponderExcluir