Paulo contou aos Filipenses que viver de forma digna do Evangelho de Cristo significava não temer diante dos inimigos.
Somente deveis portar-vos dignamente conforme o Evangelho de Cristo. . . E em nada vos espanteis dos que resistem. (Fp 1.27,28).
Então ele deu a lógica de não nos espantar.
Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele. (Fp 1.29).
A lógica é esta:
Deus deu a você duas bênçãos, não apenas uma: Fé e sofrimento. Isto é o que o verso 29 diz:
Neste contexto isto significa:
Tanto a sua fé diante do sofrimento, e os seus sofrimentos são dons de Deus. Quando Paulo diz, não vos espanteis dos que resistem, ele tinha duas razões em sua mente do porquê deles não precisarem ficar assustados:
1. Uma razão é que os oponentes estão na mão de Deus. A oposição deles é uma bênção vinda de Deus. Ele governa isto. Este é o primeiro ponto do verso 29.
2. E a outra razão para não ficar com medo é que o seu destemor, isto é, sua fé, está também na mão de Deus. Isto também é uma bênção. Este é o outro ponto do verso 29.
Então a lógica de ser destemido diante do adversário é esta verdade dupla: Ambos o seu adversário e a sua fé diante de seu adversário são bênçãos de Deus.
Por que isto é chamado de "portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo" (v. 27) ? Por que o Evangelho é a boa notícia de que o sangue do testamento infalível de Cristo obteve para todo o seu povo a soberana obra de Deus para nos dar fé e para governar nossos inimigos — sempre para nosso eterno bem.
Portanto, não tema. Seus adversários não podem fazer coisa alguma a mais do que Deus concede. E ele concederá a fé que você precisa. Estas promessas são compradas com sangue e seladas. O evangelho promete.
Silvio Dutra
Nenhum comentário:
Postar um comentário