sábado, 31 de agosto de 2024
IGNORANDO AS PEDRAS DA TENTAÇÃO
Marcos era muito fraco em ortografia. No dia da prova ele ficou muito embaraçado devido à grande quantidade de palavras difíceis. Mansamente o tentador sussurrou em sua mente: "Olhe para a prova da Janete. Ela é uma ótima aluna e sempre acerta tudo!" Marcos aceitou a sugestão e copiou várias respostas. A professora notou o que ele estava fazendo e ficou muito surpresa, pois, sempre o teve como um menino muito honesto. Ao final, quando ele se apresentou para entregar a prova, percebeu que ele estava enfrentando uma séria luta interna. Ao estender a mão para colocar o papel sobre a mesa, ele retrocedeu e rasgou a prova em pedaços. Embora tenha cedido, por um momento, à tentação, decidiu que seria melhor receber uma nota zero do que ser desonesto. Chamando o menino até sua mesa, a professora lhe disse: "Eu estava prestando atenção em você, Marcos, e quero que saiba que estou muito orgulhosa pelo que você fez ao entregar a prova. Hoje você passou em uma prova muito mais difícil do que a de ortografia!"
Muitas lutas e provas enfrentamos a todo momento. As tentações são grandes e, às vezes, nos vemos dispostos a aceitá-las. Isso pode até nos trazer aparente vitória sobre os problemas, mas, na realidade, são pedras que certamente nos derrubarão, mais cedo ou mais tarde.
Deus tem nos separado para que sejamos santos e aprendamos a confiar plenamente no Seu socorro e direção. Por mais que as batalhas nos assolem, em Cristo nós as venceremos na hora certa, e o nome de Jesus será engrandecido por nossa vida correta.
Se em seu caminho existem muitas pedras tentadoras querendo que se afaste de Deus com promessas de facilidade, ignore-as. Dessa forma você receberá muito mais bênçãos do Senhor e chegará bem mais rápido à vitória almejada.
Paulo Barbosa
sexta-feira, 30 de agosto de 2024
UM MARCO HISTÓRICO
Antes de 1948, os judeus foram dispersos para mais de setenta países por mais de vinte séculos. No entanto, desde 1948, nós os vimos retornar. Pela primeira vez desde 135 d.C., há mais judeus vivendo em Israel do que em qualquer outro lugar na Terra.
A Bíblia apresenta repetidamente o reagrupamento do povo judeu como um evento divisor de águas que deve ocorrer antes que outros eventos do fim dos tempos aconteçam. Sempre tivemos guerras, sempre tivemos desastres e enganos. Mas agora que o momento marcante aconteceu e Israel foi restaurado, os outros sinais sinalizam progressivamente o fim iminente.
Entramos nos últimos dias. Então, vamos olhar. Vamos declarar: o fim está próximo.
quinta-feira, 29 de agosto de 2024
PEDRAS VIVAS
Vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo
1 Pedro 2.5
Poderíamos imaginar as paredes de nosso templo com falta de tijolos? Além da aparência desagradável, ainda haveria o problema de fraqueza para o resto da estrutura. Se a nossa construção estivesse incompleta, sem todos os tijolos na parede, certamente nos esforçaríamos para corrigir a situação com a maior brevidade possível.
Simão Pedro nos diz que a casa espiritual do Senhor (a igreja), é composta de ”pedras vivas.” Nós somos estas pedras! Contudo, é comum observarmos que muitas pedras estão faltando na assembleia de adoração. Muitos claros são percebidos e o resultado disso é uma estrutura espiritual débil e sem muita beleza e atrativo.
Não são apenas os tijolos que são indispensáveis às paredes de nossas igrejas. Cada pedra viva é absolutamente necessária para o fortalecimento da estrutura da casa espiritual. O coração do Senhor se entristece quando alguns membros concluem que “é apenas um e que ninguém sentirá sua falta.”
O ensino do apóstolo Paulo em Gálatas é que “cada um levará o seu próprio fardo.” Por isso, Nossa oração diária deveria ser: “Senhor, ajude-me a estar sempre no meu lugar, levando minha parte da carga.”
Que tipo de pedra é você? Do tipo que pergunta como foi o culto, ou do tipo que afirma: “O culto foi uma bênção?”
Autor: Paulo Barbosa
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
ÁRVORE CONFUSA
terça-feira, 27 de agosto de 2024
E A GRAÇA ACONTECEU
Todos os navios que chegam no litoral da graça tem que sair da porta do pecado. Precisamos começar onde Deus começa. Não vamos dar valor àquilo que a graça faz até que compreendamos quem nós somos. Somos Barrabás. E como ele merecemos morrer.
Quatro paredes de um presídio nos cercam, fortificados com medo e ódio. Somos encarcerados pelo nosso passado, escolhas erradas, orgulho egoísta. Fomos julgados culpados. Sentamos no chão empoeirado da prisão. Os passos do nosso carrasco ecoam pelo corredor. Sabemos o que ele dirá. “Hora de pagar pelos seus pecados.” Mas ouvimos outra coisa. “Você está livre para sair.” A porta gira para fora e o guarda grita “Saia.” Nos encontramos na luz do sol da manhã, grilhões soltos, crimes perdoados, tentando compreender – o que foi que aconteceu? Graça aconteceu!
segunda-feira, 26 de agosto de 2024
NÃO PENSE SOBRE OPOSIÇÃO
Enquanto você estiver parado, ninguém vai reclamar. Cachorros não latem atrás de carros parados. Mas basta você acelerar – uma vez que você sai da bebedice para sobriedade; desonestidade para integridade; ou letargia para compaixão – saiba que o latido começará. Saiba que será criticado. Saiba que será escarnecido.
Então, como podemos nos preparar? Pedro disse isso: “Não deem uma segunda chance à oposição. Em condições favoráveis ou desfavoráveis, mantenham o coração atento, em adoração a Cristo, Senhor de vocês.” (1 Pedro 3:14-15 MSG).
Ao meditar na vida de Cristo, encontramos força para a nossa vida. Quer ser ousado amanhã? Então ande com Jesus hoje. Fique na Palavra dele. Fique com o povo dele. Fique na presença dele. E quando a perseguição vier, e virá, fique firme. Quem sabe? As pessoas podem descobrir que você esteve com Cristo!
sábado, 24 de agosto de 2024
VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ
sexta-feira, 23 de agosto de 2024
A VIDA NA TERRA PROMETIDA
Não é um território físico, é uma realidade espiritual. Não é propriedade, mas um estado da mente e do coração. Escritura o chama de uma vida na qual “somos mais que vencedores por meio de Cristo que nos ama” (Romanos 8:37).
Paulo descreve como uma vida na qual “nós não desanimamos” (2 Coríntios 4:16). Uma vida na qual a nossa alegria “transborda em todas as tribulações” (2 Coríntios 7:4). No plano de Deus, na terra prometida de Deus, nós ganhamos mais do que perdemos; perdoamos tão rápido quando somos ofendidos; e damos tão abundantemente quanto recebemos. Podemos tropeçar, mas não entramos em colapso. Podemos lutar, mas desafiamos o desespero. Vangloriamos somente em Cristo, confiamos somente em Deus, e dependemos inteiramente no poder dEle. Gozamos de fruto abundante e fé crescente. Vivemos a vida prometida!
quinta-feira, 22 de agosto de 2024
UMA DURA VERDADE
quarta-feira, 21 de agosto de 2024
ADONIRAN JUDSON: HUMILDE COMO CRISTO
É relatado que em uma ocasião a esposa do missionário Adoniram Judson leu-lhe, a fim de diverti-lo, algumas notícias dos jornais em que o comparavam com alguns dos apóstolos. Judson ficou muito perturbado e disse: “Não quero ser como eles. Não
quero ser como Paulo, nem como Apolo, nem como Cefas, nem como qualquer outro homem. Somente temos um exemplo supremo, que foi tentado em tudo como nós, e nunca cometeu pecado. Quero segui-lo em tudo, imitá-lo em tudo, praticar seus ensinamentos, beber do seu Espírito, andar em seus caminhos, e conhecer minhas fraquezas, porque Ele me as tenha mostrado e somente Ele.”
Oh, que sejamos mais semelhantes a Cristo!
terça-feira, 20 de agosto de 2024
INCLUÍDO NA FAMÍLIA ETERNA
Aceitar a graça de Deus significa aceitar a oferta de Deus para ser adotado na família dEle! Sua identidade não é constituída pelas suas poses, talentos ou conquistas. Nem tampouco você é definido(a) pelas suas deficiências ou escolhas bobas. Você é filho(a) de Deus. Você pode chamá-Lo de “Papai”. E Paulo diz na Escritura que “temos livre acesso a Deus em confiança” (Efésios 3:12). A adoção é tanto horizontal quanto vertical. Você é incluído na família eterna. Paredes de divisão de hostilidade são quebradas, e a comunidade é criada na base de um Pai em comum. Família mundial instantânea!
Confie no veredito de Deus. Se Deus lhe ama, você deve merecer ser amado! Se ele lhe quer no reino dele, então você deve merecer ser querido. A graça de Deus requer que você mude sua atitude sobre si mesmo e tome o lado de Deus sobre qualquer sentimento de rejeição que você tiver!
segunda-feira, 19 de agosto de 2024
UM VENDEDOR DE CALÇADOS
Um professor de Escola Dominical do século passado conduziu um vendedor de calçados a Cristo. O nome do professor você nunca ouviu: Kimball. O nome do vendedor de calçados que ele converteu você conhece: Dwight Moody.
Moody tornou-se evangelista e exerceu grande influência na vida de um jovem pregador chamado Frederick B. Meyer. Meyer começou a pregar nas faculdades e, durante suas pregações, converteu J. Wilbur Chapman. Chapman passou a trabalhar com a Associação Cristã de Moços e organizou a ida de um ex-jogador de beisebol chamado Billy Sunday a Charlotte, Carolina do Norte, para realizar um reavivamento espiritual. Um grupo de líderes comunitários de Charlotte entusiasmou-se de tal maneira com o reavivamento que planejou outra campanha evangelística, convidando Mordecai Hamm para pregar na cidade. Durante essa campanha um jovem chamado Billy Graham entregou sua vida a Cristo. Billy Graham é considerado o “maior evangelista do século XX”, tendo levado centenas de milhares de pessoas a Jesus em todo o mundo.
Será que o professor de Escola Dominical de Boston imaginava qual seria o resultado de sua conversa com o vendedor de calçados?
Cada vez que você fala do amor de Jesus para alguém pode estar iniciando um processo maravilhoso que alcançará milhares de pessoas com o passar do tempo.
Minha Esperança Brasil
domingo, 18 de agosto de 2024
J. N. DARBY E O SALMO 23
Conta-se sobre o famoso tradutor e estudioso da Bíblia, John N. Darby (1800 - 1882),que, durante um feriado entre as montanhas, ele conheceu um pastor pobre que estava doente. Averiguando, descobriu que o jovem havia adoecido depois de procurar um cordeiro de seu rebanho que havia se perdido na neve; salvou-lhe a vida ao custo da sua porque estava morrendo de tuberculose como resultado das horas passadas ao ar livre naquela noite.
Darby contou a ele do Bom Pastor que veio do céu à procura de ovelhas humanas perdidas, sacrificando sua vida por amor a elas. Darby ensinou a ele o primeiro versículo do Salmo 23 e, para ajudá-lo a se lembrar, ele disse as palavras contando nos dedos. Existem cinco: "O Senhor é meu pastor" e ensinou-o a enfatizar a palavra MEU, segurando o quarto dedo da mão. O senhor Darby retornou no próximo ano ao mesmo lugar e foi visitar a cabana onde morava o pastorzinho doente. A mãe disse a ele que poucos dias depois de sua primeira visita, havia encontrado o filho morto. Ele segurava o quarto dedo da mão. Darby se sentiu muito emocionado ao ouvir isso e teve certeza de que encontraria o pastor no céu, pois não duvidava que o menino havia aceitado o Senhor Jesus como seu Pastor e Salvador.
sábado, 17 de agosto de 2024
ELES E NÓS
sexta-feira, 16 de agosto de 2024
quinta-feira, 15 de agosto de 2024
DO MEU JEITO
quarta-feira, 14 de agosto de 2024
HONRANDO O NOME
Alexandre, o Grande, tinha em seu exército um soldado covarde, também chamado de Alexandre; e uma vez o rei lhe disse:
- Mude o seu nome; ou se comporte doravante como um Alexandre!
Todos os que se dizem cristãos devem se comportar como soldados de Jesus Cristo: fiéis a Ele, imitando, obedecendo, seguindo ... ou então mudar seu nome para outro qualquer; mas não digam que são “cristãos”.
terça-feira, 13 de agosto de 2024
UM SACRIFÍCIO PARA DIVULGAR AS BOAS NOTÍCIAS
Antes que os comunistas ocupassem o território da China, foi levada para um hospital cristão em Cantão, uma mulher muito doente. Lá a mulher ouviu falar de Cristo e entregou-lhe a vida. Um dia, ciente da gravidade de sua situação, a mulher perguntou ao médico:
- Doutor, por quanto tempo mais eu posso viver se eu permanecer no hospital?
- Cerca de quatro meses - foi a resposta.
- Quanto tempo vou viver se eu for para casa?
- Não mais que dois meses.
- Então eu vou para minha casa - disse a mulher.
- Mas você perderá metade da sua vida restante - acrescentou o médico.
Uma luz de alegria iluminou o rosto daquela mulher e ela disse com grande animação:
- Você acha que não vou gostar de dar metade da minha vida para contar aos meus parentes e amigos a história do amor de Cristo?
Segundo sua vontade, a mulher deixou o hospital e foi para casa passar o curto tempo de vida que lhe restara, e empregou-o compartilhando as boas novas que tinham sido uma fonte de conforto para ela.
segunda-feira, 12 de agosto de 2024
A TAREFA MAIS IMPORTANTE DOS PAIS
Provérbios 22:6 diz “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Nem dentes alinhados, nem nota 10 em tudo, nem postura alinhada se comparam ao valor de colocar uma criança no caminho espiritual reto. O mais alto privilégio e propósito que você como parente tem é de guiar seu filho no caminho de Cristo. As perguntas fundamentais para pais Cristãos são estas:
Meus filhos conhecem a Cristo?
Eles experimentaram a graça dEle e descobriram conforto na cruz dEle?
Eles sabem que sua morte foi derrotada e que seus corações fortalecidos?
Pais, tarefa número um é discipulado. Ajude seu filho a andar no caminho do Mestre. Como é fenomenal este privilégio que você recebeu! Imagine a alegria que você sentirá ao se apresentar diante de Cristo, com sua esposa e seus filhos ao lado – quando seu filho diz, “Obrigado, Pai. Obrigado por me contar sobre Cristo.”
Um abençoado Dia dos Pais para todos os pais. E mães que precisam também ser pais!
domingo, 11 de agosto de 2024
INSTRUMENTOS NAS MÃOS DE DEUS
Quando raiou o dia, permanecia na expectativa do momento em que os enfermeiros o levariam à sala de operações. O seu coração estava desejoso de ter alguém que o acompanhasse.
Exatamente naquele instante, entrou no quarto a enfermeira. Colocou carinhosamente sua mão sobre a mão do rapaz e disse: "Não tenha medo. Você sabe da promessa: "Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti" (Is 43.2)?
A seguir, ela se retirou para atender outro paciente. Aquela mulher nunca soube quanto suas palavras o ajudaram naquela hora. Sem receio, o soldado foi para a sala de operações e de lá saiu para dedicar sua vida ao Salvador.
F. S. Eitelgeorge (Missouri, E.U.A.)
sábado, 10 de agosto de 2024
A RESPOSTA DE DEUS
sexta-feira, 9 de agosto de 2024
VERACIDADE II
E, pior de tudo, se não pode ser pior, quando um homem, uma vez dá-se a um coração enganoso, ele chega a ser um destruidor de outros. Observe o versículo 26. "Porque entre o meu povo se acham perversos; cada um anda espiando, como espreitam os passarinheiros; como eles, dispõem armadilhas e prendem os homens." Não contentes em estarem perdidos, eles mesmos se tornaram servos de Satanás para destruírem os outros! Esses demônios em forma humana que certamente atingiram o último estágio da corrupção, quando não somente pecam, eles mesmos, mas são os criadores do pecado nos outros!
Olhe bem para este retrato do progresso do engano. Eles começam sendo desonestos com seus semelhantes e, finalmente, chegam a este ponto de se tornarem agentes comissionados de Satanás, caçadores para o diabo, passarinheiros que enredam homens com os caçadores de pássaros! Este era o estado de coisas no tempo de Jeremias. Nós não temos, eu confio, bastante de tal estado de coisas entre nós, hoje, como uma praga universalmente prevalente, mas temos muito a doença da mentira em todas as épocas (Deve ser destacado que Spurgeon escreveu isto no século XIX, quando a iniquidade não havia ainda se multiplicado, como nos nossos dias, em que se tem ultrapassado em muito o estado das coisas que ocorriam em Judá nos dias do profeta Jeremias – nota do tradutor).
O apelo de Jeremias foi de um homem santo de Deus. Ele diz que, de fato, "Ó Senhor, não são teus olhos aptos para que possas detectar o que é verdade e o que é mentira? Tu contemplas a verdade. Aquilo que é trazido a Ti como adoração, podes dizer se é sincero ou não. Teus olhos veem os fatos que se encontram sob a cobertura das aparências. Tu podes discernir entre o justo e o ímpio."
Sim, Deus é o detector de imposturas e falsificações e pelo Seu julgamento infalível o precioso deve ser separado do vil - "porque o Senhor é um Deus de julgamento e por ele são pesadas as ações." "Não estão os seus olhos voltados para a verdade?"
O Profeta havia se oferecido para percorrer as ruas e procurar um homem honesto, mas ele, na verdade, clamou: "Senhor, Tu sabes onde ele está, se houver ainda um remanescente." Deus não precisa procurar com uma lanterna para encontrar um homem verdadeiro, pois "o Senhor conhece os que são seus". Ló em Sodoma é como um pássaro solitário nas montanhas, mas o Senhor o percebia e o livrou. Os verdadeiros estão muitas vezes escondidos aos olhos da humanidade, mas os olhos de Deus estão firmemente fixados sobre eles, como está escrito: "Os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor."
O Senhor pode detectar impostores, mas ele também pode descobrir a veracidade e podemos estar certos de que Ele o fará.
Fingir ser outra coisa do que somos de fato, diante de Deus, é uma loucura terrível. Certamente, satanás rirá daqueles que vêm diante de Deus com palavras de piedade em seus lábios quando não há devoção em seus corações! Isto é totalmente inútil. É um desperdício de tempo e energia.
quinta-feira, 8 de agosto de 2024
VERACIDADE
A alusão não é feita à verdade doutrinal de Deus, ou à verdade de forma abstrata, mas à verdade prática, uma vez que deve existir nos corações e nas vidas dos homens. Pode-se ler: "Senhor, não estão os teus olhos sobre a veracidade?" Ou, "à fidelidade?" O Senhor disse a Jeremias no início do capítulo: “Dai voltas às ruas de Jerusalém; vede agora, procurai saber, buscai pelas suas praças a ver se achais alguém, se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela.” E a resposta de Jeremias foi: “Embora digam: Tão certo como vive o SENHOR, certamente, juram falso. Ah! SENHOR, não é para a fidelidade que atentam os teus olhos? Tu os feriste, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a disciplina; endureceram o rosto mais do que uma rocha; não quiseram voltar.”
Neste capítulo, você notará que não temos apenas uma descrição temerosa do estado de coisas, nos dias do profeta Jeremias. Temos também um conjunto mais melancólico de retratos de homens falsos.
Jerusalém estava podre até ao âmago - a nação era enganosa por completo. No versículo 27 lemos: "Como a gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de fraude; por isso, se tornaram poderosos e enriqueceram." Quando um coração é mentiroso e desonesto, quando a retidão partiu dele, então está preparado para a semeadura de toda coisa má. Qualquer crime é possível para um mentiroso! Aquele que está estragado com falsidade será rasgado ao toque da tentação.
Deus nos livre da falsidade, uma vez que leva a algo pior, pois no segundo verso é dito que estas pessoas eram infiéis até mesmo em seus juramentos! "Eles dizem: “Certamente vive Jeová", mas falsamente juram. Eles ousaram usar o mais sagrado de todos os nomes em seus lábios e chamar a Deus para testemunhar uma mentira! Aquele tem ido tão longe assim com a falsidade nem sempre para em perjurar. Não é de admirar que eles não eram fiéis a seus votos de casamento. Eu não preciso ler a expressão forte em que o Profeta apresenta a fornicação e o adultério que abundavam em seus dias - quando não hesitaram em trazer dor a suas casas e extrema tristeza e miséria para as suas esposas por cederem às suas paixões, pois aquele que é traidor de Deus em breve será traidor de todos os laços familiares.
Quando Deus tinha aplicado a correção, eles disseram: "Isto não é Deus É má sorte. Isto é o destino e a sorte que ocorrem a todos" Eles não iriam ver a mão de Deus! Quando os corações estão corrompidos os homens não são capazes de ver um procedimento claro e verdadeiro de Deus ou que, quando veem eles os negam dizendo: “Não há Deus, ou se houver um Deus, Ele não se mete com as coisas da vida diária."
25dutra@gmail.com
Igreja Orgânica de Jesus na Abolição
Rio de Janeiro - RJ
quarta-feira, 7 de agosto de 2024
NÃO ENGANE A SI MESMO. PRATIQUE A PALAVRA DE DEUS
terça-feira, 6 de agosto de 2024
segunda-feira, 5 de agosto de 2024
O QUE SEU MESTRE DESEJA
Todo mundo recebe um dom. Estes dons vem em diferentes doses e combinações. “A cada cristão” a Escritura diz “é dado algo a fazer, que mostre como Deus é.” (1 Coríntios 12:7 MSG) Nossa herança é igual e baseada na graça. Mas nossas responsabilidades são desenhadas especialmente para nós. Não há dois flocos de neve iguais. Não há duas impressões digitais iguais. Então por que dois dons seriam iguais? Não há de se admirar que Paulo disse “Procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” (Efésios 5:17 NVI)
Você compreende o que seu Mestre deseja? Você sabe o que faz de você – você? Você já identificou as características que separam você de cada outro ser humano que inalou oxigênio? Você tem um “hectare” para desenvolver, um campo na vida. Escritura nos lembra “Cada um examine com cuidado a si mesmo e a maneira segundo a qual está cumprindo a missão que recebeu e dedique atenção total a ela.” (Gálatas 6:4 MSG). Seja você mesmo!