terça-feira, 28 de fevereiro de 2023
SOZINHO NUNCA
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023
DOIS CAMINHOS
domingo, 26 de fevereiro de 2023
A OBRA CELESTIAL
A Escritura diz: “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2 Coríntios 3:18 NVI).
Sabe, quando Deus me encontrou, eu era um toco infrutífero com raízes profundas. Mesmo assim, ele encontrou um lugar para mim. Foi necessário uma boa arrancada e muita limpeza, mas ele me levou das terras ermas para seu lar e me exibiu como uma obra dele. Tal é a obra do Espírito Santo.
Meu amigo, o Espírito de Deus o transformará numa obra celestial e o exibirá em plena vista. Agora, espere ser esfregado, lixado e envernizado uma ou duas ou dez vezes. Mas no final, o resultado valerá o desconforto e você ficará grato.
sábado, 25 de fevereiro de 2023
BUSQUE BONS CONSELHOS
Eu descobri a importância de um conselho saudável quando estava na metade do Triatlo Ironman. Depois de nadar de 1.9km e pedalar por 90km, eu não tinha muita energia sobrando para fazer a corrida de 21km. Nem o cabra correndo ao meu lado. Eu perguntei a ele como estava e logo me arrependi! Ele disse “Isso é um saco. É a decisão mais idiota que já fiz.” Ele tinha mais reclamações do que devedor na Receita Federal.
Minha resposta para ele? “Adeus”. Eu sabia que se o escutasse por tempo suficiente, começaria a concordar com ele. Provérbios nos lembra “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22) Ore logo, busque aconselhamento saudável e não desista!
Em Inglês: “Take Good Counsel”
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
VERDADE E MENTIRA
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023
OS SINAIS
No entanto, vez ou outra, despercebidos do perigo e iludidos pelo caminho acabamos pagando o preço de ignorar os sinais. Lembro-me de um amigo que contou-me que certo dia, ao amanhecer, notou o céu diferente, nuvens grossas deslizavam no céu, levadas por um vento frio. Sua mãe ainda aconselhou: "João, a friagem está chegando, não viaje hoje." No entanto, eufórico pela aventura, disse: "Nada mãe, é só uma chuva". Ele terminou a história dizendo: "Passei o maior frio da minha vida".
No versículo acima, Jesus aconselha aos homens saber discernir os sinais dos tempos, sem isso, é impossível um viver de paz, amor e felicidade.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023
QUANTO PEÇA UMA TAÇA DE CRISTAL COM ÁGUA?
Um pastor constatou que as suas ovelhas estavam passando por muitas situações de estresse, ansiedade e preocupações diversas nos últimos dias e isso as estava impactando muito negativamente.
Então resolveu trazer a eles uma lição bíblica, porém, de uma forma que eles pudessem se lembrar dessa lição sempre que estivessem em situações estressantes, de ansiedade e em meio à preocupações.
Ilustrações Cristãs : Quanto pesa uma taça de cristal com água?
No púlpito, ele pegou uma bonita taça de cristal que trouxe de casa de um presente recebido em seu casamento, levantou-a e a encheu de água.
– Agora gostaria de lhes fazer uma pergunta:
– Alguém lá atrás disse: se a taça está mais cheia ou mais vazia?
– Não, respondeu, o pastor. Essa já está muito velha. Hoje quero fazer uma pergunta diferente a vocês. Qual é o peso dessa taça de cristal com água?
Um zum-zum-zum começou a ser ouvido. Alguns disseram uns 300 gramas. Outros que pesava entre 300 a 700 gramas.
Então o pastor chamou um rapaz à frente e disse se ele poderia segurar a taça a fim de saber mais certamente o seu peso. O pastor pediu para que ele segurasse aquela taça com a mão erguida e prosseguiu com sua mensagem.
Passados alguns minutos o rapaz fez sinal ao pastor se poderia ir sentar-se
– Não, disse o pastor. Você aguenta segurar mais um pouco?
– Ele balançou a cabeça positivamente.
Mais alguns minutos se passaram e o rapaz abaixou a mão e a taça.
– O que houve? Perguntou o pastor.
– Não estou aguentando mais segurar, meu braço já está doendo.
– Você pode aguentar só mais um pouquinho?
– Sim, disse o rapaz, levantando novamente a mão com a taça
O pastor dá continuidade e mais dez minutos se passam quando o rapaz abaixa a mão e desiste.
– Não dá mais, pastor, meu braço já está dormente.
Você viram? Apontou o pastor. O que realmente importa não é o peso físico da taça com água, mas sim quanto tempo ficamos segurando esse peso.
Se eu segurar a taça por alguns minutos não sentirei nada. Se segurar por uma hora ficarei com dor no braço. Se segurar o dia todo o braço ficará dormente e amortecido, se é que conseguirei.
Em todos esses casos o peso da taça é o mesmo. O que muda é o tempo em que se fica com esse peso nos braços.
Da mesma forma, quando a Bíblia diz que devemos lançar as nossas ansiedades, Deus está nos ensinando que os estresses, as preocupações, as ansiedades são como essa taça com água. Eu penso a respeito delas por um tempo e isso é normal, eu não sou praticamente impactado. Eu penso sobre elas por um pouco mais de tempo e elas começam a me machucar. Eu penso sobre elas o dia todo e eu fico paralisado, sem forças para viver a vida como ela deve ser vivida, fico incapaz de fazer as coisas.
Então, o que aprendemos é que temos de largar a taça.
“lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7)
terça-feira, 21 de fevereiro de 2023
O BOM RAIMUNDO RECEBEU DEZ CONTOS DE RÉIS
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023
sábado, 18 de fevereiro de 2023
RELÓGIO DE BRINQUEDO
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
O QUARTO BILHETE
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023
OS TRÊS CRIVOS
Conta-se que no Líbano, há muitos anos, foi construído e muito bem equipado um hospital missionário. Mas apesar de haver muitos doentes naquela região, nenhum deles aparecia para submeter-se a qualquer cuidado médico. É que os inimigos do evangelho tinham espalhado a notícia de que os doentes que entrassem ali não sairiam com vida.
Certa manhã um dos médicos viu um cachorrinho com uma perna quebrada e o levou ao hospital para ser socorrido. Internado, o cãozinho foi bem tratado e tudo correu bem, pois logo ficou completamente curado.
A notícia logo se espalhou e aqueles que antes tinham deixado influenciar-se pelos boatos caluniosos, começaram a pensar: Ora, um médico que foi tão bom apenas cuidando da saúde de um animal, não o será também para conosco?
Não demorou muito e os doentes começaram a aparecer para serem tratados. O melhor de tudo, porém, é que quando saiam só falavam bem do hospital, como ainda dos médicos, das enfermeiras e do pessoal. E assim levavam uma semente do evangelho, o que ainda é mais importante do que a saúde.
Antes de dar alguma notícia a respeito de alguém ou de alguma coisa, no reino e Deus, veja primeiro se a história passa por estes três crivos:
1. Você tem certeza de que os fatos são verdadeiros?
2. Ainda que o sejam, será uma bênção contá-los?
3. Além do mais, é necessário sejam divulgados?
Caso não passe por essas três provas, nenhum comentário a respeito de alguém ou de alguma coisa jamais deverá ser feito por qualquer filho de Deus, a menos que ele queira cair na condenação do diabo, o pai da mentira, da calúnia e das difamações. E lembre-se de que o crente difamador é um servo de Deus a serviço do diabo. Não é sem motivo que a Escritura os condene severamente.
"... O difamador separa os maiores amigos". Pv 16.28.
"Irmãos, não faleis mal uns dos outros...". 1Pe 3.10, 11.
"Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? O que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho..." Sl15.1-3.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2023
ESCOLHENDO O QUE É MAIS IMPORTANTE
Será que uma terça-feira em casa com a esposa e três crianças é mais importante do que pregar para uma audiência? Eu resolvi fazer uma lista de o que eu teria a perder dizendo “não” à minha família por uma noite. Eu não estaria lá para segurar Andréia quando o dedo dela foi machucado na porta. Eu não estaria lá para responder à pergunta de Jenna, “Painho, o que é uma pessoa com deficiência?” Eu teria perdido Jenna contando a história sobre Jesus na cruz durante o nosso devocional familiar.
Há centenas de preletores que poderiam falar para aquela audiência, mas as minhas filhas só têm um pai! Eu fiz a escolha certa.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023
DEIXA O SOL ME AQUECER
Quando Alexandre invadiu a Grécia, fez questão de visitar aquele seu antigo professor. Encontrou-o sob o sol, junto à barrica, entregue aos seus pensamentos, e lhe disse: "Você já deve saber que conquistei a Grécia e que todas estas terras agora fazem parte do meu império. Como você foi meu professor e sempre o admirei, quero recompensá-lo de alguma forma. Me diga: o que você deseja?"
domingo, 12 de fevereiro de 2023
sábado, 11 de fevereiro de 2023
CEIFEIROS INTERNACIONAIS
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023
QUANDO DESOBEDECER É A ÚNICA SAÍDA
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
COM DEUS OU SEM DEUS?
João 15.5.
Em 1805 nasceu George Muller. Levava uma vida desregrada e fazia sua mãe sofrer muito. Quando ela estava morrendo ele jogava baralho em um antro de jogatina. Ele continuou vagando pelas ruas, bebendo pelas noites e logo foi parar em uma prisão como vagabundo e ladrão. Muitos anos depois, em uma cidade da Inglaterra, um cortejo fúnebre estava passando. Todas as bandeiras estavam a meio-pau, todas as lojas estavam fechadas e milhares de pessoas se enfileiravam pelas ruas. Muitas pessoas estavam derramando lágrimas.
Todos queriam prestar a última homenagem a George Muller. Em algum lugar, durante seus muitos anos, ele teve um encontro com o Cristo da Galileia, entregou sua vida a Ele e se tornou, talvez, o maior exemplo de fé em Deus de todos os tempos. Ele se tornou um pai para milhares de crianças abandonadas e cuidou delas com muito carinho contando e confiando apenas no Senhor em suas necessidades.
Não há situação ruim neste mundo que não possa sofrer a intervenção miraculosa do poder de nosso Deus. Quando tudo parece perdido, um simples pedido: “Senhor, ajude-me,” pode fazer toda a diferença e transformar a situação. Uma simples atitude de fé pode levar-nos do desespero à paz, da inquietação ao regozijo no coração, da derrota iminente à vitória tão ansiada.
Só Deus pode fazer isso. Não depende de nosso esforço, nem de nossa capacidade, nem das pessoas influentes que conhecemos. Basta crer, confiar que para Deus tudo é possível e que nele somos mais do que vencedores.
Jamais poderemos dizer que somos ruins demais para Deus nos aceitar e nem que somos bons demais para precisar de um Salvador. Quer sejamos maus ou bons, precisamos de Cristo porque sem Ele nada podemos fazer. Ele é a Porta para a nossa mudança e o Caminho para nos conduzir à felicidade e à vida eterna.
A nossa eternidade tem duas opções: com Deus e sem Deus. Qual você prefere?
Autor: Paulo Barbosa
terça-feira, 7 de fevereiro de 2023
TORRADAS QUEIMADAS
Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro.
Naquela noite, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.
Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geleia e engolindo cada bocado.
Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse: – Adorei a torrada queimada…
Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse: – Companheiro, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada… Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro, talvez nem o melhor pai, mesmo que tente todos os dias!
O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.
Desde que eu e sua mãe nos unimos, aprendemos a suprir um as falhas do outro. Eu sei cozinhar muito pouco, mas aprendi a deixar uma panela de alumínio brilhando. Ela não sabe usar a furadeira, mas após minhas reformas, ela faz tudo ficar cheiroso, de tão limpo. Eu não sei fazer uma lasanha como ela, mas ela não sabe assar uma carne como eu. Eu nunca soube fazer você dormir, mas comigo você tomava banho rápido, sem reclamar.
A soma de nós dois monta o mundo que você recebeu e que te apoia, eu e ela nos completamos. Nossa família deve aproveitar este nosso universo enquanto temos os dois presentes. Não que mais tarde, o dia que um partir, este mundo vá desmoronar, não vai. Novamente teremos que aprender e nos adaptar para fazer o melhor.
De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos.
Então filho, se esforce para ser sempre tolerante, principalmente com quem dedica o precioso tempo da vida, a você e ao próximo.
“As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir.”
“O SORRISO ENRIQUECE OS RECEBEDORES, SEM EMPOBRECER OS DOADORES”
Mário Quintana
logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2.20
Autor desconhecido
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023
A MORTE DE AGOSTINHO
Agostinho foi um dos maiores líderes desta era. Seus escritos apresentavam as tremendas maravilhas do nosso Deus, sendo citados por mais de mil anos. Uma de suas maiores obras chama-se A Cidade de Deus.
Em seu leito de morte, cercado por seus amigos mais próximos enquanto partia lentamente para estar com o Senhor, a respiração de Agostinho cessou, seu coração parou, e uma maravilhosa sensação de paz encheu o quarto. De repente, seus olhos se abriram novamente, e com o rosto brilhando ele declarou aos que estavam presentes: “Vi o Senhor. Tudo que escrevi não passa de palha“.
Então ele partiu para o seu eterno lar.
Autor: Livro: O Temor do Senhor, John Bevere
domingo, 5 de fevereiro de 2023
PASSARINHO DORMINDO NO FIO
Você já viu um passarinho dormindo num fio, sem cair?
Como é que ele consegue isso?
Se nós tentássemos dormir assim, certamente cairíamos.
O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa.
Os pés não irão soltar aquela coisa até que ele desdobre o joelho para voar.
O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa.
Que maravilhoso é o nosso Deus Criador, não?
Nós também quando estamos de joelhos diante do Senhor, nos tornamos verdadeiros GIGANTES.
Joelhos dobrados em oração… Eis o segredo da FORÇA e da VITÓRIA.
Autor: Anônimo
sábado, 4 de fevereiro de 2023
AS LIÇÕES DE UM SÁBIO PARA HOJE
Certa vez quando viajava de navio, desabou uma violenta tempestade e por sorte conseguimos chegar ao abrigo de uma baía protegida.
Quando o temporal passou, deixamos nosso esconderijo e continuamos viagem. De repente, avistamos o casco quebrado de uma embarcação.
Chegando mais perto, percebi que se tratava justamente do navio no qual um grande mestre estivera navegando. Meu coração, abalado, encheu-se de dor.
Qual não foi a minha surpresa quando, ao desembarcar, corri para a Casa de Estudos e ali avistei, sentado, ensinando pacientemente os seus discípulos, o venerável Mestre!
Mestre! – gritei – conte-me como escapou da tempestade, se eu vi com meus próprios olhos o casco da sua embarcação que naufragava?
De maneira respeitosa, como era o seu costume, ele me disse:
“Um pedaço de madeira flutuou perto de mim, quando o mar estava a ponto de me engolir. Agarrei-me a ele e com a ajuda de Deus, subi e pude voltar para casa.”
Mas Mestre, conte por favor, como não foi tragado pelas ondas gigantescas que afundam navios inteiros, para não dizer um minúsculo ser humano flutuando num pedaço de madeira?
Disse ele com calma: “Eu inclinei a cabeça diante de cada onda.”
Essa é a lição de humildade que nos leva mais longe na nossa jornada: diante das tempestades da vida, incline a cabeça.
Share on Facebook
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023
PEPINOS ENGANADORES
Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede Fortes.
1 Coríntios 16.13.
Quando eu era um pequeno menino, comentou um homem já idoso, “ganhei de presente um pepino colocado dentro de uma garrafa”. O pescoço da garrafa era pequeno e o pepino bem grande. Tentei imaginar como ele havia entrado ali. Um dia, passeando pela horta, pude observar uma garrafa deslizando sobre um pequeno pepino, verde, e pude compreender o que havia acontecido. O pepino cresceu dentro da garrafa.
Frequentemente vejo pessoas querendo se livrar de hábitos que tanto mal lhes causam, mas não conseguem porque parecem mais fortes do que eles. Penso que esses hábitos cresceram dentro deles deste que eram ainda bem pequenos e, agora, não conseguem mais escapar. Eles são como o pepino. (H. Sayles)
Muitas pessoas confessam que são teimosas, que têm um gênio explosivo, que são mentirosas, invejosas e até que têm prazer em provocar intrigas e contendas. Sabem que são atitudes nocivas ao meio em que vivem e até para si mesmas, mas concluem que não são capazes de se libertar de tais práticas.
Essas coisas vão tomando conta de nosso interior e destruindo nossa vida espiritual sem que percebamos.
Elas penetram de mansinho, esgueirando-se pelos cantos, na ponta dos pés e sem fazer barulho, e nós, ingenuamente, vamos oferecendo uma cadeira e até um lugar especial em nossos corações. Quando abrimos os olhos para a nossa insensatez, o vício já está hospedado, de “mala e cuia” como se dizia antigamente.
Precisamos ter o cuidado de não permitir que esses pequenos pecados se instalem em nossas vidas.
Preocupamo-nos com os “grandes pecados” mas permanecemos indiferentes aos pequenos erros que são, quase sempre, a causa de nossos tropeços e fracassos. Os pequenos pecados, ao encontrarem espaço em nosso interior, crescem e passam a dirigir os nossos pés, levando-nos cada vez mais para longe de Deus.
Feche todas as brechas para esses “pepinos” enganadores.
Autor: Paulo Barbosa
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023
O JOVEM RICO
“Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu” (Mateus 19:21). Esta declaração de Jesus deixa o jovem governante rico perturbado. Ele pensou que o céu estava apenas a um pagamento de distância. Você trabalha duro, paga suas dívidas e “plim” – sua conta é paga integralmente. Jesus diz: “De jeito nenhum”.
O que você quer custa muito mais do que você pode pagar. Você não precisa de um sistema, você precisa de um Salvador. Você não precisa de um currículo, você precisa de um Redentor. Pois “o que é impossível aos homens é possível a Deus” (Lucas 18:27). Não perca o foco deste versículo: você não pode salvar a si mesmo. Não através dos rituais corretos, doutrina correta ou devoção correta. Veja, não foi o dinheiro que atrapalhou o homem rico; foi a autossuficiência.