segunda-feira, 31 de julho de 2023

NADA ACABOU ATÉ QUE ELE DIGA

Em Jeremias 32:27 Deus diz “Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?” Precisamos saber que Deus ainda está no controle. Precisamos saber que nada acabou até que ele diga que acabou. Precisamos saber que as dificuldades e tragédias da vida não são motivo para cair fora.

Corrie Ten Boom costumava dizer “Quando o trem passa por um túnel e o nosso mundo fica escuro, você pula para fora? Claro que não. Você fica no seu lugar e confia no motorista para lhe conduzir.” O jeito de lidar com desânimo? A cura para o desapontamento? Volte e leia a história de Deus. Leia de novo e de novo. Lembre-se que você não é a primeira pessoa a chorar. E você não é a primeira pessoa a ser ajudada. Leia a história e lembre-se que a história é sua!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “It’s Not Over Till It’s Over”

domingo, 30 de julho de 2023

DEUS NÃO ME AMA


Esta é a queixa de muitos, ainda que seja apenas no recôndito de seus pensamentos.

E ela pode ser vista até mesmo, temporariamente, em dados momentos da vida dos santos mais eminentes, quando submetidos a circunstâncias destinadas a provar a sua fé.

Todavia, esta queixa é uma constante naqueles que não amam a Deus, quando as coisas não caminham na direção que eles desejavam. 

Apressadamente concluem: “posso comprovar isto pelas minhas presentes condições de vida.”

“Por acaso é ser amado e assistido por Deus quando se vive na pobreza em que tenho vivido?”

“Quando não se tem as qualificações, dons e habilidades que tantas pessoas possuem e que lhes faz pessoas prósperas neste mundo?”

“Por acaso é ser amado com esta enfermidade que carrego por anos sucessivos?”

A esta lista de argumentos, muitos outros poderiam ser acrescentados, mas estes poucos nos bastam para ilustrarem o ponto que pretendemos enfocar.

Nesta noite de 10-05-2015 tive um sonho muito revelador no qual vi pessoas que tinham profissões que não demandavam qualificações empreendedoras, e nem mesmo capacitação para resolver situações desafiadoras, uma vez que não teriam a mínima possibilidade de atender a tais requisitos. Caso fossem necessários, certamente não permaneceriam empregadas. 

Então ouvi uma voz que dizia alto e bom som: “Nisto se comprova o amor e cuidado divino para com tais pessoas.” 

E isto se aplicava também aos que eram qualificados para tais desempenhos, pois se não fosse pelos dons e capacitações recebidas de Deus, jamais poderiam cumprir as funções para as quais foram designadas a desempenhar neste mundo.

Assim, soa muito estranha ao ouvido divino a queixa de que não somos amados por Ele em razão de não sermos habilitados, ou prósperos em bens, terrenos, etc.

A declaração de Jesus relativa à viúva pobre destaca muito mais o Seu amor e cuidado por ela, do que propriamente um elogio ao fato de ter ofertado do modo que é esperado por Deus.

Por acaso esta única passagem das Escrituras não é bastante suficiente para exemplificar o amor de Deus pelos que são pobres neste mundo? 

E quanto ao que se queixa de sua enfermidade prolongada... este não possui um grande motivo para louvar a graça divina que o mantêm em vida?

Não lhe é dada a oportunidade de aumentar o seu galardão pelo testemunho de uma boa consciência para com Deus, e de paciência na tribulação?

Não podemos medir de fato o tamanho do amor e cuidado de Deus por nós, pela régua curta e estreita da nossa razão natural, quanto àquilo que somos ou que possamos fazer, uma vez que é Ele que a tudo e a todos governa, e dá a cada um segundo a medida da sua própria capacidade.

Contentemo-nos portanto com a porção que Ele nos tem designado neste mundo, e exaltemos em todas as circunstâncias, o Seu grande, amoroso e poderoso Nome. 

Silvio Dutra

sábado, 29 de julho de 2023

SEMPRE PRONTOS

É fascinante como a Escritura nos lembra diferentes pessoas.

Abraão é lembrado confiando; João amando; o lugar de Paulo é registrado pelas obras escritas. Mas Simeão foi o homem… olhando! Oitenta dias após o nascimento de Jesus, José e Maria o trouxeram ao templo. E Lucas 2:27 constata esta declaração curiosa: “Movido pelo Espírito, ele (Simeão) foi ao templo.” O versículo anterior (26) nos ensina que “Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.”

Simeão foi um homem que vivia na ponta de pé, de olhos bem atentos, esperando aquele que viria salvar Israel. Não fomos, como Simeão, avisados da vinda do Cristo? Não fomos, como Simeão, movidos pelo Espírito? Não ansiamos ver o mesmo rosto?

Simeão nos lembra de esperar pacientemente, vigilantes, sempre prontos!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “On Tiptoe Watching”

sexta-feira, 28 de julho de 2023

quinta-feira, 27 de julho de 2023

QUANDO O AMANHÃ CHEGAR

Um triatleta do Ironman me contou o segredo de seu sucesso: “Você dura a corrida longa correndo as curtas”. Em outras palavras, não nade 3,8km; apenas nade até a próxima boia. Nunca enfrente mais do que o desafio à frente.

Jesus não ofereceu o mesmo conselho? “Portanto, não se preocupe com o amanhã. Afinal, o amanhã vai se preocupar consigo mesmo. Cada dia tem problemas suficientes” (Mateus 6:34).

Encare os desafios em etapas. Você não pode controlar seu temperamento para sempre, mas pode controlá-lo durante a próxima hora. Você dura a corrida longa correndo as curtas. Você não tem sabedoria para as necessidades de amanhã, mas terá amanhã. Você não tem recursos para as necessidades de amanhã, mas terá amanhã. Você não tem coragem para os desafios de amanhã. Mas você vai, quando o amanhã chegar.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “When Tomorrow Comes”

quarta-feira, 26 de julho de 2023

ADONIRAN JUDSON: HUMILDE COMO CRISTO

É relatado que em uma ocasião a esposa do missionário Adoniram Judson leu-lhe, afim de diverti-lo, algumas notícias dos jornais em que o comparavam com alguns dos apóstolos. Judson ficou muito perturbado e disse: 

— Não quero ser como eles. Não quero ser como Paulo, nem como Apolo, nem como Cefas, nem como qualquer outro homem. Somente temos um exemplo supremo, que foi tentado em tudo como nós, e nunca cometeu pecado. Quero segui-lo em tudo, imitá-lo em tudo, praticar seus ensinamentos, beber do seu Espírito, andar em seus caminhos, e conhecer minhas fraquezas, porque Ele me as tenha mostrado e somente Ele.”

 Oh, que sejamos mais semelhantes a Cristo!

 Autor desconhecido
500 Ilustraciones Cristianas  – Bibliopedia

terça-feira, 25 de julho de 2023

O CAMINHO PARA A PAZ

Quer se preocupar menos? Então ore mais. Em vez de olhar para frente com medo, olhe para cima com fé. “Não se preocupe com nada; em vez disso, ore por tudo. Diga a Deus o que você precisa e agradeça a ele por tudo o que ele fez” (Filipenses 4:6). Este comando não surpreende ninguém. Em relação à oração, a Bíblia nunca hesita. Jesus ensinou às pessoas que “é necessário orar sempre, sem desistir” (Lucas 18:1 MSG). Em vez de se preocupar com qualquer coisa, “ore por tudo”. Tudo? A troca de fraldas e passeios? Reuniões de negócios, chuveiros quebrados, procrastinações? Sim, ore por tudo.

O caminho para a paz é pavimentado com a oração. Menos consternação, mais súplica. Menos pensamentos ansiosos, mais pensamentos cheios de oração. E enquanto você ora, a paz de Deus guardará seu coração e sua mente. E, no final, o que poderia ser melhor?

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Path to Peace”

segunda-feira, 24 de julho de 2023

A OPALA NA VITRINE

Um homem viu na vitrine de uma joalheria várias pedras preciosas. Observou diamantes, esmeraldas, rubis e tantas outras pedras lindas e atraentes. Porém, no meio daquelas pedras de rara beleza e alto valor, estava também uma pedra opaca que por diferente, chamou-lhe a atenção. 

Movido pela curiosidade, perguntou ao joalheiro porque aquela pedra sem brilho estava exposta na vitrine como uma pedra preciosa. O joalheiro, sem dizer palavra alguma, tomou a pedra da vitrine e a apertou por alguns instantes na concha da sua mão. Depois de alguns minutos, ao abrir a mão, aquela pedra estava brilhando, revelando uma beleza singular e encantadora. Aquela pedra era uma opala. A opala só brilha quando é tocada, quando é cercada de calor e de contato. 

Assim são as pessoas. Ninguém pode brilhar vivendo isolado. Precisamos uns dos outros. Engana-se quem pensa que pode ser feliz, ter alegria e até conhecer o amor sem o próximo. Todos precisam de família, de amigos. É só na complexidade da união que se estabelece os laços de amizades que aquecem a alma.

Que Deus nos ajude a sermos mais compreensivos, amigos e verdadeiros com as pessoas e nos dê a capacidade de perdoar e aceitar o próximo com seus defeitos e exageros. São todos opalas que necessitam do contato para que venhamos a ser tudo o que Deus planejou para nós.

domingo, 23 de julho de 2023

DOIS CAVALOS

“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal” 

Romanos 12:10

Na estrada de minha casa há um pasto e dois cavalos estão sempre por lá. De longe, parecem dois cavalos normais.

Um dia, porém, eu estava passado à pé e eles estavam próximos à cerca; foi então que eu pude ver que um deles é cego.


Também reparei que o outro cavalo trazia preso ao pescoço um sininho, igual àqueles que se costuma colocar nas ovelhas.

O curioso, no entanto, é que o cavalo que enxerga é novo e poderia correr sozinho pelo pasto na velocidade que quisesse, mas ele sempre — parece — está cuidando do cavalo cego, mantendo um ritmo que o outro consegue acompanhar e se guiar pelo som do sininho. De manhã à noite, quando voltam para o estábulo.

O cavalo cego faz companhia ao cavalo jovem; este, lhe empresta os olhos.

sábado, 22 de julho de 2023

O QUE É VENCER?

Há alguns anos atrás, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.

Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: "Pronto, agora vai sarar". E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.

O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam repetindo essa história até hoje.

Porque? Por que, lá no fundo, nós sabemos que o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho. O que importa é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.

sexta-feira, 21 de julho de 2023

A PARÁBOLA DOS TRÊS LEÕES


Numa determinada floresta havia três leões.

Um dia, o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse: “Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar. Existem três leões fortes. Ora, a qual deles nós devemos prestar homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei?”

Os três leões souberam da reunião e comentaram entre si: “É verdade. A preocupação da bicharada faz sentido. Uma floresta não pode ter três reis. Precisamos saber qual de nós será o escolhido.” Mas, como descobrir?

Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos.

O impasse estava formado.

De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de usarem técnicas de reuniões do tipo brainstorming, entre outras, eles tiveram uma ideia excelente. O macaco se encontrou com os três felinos e contou o que eles decidiram: “Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.”

“Montanha Difícil? Como assim?” Indagaram os leões.

“É simples”, ponderou o macaco. Decidimos que vocês três deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis.

A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir a grande escalada.

O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados? Foi nesse momento que uma águia sábia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra: “Eu sei quem deve ser o rei!” Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.

“A senhora sabe, mas como?” Todos gritaram para a Águia.

“É simples”, confessou a sábia águia. “Eu estava voando entre eles, bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha.”

O primeiro leão disse: “Montanha, você me venceu!”

O segundo leão disse: “Montanha, você me venceu!”

O terceiro leão também disse: “Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.”

“A diferença”, completou a águia, “é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: é rei de si mesmo. Está preparado para ser rei dos outros.

Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que foi coroado rei entre os reis.

MORAL DA HISTÓRIA:

Não importa o tamanho de seus problemas ou dificuldades que você tenha. Seus problemas, pelo menos na maioria das vezes, já atingiram o clímax, já estão no nível máximo, mas você não. Você ainda está crescendo. Você é maior que todos os seus problemas juntos.

Você ainda não chegou ao limite de seu potencial e performance. A Montanha das Dificuldades tem tamanho fixo, limitado.

A fé inteligente é a energia de Deus dentro de você. Use-a como ferramenta de realização dos seus sonhos. Não preste atenção nas coisas que se veem, mas nas invisíveis (sonhos) que a fé dá acesso.

Em Cristo: Pr Melqui

quinta-feira, 20 de julho de 2023

O TESTEMUNHO EVANGELIZANTE

Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas. Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, ( embora eu mesmo não esteja debaixo da lei), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.

1 Coríntios 9:19,20

Uma cabeleireira em San Bernardino, Califórnia, empreendia conversas frequentes e usava um vocabulário vulgar que ofendia algumas de suas clientes cristãs. Uma delas parou de ir ao cabeleireiro, preferindo outro ambiente mais cristão. Algum tempo depois, ela soube que sua ex-cabeleileira havia se convertido a Cristo e resolveu retornar àquele salão porque, como cabeleireira, ela era certamente melhor que as outras.

Um dia, durante um momento de confidências, ela confessou o motivo de ter deixado de ir ao cabeleireiro. Após ouvir, sua agora nova amiga respondeu: "Por que você não me contou sobre o amor de Cristo?"

Muitos de nós podemos lembrar de ocasiões semelhantes em que preferimos fugir do que amar e orar. Jesus é nisto, como em tudo mais, um exemplo para nós. Primeiramente, ele não tratou o imoral ou o perdido como se eles fossem inimigos. Se ele censurou alguém, foram os líderes religiosos por usar mal as escrituras ou o templo, por distorcer o caráter de Deus ou colocar sobre as pessoas cargas desnecessárias. Pelo contrário, ele se relacionava com aqueles que eram socialmente reprováveis. Segundo, ele tratou a cada um de uma maneira diferente; adaptando-se às circunstâncias pessoais de cada um, ele não estabeleceu um método único como molde que serviria para todos.

Paulo estava fazendo tudo por todos para ganhar aqueles que pudesse para Cristo(1Co 9:19-23). Você é daqueles que se aproximam das pessoas ou daqueles que se afastam?

José Luis Martínez 
503 Ilustraciones Escogidas

quarta-feira, 19 de julho de 2023

O MENOR PRIMEIRO

Na cidade de Buenos Aires, na Argentina, você pode ver nomes de ruas e monumentos dedicados à memória do missionário inglês William Morris (1864 - 1932).Ele é um dos poucos evangélicos cujo nome é reconhecido em todo o país.

Morris foi o fundador de abrigos para crianças e foi também conhecido como um grande educador. Ele percorria pessoalmente ruas e casas pedindo ajuda para crianças órfãs. Também realizava negociações com as autoridades em favor de crianças indefesas. 

Um dia Morris veio à casa de uma família de crentes para pedir sapatos usados. A família que o recebeu observou que de fato seus sapatos estavam gastos, porque já estavam aparecendo pelos lados furados seus dedos dos pés. Eles rapidamente lhe trouxeram um par de sapatos. Mas com grande surpresa o ouviram dizer: "Desculpe, não me expressei bem; não vim para pedir por mim, mas pelos meus filhos. Eles estão em primeiro lugar."

Na nova ordem instituída por Jesus Cristo, os grandes ou os mais importantes são aqueles que se colocam ao lado e à altura dos menores ou mais humildes, e participam com eles na solução de seus problemas.

 José Luis Martínez
503 Ilustraciones Escogidas

terça-feira, 18 de julho de 2023

QUANDO O EVANGELISTA CHEGOU

Quando um missionário pioneiro chegou à China Central há cerca de 80 anos atrás, um sacerdote taoísta que o ouviu pregar, exclamou com alegria: "Até que enfim o senhor veio!" Aparentemente ele já esperava por aquela visita. Mas, como foi isso? Muitos anos antes, com o coração abatido por uma fome espiritual, o sacerdote tinha viajado para uma cidade perto da costa. Sua religião não o satisfazia; ele desejava saber mais. 

Certo dia, achou um Evangelho de Marcos que perdera um colportor itinerante. O Jesus do evangelho parecia ser a resposta à necessidade daquele coração. Certo dia uma voz lhe falou dizendo: "Volta para tua casa e espera o mensageiro que virá de um país distante para contar mais de Jesus a você e a seu povo." 

Ele voltou e começou a esperar. Quinze anos depois veio o mensageiro para ser saudado com a exclamação: "Até que enfim o senhor chegou!". 

Hoje, igualmente, milhões esperam os mensageiros de Cristo.

Silvano da Silva Reis
 Mil e Uma Ilustrações para Sermões, 
Pregações & Palestras(adaptado)

segunda-feira, 17 de julho de 2023

domingo, 16 de julho de 2023

NENHUM MAL ESTÁ ALÉM DO ALCANCE DE DEUS

Vê a cruz no monte? Você consegue enxergar os soldados baterem os pregos? Os inimigos de Jesus sorriem maldosamente. “Dessa vez”, Satanás sussurra. “Dessa vez eu ganharei.” Pois parecia que ele teria uma sexta-feira triste e um sábado silencioso. O que Satanás pretendia como mal absoluto, Deus usou para o bem absoluto. Deus rolou a pedra. Jesus andou domingo de manhã. E se você olhar de perto, verá Satanás fugindo do cemitério com o rabo de garfo entre as pernas. “Será que algum dia vencerei?”, ele resmunga. Não. Ele não vencerá.

Você acredita que nenhum mal está além do alcance de Deus? Que Ele pode redimir qualquer cova, incluindo a na qual você se encontra? Confie em Deus. Ele fará você superar essa. Será fácil ou rápido? Eu espero. Mas raramente é. Porém, Deus lhe trará o bem desse caos. Esse é o trabalho dEle.


Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “No Evil Is Beyond God’s Reach”

sábado, 15 de julho de 2023

JUNTO AO CORAÇÃO DE DEUS

"fizeste-me conhecer os caminhos da vida; encher-me-ás de alegria na tua presença"

Atos 2:28.

Hudson Taylor, missionário ao interior da China, escreveu, durante um tempo em que enfrentava intensa pressão pelas dificuldades encontradas: "Não importa o quão grande é a pressão. O que realmente importa é onde ela está localizada -- se ela se coloca entre uma pessoa e Deus ou se empurra esta pessoa para mais perto do coração de Deus."

Há um hino que nos diz: "Mais perto quero estar, meu Deus de Ti. Inda que seja a dor, que me una a Ti." E este tem sido o grande anseio daqueles que um dia experimentaram receber Cristo no coração e tiveram a convicção de que suas vestes foram lavadas no sangue do Cordeiro. Não há maior prazer para um filho de Deus do que estar colocado continuamente em Sua presença. Queremos poder sentir o toque das mãos de Deus em tudo o que fazemos, queremos ouvir Sua voz meiga e suave consolando-nos nas horas difíceis e animando-nos em cada nova empreitada, queremos ter a certeza de que, haja o que houver, poderemos contar com Sua proteção em todo o tempo.

Há pressões que tentam nos impedir de chegar até o Salvador e de alcançar a felicidade que Ele tem para cada um de nós.
Esta deve ser vencida na força do nosso Deus. Com fé e determinação ultrapassaremos todos os obstáculos e marcharemos firmes em direção à nossa vitória. O Senhor nos ajudará e com Ele, desde já, somos mais do que vencedores.

Há pressões que nos ajudam a deixar os caminhos enganosos que nos conduzem à perdição e a uma vida de incertezas e aflições. Devemos nos deixar levar por elas, pois, nos conduzirão ao encontro de Deus onde, certamente, encontraremos a verdadeira paz e felicidade que buscamos para os nossos dias.

O que mais nos importa agora é deixar Deus cuidar de nossas vidas. Seja qual for a situação enfrentada, com Ele temos a certeza de que o melhor nos acontecerá. Confiando plenamente nele não temos o que temer e poderemos descansar tranquilamente.

Paulo Roberto Barbosa

sexta-feira, 14 de julho de 2023

VITÓRIA SOBRE A ADVERSIDADE

Um violinista tocou em um concerto diante de uma grande audiência. Qual não seria o seu susto ao ver uma das cordas do violino romper-se? Sem fazer a menor pausa, ele transportou a música da peça para outro tom e acabou tocando em apenas três cordas. A plateia se levantou para aplaudir seu feito.

Sua grandeza não estava apenas em seu talento, mas que em vez de reclamar de sua má sorte, ele usou o que tinha para terminar a tarefa.

Frequentemente dizemos: "Não tenho talento, não consigo me expressar bem", ou "Não conheço a Bíblia suficientemente".

Qualquer que seja o nosso impedimento, podemos superá-lo, porque Deus fornecerá a maneira pela qual cada pessoa poderá falar sobre a história de Seu amor.

El Hogar Cristiano / Adolfo Robleto - 501 Ilustraciones Nuevas

quinta-feira, 13 de julho de 2023

JOANA D'ARC

Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão;

Juízes 4.14

A história da França fala de Joana D'arc, uma jovem muito corajosa que viveu na primeira metade do século quinze. Mesmo tendo sido uma moça simples e do campo, desejou ver a França liberta do jugo da Inglaterra. Afirmando ouvir as vozes de santos dos céus, Joana D'arc creu que havia sido escolhida para libertar seu povo. Aos dezessete anos de idade, saiu de seu lar para cumprir essa tarefa.

No princípio ninguém levava Joana a sério, nem acreditavam nas "vozes" que ela dizia ouvir, mas ela persistiu até que o rei e os militares franceses acreditaram nela. Ela recebeu uma armadura completa e uma cavalo para dirigir os esquadrões na batalha. Alguns dos comandantes franceses não queriam receber ordem de uma camponesa, mas só ganhavam a batalha quando a obedeciam.

Joana era considerada um gênio militar. Sob sua liderança e entusiasmo contagioso, os franceses tomaram duas cidades em lugares estratégicos, e Carlos VII foi coroado e ocupou o trono. A história de Joana D'arc é um relato clássico do ânimo e da inspiração que uma pessoa pode transmitir. Como Joana D' arc, Débora encorajou os exércitos de sua nação em tempos muito sombrios e difíceis. (Os exemplos de Joana D'arc e Débora nos mostram como encorajar os outros com nossa vida e nossas palavras. Nunca se sabe quão grandes serão os seus efeitos.

quarta-feira, 12 de julho de 2023

AQUI ESTÁ DEUS

Quando antigos marinheiros esboçaram mapas dos oceanos, eles revelaram seus medos. Nas vastas águas inexploradas, os cartógrafos escreveram palavras como estas: “Aqui há dragões”. “Aqui há demônios.” “Aqui há sereias.” Se um mapa do seu mundo fosse desenhado, nós leríamos tais frases?

Nesse caso, anime-se com o exemplo de Sir John Franklin. Ele era um mestre marinheiro nos tempos do rei Henrique V. Ao contrário de seus colegas, Sir Franklin era um homem de fé. Ele riscou as frases “Aqui há dragões”. “Aqui há demônios.” “Aqui há sereias.” e, em seu lugar, escreveu: “Aqui está Deus”.

Anote – você nunca irá aonde Deus não está. “Eu estou sempre com vocês”, Jesus prometeu em Mateus 28:20. Não tenha medo; apenas acredite.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Here Is God”

terça-feira, 11 de julho de 2023

VOCÊ PODERIA SER ALGUÉM PARA ALGUÉM?

Quando o desastre ataca, o espírito humano responde estendendo a mão para os aflitos. Pessoas ficam na fila para doar sangue. Equipes de resgate trabalham por horas incontáveis. Mas o esforço mais essencial é realizado por outra equipe. O trabalho deles? De cingir o mundo em oração.

Em grande parte, nem sabemos os nomes deles. Assim foi o caso de alguém que orou num dia há muito tempo atrás. Ele foi até Jesus em prol de um amigo que estava doente. Ninguém foi mais importante do que aquele que foi até Jesus. João escreve: “Então Maria e Marta mandaram um recado a Jesus dizendo: ‘Senhor, aquele a quem o senhor ama está doente’.” (João 11:3). Alguém foi até Jesus em prol de Lázaro. E porque alguém foi, Jesus respondeu! Você poderia ser alguém para alguém?

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Will You Be Someone for Another?”

domingo, 9 de julho de 2023

sábado, 8 de julho de 2023

POR SOBRE TODAS AS OPOSIÇÕES REAIS E IMAGINÁRIAS, EIS-ME AQUI

Henry M. Stanley foi enviado por um jornal de Nova Iorque à África para procurar o Dr. David Livingstone. Quando Stanley retornou a Nova Iorque, depois de encontrar Livingstone, seu jornal promoveu um grande banquete, ao qual muitas celebridades foram convidadas. Um periodista jovem perguntou a Stanley se ele havia sido incomodado por leões, elefantes ou crocodilos. Stanley respondeu: "Não, jovem, eu fiquei longe dos leões e crocodilos". Então o periodista tornou a perguntar: "Nada o aborreceu enquanto esteve na África?"

Stanley respondeu: "Sim, jovem, você deve saber a verdade. Eu quase fui comido vivo pelos irritantes bichos-de-pé." 

Às vezes deixamos de receber grandes bênçãos porque não temos a ousadia de seguir em frente e enfrentar os grandes desafios que parecem nos sobrevir. Imaginamos que as lutas serão tremendas, que muitas aflições se abaterão sobre nós, que as possibilidades de conquistas serão quase nulas. 

Sofremos por antecipação e deixamos de confiar no Deus que nos prometeu vitórias. Tememos subir montanhas porque exigirá muito esforço. 

Tememos cruzar rios porque poderemos sucumbir. 

Tememos atravessar o deserto porque a solidão tirará nossa motivação. 

Tememos enfrentar o frio porque poderá congelar nossa esperança. 

A nossa bênção está logo adiante, mas não a encontramos porque não temos coragem de lutar por nossos sonhos. 

O jovem jornalista de nossa ilustração imaginou uma série de grandes perigos na África, mas o experiente Stanley seguiu sem medo, cumpriu sua missão e retornou trazendo o sorriso da vitória. Deus nos chamou e espera que cumpramos a nossa missão. Ele estará conosco, nos orientará, nos protegerá, nos dará vitória, encherá nosso coração de grande regozijo. Não há nada que nos dê mais prazer do que fazer a vontade do Senhor. Você tem respondido ao Senhor - "Eis-me aqui?"

Pr. Walter Pacheco

sexta-feira, 7 de julho de 2023

ALGUMAS LIÇÕES QUE APRENDI COM AS PERDAS DA VIDA

1- É PRECISO SABER PERDER:
Nosso desejo está voltado para as vitórias da vida, por isso, nem sempre sabemos lidar com as perdas quando estas nos sobrevêm. Por isso, saiba perder, levantar a cabeça e aprenda com o deslize sofrido.

2- NUNCA DESISTA DE AVANÇAR, PERSISTA!
Não há luta que dure para sempre! Haverá um momento que você será um campeão, olhará para trás e verá que valeu a pena lutar e persistir naquilo que tanto buscou. As perdas podem até te fazer, por um instante, desistir, mas continue! Confie em Deus e tenha fé que há uma luz no fim do túnel! Prossiga! Não esmoreça quando estiver próximo a linha de chegada!

3- BUSQUE SE FORTIFICAR NA FRAQUEZA:
A Bíblia fala que quando estamos fracos, somos fortes. E é verdade! É no deserto da vida que paramos para refletir, nos revestir de sabedoria, consertarmos nossos erros e darmos a volta por cima. Além de tudo isso, são nos momentos de angústia e dor que enxergamos que não somos nada e que Deus é tudo! Portanto, se refugie em Deus, mas faça sua parte! Lembre-se que Deus não fará o que você mesmo terá que fazer!

4- PERDAS ANTECEDEM GRANDES VITÓRIAS:
Muitas vezes somos provados e tribulações nos assolam e solapam nosso alicerce. Tenha fé, vai passar! Inúmeros exemplos na Bíblia e nos dias atuais revelam que grandes vitórias são antecedidas por perdas lastimáveis aos nossos olhos. Eu acredito que todas as coisas cooperam para o nosso bem! Mais cedo ou mais tarde estaremos convictos dessa valiosa palavra!

5- NÃO SE AFASTE DOS PÉS DO SENHOR:
Esteja no vale ou no deserto, na alegria ou na dor, nunca se afaste de Deus! Quando perdermos nessa nossa trajetória da vida é que devemos, de coração, nos colocar diante de Deus e clamar pelo Seu socorro! A palavra de Deus é consolo para nossas almas quando diz que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. Descansa em Deus! Você perdeu? Está passando por tribulação? Espera com paciência que a tempestade em breve cessará!

6- HAVERÁ FESTA PROVISÓRIA POR PARTE DOS TEUS INIMIGOS:
Quem te odeia, momentaneamente, irá festeja pelo seu fracasso. É esperado, pois se nem Jesus, que é Deus, "agradou" a todos, foi crucificado, o que dirá de você e eu que nada somos! No entanto, no momento certo eles saberão que você pode até ter perdido uma luta, mas em Deus, vencerá a guerra! Diga ao fraco, eu sou forte!

7- ESFORÇA-TE E TENDE BOM ÂNIMO:
Não é fácil levantar após uma queda, mas prostrado não devemos ficar! Caiu? Sacode a poeira, abra um sorriso pois a vida continue! Anima-te! Dias melhores virão! Veja onde caiu e aprenda com os seus erros.

8- AGRADEÇA A DEUS PELAS PERDAS DA VIDA:
Aqui é difícil, hein? Por que eu devo agradecer a Deus pelo que eu perdi? Porque as perdas me tornam mais maduro, mais próximo de Deus, me mostra o quanto sou pequeno, o quanto dependo Dele, o quanto Deus é incompreensível (e graças a Deus por isso, senão eu estaria em seu lugar se O entendesse!) e que Ele é fiel acima de toda e qualquer circunstância!

Que a gente possa, de coração, aprender com as intempéries que surjam pelo caminho e cresça a cada dia.

Visite o Blog:
http://pastorgeraldomagela.blogspot.com/2012/02/algumas-licoes-que-aprendi-com-as.html

quinta-feira, 6 de julho de 2023

SEU PAI ESTÁ CHEGANDO

Já faz muito tempo, mas houve um tempo em que minhas filhas comemoravam minha chegada diária. Jenna tinha cinco anos na época, Andrea três. Denalyn as alertava e elas corriam para a janela, pressionando o nariz e as mãos contra a vidraça alta paralela à porta da frente. Quando eu parasse, eu as veria. Jenna, uma cabeça mais alta que sua irmã Andrea, ambas espremidas no quadro. Vendo-me, eles gritavam. Nossa, como elas pularam e bateram palmas. Você pensaria que alguém trocou seus M&M’s por grãos de café. Nenhum César que voltou se sentiu mais bem-vindo. O pai delas estava em casa!

Faz muito tempo desde que busquei a Deus dessa maneira. Vamos fazer melhor. Colossenses 3:2 (TLB) diz: “Deixe o céu encher seus pensamentos!” Cada dia nos aproxima do dia em que nosso Pai virá. Vamos ficar de olho nele.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Your Father Is Coming”

quarta-feira, 5 de julho de 2023

EXEMPLO DE VIGOR NA CAUSA DE CRISTO

Andrew Evans, pastor-presidente das Assembleias de Deus na Austrália, conta que seu pai iniciou um trabalho novo na igreja quando estava com 80 anos de idade. Com85 anos, reformou aquela igreja e começou outra. Aos 90 anos já estava cego, mas não parou. Foi para uma outra igreja cantar. Aos 95 anos de idade sentou-se em sua cadeira e começou a planejar alguma coisa. Ele não podia mais enxergar, nem mesmo caminhar, mas começou a ter sonhos.

Naquele Estado, ele obteve os endereços de duas mil pessoas de diversas igrejas. Ele sonhou que aquela gente ganharia almas. Então escreveu e enviou carta para estas duas mil pessoas com dinheiro do seu próprio bolso, dando as instruções e o incentivo para o trabalho de corpo a corpo, inserindo na carta folhetos para o evangelismo.

“... e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos” (Ag 2.4).

 Antônio Mesquita
 Ilustrações para Enriquecer Suas Mensagens
 (adaptado)

terça-feira, 4 de julho de 2023

“JÁ SOU UM MISSIONÁRIO”

Josias, um menino muito vivo de cinco anos de idade, filho do evangelista Max e Luciana Fernandes, ouviu através do rádio, um apelo para auxiliar crianças da Amazônia. Ficou muito comovido e buscava meios para ajudar na missão.

Certo dia veio correndo falar com seus pais, muito satisfeito, pois descobrira uma forma de contribuir para a missão. Sua cachorra Nicole esperava filhotes e ele decidira doar um para auxiliar os missionários.

O tempo se passou e sua mãe pensou que ele esquecera o propósito feito, ainda mais que naqueles dias estavam envolvidos com a mudança da família para Porto Alegre, RS. Mas não, o propósito estava muito firme: um cachorrinho seria da missão.

Nicole, a cachorra, ganhou dois cachorrinhos. Eram fofinhos e muito lindos, mas um em especial, branco e preto, chamava a atenção pela graça e peraltice. Sem nenhuma dúvida, foi o eleito por Josias para a tão esperada oferta.

Aproximava-se a tão esperada Manhã Missionária no Distrito Partenon, e, por esquecimento dos pais, não trouxeram o cãozinho para a oferta habitual. Quando a salva passou e o menino se deu conta que não trouxera a "sua oferta", começou a chorar convulsivamente. Nada o consolava.

Quando o cachorrinho foi trazido à igreja, uma jovem o comprou e sua oferta seguiu para a África, para alegria do menino. Tão logo a missionária Marlene Alves soube da história de Josias, mandou e-mail agradecendo e contando que aquela oferta servira para comprar ventiladores para a sala de culto das crianças. Exultante, Josias afirmou: "Que bom, agora as crianças já não vão mais morrer. Já sou um missionário!

"Que o exemplo de Josias desperte a todos nós!

Informativo Círculo de Oração / Blog Páginas Missionárias