quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

FALE PALAVRAS DE VIDA

Nathaniel Hawthorne voltou para casa de coração quebrado. Acabara de ser demitido do seu emprego na alfândega. A esposa dele, ao invés de responder com ansiedade, o surpreendeu com alegria. “Agora você pode escrever seu livro!” ela disse. Ele não estava tão positivo. “E vamos viver de quê enquanto eu estiver escrevendo?” ele perguntou. Para a surpresa dele, ela abriu uma gaveta e mostrou um bocado de notas de dinheiro que ela havia poupado do orçamento da casa. “Eu sempre soube que você era um gênio,” ela disse, “E eu sempre soube que você escreveria uma obra prima.”

Ela acreditou no seu marido. E porque ela acreditou, ele escreveu. E porque ele escreveu, cada biblioteca nos Estados Unidos tem um exemplar de “A Letra Escarlate” de Nathaniel Hawthorne. Provérbios 18:21 diz “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte.” Você tem o poder de mudar a vida de alguém simplesmente pelas palavras que você fala.

 Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Speak Words of Life”

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

PREPARE-SE PARA O CÉU INVESTINDO EM SEU FUTURO

Quando vamos a um país estrangeiro, uma das primeiras coisas que precisamos fazer é trocar o dinheiro num banco ou casa de câmbio. O que carregamos em geral não funciona lá e podemos nos ver em sérias dificuldades se não tivermos a moeda usada naquele país. Às vezes acontece que, em nossa arrogância, acreditamos que com nossa moeda podemos ir a qualquer lugar e que eles a aceitarão sem hesitação ou rejeição, mas com dolorosa surpresa, vemos que não é assim. Você tem que ter amoeda do local visitado.

Então é como o céu, temos que ter o dinheiro que lá é usado e investir nos valores eternos que lá possuem valor.

Em alguns lugares, as casas funerárias são responsáveis por preparar tudo relacionado ao corpo e funeral da pessoa falecida. O detalhe curioso é que as roupas que vestem os cadáveres, sejam de homem ou de mulher, não possuem bolsos. Eles sabem com certeza que o falecido não precisa de bolsos, porque nada vai levar deste mundo. O dinheiro e os valores que você precisa do outro lado da vida têm que ser depositados antecipadamente no banco do céu.

O Reino de Deus é a agência bancária do céu na Terra, e a obra missionária entre os povos não-alcançados, seu mais rentável investimento. Quanto você tem investido?

José Luis Martínez - 504 Ilustraciones Preferida

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

ORANDO POR MISSÕES

Uma antiga professora de escola ficou paralisada e disse a Deus: 

— Como posso servi-lo, Senhor, nesta condição em que me encontro incapacitada?

E pareceu-lhe que Deus lhe disse:

— Você ainda pode orar.

Então ela pensou que essa era sua grande comissão. Desde então, a velha professora começou a orar de maneira especial: ocupava as manhãs orando pelo trabalho missionário realizado em um lado do globo; e tardes, orando pelo trabalho missionário que é feito do outro lado.

L. Olmstead
500 Ilustraciones Cristianas
Bibliopedia

domingo, 25 de fevereiro de 2024

VISTA RESTAURADA

Cristãos amam cantar o hino “Amazing Grace” (Maravilhosa Graça)! Da versão de Tatiana Costa, “Preciosa graça de Jesus, perdido me encontrou, estando cego me fez ver, da morte me livrou.”

Cego, cego à promessa de vida eterna, cego para o provedor da vida. A gente entende as palavras do antes cego pedinte “Uma coisa eu sei. Eu estava cego e agora consigo ver!” (João 9:25). A história dele é a nossa. Talvez foi por isso que João não se apressou a contá-la. Ele só precisou de doze versículos para descrever como água virou vinho. Mas ele dedicou tantos quarenta e um versículos para descrever como Jesus achou, curou e amadureceu o homem cego.

Por que será? Dentre as explicações, considere uma. O que Jesus fez fisicamente para o pedinte cego, ele deseja fazer espiritualmente para todos: restaurar a nossa vista. Lembre-se, amigo, você nunca está só.

 Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Sight Restored”

sábado, 24 de fevereiro de 2024

IMPORTA JULGAR ALÉM DAS APARÊNCIAS

Quantas vezes sucede que pessoas possuidoras de grandes recursos sejam ignoradas e discriminadas por atendentes comerciais em razão da sua aparência física e modo simplório de se trajar?

Que vergonha e horror quando descobrem a real condição financeira de quem haviam desprezado!

Por isso somos ordenados a não julgarmos pela aparência.

Quanto mal fazemos a nós mesmos quando assim procedemos.

E podemos incorrer neste erro em relação ao bem mais precioso de todos - na verdade, nada há que se lhe compare.

Como nos veio numa manjedoura, e nos trajes humildes de um andarilho – nossa primeira reação a ele poderá ser de completa rejeição.

Não devemos portanto avaliá-lo por sua aparição externa terrena.

Naquele vaso de barro estava encerrado o Espírito criador de tudo e de todos, e pelo qual todo o universo é sustentado.

Por que não se manifestou em toda a Sua eterna Glória e Majestade?

Por que chegou a nós como um humilde carpinteiro?

Teria o intento de colocar à prova a sinceridade do nosso coração e aproximação?

Felizes são aqueles, conforme suas próprias palavras, que não se escandalizam n'Ele.

A estes se manifestará secretamente em espírito, no oculto de seus corações.

Dará sentido às suas vidas.

Abrirá o seu entendimento e libertará de toda forma de cadeia os seus espíritos.

Silvio Dutra

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

UMA PÁ CRISTÃ

Um determinado indivíduo entrou em uma loja de ferragens para comprar uma pá. O funcionário entregou-lhe uma e nosso amigo, colocando-a no chão, ficou de pé ao lado dela ao mesmo tempo que perguntava: 

— Este é um bom tipo de pá? Meu amigo.

Respondeu o funcionário:

— Obviamente você não sabe nada sobre pás. Isso é feito por Jorge Griffith. Griffith é um bom cristão e suas pás são cristãs e você pode ter certeza absoluta de que tudo o que vem com esse nome que é de boa classe.

Como nesta pá, podemos colocar o cristianismo em todas as nossas obras e em todas as nossas palavras.

500 Ilustraciones Cristianas
 Bibliopedia

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

EXEMPLOS DE CONVERSÕES

Jim Elliot relata em seu diário que foi salvo ou alcançou sua salvação durante um processo de vários anos. Amy Carmichael diz que foi salva depois que terminou decantar o hino "Cristo me ama". E. P. Hammond, o evangelista de crianças, foi convertido aos dezessete anos por meio do hino “Cristo me ama”. Charles E. Fuller se sentou, solitário, no banco traseiro de seu automóvel num lugar silencioso em Hollywood, e entregou seu coração e vida a Cristo. Uma professora de escola dominical contou que havia sido salva por ter visto o versículo de João 3.16 em um sonho. Deus tem um tempo, um método e uma forma para tocar a cada alma. Nosso trabalho consiste em semear.

 Adolfo Robleto
501 Ilustraciones Nuevas

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

SEU MAIOR PRAZER - DIZIMISTAS

Há poucos anos o pastor de uma igreja em Indianópolis contou o seguinte: Durante uma campanha pró-dizimistas em sua igreja, uma pobre viúva, lavadeira, assinou o compromisso de ser dizimista. Duas senhoras que a conheciam bem e sabiam como era difícil para ela a vida e o sustento das crianças, decidiram-se voluntariamente num gesto de bondade a chamá-la e fazê-la ver que lhe não era possível assinar semelhante compromisso. Ambas haviam se tornado dizimistas, mas pensavam que podiam sê-lo, pois tinham renda para isto, mas a lavadeira não poderia, com a escassa renda que tinha, dar o dízimo. 

No dia seguinte, foram as duas visitá-la. Deixando a tina de roupa e enxugando a mão no avental, a senhora recebeu-as, evidentemente satisfeita por receber a visita delas. Depois de conversarem sobre outros assuntos por algum tempo, elas, com o maior tato e amabilidade possíveis, fizeram-na sabedora do motivo principal de sua visita. Enquanto jeitosamente procuravam falar-lhe, ela cobrindo o rosto com o avental interrompeu-as, falando entre soluços e lágrimas: 

— Deixem-me. Vocês estão querendo tirar o maior prazer de minha vida.

Quando aquelas duas senhoras deixaram o lar daquela viúva pobre, levaram uma nova visão do que significa para o pobre, dar o dízimo ao Senhor.

Silvano da Silva Reis
Mil e Uma Ilustr. para Sermões, Pregações & Palestras

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

POR QUE PÔDE OBTER TANTO?

Um dos ministros mais proeminentes do século XX foi o Dr. Jorge W. Truett, pastor da Primeira Igreja Batista de Dallas, nos EUA, por mais de quarenta anos. Os serviços do Dr. Truett eram solicitados em todas as partes do mundo. Viajou bastante, fez campanhas para evangelização nas grandes cidades, atuou como presidente da Convenção Batista do Sul, era membro do conselho de várias organizações denominacionais, etc. Como ele pôde participar de tantas atividades e, ao mesmo tempo, pastorear uma igreja que chegou a ter cerca de dez mil membros? 

Havia um diácono, um membro da igreja, que tinha grandes habilidades, dono de um negócio lucrativo, e esse homem de Deus decidiu dedicar a maior parte de seu tempo a ajudar seu pastor. Durante a ausência do Dr. Truett, o Sr. Robert Coleman atendia a todos os negócios urgentes da igreja, visitava os doentes e até dirigia os serviços funerários. Quando o Dr. Truett estava na cidade, o Sr. Coleman também atendia a muitos detalhes do trabalho para que Truett tivesse tempo de fazer os preparativos espirituais exigidos por aquele pastorado. Robert Coleman era muito estimado e amado por seus irmãos na fé. Quando passou para a glória, a igreja lamentou sua morte tanto quanto lamentou quando seu amado pastor Truett faleceu.

500 Ilustraciones Cristianas
Bibliopedia

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

LEVE SEUS PROBLEMAS A JESUS

Leve seus problemas a Jesus. Não os desconte nos outros. Ataques de raiva nunca avançaram qualquer causa. No momento em que você percebe um problema, grande ou pequeno, leve-o a Cristo. Quase estou lhe ouvindo dizer “Max, se eu levar meus problemas a Jesus toda vez que tenho, estarei falando com Jesus o dia todo.” Agora você está entendendo!

A Bíblia nos lembra, “não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7 NVI)

Um problema sem oração é um espinho encravado. Ele contamina e infecciona – primeiro o dedo, depois a mão, depois o braço todo. Melhor ir direto à pessoa que tem a pinça. Deixe Jesus cuidar de você. Ele entende de espinhos!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Problem with Un-prayed for Problems”

domingo, 18 de fevereiro de 2024

VOCÊ JÁ SE CANSOU DE ORAR POR UMA ALMA PERDIDA? - LC 18

Nas planícies do Oeste dos Estados Unidos, vivia um mineiro doente. Muito cedo na vida passara ele o desgosto de perder a esposa e a primeira filha. Tornou-se um revoltado. Enquanto estava doente, uma senhora crente administrava-lhe os cuidados de enfermeira e orava por ele. Uma noite, a filhinha desta senhora lhe disse:

— Mamãe, tu não oraste por aquele homem hoje; já desanimaste?

— Creio que sim - responde a mãe.

— E Deus já desanimou, também?

— Creio que não - respondeu a mãe.

— Mamãe, é justo que nós desanimemos, enquanto Deus não desanima? - inquiriu acriança.

Naquela noite, orou novamente a mãe pelo homem, endurecido na sua obstinação.

No dia seguinte ela levou consigo a filhinha para visitar o enfermo. Chegando lá, acriança começou a conversar com ele e lhe disse:

— O senhor já teve uma filhinha, não é verdade? Deus a levou para o céu, mas o senhor vai se encontrar com ela lá.

— Não, não creio que vá, pois sou um homem mau - replicou ele.

— Mas Jesus veio a este mundo para fazê-lo um homem bom - acrescentou a criança, arguta e crente. 

E foi através daquela criança de fé que o homem obcecado se converteu.

F. S. Eitelgeorge / N. de Barros Almeida - Coletânea de Ilustrações

sábado, 17 de fevereiro de 2024

REI FELIPE DESCANSADO

– Declaro essa mulher culpada. Prendam-na – sentenciou o rei Felipe da Macedônia, depois de um rápido julgamento no final do dia.

– Apelo! – exclamou a mulher.

– Apelas a quem? – perguntou o rei, surpreso. – Desconheces que não há outra autoridade maior do que a minha?

– Apelo ao rei Felipe descansado... – replicou ela.

Percebendo que a sentença, de fato, tinha sido proferida após um extenuante dia de trabalho, o rei Felipe reconheceu as razões da mulher e atendeu à apelação.

Qualidade nas decisões: A historinha do rei Felipe descansado, obviamente, se aplica aos profissionais estressados, que precisariam às vezes priorizar o descanso, em um local adequado para "esfriar a cabeça" e reciclar as energias.

O cérebro cansado não tem agilidade nem tranqüilidade para avaliar todos os aspectos de uma decisão complexa. Imaginem o custo que pode ter, para a empresa, uma série de decisões tomadas erradamente.

Descansar não é tudo. O novo conceito de lazer é uma constante realimentação de energia que a pessoa obtém através do contato com a natureza, a cultura e o esporte.

(Trecho do livro Vida com Qualidade)
Prof. Gretz

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

DIAS DE GLÓRIA LHE AGUARDAM

Deus tem uma terra prometida para você tomar posse! Eu sentei do outro lado da mesa de um homem em plena crise de meia idade. Ele descreveu sua vida com palavras como parada, rotina, e encalhada. Ele é Cristão. Mas não consegue dizer qual foi a última vez em que venceu uma tentação ou teve uma oração respondida. Com vinte anos de fé ele ainda enfrenta as mesmas batalhas contra as quais estava lutando no dia em que se converteu a Cristo. É como se a porta para o crescimento espiritual tivesse uma fechadura e todo mundo tivesse a chave, menos ele.

Josué 21:43 diz “Assim o Senhor deu aos israelitas toda a terra que tinha prometido sob juramento aos seus antepassados, e eles tomaram posse dela e se estabeleceram ali”. A terra prometida! A visão de Deus para sua vida. É sua, basta pedir. Desafios virão. O inimigo não cairá sem uma luta. Mas, seus dias de glória lhe aguardam!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Glory Days Await”

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

UM OLHAR E UMA MÃO DE AJUDA

Alguns anos atrás Bzuneh Tulema era o bêbado da cidade em Adama, Etiópia. Ele e sua esposa deixaram seus filhos com vizinhos e se resignaram com um fim de bebedice. Mas, aí alguém os viu. Membros de uma igreja da região começaram a levar comida e roupa para eles, convidando-os para cultos de louvor. Bzuneh não se interessava. A esposa dele, Bililie, se interessou. Ela começou a ficar sóbria e a considerar a história de Cristo. A promessa de uma nova vida. A proposta de uma segunda chance. Ela acreditou. Bzuneh não foi tão rápido. Amigos o encontraram bêbado, quase morto, e o levaram à igreja, e compartilharam Jesus com ele. Ele nunca mais tomou uma gota de bebida.

Tudo começou com um olhar honesto e uma mão de ajuda. Olhares compassivos encontrando pessoas desesperadas. Mãos fortes ajudando fracos. Daí, o milagre de Deus! Nós fazemos nossa pequena parte – ele faz a parte grande!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “An Honest Look and a Helping Hand”

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

NOVENTA NORTE

"Buscar-Me-eis, e Me achareis, quando Me buscardes de todo o vosso coração." 

Jeremias 29.13.

Ventos furiosos açoitaram a interminável extensão de gelo do Ártico e romperam a Cabana de lona meio enterrada na neve. Dentro, um explorador americano jazia sozinho num catre. Ele não conseguira andar desde que seus pés se congelaram, três meses antes. A dor era insuportável. Teria ele de abandonar seu sonho de alcançar o Pólo Norte. De novo ele procurou erguer-se sobre os pés inchados, mas a dor forçou-o a retornar para o leito. Então, inclinando-se, ele escreveu na parede de lona mais próxima: "Acharei o caminho, ou farei um. Robert E. Peary."

Seu indeclinável alvo na vida era alcançar o Pólo Norte. Ele foi avante em seu sonho através dos anos, enfrentando durezas que teriam assustado a maioria das pessoas. Não importa quais as dificuldades que ele tenha suportado no mundo inóspito e branco do Norte, o certo é que ele venceu. As 10:00h do dia 6 de abril de 1909, Robert E. Peary tirou fora o seu sextante e mediu a altura do sol. Terminando seus cálculos, ele exclamou para seu companheiro de exploração: "Matt, oh, Matt! Noventa Norte!" Ele era o primeiro homem a chegar ao ponto onde todas as direções levam ao sul. Tão logo foi possível, Robert telegrafou a sua esposa: "Triunfamos, afinal. Tenho o pólo."

Robert E. Peary encontrou o que estava procurando porque pôs o coração por inteiro em sua busca. Se ele estivesse procurando tesouros escondidos no Caribe ao mesmo tempo que procurava o pólo, provavelmente mão teria encontrado nem um nem outro. É uma lei da vida que esforços dispersos pouco conseguem.

Assim, se você realmente e muito a sério, está procurando Deus, ponha então o coração completamente nesta busca. Estudo ocasional da Bíblia, sem meditação e sem afinco, pouco adiantará. Uma vez ao ano  nos acampamentos não basta. Ela deve constituir um estudo diário.

Você quer realmente conhecer a Deus? É este um alvo e propósito em sua vida? Se sim, e você está pondo todo o seu coração nesse alvo, certamente encontrará a Deus.

North Pote, Tony Simon, Nova Iorque. págs. 89, 90 e 128-137.
More Heroes of Civilization, págs. 14 e 15.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

A LIBÉLULA E A TARTARUGA

A libélula recém nascida, que pairava as suas leves asas sobre a água transparente do ribeirão, viu imóvel sobre uma pedra, uma tartaruga que tomava banho de sol. Espantada diante de uma criatura tão feia, pousou sobre uma folha de capim a fim de ver melhor. A tartaruga, achando que a libélula a estava admirando, começou a falar:

- Olá - disse ela.

A libélula levou um susto.

- Pensei que você estivesse morta, de tão parada.

- Já fui como você, minha criança, muito agitada, mas aprendi que é perigoso vier assim. Em você tudo é esbanjamento: asas vibrando, ir e vir nas costas do vento, voar sem cessar. Mas tudo isso faz mal. Quem se mexe muito morre logo. A vida é como a vela: há de se economizar para durar mais. Minha filosofia é simples: nunca ficar de pé, quando posso ficar deitada. Para simplificar, fico sempre deitada...

A libélula espantada de que alguém pudesse viver assim, ia perguntar se a vida vale a pena. Mas não deu tempo porque a tartaruga continuou a falar:

- Você ainda não aprendeu a lição do peso. Para se voar é preciso ser leve. Mas tudo o que é leve é frágil. As crianças gostam de empinar papagaios. Mas para subir no vento, eles têm de ser feitos com varetas finas de bambu e papel de seda. Por isso, acabam quase sempre enroscados em algum galho de árvore. Mas você nunca viu uma tartaruga enroscada num galho de árvore. Estão fora dos enroscos porque não se metem a voar, porque são muito pesadas e por isso ficam sempre junto ao chão. Somos prudentes. Voar é perigoso, exige leveza e fragilidade. Isso é coisa que fascina as crianças, mas não os adultos. Os adultos são graves. E grave é aquilo que respeita a lei da gravidade e gosta de ir para baixo. Como eu. Os adultos quando querem elogiar alguém dizem que ele é uma pessoa de peso. O contrário de peso? Leveza, bexiga solta no espaço. Quando se diz que alguém é leviano, isso não é um elogio, é uma ofensa. Leviano é quem não leva as coisas a sério, como as crianças. Quanto mais adultas, mais parecidas comigo.

A libélula ia dizer que ser leve é coisa muito gostosa, porque dá sempre uma enorme vontade de rir, mas se calou, com medo de ser acusada de leviana. A tartaruga não entenderia.

- E há também a necessidade de defesas - continuou a tartaruga - Veja o seu corpo, fino como um palito. O bico de qualquer pássaro pode cortá-lo ao meio. E suas asas? Lindas e fracas. Veja agora a minha carapaça. Nem martelo consegue quebrá-la. Você é mole, eu sou dura. Mole são as crianças, os palhaços, os poetas, os artistas. Duros são os generais, os banqueiros, os policiais, as pessoas importantes. Quando as crianças deixam de ser uma libélula para se tornarem uma tartaruga, os adultos dizem que elas ficaram maduras. Na verdade o que querem dizem é que ficaram armaduras. Coisa madura é coisa mole, gostosa, boa de se comer e se descuidar apodrece e acaba. Já a armadura é coisa que vara os séculos. Como eu, impenetrável, constante, sempre a mesma. Digna de confiança. Serei amanhã o que sou hoje. Quanto a você, não sei onde estará. As coisas leves passam. As duras permanecem. Ninguém diz que Deus é vento ou nuvem.

Mas dizem que é rocha e fortaleza. Claro que as armaduras criam certos problemas. Fica difícil para brincar, pular, abraçar... Mas é o preço da sobrevivência.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

domingo, 11 de fevereiro de 2024

sábado, 10 de fevereiro de 2024

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

CORRER ATRÁS DO VENTO...

Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento.

Eclesiastes 1.14

Você já ficou irritado consigo mesmo depois de perceber que gastou um tempão realizando uma ação que não tinha sentido? Eu já! Lembro-me quando criança de uma jarra quebrada que foi parar no lixo. Escondido, resolvi colar. Comecei juntando as peças maiores e finalizei com as menores. Para minha surpresa faltou alguns pedacinhos. Mas mesmo assim, deixei secar. Depois de algumas horas, fui verificar o resultado de minha dedicação: Uma jarra frankenstein, que não detinha a água. A única serventia que avistei naquilo: era para as pessoas zombarem de mim. Resultado: joguei imediatamente no lixo.

Salomão, depois de uma vida inteira de observações, constatou que a grande maioria das ações humanas não têm sentido, são realizadas por razões vãs, na maioria das vezes, movidas pela vaidade. É como ele diz: um incessante correr atrás do vento.

Hoje, ao acordar, amanheci com esse versículo na mente e minha oração foi que Deus me ajudasse a ver a vida com os seus olhos e não perder meu tão precioso tempo com a vaidade e o correr atrás do vento.

Já correu atrás do vento? Parece coisa de louco, não acha? Mas é assim que Deus nos vê quando dedicamos nossa vida a buscar sonhos, desejos e realizações que não nos levam a uma vida mais perto do céu. Que o Pai neste dia, nos dê a sabedoria necessária para entendermos o sentido real da vida.

Fandermiler Freitas

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

CORRER É NOSSA TAREFA, VENCER É...

"não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" 

Isaías 41:10

Um ator conversava, preocupado, com o diretor do filme onde seria protagonista. Disse o ator: "Estou aflito com aquela cena onde participo de uma competição onde terei de vencer uma corrida de mil metros. Sou péssimo em corridas". O diretor, com muita calma, disse: "Sua tarefa é correr entre os outros participantes. A minha é de fazê-lo chegar em primeiro lugar."

Assim é nossa tarefa no mundo em que vivemos. Temos que procurar ser uma bênção nas mãos de Deus, viver de maneira correta e honesta, enfrentar os obstáculos e dificuldades do dia-a-dia com fé, aproveitar as oportunidades para falar da salvação de Cristo. O poder para que tudo isso seja possível e sejamos vitoriosos é tarefa do nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando confiamos em Deus, o que é aparentemente muito difícil se mostrará perfeitamente fácil. As tempestades violentas se transformarão em dias ensolarados. Os caminhos cheios de obstáculos se tornarão lisos e tranquilos para nós. Os portões dos Céus, fechados para o pecado se abrirão por constatarem que fomos perdoados pelo amor do Pai e pelo sacrifício de Cristo na cruz do Calvário.

A nossa tarefa é confiar e deixar tudo nas mãos do Senhor e a parte do Senhor é cumprir cada uma de Suas promessas existentes nas Sagradas Escrituras.

O ator de nossa ilustração estava aflito e, se você também está, tranquilize-se. Deus já tem pronta a sua vitória.

Paulo Barbosa

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

DISFARCE INÚTIL

"... disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mateus 7:15).

Ivan IV, foi o primeiro Czar de toda a Rússia. Ele era um homem tão cruel que eles o chamavam de "Ivan, O Terrível". Ele casou 7 vezes e maltratou todas as esposas. Ele era imoral e violento. Ele costumava lançar animais para fora dos muros do Kremlin só para assistir sua morte. Historiadores registram que, quando ele morreu, em 1584, rasparam sua cabeça e o enterraram com vestimentas de monge, para que Deus pensasse que Ivan, o Terrível, era um religioso e o aceitasse no Céu.

Até que ponto temos usado disfarces em nossa vida espiritual? O verso de nossa introdução fala dos falsos profetas, mas podemos usá-lo em referência a todos os cristãos.

Na igreja somos uma pessoa santa, sorridente e amável com os irmãos. Todos nos admiram e testemunham de nossa fé e dedicação cristã. Somos um exemplo de vida transformada.

Quando chegamos ao trabalho, somos rabugentos, encrenqueiros, mal-humorados e odiados por todos. E o pior -- muitos sabem que frequentamos uma igreja e comentam: "Lá vai o santo do pau oco. Ele diz que é cristão, mas, parece mais um filho do demônio!" Isso nos entristece e, com certeza, entristece muito mais ao nosso Deus.

O cristão precisa ser autêntico, transparente em suas atitudes, verdadeiro em sua fé. Ele não pode se esquecer de que é um filho de deus, representante do Céu aqui neste mundo, transformado para iluminar os caminhos escuros e para perfumar os ambientes por onde passa.

Você acha que pode enganar a Deus e entrar no Céu disfarçado de outra pessoa?

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

O QUE REALMENTE IMPORTA

“Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?…”

Mateus16:26

Vários anos atrás um amigo meu visitou uma exposição de relíquias da viagem do Titanic, de triste memória. Os visitantes da exposição receberam uma réplica do bilhete de viagem com o nome de um dos passageiros ou de membros da tripulação, que décadas antes, tinham embarcado para a viagem de suas vidas. Após o grupo de turistas andar pela exposição observando jogos de talheres de prata e outras peças de arte, o passeio acabou com uma virada inesquecível. 

Num grande quadro estavam os nomes de todos os passageiros, incluindo sua posição social — primeira classe, segunda classe, tripulação. Enquanto meu amigo procurava o nome da pessoa cujo bilhete ele estava segurando, percebeu que havia uma linha no quadro dividindo os nomes. Acima da linha estavam os nomes dos que foram salvos e abaixo da linha os nomes dos que estavam perdidos. 

O paralelo com a nossa vida na terra é intenso. Na verdade, é indiferente como o mundo classifica nossa posição social. O único fato que realmente importa é se você

está “salvo” ou “perdido”. Como disse Jesus: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?…” (Mateus 16:26). Talvez você já creu em Jesus Cristo para sua salvação. E os seus companheiros de viagem? Ao invés de avaliá-los por sua aparência exterior, converse com eles sobre o seu destino final. À luz da eternidade, o que a pessoa crê é bem mais importante do que aquilo que conquista.

 Joe Stowell - Ministérios Pão Diário

domingo, 4 de fevereiro de 2024

UM FOLHETO EVANGÉLICO NA LAVANDERIA

Certa noite, um homem que trabalhava em uma lavanderia sentiu que Deus o havia inspirado a colocar um folheto evangelístico em uma cesta usada na empresa para transportar roupas. Assim o fez. No dia seguinte, ele foi chamado pelo capataz desse departamento. 

O capataz mostrou o folheto e perguntou se era ele quem o colocara na cesta. O trabalhador confessou que o fizera. Então o capataz disse-lhe: 

"Ontem à noite cheguei ao meu escritório, cansado da vida. Fui para a sala onde estão as caldeiras, com a intenção de enforcar-me em uma das vigas de aço. No meio da sala, vi a cesta e o papel deixado em seu fundo, o que me chamou a atenção. Eu o li. Aquele tratado não apenas me salvou do suicídio, mas também me mostrou como salvar minha alma, pois aceitei a Cristo Jesus como meu Salvador pessoal". 

Esse folheto que você coloca nas mãos de uma pessoa, enquanto faz uma oração silenciosa, pode ser a voz de Deus para uma alma carente. Os folhetos são os seus testemunhos, se você não tem o dom de falar, como Moisés. E muitos obreiros descobriram que um tratado evangélico interessante é a maneira ideal de iniciar uma conversa sobre assuntos espirituais.

Boletín Adelante / Adolfo Robleto - 501 Ilustraciones Nuevas

sábado, 3 de fevereiro de 2024

A OVELHA TOMOU UMA BOA DECISÃO

Esopo, o famoso fabulista grego do século VI a.C., tem uma fábula interessante que tem muita aplicação quando o assunto são as boas decisões. Conta que uma ovelha estava sendo perseguida por um lobo e aquela, para evitar ser alcançada, refugiou-se em um templo. De pé na porta, o lobo disse com uma voz persuasiva, como pretendendo fazer-lhe um favor:

— Saia logo, porque o sacerdote a sacrificará se ele te pegar.

A que a ovelha respondeu:

— É muito melhor ser sacrificada a Deus do que ser devorada por você.

É isso que a Bíblia nos ensina sobre servir a Deus ou a Satanás. Essa decisão estabelece a diferença entre a vida e a morte. Melhor gastar-nos, se necessário for até o martírio, na obra de Deus, do que perecermos em busca de nossos próprios sonhos e dos engodos de Satanás. O corpo de toda forma morrerá; mas em Cristo teremos vida e recompensas eternas.

 José Luis Martínez

504 Ilustraciones Preferidas (adaptado)

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

SEU DESENHO PLANEJADO POR DEUS

Tenha cuidado! No desejo de ser grande, é possível deixar de ser bom.

Nem todo professor é apto para ser diretor. Nem todo carpinteiro tem a habilidade para encabeçar uma equipe. Nem todo músico deve ser maestro. Uma promoção pode levar uma pessoa para fora do seu ponto forte. Por desejo de ter mais, uma pessoa pode acabar perdendo seu propósito. A cobiça é um péssimo conselheiro de trabalho.

Examine os seus dons, conheça os seus pontos fortes. Romanos 12:3 diz “Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter.” Provérbios 15:16 diz “É melhor ter pouco com o temor do SENHOR do que grande riqueza com inquietação.” Então não deixe que a cobiça por coisas, ou o anseio pelo aplauso lhe desvie do desenho que Deus planejou para você!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Your God-Intended Design”

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

FLORESÇA ONDE ESTÁ PLANTADO – GANHANDO ALMAS PELO EXEMPLO

Em minha opinião, o melhor centro de evangelização na grande área metropolitana de Boston não é uma igreja. É um posto de gasolina em Arlington. Era de propriedade e dirigido por um homem chamado Bob que, no início de sua vida, capturou a visão de que sua vocação profissional e seu chamado deveriam se unir.

Com o tempo, seu posto de gasolina acabou se tornando conhecido como o melhor lugar para comprar gasolina, novos combustíveis e outros serviços mecânicos. Eu vi por muitas vezes cerca de meia dúzia de carros seguidos, um atrás do outro, em frente às duas bombas daquele pequeno posto de gasolina, esperando que aquele homem os atendesse. 

Não possuía cartazes, nem letreiros "Jesus salva", ou sinais ou símbolos; nenhum adesivo nas bombas de gasolina ou nas janelas, nem um outdoor dizendo: "Traga seu carro para Bob e entregue sua alma para Jesus"; ele simplesmente fazia seu trabalho! Ele trabalhava tão bem que as pessoas sabiam que ele era um parceiro do Senhor Jesus Cristo. E levou dezenas de pessoas à fé em Jesus Cristo.

Charles Swindoll
Más de 1001 Ilustraciones e Citas de Swindoll (adaptado)