terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

SOZINHO NUNCA

... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém

Mateus 28.20

Renato Russo disse certa vez: "Digam o que disserem, o mal do século é a solidão" e eu sabiamente assino embaixo. Se observarmos um pouco a vida veremos que ele tinha muita razão.

Arnaldo Jarbor, no texto "Estamos com fome de amor", declarou: "Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes... chegam sozinhas. E saem sozinhas. Empresários, advogados, engenheiros que estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos."

A verdade é que nós estamos cada dia mais distantes um do outro, perdemos o interesse no próximo. Não falo aqui de querer saber as minúcias da vida alheia, mas de se aproximar do outro, de semeiar amor e carinho.

Jesus disse que o amor se esfriaria na terra, que os homens seriam amantes de si mesmos...

Apesar da essência humana se distanciar do amor, da paz, da harmonia, Deus nunca quer se afastar do ser humano, Ele prometeu sempre está conosco até o final dos tempos. Se a solidão lhe cerca, lhe aflige, lhe machuca, lembre-se de que o Pai deseja estar com você todos os dias.

Fandermiler Freitas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

DOIS CAMINHOS

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Mt 7.13-14


Quando eu era criança, durante as férias, na fazenda de minha avó, ao retornar para casa depois de um dia de aventura, me deparei, à beira da mata, com um caminho que se bifurcava. Não foi fácil decidir que caminho seguir. Por sorte acertei o caminho e, ao anoitecer, cheguei em casa.

Certa vez, Jesus Cristo falou de dois caminhos, não são caminhos comuns, mas são estradas que conduzem o homem a lugares eternos. Os caminhos findam com a morte do homem. Cada caminho tem um destino diferente. E este destino é o resultado da escolha que o homem faz em vida.

Um caminho conduz a vida eterna e o outro a perdição eterna. O que Jesus quer dizer é que enquanto estamos vivos fazemos escolhas e decidimos a que caminho trilhar. Nós somos responsáveis por isso. No entanto é bom lembrar que um dia este caminho finda para cada um e é impossível depois de chegar ao destino que ele nos leva retornar.

Você sabe em que caminho está seguindo? Se seu caminho findar hoje ou amanhã ou depois você sabe para onde está indo? Lembre-se que só existe dois caminhos: um que leva ao céu e outro ao inferno. E somos nós, com nossas escolhas que decidimos onde ele nos levará.

domingo, 26 de fevereiro de 2023

A OBRA CELESTIAL

A Escritura diz: “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2 Coríntios 3:18 NVI).

Sabe, quando Deus me encontrou, eu era um toco infrutífero com raízes profundas. Mesmo assim, ele encontrou um lugar para mim. Foi necessário uma boa arrancada e muita limpeza, mas ele me levou das terras ermas para seu lar e me exibiu como uma obra dele. Tal é a obra do Espírito Santo.

Meu amigo, o Espírito de Deus o transformará numa obra celestial e o exibirá em plena vista. Agora, espere ser esfregado, lixado e envernizado uma ou duas ou dez vezes. Mas no final, o resultado valerá o desconforto e você ficará grato.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Handiwork of Heaven”

sábado, 25 de fevereiro de 2023

BUSQUE BONS CONSELHOS

Pessoas sofridas tendem a se juntar com outras pessoas sofridas. Amamos aqueles que lamentam por nós e evitamos aqueles que nos corrigem. Porém, correção e direção é o que precisamos.

Eu descobri a importância de um conselho saudável quando estava na metade do Triatlo Ironman. Depois de nadar de 1.9km e pedalar por 90km, eu não tinha muita energia sobrando para fazer a corrida de 21km. Nem o cabra correndo ao meu lado. Eu perguntei a ele como estava e logo me arrependi! Ele disse “Isso é um saco. É a decisão mais idiota que já fiz.” Ele tinha mais reclamações do que devedor na Receita Federal.

Minha resposta para ele? “Adeus”. Eu sabia que se o escutasse por tempo suficiente, começaria a concordar com ele. Provérbios nos lembra “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22) Ore logo, busque aconselhamento saudável e não desista!
Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Take Good Counsel”

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

VERDADE E MENTIRA

"Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição"

Mateus 7:13

"Uma mentira pode viajar metade do mundo enquanto a verdade está colocando seus sapatos." Mark Twain

A mentira é mais fácil, mais atraente, mais difundida no mundo em que vivemos. Ela caminha com maior velocidade porque a porta por onde passa é larga e espaçosa. O grande problema é que a porta é larga mas o caminho após passar por ela vai se estreitando até sufocar, destruir.

A verdade parece mais difícil de manter. A porta por onde passa é estreita, mas, o caminho que se apresenta vai se alargando, vai mostrando campos verdes, águas tranquilas, bênçãos e salvação. Quem faz opção pela verdade pode dormir tranquilamente e sabe que caminha em direção à felicidade, pois, caminha com Aquele que é a Verdade: Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

De que adianta caminhar rapidamente por meio mundo se não se sabe para onde vai e nem se chegará a algum lugar? De que serve a facilidade se não existe algo proveitoso a alcançar? De que adianta luzes coloridas e atraentes se logo se apagarão transformando todo o caminho em profundas trevas?

A mentira corre e a verdade caminha devagar. A mentira engana e a verdade esclarece. A mentira semeia discórdia e a verdade amor. A mentira destrói e conduz ao inferno, a verdade edifica lares e vidas e nos leva para o Céu e a vida eterna.

Aquele que firma sua conduta na mentira, não tem paz, não tem alegria, não tem esperança, não tem Deus no coração. O que prefere ouvir a voz do Senhor e se firmar na verdade, vive sorrindo, ilumina o caminho por onde passa, engrandece e glorifica o nome de Jesus.

Qual tem sido seu modo de vida, mentira ou verdade?

Paulo Barbosa

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

OS SINAIS

E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?

Mateus 16.3

Eu gosto de assistir ao CSI. São histórias de policiais decididos a desvendar crimes sem repostas.  É incrível como tudo pode se tornar evidências: um fio de cabelo, um inseto, uma luz, um bilhete, um som, um vegetal, solo. "As evidências falam" diz um dos personagens. As pistas põem sempre alguém na cena do crime, inocenta um suspeito, esclarece um fato, revela horas e datas.

Prestar atenção as evidências é muito importante, a Bíblia diz em Provérbios que "O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando." Todos nós temos a capacidade de compreendermos o que está acontecendo em nossa volta e de decidirmos o que é melhor. Isso é sabedoria.

No entanto, vez ou outra, despercebidos do perigo e iludidos pelo caminho acabamos pagando o preço de ignorar os sinais. Lembro-me de um amigo que contou-me que certo dia, ao amanhecer, notou o céu diferente, nuvens grossas deslizavam no céu, levadas por um vento frio. Sua mãe ainda aconselhou: "João, a friagem está chegando, não viaje hoje." No entanto, eufórico pela aventura, disse: "Nada mãe, é só uma chuva". Ele terminou a história dizendo: "Passei o maior frio da minha vida".

No versículo acima, Jesus aconselha aos homens saber discernir os sinais dos tempos, sem isso, é impossível um viver de paz, amor e felicidade.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

QUANTO PEÇA UMA TAÇA DE CRISTAL COM ÁGUA?

Um pastor constatou que as suas ovelhas estavam passando por muitas situações de estresse, ansiedade e preocupações diversas nos últimos dias e isso as estava impactando muito negativamente.

Então resolveu trazer a eles uma lição bíblica, porém, de uma forma que eles pudessem se lembrar dessa lição sempre que estivessem em situações estressantes, de ansiedade e em meio à preocupações.

Ilustrações Cristãs : Quanto pesa uma taça de cristal com água?

No púlpito, ele pegou uma bonita taça de cristal que trouxe de casa de um presente recebido em seu casamento, levantou-a e a encheu de água.

– Agora gostaria de lhes fazer uma pergunta:

– Alguém lá atrás disse: se a taça está mais cheia ou mais vazia?

– Não, respondeu, o pastor. Essa já está muito velha. Hoje quero fazer uma pergunta diferente a vocês. Qual é o peso dessa taça de cristal com água?

Um zum-zum-zum começou a ser ouvido. Alguns disseram uns 300 gramas. Outros que pesava entre 300 a 700 gramas.

Então o pastor chamou um rapaz à frente e disse se ele poderia segurar a taça a fim de saber mais certamente o seu peso. O pastor pediu para que ele segurasse aquela taça com a mão erguida e prosseguiu com sua mensagem.

Passados alguns minutos o rapaz fez sinal ao pastor se poderia ir sentar-se

– Não, disse o pastor. Você aguenta segurar mais um pouco?

– Ele balançou a cabeça positivamente.

Mais alguns minutos se passaram e o rapaz abaixou a mão e a taça.

– O que houve? Perguntou o pastor.

– Não estou aguentando mais segurar, meu braço já está doendo.

– Você pode aguentar só mais um pouquinho?

– Sim, disse o rapaz, levantando novamente a mão com a taça

O pastor dá continuidade e mais dez minutos se passam quando o rapaz abaixa a mão e desiste.

– Não dá mais, pastor, meu braço já está dormente.

Você viram? Apontou o pastor. O que realmente importa não é o peso físico da taça com água, mas sim quanto tempo ficamos segurando esse peso.

Se eu segurar a taça por alguns minutos não sentirei nada. Se segurar por uma hora ficarei com dor no braço. Se segurar o dia todo o braço ficará dormente e amortecido, se é que conseguirei.

Em todos esses casos o peso da taça é o mesmo. O que muda é o tempo em que se fica com esse peso nos braços.

Da mesma forma, quando a Bíblia diz que devemos lançar as nossas ansiedades, Deus está nos ensinando que os estresses, as preocupações, as ansiedades são como essa taça com água. Eu penso a respeito delas por um tempo e isso é normal, eu não sou praticamente impactado. Eu penso sobre elas por um pouco mais de tempo e elas começam a me machucar. Eu penso sobre elas o dia todo e eu fico paralisado, sem forças para viver a vida como ela deve ser vivida, fico incapaz de fazer as coisas.

Então, o que aprendemos é que temos de largar a taça.

“lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

O BOM RAIMUNDO RECEBEU DEZ CONTOS DE RÉIS

O bom Raimundo recebeu dez contos de réis, diz a história, pelas suas terras que seriam alagadas nas obras do açude. Ao voltar da cidade, já encontrou à sua espera os parentes mais próximos e os amigos, que conversavam à sombra da mangueira e foram entrando. Como era costume, cada um foi pedindo seus "favores". Era uma forma de repartir a felicidade.

A prima Severina foi a primeira a pedir um vestido para ir ao casamento da filha. A própria noiva precisava de uma trempe para o fogão. O primo Nonato queria um jegue para levar os jerimuns para a feira que o angico, de velho, já não aguentava a carga. 

Sebastião, o irmão mais velho, pigarreou e disse: "Eu careço de um par de botinas". O outro, Genésio, precisava de uma dentadura nova. Eleutério pediu, como "favor", "um ócus, porque a vista num dá mais prá rodá o bilro". Em pé no canto da sala, quieto, um moço chamado José a tudo assistia sem nada pedir. "E você, José", pergunta o bom Raimundo, "não vai pedir nada?" 

José ajeita o chapéu de palha na cabeça, arranca um suspiro da alma e responde com toda a pompa: "Eu quero só uma coisa, seu Raimundo; eu quero sua filha Glória em casamento".

Este é, de fato, um pedido só, mas obviamente, contém muito mais porque, uma vez casado com a filha de Raimundo, José terá todas as suas carências supridas, como bem ensina o rabino Irving Bunin na sua monumental obra A Ética do Sinai, falando sobre a parábola que adaptamos nas historinha do bom Raimundo. Bunin está comentando a oração de Davi no Salmo 27.4. Davi declara que pediu apenas uma coisa, mas nesse pedido estava tudo que ele haveria de precisar por todos os seus dias: a presença do Senhor, simbolizada na casa do Senhor. A presença do Senhor é esperança, socorro na angústia, vitória sobre os inimigos, rocha de perenidade e proteção.

João Falcão Sobrinho

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

sábado, 18 de fevereiro de 2023

RELÓGIO DE BRINQUEDO

Um menino estava aprendendo a ver as horas no relógio de ponteiros. O pai, querendo incentivá-lo, o presenteou com um relógio de brinquedo, mas na hora ele não reparou que era de brinquedo.

Quando foi para a cama, naquela noite de sábado, deu-lhe corda e acertou-o com o relógio grande de parede, e então o colocou debaixo do seu travesseiro. De manhã, bem cedo, colocou a mão debaixo do travesseiro e pegou seu precioso relógio. Olhando o mostrador, na meia-escuridão, viu que o relógio marcava 8 horas. Saltou da cama e correu para o quarto dos pais gritando:

– Gente, já são oito horas! Nós vamos chegar atrasados na escola bíblica.

Mas o pai e a mãe não ficaram lá muito satisfeitos de serem acordados àquela hora, pois ainda eram cinco da manhã. Mandaram-no de volta para a cama e ele, entristecido, só então percebeu que o seu relógio, afinal, não era o que parecia ser. Por alguns momentos ficou acordado na cama, pensando no acontecido, e então se levantou, foi buscar uma chave de parafuso, e desmontou o presente.

Viu que embora o mostrador fosse bonito, ele percebeu que não tinha nenhuma daquelas “pecinhas” que um relógio de verdade tem, por isso não trabalhava. Naquela manhã, no culto matutino, o pastor falou sobre a passagem que diz que “a fé sem as obras é morta”.

– Você compreendeu o que o pastor disse, meu filho? – disse o pai, na hora do almoço.

– Sim, papai – respondeu o menino, ele falou sobre o meu relógio.

– Sobre o seu relógio, como assim? – indagou o pai, curioso.

– Sim, papai – disse o menino, o pastor falou que “a fé sem as obras é morta!”, igual ao meu relógio de brinquedo. Ele não trabalha, é um relógio morto!

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma 

Tiago 2.17.

Fonte: https://www.sitedopastor.com.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

O QUARTO BILHETE

Uma vez, viajando de ônibus com minha família, de Kolar a Bangalore, no Sul da índia, pedi quatro bilhetes ao condutor. Este deu-me somente três, dizendo que fosse esperto e declarasse, quando consultado, que minhas duas filhas tinham menos de três anos. A sugestão era tentadora, mas eu a recusei, afirmando que tal atitude não era justa. 

Reclamei o quarto bilhete, o que cau­sou tanto ao condutor como aos passageiros grande surpresa. O mundo está cheio de seduções, mas para o cristão elas são oportuni­dades desafiantes para uma reação de acordo com o que é reto e bom bri­lhando por Cristo. O mundo precisa de atos que lembrem Cristo. Este é o melhor método de evangelização, pois leva a mensagem de Cristo tanto aos cristãos como aos anti-cristãos. Todo cristão verdadeiro é uma luz. Brilhando, ele cumpre sua grande missão. 

Java Mitra (Índia)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

OS TRÊS CRIVOS

Conta-se que no Líbano, há muitos anos, foi construído e muito bem equipado um hospital missionário. Mas apesar de haver muitos doentes naquela região, nenhum deles aparecia para submeter-se a qualquer cuidado médico. É que os inimigos do evangelho tinham espalhado a notícia de que os doentes que entrassem ali não sairiam com vida.

Certa manhã um dos médicos viu um cachorrinho com uma perna quebrada e o levou ao hospital para ser socorrido. Internado, o cãozinho foi bem tratado e tudo correu bem, pois logo ficou completamente curado.

A notícia logo se espalhou e aqueles que antes tinham deixado influenciar-se pelos boatos caluniosos, começaram a pensar: Ora, um médico que foi tão bom apenas cuidando da saúde de um animal, não o será também para conosco?

Não demorou muito e os doentes começaram a aparecer para serem tratados. O melhor de tudo, porém, é que quando saiam só falavam bem do hospital, como ainda dos médicos, das enfermeiras e do pessoal. E assim levavam uma semente do evangelho, o que ainda é mais importante do que a saúde. 

Antes de dar alguma notícia a respeito de alguém ou de alguma coisa, no reino e Deus, veja primeiro se a história passa por estes três crivos:

1. Você tem certeza de que os fatos são verdadeiros?

2. Ainda que o sejam, será uma bênção contá-los?

3. Além do mais, é necessário sejam divulgados?

Caso não passe por essas três provas, nenhum comentário a respeito de alguém ou de alguma coisa jamais deverá ser feito por qualquer filho de Deus, a menos que ele queira cair na condenação do diabo, o pai da mentira, da calúnia e das difamações. E lembre-se de que o crente difamador é um servo de Deus a serviço do diabo. Não é sem motivo que a Escritura os condene severamente. 

"... O difamador separa os maiores amigos". Pv 16.28.

"Irmãos, não faleis mal uns dos outros...". 1Pe 3.10, 11.

"Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? O que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho..." Sl15.1-3. 

Autor: Pr. Pedro Liasch Filho
(Extraído do livro: Rios de água viva, da editora Reviva)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

ESCOLHENDO O QUE É MAIS IMPORTANTE

Eu me lembro de um convite para falar numa igreja no centro-oeste dos Estados Unidos. Eu o recusei. Se eu tivesse ido, eu teria a atenção de um grande número de pessoas por cerca de uma hora. A oportunidade de falar de Jesus para algumas pessoas que não O conheciam.

Será que uma terça-feira em casa com a esposa e três crianças é mais importante do que pregar para uma audiência? Eu resolvi fazer uma lista de o que eu teria a perder dizendo “não” à minha família por uma noite. Eu não estaria lá para segurar Andréia quando o dedo dela foi machucado na porta. Eu não estaria lá para responder à pergunta de Jenna, “Painho, o que é uma pessoa com deficiência?” Eu teria perdido Jenna contando a história sobre Jesus na cruz durante o nosso devocional familiar.

Há centenas de preletores que poderiam falar para aquela audiência, mas as minhas filhas só têm um pai! Eu fiz a escolha certa.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Choosing What is More Important”

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

DEIXA O SOL ME AQUECER

Seu nome era Diógenes. Destacou-se entre os sábios gregos e chegou a ser professor de Alexandre da Macedônia. Um dia, começou a questionar os costumes do seu tempo e a necessidade dos bens materiais. Adotou uma vida totalmente desprendida e ficou morando dentro de uma barrica, tendo para seu uso pessoal somente uma cuia com água. Até as roupas ele dispensou!

Depois de algum tempo, descobriu que nem mesmo da cuia ele precisava, pois usando suas duas mãos poderia pegar água para beber ou para limpar-se. Jogou a cuia fora.

Quando Alexandre invadiu a Grécia, fez questão de visitar aquele seu antigo professor. Encontrou-o sob o sol, junto à barrica, entregue aos seus pensamentos, e lhe disse: "Você já deve saber que conquistei a Grécia e que todas estas terras agora fazem parte do meu império. Como você foi meu professor e sempre o admirei, quero recompensá-lo de alguma forma. Me diga: o que você deseja?"

Houve um momento de silêncio. Alexandre e todos os integrantes de sua escolta aguardavam com curiosidade a resposta do filósofo.
"Posso pedir mesmo?" – disse Diógenes.

"Sim, peça."

"O que lhe peço é que você saia da frente do sol, pois está impedindo que os raios solares toquem o meu corpo."

Alexandre não respondeu. Apenas saiu da frente do sol, e nesse pequeno gesto tentou compreender a filosofia de vida do seu antigo mestre. Olhou mais uma vez para Diógenes em sua barrica, olhou para seus soldados, retomou as rédeas do seu cavalo e seguiu seu caminho, rumo à conquista da Ásia.

(Esta história é contada no livro "Vida com Qualidade")

domingo, 12 de fevereiro de 2023

sábado, 11 de fevereiro de 2023

CEIFEIROS INTERNACIONAIS

"A seara na verdade é grande, mas os trabalhadores são poucos." 

S. Mateus 9:37

Imagine por um momento que estamos no mês de junho no Kansas. A temperatura está a 32°C à sombra, mas você não se sente incomodado, pois está acima do calor num avião de dois assentos. Lá embaixo os campos de trigo se estendem por quilômetros e quilômetros como um vasto e dourado oceano. Aqui e ali, nesgas de um colorido verde no solo indicam que você esta sobrevoando uma fazenda.

À esquerda você nota dois pontos vermelhos. Circundando-os e descendo um pouco, você verifica que parecem brinquedos de crianças, cortando, ajuntando, limpando os grãos enquanto passam pela lavoura.

Voando ainda mais baixo você lê a palavra McCormick pintada em letras brancas na máquina vermelha.

Cyrus Hall McCormick, nascido no dia 15 de fevereiro de 1809, gostava de trabalhar com máquinas na oficina de seu pai na Virgínia.

Não levou muito tempo antes que ele estivesse procurando ajudar o pai a dar ao mundo uma colhedeira automática.

Embora seu pai tivesse falhado, Cyrus levou avante o plano na base do conhecimento que havia adquirido com o pai, e teve sucesso. Em 1832 ele demonstrou a primeira colhedeira bem sucedida, a qual era puxada por um único cavalo. Ele continuou a melhorar suas máquinas e sua companhia cresceu. Hoje ela é conhecida como a International Harvester Company, e é uma das maiores manufaturadoras no gênero em todo o mundo. Em virtude da invenção de McCormick um só homem pode colher trigo suficiente para milhares de pessoas.

Antes do invento de McCormick as colheitas eram lentas e difíceis. Com foice e outros implementos agrícolas precários, um só homem não podia colher mais do que uns poucos acres. Hoje a média de colheita no Kansas é de 544 acres. Algumas fazendas de trigo são muito grandes. São tão grandes que têm de ser medidas por quilômetros quadrados, isto é, divididas em secções com quilômetros de área.

Cada uma destas secções chega a ter 640 acres. Fazendas com uma ou duas secções são comuns.

Numa de Suas parábolas Jesus representou o mundo como um vasto campo de seara. Colhedores internacionais são necessários para que saiam e recolham pessoas de todo o mundo para o Seu reino.

Poucos são os obreiros. Nossa igreja é pequena. Deus necessita de pessoas jovens que sejam para Ele McCormicks modernos, capazes de inventar novos meios de recolher a seara do mundo o mais rapidamente possível, de modo que Jesus possa vir em breve.

Está você disposto a se unir aos modernos "International Harvester Company" hoje? Sua ajuda é necessária!

http://www.4tons.com/

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

QUANDO DESOBEDECER É A ÚNICA SAÍDA


Daniel viveu na Babilônia por muitos e muitos anos, talvez até o fim de sua vida. Sobreviveu a vários reinados. Assistiu à Babilônia ser tomada das mãos dos Caldeus, e entregue aos medos e persas. Independente de quem estivesse no poder, Daniel se mantinha fiel à sua consciência. Ele não estava comprometido com uma ideologia ou império, e sim com o Deus de seus pais. 

Durante o reinado de Dario, o rei medo, Daniel foi vítima de uma conspiração. 

“Todos os presidentes do reino, os prefeitos e sátrapas, conselheiros e governadores concordaram em que o rei devia baixar um decreto e fazer firme o interdito, que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões” (Dn.6:7).

A arapuca estava armada. Bastava flagrar Daniel orando ao seu Deus para que este fosse lançado na cova dos leões. Era uma questão de tempo. Mas não muito tempo. 

“Ora, quando Daniel soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas para o lado de Jerusalém, e, três vezes ao dia, se punha de joelhos, orava e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer” (v.10).

Pode parecer simples, porém, orar é muito mais do que uma prática religiosa. Orar é conspirar! Orar é sabotar! Orar é emperrar as engrenagens deste mundo. É denunciar as injustiças. É ser cúmplice de Deus na implantação do Seu Reino na Terra. É, portanto, uma atitude subversiva, revolucionária. 

Quem deixa de orar, acaba por conformar-se com o mundo. Perde a esperança. Torna-se cínico. 

Daniel não se dobrou ante aquele decreto injusto. Ele o desobedeceu conscientemente. 

Como podemos desobedecer a autoridades constituídas por Deus? Isso não contraria o ensino das Escrituras em Romanos 13?

“Toda pessoa esteja sujeita às autoridades superiores, pois não há autoridade que não venha de Deus. As autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus” (Rm.13:1-2a).

Mas não foi justamente isso que fizeram as parteiras hebréias que receberam ordem de Faraó para que matassem todos os recém-nascidos do sexo masculino? E se houvessem obedecido, o que teria sido de Moisés? 

Como resolver este conflito? Creio que a resposta pode ser encontrada no episódio em que as autoridades judaicas proíbem os apóstolos Pedro e João de proclamarem o Evangelho e ensinarem em nome de Jesus (At.4:18).

Observe a resposta que eles deram:

“Julgai vós se é justo, diante de Deus, obedecer antes a vós do que a Deus?” (At.4:19).

Devemos obedecer às autoridades civis, desde que suas ordens e leis não conflitem com a vontade de Deus revelada nas Escrituras. Não confunda submissão com subserviência! É dever cristão insurgir-se contra qualquer autoridade que não esteja cumprindo seu dever de promover o bem e punir a injustiça, atribuições que lhe são requeridas na mesma passagem em que somos ordenados a submeter-nos a elas (Rm.13).

Um cristão verdadeiro não vai obedecer a seu chefe quando este lhe mandar mentir ou trapacear. Ainda que isto lhe custe a demissão. 

Igualmente, os filhos devem submeter-se aos pais, bem como as esposas aos seus maridos, mas jamais trair a sua consciência fazendo o que for contrário à Palavra de Deus. 

Temos o dever de rebelar-nos contra leis injustas, que favorecem a uns à custas de outros. Ainda que os beneficiados sejamos nós mesmos. 

Insurgir-se contra a injustiça pode nos custar caro. Dietrich Bonhoeffer, proeminente teólogo alemão, pagou com sua própria vida, por resistir à autoridade nazista em nome de sua fé. A justificativa de seu ato pode ser encontrada no livro "Resistência e Submissão", de sua autoria. 

Ao ser flagrado em oração, Daniel foi lançado na cova dos leões, conforme previa a lei. Porém, o Deus a quem devia total lealdade enviou Seu anjo para impedir que fosse devorado pelas feras. 

Não devemos temer às ameaças daqueles que se nos opõem. Mesmo que não recebamos um livramento semelhante ao de Daniel, terá valido a pena manter-nos fiéis à nossa consciência. 

Hermes C. Fernandes 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

COM DEUS OU SEM DEUS?

Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer 

João 15.5.

Em 1805 nasceu George Muller. Levava uma vida  desregrada  e fazia sua mãe sofrer muito. Quando ela estava morrendo ele jogava baralho em um antro de jogatina.  Ele   continuou vagando pelas ruas, bebendo pelas noites e logo foi parar em uma prisão como vagabundo e ladrão. Muitos anos depois, em uma cidade da Inglaterra, um  cortejo  fúnebre estava passando. Todas as bandeiras estavam a meio-pau, todas as lojas estavam fechadas e milhares de pessoas se enfileiravam pelas ruas.  Muitas  pessoas  estavam  derramando  lágrimas.

Todos queriam prestar a última homenagem a George Muller. Em algum lugar, durante seus muitos anos, ele teve um encontro com o Cristo da Galileia, entregou sua vida a  Ele e se tornou, talvez, o maior exemplo de fé em Deus de todos os tempos. Ele se tornou um pai para milhares de crianças abandonadas e cuidou delas com muito carinho contando e confiando apenas no Senhor em suas necessidades.

Não há situação ruim neste mundo que não possa sofrer a intervenção miraculosa do poder de nosso Deus.  Quando tudo parece perdido, um simples pedido: “Senhor, ajude-me,” pode fazer toda a diferença e transformar a situação. Uma simples atitude de fé  pode levar-nos do desespero à paz, da inquietação ao regozijo no coração, da  derrota  iminente  à vitória tão ansiada.

Só Deus pode fazer isso. Não depende de nosso esforço, nem de nossa capacidade, nem  das  pessoas influentes que conhecemos. Basta crer, confiar  que  para  Deus  tudo  é possível e que nele somos mais do que vencedores.

Jamais poderemos dizer que somos ruins demais para Deus nos aceitar e nem que somos bons  demais para  precisar de um Salvador. Quer sejamos maus ou bons,  precisamos  de  Cristo porque sem Ele nada podemos fazer. Ele  é  a  Porta  para  a nossa mudança e o Caminho para nos conduzir à felicidade e à vida eterna.

A nossa eternidade tem duas opções: com Deus e sem Deus. Qual você prefere?

Autor: Paulo Barbosa

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

TORRADAS QUEIMADAS

Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro.

Naquela noite, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.

Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geleia e engolindo cada bocado.

Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse: – Adorei a torrada queimada…

Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse: – Companheiro, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada… Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro, talvez nem o melhor pai, mesmo que tente todos os dias!

O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.

Desde que eu e sua mãe nos unimos, aprendemos a suprir um as falhas do outro. Eu sei cozinhar muito pouco, mas aprendi a deixar uma panela de alumínio brilhando. Ela não sabe usar a furadeira, mas após minhas reformas, ela faz tudo ficar cheiroso, de tão limpo. Eu não sei fazer uma lasanha como ela, mas ela não sabe assar uma carne como eu. Eu nunca soube fazer você dormir, mas comigo você tomava banho rápido, sem reclamar.

A soma de nós dois monta o mundo que você recebeu e que te apoia, eu e ela nos completamos. Nossa família deve aproveitar este nosso universo enquanto temos os dois presentes. Não que mais tarde, o dia que um partir, este mundo vá desmoronar, não vai. Novamente teremos que aprender e nos adaptar para fazer o melhor.

De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos.

Então filho, se esforce para ser sempre tolerante, principalmente com quem dedica o precioso tempo da vida, a você e ao próximo.

“As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir.”

“O SORRISO ENRIQUECE OS RECEBEDORES, SEM EMPOBRECER OS DOADORES”

Mário Quintana

logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2.20

Autor desconhecido

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A MORTE DE AGOSTINHO

Agostinho foi um dos maiores líderes desta era. Seus escritos apresentavam as tremendas maravilhas do nosso Deus, sendo citados por mais de mil anos. Uma de suas maiores obras chama-se A Cidade de Deus.

Em seu leito de morte, cercado por seus amigos mais próximos enquanto partia lentamente para estar com o Senhor, a respiração de Agostinho cessou, seu coração parou, e uma maravilhosa sensação de paz encheu o quarto. De repente, seus olhos se abriram novamente, e com o rosto brilhando ele declarou aos que estavam presentes: “Vi o Senhor. Tudo que escrevi não passa de palha“.

Então ele partiu para o seu eterno lar.

Autor: Livro: O Temor do Senhor, John Bevere

domingo, 5 de fevereiro de 2023

PASSARINHO DORMINDO NO FIO

Você já viu um passarinho dormindo num fio, sem cair?

Como é que ele consegue isso?

Se nós tentássemos dormir assim, certamente cairíamos.

O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa.

Os pés não irão soltar aquela coisa até que ele desdobre o joelho para voar.

O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa.

Que maravilhoso é o nosso Deus Criador, não?

Nós também quando estamos de joelhos diante do Senhor, nos tornamos verdadeiros GIGANTES.

Joelhos dobrados em oração… Eis o segredo da FORÇA e da VITÓRIA.

Autor: Anônimo

sábado, 4 de fevereiro de 2023

AS LIÇÕES DE UM SÁBIO PARA HOJE

Certa vez quando viajava de navio, desabou uma violenta tempestade e por sorte conseguimos chegar ao abrigo de uma baía protegida.

Quando o temporal passou, deixamos nosso esconderijo e continuamos viagem. De repente, avistamos o casco quebrado de uma embarcação.

Chegando mais perto, percebi que se tratava justamente do navio no qual um grande mestre estivera navegando. Meu coração, abalado, encheu-se de dor.

Qual não foi a minha surpresa quando, ao desembarcar, corri para a Casa de Estudos e ali avistei, sentado, ensinando pacientemente os seus discípulos, o venerável Mestre!

Mestre! – gritei – conte-me como escapou da tempestade, se eu vi com meus próprios olhos o casco da sua embarcação que naufragava?

De maneira respeitosa, como era o seu costume, ele me disse:

“Um pedaço de madeira flutuou perto de mim, quando o mar estava a ponto de me engolir. Agarrei-me a ele e com a ajuda de Deus, subi e pude voltar para casa.”

Mas Mestre, conte por favor, como não foi tragado pelas ondas gigantescas que afundam navios inteiros, para não dizer um minúsculo ser humano flutuando num pedaço de madeira?

Disse ele com calma: “Eu inclinei a cabeça diante de cada onda.”

Essa é a lição de humildade que nos leva mais longe na nossa jornada: diante das tempestades da vida, incline a cabeça.

Share on Facebook

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

PEPINOS ENGANADORES

Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede Fortes. 

1 Coríntios 16.13.

Quando eu era um pequeno menino, comentou um homem já idoso, “ganhei de presente um pepino colocado dentro de uma garrafa”. O pescoço da garrafa era pequeno e o pepino bem grande. Tentei imaginar como ele havia entrado ali. Um dia, passeando pela horta, pude observar uma garrafa deslizando sobre um pequeno pepino, verde, e pude compreender o que havia acontecido.  O pepino cresceu dentro da garrafa.

Frequentemente vejo pessoas querendo se livrar de hábitos que tanto mal lhes causam, mas não conseguem porque parecem mais fortes do que eles. Penso que esses hábitos cresceram dentro deles deste que eram ainda bem pequenos e, agora, não conseguem mais escapar. Eles são como o pepino. (H. Sayles)

Muitas pessoas confessam que são teimosas, que têm um gênio explosivo, que são mentirosas, invejosas e até que têm prazer em provocar intrigas e contendas.  Sabem que são atitudes nocivas ao meio em que vivem e até para si mesmas, mas concluem que não são capazes de se libertar de tais práticas.

Essas coisas vão tomando conta de nosso interior e destruindo nossa vida espiritual sem que percebamos.

Elas penetram de mansinho, esgueirando-se pelos cantos, na ponta dos pés e sem fazer barulho, e nós, ingenuamente, vamos oferecendo uma cadeira e até um lugar especial em nossos corações. Quando abrimos os olhos para a nossa insensatez, o vício já está hospedado, de “mala e cuia” como se dizia antigamente.

Precisamos ter o cuidado de não permitir que esses pequenos pecados se instalem em nossas vidas.

Preocupamo-nos com os “grandes pecados” mas permanecemos indiferentes aos pequenos erros que são, quase sempre, a causa de nossos tropeços e fracassos. Os pequenos pecados, ao encontrarem espaço em nosso interior, crescem e passam a dirigir os nossos pés, levando-nos cada vez mais para longe de Deus.

Feche todas as brechas para esses “pepinos” enganadores.

Autor: Paulo Barbosa

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

O JOVEM RICO

“Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu” (Mateus 19:21). Esta declaração de Jesus deixa o jovem governante rico perturbado. Ele pensou que o céu estava apenas a um pagamento de distância. Você trabalha duro, paga suas dívidas e “plim” – sua conta é paga integralmente. Jesus diz: “De jeito nenhum”.

O que você quer custa muito mais do que você pode pagar. Você não precisa de um sistema, você precisa de um Salvador. Você não precisa de um currículo, você precisa de um Redentor. Pois “o que é impossível aos homens é possível a Deus” (Lucas 18:27). Não perca o foco deste versículo: você não pode salvar a si mesmo. Não através dos rituais corretos, doutrina correta ou devoção correta. Veja, não foi o dinheiro que atrapalhou o homem rico; foi a autossuficiência.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Rich Young Ruler”