quinta-feira, 30 de novembro de 2023
O SENHOR LEVANTA OS ABATIDOS
quarta-feira, 29 de novembro de 2023
A ESTÁTUA
terça-feira, 28 de novembro de 2023
ALEGRE-SE COM O SUCESSO DOS OUTROS
Aqui vai um exercício prático que pode virar seu foco de si mesmo para os outros. Durante as próximas vinte e quatro horas procure celebrar tudo de bom que acontece com outra pessoa. Mantenha uma lista. Você passará de felicidade em felicidade enquanto você considera o sucesso dos outros mais importante do que o seu. É assim que a felicidade acontece.
segunda-feira, 27 de novembro de 2023
O USO DOS TALENTOS
O homem voltou, e pediu o seu trigo. O primeiro negociante levou-o ao seu armazém e lhe mostrou os sacos: estavam mofados e imprestáveis.
O outro conduziu-o para fora e lhe mostrou vastos campos de trigo ondulante, como produto dos dois sacos que lhe confiara. Disse o comerciante: "Foste amigo fiel. Dá-me dois sacos desse trigo; o restante é teu." - Sermon Illustrations
domingo, 26 de novembro de 2023
VIVE A VIDA
Viver é o grande desafio de todo homem... a maioria de nós, apenas existe ou sobrevive, esquecendo-se de viver a vida com intensidade. O Senhor Jesus disse: Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. Por que então, a gente não consegue viver a vida na sua intensidade, de modo feliz, em paz e harmonia?
A resposta é simples: porque não ouvimos ao Pai. Quando Josué chorava a morte de Moisés, Deus lhe falou dizendo: Não to mandei eu? Em outras palavras, Deus lhe disse, porque você não me obedece? Porque não age como eu lhe oriento?
A grande dificuldade da vida é seguir sempre caminhando... Alguns de nós param diante das altas montanhas (o frio, o cansaço) ou à sombra dos vales profundos e são contaminados pelo desânimo, a tristeza, a amargura, a acomodação.
Na verdade, Deus deseja que todo homem enfrente os problemas da vida com ânimo e alegria, na certeza de que a vida é mais que dor. É preciso compreender que podemos superar os obstáculos com esperança e confiança mesmo que a vida seja uma eterna despedida... Pode-se viver como Jesus nos ensinou.
Fandermiler Freitas
sábado, 25 de novembro de 2023
A FELICIDADE
Sempre que eu estou desapontado com alguma coisa em minha vida, eu paro e reflito sobre o pequeno Jamie Scott. Jamie estava tentando uma vaga no time da escola. Sua mãe me disse que ele havia colocado o seu coração nisso e ela temia que não fosse escolhido.
No dia em que os alunos seriam premiados com um lugar na equipe, eu fui com ela à reunião que haveria logo após o término das aulas. Jamie correu até ela. Seus olhos brilhavam de orgulho e excitação.
— Adivinhe, mamãe - gritou ele, e então disse aquelas palavras que ficaram gravadas como uma lição para mim: "Eu fui escolhido para bater palmas e animar o grupo."
A felicidade está à nossa disposição, tanto em grandes como em pequenas coisas. E o segredo para encontrá-la é estarmos diante do Senhor e dispostos a receber o que Ele tem preparado para nós. Nem sempre a felicidade está onde imaginamos que ela esteja. Podemos fazer grandes planos, alimentar sonhos gigantescos e ao final descobrir que não era o que desejávamos.
Quando colocamos os planos diante de Deus e aguardamos a Sua direção e bênção, temos a plena convicção de que seja qual for a resposta, nos trará grande regozijo e satisfação. Felicidade é estar no lugar que Deus nos coloca, fazendo aquilo que Ele nos determina e da maneira como Ele deseja que seja feito. Assim acontecendo, nada e ninguém poderá tirar o nosso prazer e alegria.]
Fonte: https://www.pastorwalterpacheco.com
sexta-feira, 24 de novembro de 2023
A CANETA OU A MÃO
Esdras 8:22
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus.
1 Pedro 5:6
As aulas estavam por começar e minha netinha me perguntou:
— Vó, quando era pequena a senhora também foi à escola?
— Sim, meu amor, e vou lhe contar como aprendi a escrever. Em meu caderno, a professora escreveu um modelo das letras que eu devia copiar. Quão bonitas elas eram! Queria fazer igualzinho com minha caneta nova. Me esforcei... mas foi um desastre! Minhas letras saíam torcidas, com manchas feias... Por quê? Certamente devia ser a caneta – pensei. Então me ocorreu furtar a da professora. Porém ela percebeu e com voz severa me perguntou:
— Quem pegou a minha caneta? Um grande silêncio se fez na sala. Comecei a chorar. A professora brigou comigo na frente da turma, dizendo:
— Porque você pegou a minha caneta?
Contei-lhe tudo. Então ela me consolou com um sorriso e acrescentou:
— Pegue sua caneta, eu vou segurar sua mão.
Ela foi conduzindo minha mão e, para minha surpresa, as letras ficaram boas. A culpa não era da caneta, mas da mão que a guiava!
Lembro-me dessa história toda vez que pretendo fazer o bem. Apesar de meus esforços, só terei sucesso à medida que, como instrumento sem vontade própria, permitir que Deus "guie minha mão" e aja em minha vida, porque Ele tem um objetivo preciso para sua glória e minha felicidade.
quinta-feira, 23 de novembro de 2023
SE NÃO DER FRUTO
quarta-feira, 22 de novembro de 2023
SORTE OU RESPOSTA DE DEUS?
“Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu aminha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face. Enviou desde o alto, e me tomou; tirou-me das muitas águas.”
Salmo 18:6,16
Um piloto missionário certa vez contou a seguinte história:
"Semana passada um incidente provou ser um real encorajamento para mim. Durante um voo de teste, decidi virar para o norte a fim de pousar em uma pista afastada e mostrar ao meu aluno algumas técnicas de pouso. Quando descemos, várias pessoas vieram em nossa direção em um estado de agitação. Um jovem tinha se cortado gravemente enquanto trabalhava em um campo de arroz nas proximidades. O ferimento estava sangrando há 36 horas.
Ninguém foi capaz de estancar o sangue. Logo colocamos o paciente no avião e o transportamos para o hospital da missão. O voo durou cerca de 25 minutos. Por terra ou rio, a viagem seria de 4 dias, e aquele jovem não sobreviveria. Antes que 1 hora se passasse, ele já estava na sala de cirurgia onde a artéria atingida e ferimento puderam ser tratados.
O que tornou esse incidente tão comovente foi o fato de que os habitantes daquele vilarejo cristão estavam orando por um milagre. Levaria muito tempo para conseguir ajuda à pé. Mas, após terem orado, nosso avião repentinamente começou a descer sem razão aparente, exceto de que nós éramos a resposta de Deus às orações deles."
terça-feira, 21 de novembro de 2023
DAFFA, UM ÉTIOPE DE 12 ANOS
“ Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia.”
Isaías 55:11
Daffa, um menino etíope de 12 anos, desejava ardentemente aprender a ler. Mas não podia pagar a escola porque não tinha pai. Então um professor permitiu que ele assistisse às aulas de vez em quando. Assim, Daffa aprendeu a ler, e seu maior desejo era possuir um livro só seu.
Todos os dias, Daffa tinha de levar bodes ao mercado. Lá, havia um homem que vendia livros. Mas qualquer um deles lhe custaria semanas de salário. Mesmo assim, ele aproveitou a oportunidade e levou seu livro para casa como quem carrega um tesouro. Quando começou a ler, deparou-se com histórias desconhecidas. Por exemplo, a de uma criança cujo nascimento fez os anjos se alegrarem. Depois, outras maravilhosas sobre um homem chamado Jesus. Daffa pensou: "Se Ele estivesse vivo agora, meu pai não teria morrido". Um desejo ardente tomou conta dele.
Anos mais tarde, alguns missionários estrangeiros visitaram o vilarejo. Eles queriam construir uma escola, e falavam sobre Deus e Seu Filho, Jesus Cristo. "Esse é o homem do meu livro!", pensou Daffa, excitado com a novidade. Ele perguntou se poderia trabalhar para os estrangeiros, e a resposta foi sim. Certa noite, um deles foi até acabana de Daffa. Ele mal pôde acreditar no que estava ouvindo! Daffa lia a Bíblia para os aldeões; depois todos se ajoelharam e pediram que Deus abençoasse o trabalho missionário.
O missionário voltou correndo para sua casa a fim de contar à esposa que Daffa conhecia Jesus e que orava. "Isso é um milagre!", ele falou. Quando conheceram Daffa melhor, souberam que o próprio Deus tinha feito o primeiro convertido naquele distrito.
segunda-feira, 20 de novembro de 2023
TRAZENDO BEM DO NOSSO MAL
Antes de conhecermos a história de Deus – fizemos uma bagunça da nossa própria história! Será que Deus pode trazer bem do nosso mal?
Ele o fez com Paulo. O apóstolo falou estas palavras em Atos 22:6-7 “Por volta do meio- dia, eu me aproximava de Damasco, quando de repente uma forte luz vinda do céu brilhou ao meu redor. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia…” O que você acha que a voz disse? Eu vou lhe dar o troco? Prepare-se para conhecer o seu Criador? Será que Paulo esperou ouvir palavras como estas? Independentemente da expectativa dele, não foi isso que ele ouviu.
Mesmo antes de pedir misericórdia, Paulo foi oferecido misericórdia. Deus disse “Estou lhe enviando para abrir os olhos dos cegos de formas que possam ver… Estou lhe enviando para apresentar minha oferta de pecados perdoados.” Jesus transformou Paulo, o legalista de carteirinha, num campeão de misericórdia. Quem diria?
domingo, 19 de novembro de 2023
sábado, 18 de novembro de 2023
JÓ
Há momentos em que falar é violar o momento, quando o silêncio representa o maior respeito. A palavra para tais tempos é a reverência, e a oração por tais tempos é “sagrada como teu nome”. Não se preocupe em ter as palavras certas; Preocupe-se mais em ter o coração certo. Não é eloquência que Deus procura, apenas honestidade.
Este foi um trabalho de lição aprendido. Se ele tivesse uma falha, era sua língua. Ele falou demais. Ele define Deus, explica Deus, analisa Deus. São trinta e sete capítulos no livro de Jó até que Deus se pronuncie, e Jó não pode deixar de entender: somente Deus define Deus.
Jó responde: “Eu não sou digno … então vou colocar minha mão na minha boca” (Jó 40:4 NCV). Antes de ouvir Deus, Jó não conseguia falar o suficiente. Mas, depois que ele ouviu Deus, ele não conseguia sequer falar.
sexta-feira, 17 de novembro de 2023
quinta-feira, 16 de novembro de 2023
SONHOS
quarta-feira, 15 de novembro de 2023
LIMPANDO O NOSSO ARMAZÉM
Dizem que uma cascavel, quando encurralada, às vezes se torna tão perturbada que morde a si mesma. Isto é exatamente o que acontece com aqueles que guardam ressentimentos contra outras pessoas -- acabam destruindo a si mesmos. Pensamos que estamos prejudicando a outros, alimentando esses ódios e rancores no coração, mas, o dano maior é causado contra nós mesmos. (Michael Verde)
A quem julgamos fazer mal quando demonstramos mau-humor e grosserias? Quem sofrerá, de maneira especial, os efeitos de nosso rancor? Quem perderá a paz quando nossa alma estiver ocupada com os ressentimentos e traumas do passado? Que utilidade terá para nós um armazém espiritual onde guardamos as coisas ruins que experimentamos ao longo de toda a nossa vida?
Os maiores sofredores seremos nós mesmos! As tristezas irão corroer a nossa alegria, sepultar os nossos sonhos, secar os nossos ossos. Nosso sorriso perderá o encanto, nossa luz estará sempre apagada, nosso encanto não terá qualquer cor. Deixaremos de amar, deixaremos de cantar, deixaremos de viver.
Se ainda estamos guardando todas essas atitudes danosas no estoque de nosso armazém espiritual, está na hora de promover uma grande limpeza. Vamos jogar tudo fora! O prazo está vencido! Elas não servem para nada a não ser tornar impura a nossa vida. Vamos nos livrar dessa carga inútil e arrumar o nosso armazém. Sem aqueles produtos nocivos, temos agora espaço livre para estocar amor, fé, amizade, esperança, solidariedade. Vamos enfeitar o nosso armazém com a presença do Senhor Jesus e deixar as janelas abertas para que todos que passam por nós, contemplem as nossas bênçãos e sejam contagiados pela nossa felicidade.
Você já limpou o armazém de seu coração? Pretende começar agora mesmo?
Paulo Roberto Barbosa
terça-feira, 14 de novembro de 2023
A LÓGICA DE EINSTEIN
segunda-feira, 13 de novembro de 2023
A ALDEIA DOS LADRÕES
domingo, 12 de novembro de 2023
FAROL E TOCHA
sábado, 11 de novembro de 2023
ATITUDE
sexta-feira, 10 de novembro de 2023
APRENDER A OUVIR
quinta-feira, 9 de novembro de 2023
PODER DO ALTO!
Um trabalhador da General Motors estava tentando cortar um metal novo muito duro. Depois de repetidos e inúteis esforços, resolveu levar o material ao gerente geral da corporação, que era um engenheiro de automóveis bem conhecido e inventor, e lhe disse que não poderia cortá-lo. O engenheiro lhe perguntou: "Você usou o diamante para cortar metais?" O trabalhador disse que não, mas depois foi tentar fazer e conseguiu cortá-lo com o diamante. Então o administrador lhe disse: "Não é que o metal seja muito duro, mas que nossas ferramentas não são fortes o suficiente".
Cristo sabia que as "ferramentas" dos primeiros discípulos não eram fortes o suficiente para fazer por si mesmos o trabalho difícil que ele lhes havia designado. Ele reconheceu que a força humana não tinha o poder suficiente para espalhar o evangelho em um mundo hostil. É por isso que Cristo insistiu que seus discípulos esperassem até o Espírito Santo chegar, antes de se dedicarem à tarefa de cumprir a Grande Comissão (Atos 1:4,8; Lucas 24:49).
quarta-feira, 8 de novembro de 2023
terça-feira, 7 de novembro de 2023
DEIXE DEUS SER DEUS
Tenho mais afinidade com terra do que mar, mas já velejei barco de pescador o suficiente para saber o segredo de encontrar terra firme durante uma tempestade. Você não mira em outro barco. Você certamente não olha para as ondas. Você olha para um objeto não afetado pelo vento, como uma luz na costa, e segue direto em direção a ela. A luz não é afetada pela tempestade.
Ao buscar a Deus, você deve fazer o mesmo. Você se concentra naquele que está acima de qualquer tempestade que a vida possa trazer. Como Jó, você encontra paz na dor. Como Jó, você cobre a boca e fica quieto. O Salmo 46:10 diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Um comando com uma promessa. Fique quieto. Cubra sua boca. Dobre seus joelhos. E você saberá que eu sou Deus. Fique calmo. Fique quieto. Esteja aberto e disposto. Deixe Deus ser Deus.