domingo, 30 de novembro de 2014

O AMOR QUE TUDO SOFRE

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

I Coríntios 13.7

Uma jovem teve que abandonar o lar por causa dos maus tratos que o pai, ébrio, lhe infligia. Por muito tempo ela ficou muito ressentida com o pai, mas depois aceitou a Cristo, e seus ressentimentos cederam ao desejo de mostrar ao pai o que o amor de Cristo fizera por ela, e resolveu voltar para casa. Falou ao pastor acerca de sua resolução.

— Que fará você, perguntou-lhe ele, se seu pai continuar a implicar com você acerca de tudo?
 
— Esforçar-me-ei um pouco mais, respondeu ela.
 
— Que fará se ele a maltratar e acusar injustamente e você for tentada a perder a paciência?
 
— Orarei um pouco mais, foi a resposta.
 
— Que fará se ele a espancar e ferir, como tantas vezes fazia outrora? Não o abandonará, então?
 
A menina pensou por um momento, e então volveu:
 
— Eu o amarei com mais empenho.
 
Essa jovem possuía o amor de que Paulo escreve em I Cor. 13:7, amor que "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

Mil Ilustrações

terça-feira, 25 de novembro de 2014

AMAR AO PRÓXIMO

Um escravo que tinha a confiança de seu dono, viu um dia, no mercado dos escravos, um negro cujo corpo acovardado e pernas cambaleantes, denotavam a sua extrema fraqueza e velhice.

O escravo implorou ao patrão que o comprasse. Este mostrou a sua surpresa, mas deu o seu consentimento e o velho mudou de dono, e foi levado para o seu novo domicílio.

O escravo levou-o para sua cabana, meteu-o em sua própria cama, repartiu a sua comida com ele, deu-lhe água em sua caneca, levava-o ao sol, levava-o à sombra.

Alguém curioso, perguntou: “É teu pai?”

Respondeu ele: “Não, senhor”.

— “É teu irmão?”

—“Não, senhor”.

— “Então só pode ser grande amigo teu, com certeza!”

— “Não, ele é meu inimigo. Há muitos anos ele me roubou da minha aldeia e vendeu-me como escravo. Mas o Senhor Jesus manda-nos amar os nossos inimigos”.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

domingo, 23 de novembro de 2014

A FÉ TRIUNFARA


Um dos maiores obstáculos à consecução é a atitude mental que diz: "Temo não poder; acho que vou fracassar." Mas os que fazem grandes coisas são os que creem que as ideias de valor podem ser transformadas em ações. 

Um dia, antes de um seriado jogo mundial, Lou Gehrig, ex-campeão do time de basebol nova-iorquino, visitou um hospital de crianças aleijadas. Enquanto ele ia de cama em cama, dizia aos pequeninos doentes: "Vocês poderão fazer qualquer coisa, uma vez que ponham nisso todo o coração!" 

Um garotinho, pensando mais acerca do próximo jogo que na mensagem de Gehrig, olhou ao rosto do afamado jogador, e pediu: "Por favor, marque duas vezes a meta hoje." O grande jogador, não querendo decepcionar o menino, e sentindo o adepto de sua própria mensagem de fé, respondeu: "Muito bem, marcarei duas vezes a meta, se você me disser que há de andar." O rapazinho aleijado concordou, e apertaram-se as mãos. Naquela tarde Gehrig marcou duas vezes a meta. 

Anos mais tarde, um jovem alto e de boa aparência deteve o campeão ianque quando ele entrava no estádio uma tarde. Ele perguntou: "Lembra-se de mim?" Gehrig confessou que não. "Bem, então olhe. Eu posso andar!" A fé triunfara.

Fonte: Mil ilustrações 

sábado, 22 de novembro de 2014

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

terça-feira, 18 de novembro de 2014

INVENTORES DE MALES

Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;


Rm 1.30

Cada dia que passa, mais a gente ver o mundo caminhando para longe de Deus. O homem do nosso tempo está perdido em seus próprios pensamentos e vive como se a vida fosse uma prisão, uma existência sem sentido. O apóstolo Paulo chega a chamá-los de "inventores de males".

É impossível, um dia passar, sem haver na TV ou nos jornais tragédias e maldades, crimes e loucuras cometidos por "aborrecedores de Deus". Como escapar dessa trágica novela da vida real? Talvez se aprofundar na religião seja o caminho a seguir ou se aventurar na solidão de lugares remotos e cidades.

E o que falar dos crimes que padres, pastores e religiosos cometem, como podem num momento de pura loucura destruir vidas humanas como se isso fosse a coisa mais normal do mundo? Paulo responde: E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;


E como explicar aos males que desabam em pequenas povoações e cidades? Jesus explica: Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios. Em suma, o homem não pode fugir do mal enquanto não limpar o coração.

A resposta para tudo está no amor. Não no amor humano, dos livros, novelas e filmes. Mas no amor de Deus que não pode jamais se misturar com o mal e é revestido da bondade e fidelidade e do perdão. Desejo a você uma sexta repleta do amor de Deus.

Oxalá que hoje fosse uma dia em que todos os seres humanos se dirigissem a Deus, distribuíssem entre os seus amor e não inventassem males.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PROMESSAS

E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto. 
Juízes 11.30-31

Jefté pensou que teria de pagar ao Senhor fazendo um sacrifício por ter obtido vitória sobre os filhos de Amom. Quão pouco ele conhecia sobre Deus! Deus Se deleita em abençoar aos Seus e espera em troca apenas o amor deles. A salvação que Ele concede é gratuita.

Observe a tola promessa que Jefté fez. Deus às vezes permite que suportemos as consequências das decisões que tomamos por impulso. Vigiemos com cuidado as coisas que dizemos, pois as palavras ditas com precipitação podem trazer sérios problemas (Provérbios 20:25).

Se a fé de Jefté falhou por um momento, a de sua filha brilha intensamente. Ela era “sua única filha”, muito amada por seu pai, e a submissão dela nos faz pensar na submissão do Senhor Jesus (João 8:29). Ela não considerou sua vida como preciosa e se alegrou na vitória que o Senhor tinha dado a Israel. Nesse aspecto, ela é uma tocante figura de Cristo, embora se afaste dAquele que ela representa.

Se a filha de Jefté mereceu ser honrada todos os anos, nosso Senhor Jesus é infinitamente mais digno de ser exaltado agora e pela eternidade.

http://www.beth-shalom.com.br/

domingo, 16 de novembro de 2014

sábado, 15 de novembro de 2014

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A ÁRVORE DE ZAQUEU

Muito antes de Zaqueu nascer, eu creio que Deus plantou uma semente ao lado da estrada de Jericó. Talvez tenha enviado dois anjos para guardá-la. Então eles perguntaram:

— Senhor, por que estamos guardando esta insignificante plantinha? 

— Não quero que um camelo pise nela. Certifiquem-se de que nenhum casco de boi se incline sobre ela ou a fira. Não quero que nenhum cavalo faminto a coma, respondeu Ele.

— Podemos perguntar por que, Senhor? Não há coisas mais importantes a se fazer? 

— Não, nada é mais importante para mim do que planejar encontros com meus filhos. E acrescentou: não posso fazer o Zaqueu subir na árvore, mas posso plantá-la. Somente a sede dele vai levá-lo a subir nela. Enquanto isso, minha soberania vai certificar-se de que a árvore está no lugar certo, pronta e esperando por Zaqueu. 

Extraído do livro: Os Descobridores de Deus.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

UM CÂNTICO DE VIDA

"Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra"

João 4:34


Um asno, tendo ouvido alguns gafanhotos chilreando, ficou altamente encantado. Desejando possuir a mesma melodia charmosa, perguntou-lhes o que comiam para ter tão belas vozes. A resposta dos gafanhotos foi: "O orvalho." O asno resolveu, então, viver apenas de orvalho e em pouco tempo morreu de fome. Quando os cristãos decidem viver do orvalho do mundo, seguramente experimentarão, em curto espaço de tempo, suas mortes espirituais.

Que tipo de música tem saído de nossos lábios? O que temos apresentado àqueles que nos conhecem e participam de nosso dia a dia? O que estas pessoas podem testemunhar a respeito de nosso canto de vida?

Andamos por esse mundo atrás de complementos que julgamos serem necessários para fazer de nossa vida mais interessante e mais aprazível. Achamos que, se melhorarmos um pouco aqui e progredirmos outro tanto ali, alcançaremos muito mais destaque no cenário projetado para nossa satisfação.

O que muitas vezes esquecemos é que a beleza da melodia de nossa vida não depende de fatores externos ou de aquisições de acessórios encontrados nas rondas pelos atalhos mundanos. Ela se concentra em nosso interior e é fruto de um relacionamento íntimo com o Senhor que entra em nossos corações quando nos arrependemos dos pecados e o convidamos para dirigir nossas vidas.

O som harmonioso de nossas palavras e o brilho celestial em nossos rostos não são conquistados através dos prazeres mundanos ou bens materiais adquiridos no trajeto de nossa existência, mas são resultado de uma vida de obediência ao Senhor, de amor ao próximo, do compartilhar da Palavra, da oração intercessória por aqueles que são amados por Deus e, às vezes, estão andando longe de Sua presença. Fazendo a vontade de Deus estamos nos alimentando de tal forma que nossas atitudes sempre produzirão um cântico que a todos, inclusive ao Senhor, encantarão.

Sua vida tem sido um louvor a Deus e uma bênção para seus amigos?

Paulo Roberto Barbosa

terça-feira, 11 de novembro de 2014

ATÉ MAIS SAMUKA


Por isso eu louvei os que já morreram, mais do que os que vivem ainda.

Lamentações 4.2


Hoje, eu acordei mais triste. Saber que o Samuka se foi é uma coisa difícil de entender. Existe tanta coisa a falar daquele menino de sorriso largo e coração sincero.

Lembro-me de quando a Luzivana partiu, muitas crianças, entre elas o Samuel, ficaram desesperadas. O Samuka chorava tanto e batia a cabeça na parede. Foi até preciso tomar calmante.

E as visitas que fez a Fernanda quando estava em tratamento contra o câncer. Lembro-me de uma vez que ele chegou mais a Maria Helena, com o seu jeito infantil (ele era uma daquelas pessoas que nunca deixaram de ser criança) e ficaram horas no quarto brincando, conversando.

E quando a Fernanda Morreu, ele me disse: "Tá vendo aquela palheta junto ao violão? Dei para ela em uma das nossas conversas." E falou do Hélio, dizendo: "Estão todos lá, juntos"

E como se esquecer de seu violão, de sua bicicleta, de seu modo de falar sempre brincalhão, do otimismo em relação à vida. Faço de minhas palavras um hino do Novo Som - De Coração.

Ah!, foi tão triste
Ver você partir naquele dia
Você se foi e nos deixou pra viver
Um mundo melhor..
Mas uma estrela ilumina o coração da gente
Só em saber que você esta com Jesus
Como um sol que não se vai
E faz clarear o amor junto de você..
Nos resta, a certeza de que estará
Para sempre, em nossos corações
Seguiremos tocando a paz, cantando a luz
Pra ver clarear, o amor junto de você
Te amamos para sempre De Coração.

A meu amigo Ocete e à família rogo a Deus conforto e paz ao coração aflito e triste e ofereço o meu mais sincero pesar.

E a você, Amigo... Até mais!

Fandermiler Freitas

domingo, 9 de novembro de 2014

SÓ PODE SER SALVO QUEM RECONHECE QUE É PECADOR

Quem insiste em que o homem pode salvar a sua alma da condenação eterna, pela sua simples aplicação na prática de boas obras, é porque ainda não foi convencido pelo Espírito Santo quanto à real extensão da culpa dos seus pecados; que é infinita e eterna assim como é o castigo divino para todos aqueles que não tiveram a sua dívida de pecados perdoada e cancelada por Cristo.

É nEle e somente nEle que podemos ser aceitáveis a Deus, uma vez que não há quem não peque.

É pela aspiração de se obter a concretização da esperança que temos nEle de sermos aperfeiçoados pelo Espírito Santo, mediante aplicação da Palavra de Deus em nossas vidas, que somos salvos para aquela vida perfeitamente santa, justa e amorosa que teremos na glória celestial.

Somente o próprio Deus pode nos despojar inteiramente da natureza pecaminosa que todos possuímos, enquanto neste mundo, e nos revestir da sua natureza celestial, espiritual e divina.

E este trabalho de justificação, regeneração e santificação do pecador é realizado simplesmente com base na graça de Deus e mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Silvio Dutra

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A MELHOR PARTE

Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
Lucas 10.42

Quando alguma coisa é dividida, todo mundo sempre quer a melhor parte ou aquela que considera a mais importante. Isso me faz lembrar de minha infância, quando íamos almoçar galinha caipira. Havia uma pequena disputa pelo o fígado e a moela. Eu, minha irmã, meu pai, todos nós "lutávamos" pela melhor parte.

No contexto do versículo acima, Jesus estava na casa de Marta e Maria. Marta corria de um lado para o outro em preparativos para receber Jesus. Posso imaginar que fazia comida, arrumava a mesa, queria tudo limpo, perfeito e agradável para receber o mestre.

Já Maria, sentava-se aos pés de Jesus e apenas o ouvia tranquilamente e sem pressa. Isso irritou Marta, como faria com qualquer mulher, a ponto de reclamar da irmã para Jesus: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. (V. 40)

Em nossa vida, todo dia, fazemos muitas escolhas. Algumas simples e corriqueiras; outras, complexas e importantes para o futuro. Essas duas mulheres tiveram Jesus na sua casa e fizeram escolhas diferentes. Enquanto Marta preocupava-se em servir Jesus da melhor maneira possível, preparando tudo o que estava ao seu alcance para o conforto do Mestre, Maria esqueceu de tudo ao seu redor e se pôs a ouvir Jesus.

Gostaria agora que você pensasse em suas escolhas. Elas tem sido tomada baseada em sua opinião ou na de Jesus? Para Marta a melhor coisa a fazer era servir Jesus do melhor, mas para Maria era deixar Jesus servi-la.

A resposta de Jesus para Marta foi bem simples: Tu te preocupas de mais com este mundo, todas essas coisas vão passar e no final não vão ter importância alguma. Só há uma coisa que é realmente importante ou necessária - A Palavra de Deus em nossa vida.

Meu querido amigo, queria lembrar-lhe de que Maria escolheu a melhor parte, porque parou todos os seus afazeres e deixou Jesus falar em seu coração. Parece pouca coisa, não é? Mas para o Mestre era a melhor parte. Qual a parte que você tem escolhido? A melhor? Aos olhos de quem? Seu ou de Jesus?

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

terça-feira, 4 de novembro de 2014

NÃO TEMAS

Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Josué 1.9

O medo é uma sensação de pavor e de incapacidade diante de um obstáculo ou desafio. É um sentimento de alerta por se sentir ameaçado tanto fisicamente como psicologicamente. o Pavor é a ênfase do medo.

Josué estava num estado de conflito mental e interior. Moisés havia morrido e ele se achava pequeno diante do grande desafio: levar o povo de Israel a enfrentar grandes e poderosos inimigos e tomar posse da terra. O medo é uma reação natural do corpo diante do perigo. E em Josué não foi diferente, até porque ele conhecia o povo e o viu, tantas vezes, desafiar Moisés e desobedecer a Deus. Mas agora, ele estava só, teria que ter coragem e dedicação ao extremo para cumprir sua missão.

Todo mundo tem medo de alguma coisa; escuro, água, altura, de está só, de não ser feliz, de falar em público, de não conseguir realizar um sonho, etc. Isso é natural diante dos homens. Mas uma coisa que Josué aprendeu foi que quando falar Ele espera que o obedecemos. Ele sabe que temos medo, tanto que foi ao encontro de Josué dizendo: Não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Queres ser vitoriosos e não temer o medo? Anda com Deus, confia nEle, segue suas determinações e ele te promete: Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei

Nani Azavedo - Não temas.