quinta-feira, 31 de agosto de 2023

PROCURANDO DEUS FORA DA IGREJA

Eu estava em Lausanne, Suíça, em 1974, participando do Congresso Mundial de Evangelização. Uma tarde, saí do hotel e comecei a caminhar ao longo da costa do lago Léman. Me chamou a atenção uma jovem de uns dezoito anos que tinha seu olhar como que perdido nas águas. Eu segui o meu caminho e, quando voltei, encontrei-a nas mesmas condições. Sendo participante de um congresso de evangelização, senti-me tocado a tentar falar em francês. Eu decidi falar com ela. Perguntei se ela tinha algum problema. Ela balançou a cabeça para indicar uma resposta negativa.

— Desculpe-me, senhorita, mas a expressão de seu rosto me fez pensar que teria um problema; eu sou pastor evangélico.

A jovem disse:

— Graças, Senhor, por ter respondido à minha oração.

Levantando o rosto, disse:

— Eu vim ao lago para procurar Deus, porque acho que no templo ele não pode ser encontrado.

Ela se referiu longamente a algumas experiências decepcionantes em uma instituição religiosa e, finalmente, disse que estava pedindo a Deus para guiá-la e falar com ela de alguma maneira. Sentei-me ao lado dela e pude ajudá-la espiritualmente.

Infelizmente, existem pessoas em algumas igrejas cujo testemunho negativo faz com que alguns pensem que Deus não pode ser encontrado no templo, e essas pessoas o procuram lá fora. O cristão deve sempre lembrar quem ele é e por que Deus o colocou no mundo como sua testemunha.

Não se trata apenas de falar em evangelização; é necessário ser portador de Cristo, encarnar e compartilhar seu Evangelho. O cristão nunca está de folga, mas está sempre de serviço, porque é um soldado de Jesus Cristo. Aquele que só trabalha quando está usando o uniforme e está sob a supervisão de seus superiores é na verdade um mercenário, nunca um soldado.

 Jorge A. León / Adolfo Robleto - 501 Ilustraciones Nuevas

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

LARGUE ALGUMAS COISAS

Deus tem uma grande corrida para você correr. Sob os cuidados dele você irá aonde nunca esteve e servirá de uma maneira que nunca sonhou. Mas você tem que largar algumas coisas. Como você pode compartilhar a graça se está cheio de culpa? Como você pode oferecer conforto se está desanimado? Como você pode aliviar a carga de outra pessoa se seus braços estão ocupados com a sua? Pelo bem daqueles que você ama, viaje com pouca bagagem. Pelo bem do Deus que você serve, viaje com pouca bagagem. Para o bem da sua própria alegria, viaje com pouca bagagem.

Existem pesos na vida que você simplesmente não consegue carregar. Deixe-os de lado e confie nele. Toda ênfase é pouca na promessa de Deus em 1 Pedro 5:7: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. O que você acha de aceitarmos a oferta de Deus? Poderíamos nos encontrar viajando um pouco mais leves.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Set Down Some Stuff”

terça-feira, 29 de agosto de 2023

A MULHER DE DEUS

Conta uma testemunha ocular de Nova York:

Num frio dia de Dezembro, alguns anos atrás, um rapazinho de cerca de 10 anos, descalço, estava em pé em frente a uma loja de sapatos, olhando a vitrine e tremendo de frio. Uma senhora se aproximou do rapaz e disse:

- Você está com pensamento tão profundo, olhando essa vitrine!

- Eu estava pedindo a Deus para me dar um par de sapatos - respondeu o garoto...

A senhora tomou-o pela mão, entrou na loja e pediu ao atendente para dar meia dúzia de pares de meias para o menino. Ela também perguntou se poderia conseguir-lhe uma bacia com água e uma toalha. O balconista rapidamente atendeu-a e ela levou o garoto para a parte detrás da loja e, tirando as luvas, se ajoelhou e lavou seus pés pequenos e secou-os com a toalha.

Nesse meio tempo, o empregado havia trazido as meias. Calçando-as nos pés do garoto, ela também comprou-lhe um par de sapatos. Ela amarrou os outros pares de meias e entregou-lhe. Deu um tapinha carinhoso em sua cabeça e disse: "Sem dúvida, vai ser mais confortável agora."

Como ela logo se virou para ir, o garoto segurou-lhe a mão, olhou seu rosto diretamente, com lágrimas nos olhos e perguntou:  "Você é a mulher de Deus?"

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

domingo, 27 de agosto de 2023

ONDE ESTÁ O AMOR?

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.

Mateus 24:12

Tenho observado estarrecido no que somos capazes de fazer ao próximo... O homem tem agido com extrema crueldade contra o seu semelhante, até mesmo contra o seu próprio sangue. Será que já chegamos no tempo em que o Mestre se referiu no versículo acima?

Tantas mortes recheadas de crueldade, sem motivos ou motivadas por coisas tão banais; Tanta violência contra mulheres, crianças, idosos; Tantos pais, filhos, mães, irmãos executados pela ganância, maldade que brota dentro da própria família. O mundo se tornou um lugar perigoso para se viver. Chego a pensar que as pessoas de bem são cada vez uma minoria.

Jesus Cristo disse que a razão desse amor cada vez mais frio seria a multiplicação da iniquidade. E observo que muitas leis sugiram nos últimos anos que são contrárias a Palavra de Deus, a família e ao amor. 

Hoje em dia, muitas ações que são reprovadas por Deus são praticadas e aceitas pelas sociedades como normais e louváveis. Esse mundo não atingirá a compreensão real do amor se continuar seguindo um caminho longe de Deus. O resultado de uma vida assim é e sempre será o ódio, o rancor e as muitas tragédias.

Que Deus nos ajude!

sábado, 26 de agosto de 2023

TROCANDO OURO POR FARINHA

Numa quarta-feira, em 16 junho de 1897, um navio do Alasca entrou no porto de S. Francisco. Um amontoado de pessoas saiu do barco - todos cambaleando sob sua carga - ouro. Havia ouro em seus bolsos, sacolas, latas de café e em vasos de vidro, até os cantis para matar sua sede estava repleto de ouro. Cerca de 750 mil dólares em ouro saíram desse único navio. Era a mais rica história de ouro que o mundo conhecia. 

Ouvindo as notícias, milhares de pessoas abandonaram seus trabalhos, deixaram suas famílias, suas vidas rumo ao Alasca e ao Rio Klondike. Mas a maioria não estava preparada para atravessarem as regiões que os faria chegar até lá, com baixas temperaturas, extensos nevoeiros e abismos. Levava-se 16 semanas (4 meses) até chegar à cidade de Dawson. Apenas 1 em cada 4 conseguiu chegar até o final

Nos dias de hoje, as coisas parecem não ser nada diferentes. As pessoas vivem correndo, de um lado para o outro, em busca de manter suas necessidades. Até aí tudo bem. Mas em geral, a maioria dos homens vive para buscar satisfazer necessidades criadas por leis de consumo. 

“Eu preciso”- comprar um carro novo, casa luxuosa, roupas modernas, estudos superiores, viagens paradisíacas, etc.

Como tudo isto custa, e custa muito dinheiro, vivemos loucos, correndo atrás de cada centavo de oportunidade a ganhar um pouco mais.

Acabamos até fazendo loucuras: 2 empregos, horas extras todos os fins de semana, pegamos férias em dinheiro, fazemos empréstimos a juros.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

VOCÊ TEM RESSENTIMENTO DE SEU CÔNJUGE?

Algum tempo atrás, alguém me disse: "Todos os começos de um relacionamento são maravilhosos, mas o final é sempre o mesmo". Eu não concordo com isso. Você pode ser feliz para sempre com seu cônjuge, se ambos aprenderem a caminhar lado a lado, com um objetivo em comum. Talvez, um dos maiores problemas seja quando alguém fere seu cônjuge, e isso não se resolve; quando alguém coloca em sua mente uma espécie de livro de contas com erros e defeitos de seu cônjuge. Borges, em Fragmentos de um evangelho apócrifo, escreveu: "Não odeie seu inimigo, porque isso torna você de alguma forma seu escravo. Seu ódio nunca será melhor do que sua paz". E esse é o título destas palavras. Pense, por um momento, o ressentimento o tornou um escravo de seu cônjuge?

O problema com o ressentimento é que, como todos os vícios, gera dependência e desenvolve tolerância. Quem o prova corre o risco de desenvolver o "gosto" pelo amargo ressentimento, pelo rancor e, de alguma maneira, aprecia-o. Se eu entendi bem, na verdade, o antídoto contra o ressentimento não é um, são vários. Vou citar somente três:
 
1. Pare de desenterrar o passado

Uma lenda diz que um monge e seu discípulo, no caminho para o mosteiro, tinham que atravessar um rio. Na beira, estava uma mulher muito obesa e elegante, que também queria atravessar, mas a água no rio estava muito alta. Então, o monge a colocou em seus ombros e a levou até a outra margem. Enquanto ele a colocava no chão, ela os olhou com desdém e foi embora, sem agradecer. O discípulo ficou furioso. Não disse nada, mas estava enfurecido por dentro. Caminharam vários quilômetros em silêncio e ao chegar ao mosteiro, o discípulo, irritado, virou-se para o monge e disse: "Ela era tão pesada…, e nem sequer agradeceu". O monge riu e disse: "Sim, eu a carreguei, e ela era pesada. Mas eu a deixei no rio, muitos quilômetros atrás. Você ainda a está carregando." O passado é muito pesado, tem extremidades tão afiadas que cada vez que você o toca, suas feridas tornam-se mais profundas. Pare de carregá-lo. Quando você deixar o passado no passado, quando parar de pensar o que seu cônjuge disse, fez ou deixou de fazer e dizer, sua vida irá tornar-se muito mais leve.
  
http://familia.com.br/

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

AGARRANDO UMA SOMBRA

Henry Martyn (1781 - 1812), um estudante da Universidade de Cambridge, foi honrado com apenas 20 anos de idade por suas conquistas em matemática. De fato, ele recebeu o maior reconhecimento possível nesse campo. E ainda assim ele sentia um vazio imenso em sua alma. Ele disse que, em vez de encontrar satisfação em suas realizações, ele havia "só agarrado uma sombra".

Depois de avaliar os objetivos de sua vida, Martyn viajou para a Índia como missionário aos 24 anos. Quando ele chegou, orou: "Senhor, deixe-me queimar por Ti." Nos próximos sete anos que precederam sua morte, ele traduziu Novo Testamento em três línguas orientais difíceis.

 J. Oswald Sanders
Enfrentando a solidão/Ministry 127

terça-feira, 22 de agosto de 2023

VIGILÂNCIA

Um viajante escreveu em um jornal: "Chequei à vila Areconati, ao lado do Lago Como, que é a joia da coroa dos Alpes, na Itália. Um jardineiro abriu uma porta e me fez atravessar um lindo jardim.

– Há quanto tempo está você aqui? - perguntei-lhe.

– Há vinte e cinco anos.

– Quantas vezes o dono desta vivenda a visita?

– Desde que estou aqui, só quatro vezes.

– Quando foi a última vez?

– Há doze anos.

– Ele lhe escreve?

– Nunca.

– Com quem se entende você?

– Com o encarregado, em Milão.

– Ele vem com freqüência aqui?

– Nunca veio.

– Quem vem então aqui?

– Estou quase sempre só; raras vezes aparece um visitante.

– E você traz este jardim tão bem tratado, como se fosse para esperar amanhã o dono da chácara?

– Hoje! – foi a resposta do velho. 

Respigando.

O PÃO PATRIOTA

Algumas pessoas sentem prazer em ajudar ao próximo, chegam a integrar seus tesouros em prol do que carece. A história de Yuan é um exemplo disso. 

Yuan era um pequeno chinês que morava em Manilha, nas ilhas Filipinas. Havia ajuntado por muito tempo algum dinheiro para comprar  uma bicicleta.

Quando já possuía mais de cinquenta dólares, sentou-se e meditou:  "Quantos na China, milhares de patrícios meus estão morrendo de  fome..." Resolveu então ajudar as crianças famintas da China em vez de  comprar a sua tão desejada bicicleta. Foi diretamente à padaria e gastou  todo seu dinheiro na compra de pães; sacos e sacos de pão! Entregou-os  à comissão auxiliadora, explicando que era uma oferta que ele mesmo  queria mandar aos pequenos chineses. A comissão agradeceu a Yuan queria mandar aos pequenos chineses. A comissão agradeceu a Yuan homens discutiram bastante: "Que faremos com todo este pão ? Estragar-se-á antes de chegar à China". Afinal resolveram levá-lo às escolas chinesas na ilha mesmo é vendê-los como "pão patriótico" 

Assim fizeram e o povo pagou um bom preço. No fim do dia  tinham mais de 200 dólares para aliviar a fonte das crianças na China.

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

QUANDO VOCÊ SE COMPARA E COMPETE

Um menino chamado Adão queria ser como seu amigo Bob. Adão amava o jeito que Bob andava e falava. Bob, porém, queria ser como Charles. Havia algo nos passos e no sotaque de Charles que o intrigavam. Charles, por sua vez era impressionado com Daniel. Charles queria a aparência e o jeito de falar de Daniel. Daniel, supreendentemente, também tinha um herói: Adão. Ele queria ser como Adão. Então Adão estava imitando Bob, que estava imitando Charles, que estava imitando Daniel, que estava imitando Adão! Afinal, tudo que Adão precisava fazer era ser como ele mesmo.

Fique na sua própria faixa. Nada de bom acontece quando você se compara e compete. Deus não lhe julga de acordo com os talentos dos outros. Ele lhe julga de acordo com os seus talentos. A régua de Deus para medir a sua fidelidade é o quanto você é fiel com seus próprios dons.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Stay in Your Own Lane”

domingo, 20 de agosto de 2023

UMA GRANDE DESCOBERTA

Jesus disse: "Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." 

Lucas 15.10

Estava no centro de reciclagem, separando as latas, garrafas de vidro, jornais e embalagens plásticas que acumulara. Para minha surpresa, encontrei meu celular num pacote de jornais e latas. Por semanas procurara no carro, na casa e no jardim. O celular era importante para minha comunicação profissional e pessoal. Receara tê-lo perdido para sempre e fiquei encantado ao recuperá-lo. 

Quando estamos perdidos, Deus nos procura com mais fervor do que procurei meu celular. Numa arrogante autossuficiência, afasto-me de Deus como se não precisasse Dele. Em teimosia, sigo meu próprio caminho em vez de prestar atenção ao meu Criador. Mas quando me dou conta da minha tolice e retorno para Deus, arrependido de meu orgulho pecaminoso, Ele me acolhe de volta com prazer. Embora me sinta tentado a me condenar, o Senhor me restaura ao serviço. Deus valoriza uma relação próxima comigo muito mais do que prezo meu celular. A parábola da moeda perdida ensina que os céus regozijam quando nos afastamos do pecado e buscamos o Senhor. 

Oração: Deus gracioso, graças por valorizares um relacionamento íntimo conosco. Graças por nos estimares, pessoas comuns que somos, como Teus. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O Senhor comemora quando pedimos direção e perdão.

Oremos pelas pessoas que se sentem desvalorizadas.

Clifford B. Rawley (Missouri, EUA)

sábado, 19 de agosto de 2023

QUEM QUER DÁ UM JEITO, QUEM NÃO QUER DÁ UMA DESCULPA

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.

O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão se divertindo. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

A realização de um sonho depende de dedicação. Sonhar nos motiva; Sonhar nos direciona; Sonhar faz a vida ter sentido; Sonhar faz a vida ter sabor; Sonhar nos dá um senso de propósito; Sonhar faz parte da nossa condição humana. Através dos sonhos gerados no coração de homens e mulheres, Deus pode promover grandes mudanças.

Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está. Em verdade, a ilusão é combustível dos perdedores.

Quem quer fazer alguma coisa, dá um jeito. Quem não quer fazer nada, dá uma desculpaÉ fato. Não adianta ficar inventando desculpas pra si mesmo para justificar nossas faltas.

Quando queremos, de verdade, sempre arrumamos um jeito. Viramos o mundo de ponta cabeça para trocar o plantão, colocamos o chip no celular do amigo quando ficamos sem bateria, pagamos o dobro para pegarmos um táxi e chegar a tempo, atravessamos a cidade para conseguirmos pegar o último ônibus que já estava com o motor ligado, deixamos para trás a festa de aniversário do melhor amigo, pedimos dinheiro emprestado até para quem não gosta da gente.

Quando você QUER, você FAZ acontecer. Agora quando não QUER, tudo é uma dificuldade imensa, que jamais vamos superar.

Pr. Cezar Trazzini

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

PLANTAR OU PREGAR?

Ele faz que todo o corpo […] ao cumprir sua função […] se desenvolva e seja saudável em amor. 

Lucas 5:16

Conta-se que dois irmãos, Billy e Melvin, estavam na fazenda de gado leiteiro da família quando viram um avião escrevendo algo no céu. Eles observaram o avião esboçar as letras “VP” no alto. Os dois decidiram que as letras tinham significado especial para eles. Um pensou que significava “Vá pregar”, o outro entendeu como “Vá plantar”. Mais tarde, um dos meninos, Billy Graham, dedicou-se a pregar o evangelho, tornando-se um ícone nessa tarefa. Seu irmão Melvin passou a administrar fielmente a fazenda da família por muitos anos.

Se Deus chamou Billy para pregar e Melvin para plantar e cuidar da fazenda, como parece ser o caso, ambos honraram a Deus com suas vocações. Embora Billy tenha tido uma longa carreira de pregador, seu sucesso não significa que a obediência de seu irmão ao chamado para cuidar da fazenda tenha sido menos importante.

Embora Deus designe alguns para o que chamamos de ministério de tempo integral (Efésios 4:11,12), isso não significa que aqueles em outros cargos e funções não estão fazendo algo importante também. Em qualquer um dos casos, como Paulo disse, cada parte deve realizar seu trabalho (v.16). Isso significa honrar a Jesus usando fielmente os dons que Ele nos concedeu. Quando o fazemos, “pregamos” ou “plantamos”, podemos fazer a diferença para Jesus onde quer que sirvamos ou trabalhemos.

Por:  Dave Branon
Fonte:https://paodiario.org

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

A DOAÇÃO DE ROBERT ARTHINGTON

O investidor e filantropo inglês Robert Arthington (1823–1900), embora herdeiro de grande fortuna, vivia em um quarto individual, preparava suas próprias refeições e compartilhava sua amizade com os alunos que precisavam, durante seus estudos na Universidade de Cambridge. No entanto, ele deu enormes quantias de dinheiro durante sua vida para missões cristãs. Quando ele morreu, seu patrimônio valia cerca de cinco milhões de dólares, que ele desejava que fossem enviados para as missões.

Depois de sua morte, uma carta que recebera de um missionário foi encontrada em seus pertences. Dizia: “Se eu estivesse na Inglaterra novamente, eu ficaria feliz em morar em um pequeno quarto, fazer no chão a minha cama, de uma caixa a minha cadeira, de outra a minha mesa, em lugar de assistir, em conforto, aos pagãos morrerem pela falta de conhecimento de Jesus Cristo”. 

Robert Arthington estava determinado a tornar esse tipo de autonegação o padrão de sua vida.

 A Tribuna Batista da Bíblia
Ministry 127

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

O BOM CAÇADOR

Durante o inverno rigoroso e sombrio do Alasca, os jovens de uma vila esquimó costumam sair para o frio para encontrar comida para suas famílias. O caçador, armado apenas com uma vara bem afiada em uma das extremidades e movido pela compaixão pelo seu povo em risco de fome, vagueia vigilante para fora, antecipando o possível ataque de um urso polar. Não tendo medo natural do ser humano, um urso polar pode muito bem atacar e comer um homem. Caso esteja sob ataque, o caçador esquimó move as mãos para enfurecer o bicho e faz com que ele levante o corpo mais de dois metros nas patas traseiras. Nesse exato momento, o esquimó se aproximando aponta a vara afiada para o coração e, apoiada no chão, a outra extremidade espera que o urso caia com todo o seu peso na vara e ela penetre seu coração. O urso, mesmo com o coração trespassado, ainda pode matar ou mutilar o caçador. Família e amigos do caçador saem mais tarde e seguem as trilhas na neve, encontrando através daquela grande demonstração de coragem, comida para sobreviver. 

Os primeiros missionários proclamaram aos ouvintes atentos que Cristo Jesus é o "bom caçador" que dá a vida pelo mundo faminto. Sejamos seus imitadores.

 José Luiz Martínez
 503 Ilustraciones Escogidas

terça-feira, 15 de agosto de 2023

SER CRISTÃO

Um dia, um navio de guerra japonês ancorou na baía de Nagasaki, Ja­pão. Os cristãos daquela localidade foram indicados para apresentar as boas vindas à oficialidade e aos marinheiros daquele barco, em nome da Igreja. 

O capitão tomou a palavra, dizendo que tinha especial prazer em falar porque ele se tornara cristão por um fato acontecido em um dos parques de Nagasaki. 

Anos atrás, ele havia atirado pedras numa missionária que estava pre­gando o evangelho naquele parque. Quando percebeu que havia ferido a se­nhora, tratou de fugir e se escondeu por três dias. 

Foi quando as mais ex­traordinárias noticias chegaram ao seu conhecimento: a missionária, cujo no­me era Umhoff, não queria que ele fosse preso, estava orando por ele e que­rendo saber onde ele se encontrava, para lhe oferecer perdão e sua amizade.

Ouvindo isto, o jovem resolveu procurar saber como servir ao Deus daquela missionária. Agora, era um prazer para ele dar o seu testemunho naquela mesma ci­dade onde ele tinha aprendido o que quer dizer ser cristão. 

Rita F. Snowden (Nova Zelândia)

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

DEIXA DEUS AGIR

Um artista, desejando pintar uma versão moderna do "Filho Pródigo" procurou e encontrou na rua, vestindo apenas trapos, uma pessoa exatamente como queria, para servir de modelo para seu trabalho. Ofereceu a ele certa quantia em dinheiro desde que estivesse em seu estúdio no dia seguinte.  

Na hora determinada, o mendigo compareceu, mas o artista não o reconheceu. Por conta própria, o homem se lavou e conseguiu algumas peças de roupa e dessa forma julgou que estaria mais "apresentável". 

O artista, ao recebê-lo, disse: "Eu não tenho nenhum trabalho para você do jeito que está. Você deveria ter vindo como estava". 

Quantas vezes, nós, que somos filhos de Deus perdemos a nossa bênção, exatamente porque não temos a fé e a paciência suficientes para deixar Deus agir da maneira dEle. Queremos dar uma "mãozinha" ao Senhor!

domingo, 13 de agosto de 2023

PEQUENO OU GRANDE

Certa ocasião presenciei uma discussão entre uma cliente e um gerente de supermercado. Enquanto a mãe escolhia cuidadosamente as uvas, o filho ia comendo as frutinhas. Com delicadeza o gerente informou à criança que as uvas estavam à venda e não eram amostra grátis. A mãe saiu em defesa do filho: "Pelo amor de Deus!" disse, indignada. "Reclamar por algo tão pequeno!". Eu me perguntei que critérios ela usaria para traçar a linha entre "pequeno" e "grande". Talvez "grandes" fossem as frutas que se descascam, como a laranja? A única distinção que o garoto fazia era entre o que queria ou não. E ele queria aquelas uvas. Se a mãe corrigiu o filho em particular, nunca saberemos. Mas a mensagem que lhe transmitiu em publico foi clara e direta: roubar "pequenos objetos" é permitido, na verdade, nem chega a ser roubo.

Fonte: http://www.pastorwalterpacheco.com.br/

sábado, 12 de agosto de 2023

UMA PAIXÃO PELOS ESQUECIDOS

Dormiu no ponto. Nadou, nadou e morreu na praia. Você escolhe a frase – o resultado é o mesmo. Ouça tantas vezes que só fruta podre fica no lixo, que você começará a acreditar. Você começa a acreditar que você mesmo é pequeno demais, tarde demais.

Deus tem uma paixão peculiar pelos esquecidos. Você percebeu? Vê a mão dele na pele do leproso? Vê o rosto da prostituta nas mãos de Jesus? Vê-lo com o braço em volta do pequeno Zaqueu? Deus quer que entendamos a mensagem: o que a sociedade joga fora, Deus escolhe. O que o mundo anula, Deus pega. Por que ele escolheu você? Ele queria. Afinal, você é dele. E ele fez você. Não importa quanto tempo você esperou ou quanto tempo desperdiçou, você é dele. E ele tem um lugar para você.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Passion for the Forgotten”

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

JESUS LEVA NOSSOS MEDOS A SÉRIO

O medo é terrível. Ele suga a vida da alma, nos enrola em um estado embrionário e nos esvazia de todo contentamento. Quando o medo molda nossas vidas, a segurança se torna nosso deus. Quando a segurança se torna nosso deus, adoramos a vida sem riscos. Aquele dominado pelo medo não pode amar profundamente, pois o amor é arriscado. Eles não podem dar aos pobres. Não é de se admirar que Jesus trava uma guerra contra o medo.

Jesus diz: “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois seu Pai tem grande alegria em lhes dar o reino.” (Lucas 12:32 NVT). Os evangelhos listam cerca de 125 imperativos emitidos por Cristo. Vinte e um exortam-nos a “não ter medo” ou “não temer” ou “ter coragem” ou “ter bom ânimo” ou “ser de bom ânimo”. Se quantidade é um indicador, Jesus leva nossos medos a sério.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Jesus Takes Our Fears Seriously”

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

DEUS MUDA VIDAS, MESMO AS PIORES

Um garoto órfão e pobre, aprendiz de sapateiro, se converteu ao Senhor e se tornou o evangelista Moody, que durante seu ministério trouxe três milhões de almas aos pés de Cristo. 

Um menino pobre e sem perspectivas, filho de agricultor, entregou seu coração a Jesus e tornou-se um grande presidente e libertador dos escravos dos Estados Unidos – Abraham Lincoln. 

Um advogado alcóolatra, entregou-se ao Salvador e tornou-se um excelente teólogo e fundador da Missão da América Central, C. I. Scofield. 

Um homem mundano e grande pecador que, na prisão, se rendeu a Cristo, chegou a ser um dos melhores hinologistas latino-americanos, Alfredo Colom.

 Juan V. Galdámez Palma/Adolfo Robleto
501 Ilustraciones Nuevas

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

NUNCA FAZEMOS AS COISAS SOZINHOS

Nos tempos em que os órgãos soavam apenas quando alguém girava uma manivela para impulsionar o ar nos tubos, diz-se que um artista deu um concerto de órgão em um teatro e o fez muito bem. Quando terminou o show, ele foi muito aplaudido e, inclinando a cabeça, agradeceu à plateia pelos aplausos. Nisso, o garoto atarracado que girava a manivela apareceu na plataforma e, aproximando-se do artista, disse em voz baixa:

— Quão bem fizemos! Não é mesmo? 

O artista, fingindo ignorá-lo, disse:

— Saia do palco, é a mim que estão aplaudindo. 

O público insistiu que o artista repetisse seu show em outra ocasião. E assim foi. Mas quando ele estava na metade do show, o garoto sentiu que estava exausto e não conseguia mexer na manivela com força suficiente. O artista no órgão estava suando e muito preocupado. Falou com o garoto e disse:

— Vá em frente, se apresse, faça bem o seu trabalho, porque, se não, nos sairemos mal. 

O show terminou com êxito. Quando o artista se apresentou para os aplausos, ele convidou o menino para que ele também recebesse o merecido reconhecimento por seu trabalho. Em tudo de grande que o homem faz, sempre há outros que o ajudam.

 Adolfo Robleto
 501 Ilustraciones Nuevas

terça-feira, 8 de agosto de 2023

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

UM RESGATE PARA MUITOS

Mateus 20:28 diz sobre Jesus: “O Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir aos outros e dar a vida em resgate por muitos”.

Quando menino, li uma fábula russa sobre um mestre e um servo que partiram em uma jornada. Antes de chegarem ao destino, foram pegos por uma nevasca e perderam a direção. Quando foram encontrados, o mestre estava congelado até a morte, de bruços na neve. Quando o levantaram, encontraram o servo frio, mas vivo. O mestre havia se colocado voluntariamente por cima do servo para que o servo pudesse viver.

Jesus fez o mesmo por você. Jesus usa uma coroa soberana, mas carrega um coração de pai. O Rei que sofre pelo camponês, o Mestre que se sacrifica pelo servo. Ele é o Filho do Homem que veio para servir e dar a vida em resgate por você.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Ransom for Many”

domingo, 6 de agosto de 2023

PROVAS VISÍVEIS

Um evangelista contou que ele tinha estado a pregar o Evangelho no bairro mais perigoso de uma grande cidade. Entre os seus ouvintes achava-se um bem conhecido ateu que o desafiou para um debate em público. O desafio foi aceito pelo evangelista sob uma condição. Pediu ao ateu que, no dia do debate, levasse um bêbado, que tivesse deixado o vício pela influência do ateísmo; uma decaída que tivesse mudado de vida pela leitura de livros ateus; um jogador que tivesse abandonado o jogo por ter abraçado o ateísmo. 

Em seguida o evangelista disse: "Prometo marchar à frente de um pequeno exército de ex-bêbados, ex-meretrizes e ex-jogadores que abandonaram seus vícios por terem ouvido a pregação do Evangelho de Jesus Cristo e foram salvos pelo poder de Deus." O ateu calou-se. Que podia ele dizer diante das "Provas Visíveis?"

 A Voz Missionária / D. P. Silva - Mil Ilustrações

sábado, 5 de agosto de 2023

ESTAMOS CANSADOS

Estamos cansados. Cansado de relacionamentos que não funcionam ou carreiras que não satisfazem ou corpos que se recusam uma cura. Cansado de tantas idas ao cemitério, terapeuta ou “happy hours” que são tudo menos felizes. Nossos ombros caem. Nossas pálpebras pesam. Nós estamos cansados. Uma geração cansada.

Pode culpar o alvo de carreira tipo “alcançar a lua”. Selamos o cavalo chamado “vá buscá-los” e fazemos exatamente isso. Pode por a culpa pelo nosso cansaço na revolução da Internet. Nunca estamos desconectados. Ponha a culpa pelo nosso cansaço num orgulho peculiar que temos de uma vida sem limites. Estamos orgulhosos de nossas longas horas e voos noturnos. A consequência? Uma sociedade de exaustão.

Você está entre eles? Você não tem que ser. Jesus tem um convite para você: “Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “We Are Weary”