quarta-feira, 30 de abril de 2025

À PROCURA DO PERDIDO

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Lucas 19:10

Em Londres num dos últimos anos muitos viajantes deixaram 122.000 luvas nos ônibus da cidade e nos metrôs. Deixaram também 62.000 guarda-chuvas e 14.000 pares de óculos. Sem dúvida, alguns dos possuidores fizeram grandes caminhadas para recuperar os artigos perdido, pois Deus pôs em nós forte aversão a perder nossos bens.

Uma ocasião Jesus disse três parábolas, cada uma das quais envolvia alguma coisa que se perdera. Na primeira foi perdida uma ovelha. O pastor tinha 99 outras ovelhas, mas deixou-as no redil e saiu pela noite a dentro, errando pelos montes e os vales do deserto até encontrar a ovelha perdida.

Na segunda, uma mulher perdera uma moeda. Possuía nove moedas mais, porém acendeu uma vela e varreu diligentemente a casa até encontrar a moeda perdida. Na última parábola, um pai perdeu um de seus filhos. Esse filho não estava fisicamente perdido, mas pior que isto, estava perdido no sentido espiritual: perdido em pecado. Abandonara a casa paterna e estava a desperdiçar a vida numa terra longe. 

 Fonte: http://www.iasdemfoco.net

terça-feira, 29 de abril de 2025

JESUS VEIO PARA O EXCLUÍDOS

A mulher no poço. Décadas de vida desregrada a deixaram tatuada, rotulada e vivendo com um namorado que achava que casamento era perda de tempo. Fofoqueiros falavam mal dela e de seus cinco ex-maridos. De que outra forma poderíamos explicar sua aparição ao meio-dia no poço? Outras mulheres enchiam seus baldes ao nascer do sol, mas essa mulher preferia o calor do sol ao calor do desprezo das outras.

Jesus não se deixou abalar pelo passado dela. Ele se ofereceu para fazer música com o lixo dela, e ela aceitou. A mulher marginalizada tornou-se a mulher com a mensagem. Ninguém mais lhe deu uma chance, mas Jesus lhe deu a chance de uma vida. Ele veio para pessoas como ela.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Jesus Came for the Outcast”

segunda-feira, 28 de abril de 2025

BONS DESEJOS

Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma 

3 João 2 

Em situações e datas especiais, os cristãos desejam prosperidade e sucesso uns aos outros. Foi isso o que o apóstolo João desejou a seu amado irmão Gaio. Mas, ao mesmo tempo, deixou claro que o mais importante para ele era a prosperidade de sua alma. Deus tem um cuidado especial pelo bem-estar de nossa alma.

Quando Paulo, o fiel servo do Senhor, escreveu: "Bastante tenho recebido e tenho abundância" (Filipenses 4:18), não vivia numa casa luxuosa nem fazia uma viagem turística, mas estava em uma prisão romana.

Para o cristão espiritual, o contentamento não depende dos bens materiais e nem das circunstâncias. Depende unicamente da convicção de que nada pode separá-lo do amor de Deus. 

O "tesouro" dos redimidos está nos céus, no lugar mais seguro. Mas Deus não deixa os Seus desamparados na terra.

Quem conhece a Cristo como Salvador pode contar com a bênção de Deus pelo resto de sua vida. Isso significa que um filho de Deus que anda no temor de Deus sempre será abençoado com tranqüilidade e boa saúde?

Alguns creem que sim, porque pensam que um cristão que enfrenta dificuldades e doenças deve ter atraído sobre si o castigo divino. Essa era a opinião dos amigos de Jó quando a fatalidade o alcançou. Porém, o final do livro mostra que Deus não estava irado com Jó, mas com seus amigos. O patriarca tinha a aprovação divina!

Extraído do devocional Boa Semente 2005

domingo, 27 de abril de 2025

O QUADRO

Houve um pintor de quadros que trabalhou muito num quadro que representasse a última ceia. Terminada a obra, colocou o quadro em exposição e ficou por perto, a fim de que pudesse ver e ouvir as reações dos que por ali passassem. E ouviu opiniões assim:

"Como está lindo aquele cálice", a toalha da mesa está perfeita!"

Como todos diziam coisas assim, ele rasgou a tela e explicou: "Eu pintei esse quadro para que fosse admirada a pessoas de Jesus Cristo, mas estou vendo que os acessórios é que chamam mais a atenção".

É a pessoa de Jesus Cristo que deve ocupar sempre o primeiro plano, que deve merecer nossa atenção e louvor, quer no culto, no trabalho, nas reuniões, etc. Se assim não for algo precisa ser rasgado...

sábado, 26 de abril de 2025

MANTENHA A CALMA E PERSEVERE

Nos dias que antecederam a guerra com a Alemanha, o governo britânico encomendou uma série de cartazes encorajadores. O primeiro cartaz foi distribuído em setembro de 1939: Sua coragem, sua alegria, sua resolução nos trarão a vitória.

Logo foi produzido um segundo cartaz: A liberdade está em perigo. Defenda a mesma com todas as suas forças.

Um terceiro pôster nunca foi divulgado ao público, mas foi guardado para uma crise extrema, como uma invasão da Alemanha. Nunca foi visto até quase sessenta anos depois. Dizia: Mantenha a calma e persevere.

A soberania de Deus não nega a nossa responsabilidade. Isso a fortalece. Confie em Deus para fazer o que você não pode. Obedeça a Deus e faça o que puder. Apenas… mantenha a calma e persevere.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Keep Calm and Carry On”

sexta-feira, 25 de abril de 2025

CHEIO DE GRAÇA E VERDADE

“Jesus era cheio de graça e de verdade” (João 1:14). Não apenas graça, mas verdade. Não apenas verdade, mas graça.

Graça disse à mulher adúltera: “Eu não te condeno”. Verdade lhe disse: “Vá e não peques mais” (João 8:11). Graça convidou um vigarista chamado Zaqueu para almoçar. Verdade o levou a vender metade de seus bens e dar aos pobres (Lucas 19:1-8). Graça lavou os pés dos discípulos. Verdade lhes disse: “Façam como eu fiz a vocês” (João 13:15). Graça convidou a mulher no poço a beber água eterna. Verdade, com tato, lembrou-a de que ela havia passado por cinco maridos e estava morando com um namorado (João 4:18).

Jesus compartilhou a verdade, mas graciosamente. E ofereceu graça, mas com verdade. Graça e verdade. A aceitação busca oferecer ambas.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Full of Grace and Truth”

quinta-feira, 24 de abril de 2025

quarta-feira, 23 de abril de 2025

DISCÓRDIA

Aqui e acolá temos nossos desentendimentos, isso é normal em um relacionamento, seja ele amoroso, profissional ou social. Afinal, nós humanos, também somo feitos de dúvidas, esperanças, crenças e convicções. E elas interferem em nosso modo de ver o mundo.

Mas quando um desentendimento vira discórdia (falta de acordo, desavença sem entendimento) temos um sério problema. Afinal, Deus não é de confusão (I Cor. 13.33). Pelo contrário, de paz, amor, perdão e comunhão. O sangue de Jesus Cristo nos capacita a negar o nosso eu, desejos, pensamentos, sonhos. O apóstolo Paulo declara uma verdade que norteia o autêntico filho de Deus: já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.

Por isso, quando Paulo e Barnabé se desentenderam, diz a Bíblia, que eles se separaram (Atos 15.39). Cada um seguiu para o seu lado. As vidas desses homens não se cruzaram mais com a mesma intensidade. Mas o evangelho continuou sendo pregado por eles, só que depois disso em duas direções diferentes. É como se ouvíssemos eles dizendo: Vamos nos separar, você continua sem mim e eu sem você, mas em momento algum, o evangelho deve sofrer baixa.

O que eu e você precisamos saber é que Deus nunca aprovou a discórdia. O apóstolo Paulo, alertando aos coríntios diz: Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões. Que cada um tenha claro que o Pai deseja a harmonia entre os seus filhos e que saiba em Cristo reconhecer a vontade de Deus: se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;

Fandermiler Freitas

terça-feira, 22 de abril de 2025

PÃO QUE REPARTE

Zélia Walters narra a história de um homem desempregado chamado Donley, que se viu obrigado a mendigar.

Certa noite, uma bondosa senhora lhe deu um dólar e disse: “Aí está, compre alimento e não desanime, ainda que as coisas pareçam difíceis. Há um trabalho para o senhor em algum lugar, espero que o encontre em breve”. Donley se sentiu encorajado pelas palavras e pela bondade da senhora, que o fez sentir-se como um homem, não um fracassado. Ela ainda disse: “O senhor estará se nutrindo do pão de Cristo; passe-o adiante”.

Donley decidiu gastar metade do dinheiro em um restaurante barato e guardar a outra metade para o dia seguinte. No entanto, ao lembrar-se do “pão de Cristo”, decidiu dividir o dinheiro com um velho amigo que estava com fome. Durante a refeição, observou que o amigo guardava um pedaço de pão para dar a um menino faminto que viu chorando na rua. Assim, eles dividiram o alimento com o menino, que imediatamente compartilhou a metade com um cão perdido e assustado. Depois, o menino voltou a vender seus jornais com renovado vigor.

Donley reparou que o cachorro tinha uma coleira com o endereço do dono e resolveu levá-lo até lá. Ao entregar o cão perdido para o dono, recebeu uma recompensa de dez dólares. Ele não queria aceitar o dinheiro, mas o dono insistiu e ainda o convidou para ir ao seu escritório no dia seguinte, para lhe oferecer um emprego.

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.” – Salmos 23:6

Fonte: Coletânea de Ilustrações
 do Pr. Natanael de Barros Almeida

segunda-feira, 21 de abril de 2025

NOSSA NECESSIDADE DE JESUS

Mateus era um cobrador de impostos públicos. Tão torto quanto um saca-rolhas. Todos se mantinham distantes de Mateus. Todos, menos Jesus. Jesus lhe disse: “‘Siga-me e seja meu discípulo’. Então Mateus se levantou e o seguiu” (Mateus 9:9).

Então Lucas 5:29 (NVI): “Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas.” Mais ou menos uma hora depois, a porta se abre e uma brisa gelada entra. Chegam os fariseus, a polícia religiosa e sua piedade de vitrine. Mas Jesus intervém, dizendo: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” (Lucas 5:31 NVI).

Os fariseus não tinham saúde e eram hipócritas. Mas, como não se achavam doentes, não viam necessidade de Jesus. Mateus e a turma, por outro lado, abriram espaço para Jesus. Como resultado, Jesus abriu espaço para eles.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Our Need for Jesus”

domingo, 20 de abril de 2025

JARDIM DE GETSÊMANI

"Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani , e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar." Mateus 26:36

O jardim do Getsêmani foi um dos mais terrível lugar que Nosso Senhor Jesus Cristo passou. O significado de seu nome quer dizer "Lugar de Azeite". Era um retiro favorito frequentado por Cristo e seus discípulos.   

Apesar da palavra jardim sempre nos trazer á lembrança, um local florido cheio de verde, paisagens inesquecíveis aos nossos olhos. Para Jesus trouxe marcas amargas. Muitos de nós temos passados amargos que não queremos relembrar. Jesus teve seu momentos também.  

a) Lugar de grande agonia, "E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito." Mateus 26:37. Jesus pediu a seus discípulos que vigiasse com Ele. Não foi atendido estava simplesmente sozinho. A sua amargura começava ali, pois se dava inicio a primeira fase de seus sofrimentos. Os incômodos físicos de Jesus começaram no Getsêmani . As gotas de seu  suor se transformaram em gotas de sangue, tamanha era sua ansiedade. Sob grande pressão, os pequenos vasos capilares das glândulas sudoríparas se romperam, aonde se deu a mistura de suor com sangue. Nós ainda que passamos por momentos de dificuldades. Temos o as palavras do Mestre “Estarei contido todos os dias”

b) Lugar  que foi aprisionado  Segundo a traição de Judas. A prisão foi um ato tão insignificante se comparado com a traição, vinda de um que tinha uma participação ativa no seu relacionamento. Judas, era o tesoureiro de Jesus, era aquele que dividia o alimento no mesmo prato. Foi  em um jardim (Edem) que Adão  e Eva foram enganados pela serpente, dando assim a entrada do pecado no mundo, e consequentemente a morte. Acredito que todos nós já fomos enganados por alguém, a decepção corre imediatamente no nosso sangue e a cólera toma o lugar do perdão. Mais não foi assim que Jesus nos ensinou.

c)  Para nós: Foi ali que se deu a origem e o costume do cristão de ajoelhar para orar.

d)  Foi no Getsêmani que se deu o inicio de nossa  salvação, foi ali que Jesus venceu os obstáculos para chegar até a cruz.

O teu Getsêmani pode ser um lugar de flores para teus inimigos. Um lugar de espinhos para você. Mais é ali o teu campo de batalha. Ali é que Você vai vencer, não desanime, Você não está sozinho, Deus esta contigo.

Pastor Jandiro A Silva

sábado, 19 de abril de 2025

sexta-feira, 18 de abril de 2025

A MORTE DE JESUS

Jesus foi o plano perfeito de Deus! Jesus foi o presente do Criador enviado a todos os homens. Deus depositou sobre seu Filho a esperança de levar o homem ao santuário e abrir o acesso ao céu.

Jesus Nasceu em Belém para cumprir as profecias. Fugiu para o Egito. Foi batizado no Rio Jordão e iniciou seu ministério com milagre, curas, sinais e poder. Seu trabalho consistia em anunciar o Reino de Deus aos homens.

Morreu numa cruz como sacrifício pela humanidade. Deus exigia um cordeiro sem defeito e foi isso que Jesus fez ao se entregar a si mesmo. Tornou-se o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Hoje, convém mergulhar o coração em gratidão e, lembrar que Deus aceitou o sangue de Cristo para que eu tivesse a liberdade de me aproximar dEle. Louvemos a Jesus por sua morte remidora.



quinta-feira, 17 de abril de 2025

A CRUZ

E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

Filipenses 2:8

A cruz tem muitos significados. Isso depende do coração de quem a olhe: O incrédulo vai ver um motivo para blasfemar e insultar a fé daqueles que creem; O religioso vai encontrar oportunidade para se mostrar religioso; o salvo vai olhar para a cruz e ver a razão de sua Fé e agradecer a Deus por todo o sacrifício de Jesus; 

Ao olhar para a cruz, o ímpio só encontra em seu coração desprezo; o religioso uma oportunidade para realizar um ritual; o salvo vai encontrar alegria e razão de adoração.

Na verdade, a cruz só revela o que está contido no coração. Ela não é mágica nem poderosa por si só. Ela só se tornou especial porque Jesus se entregou nela e derramou seu sangue. Foi a morte de Jesus que a tornou um símbolo tão controverso no coração do homem.

Fandermiler Freitas


quarta-feira, 16 de abril de 2025

FROUXO?...

Salomão escreveu: Se te mostrares frouxo na hora da angústia, a tua força será pequena?. 

Com esta frase, o rei judeu, conhecido por sua sabedoria, nos diz que, diante das angústias da vida, das decisões que precisamos tomar, das dificuldades que se apresentam no nosso dia a dia, só existe uma atitude a ser tomada: não afrouxar. Ele não disse que deveríamos brigar, fazer pensamento positivo, ou declarar que isto não existe ou que é o diabo o responsável por esta angústia. Não! Ele disse se você se mostrar enfraquecido, a sua força será pequena. 

Na verdade, ele está dizendo para lembrarmos que Deus continua conosco; que o seu anjo continua acampado ao nosso lado; que Ele é o mesmo de ontem, de hoje e será eternamente; que nenhum dos seus planos pode ser destruído; que nada pode nos separar DELE; que Jesus continua à direita do Pai Todo-Poderoso nos defendendo de todas as acusações do diabo; que o Espírito Santo também intercede por nós com gemidos inexprimíveis e, ainda, que maior é aquele que está em nós (Deus) do que aquele que está no mundo. Será que existe algum motivo maior do que estes para não afrouxarmos na hora da angústia?

Pr. Willlllson

terça-feira, 15 de abril de 2025

TROCANDO OURO POR FARINHA

Numa quarta-feira, em 16 junho de 1897, um navio do Alasca entrou no porto de S. Francisco. Um amontoado de pessoas saiu do barco - todos cambaleando sob sua carga - ouro. Havia ouro em seus bolsos, sacolas, latas de café e em vasos de vidro, até os cantis para matar sua sede estava repleto de ouro. Cerca de 750 mil dólares em ouro saíram desse único navio. Era a mais rica história de ouro que o mundo conhecia. 

Ouvindo as notícias, milhares de pessoas abandonaram seus trabalhos, deixaram suas famílias, suas vidas rumo ao Alasca e ao Rio Klondike. Mas a maioria não estava preparada para atravessarem as regiões que os faria chegar até lá, com baixas temperaturas, extensos nevoeiros e abismos. Levava-se 16 semanas (4 meses) até chegar à cidade de Dawson. Apenas 1 em cada 4 conseguiu chegar até o final

Nos dias de hoje, as coisas parecem não ser nada diferentes. As pessoas vivem correndo, de um lado para o outro, em busca de manter suas necessidades. Até aí tudo bem. Mas em geral, a maioria dos homens vive para buscar satisfazer necessidades criadas por leis de consumo. 

“Eu preciso”- comprar um carro novo, casa luxuosa, roupas modernas, estudos superiores, viagens paradisíacas, etc.

Como tudo isto custa, e custa muito dinheiro, vivemos loucos, correndo atrás de cada centavo de oportunidade a ganhar um pouco mais.

Acabamos até fazendo loucuras: 2 empregos, horas extras todos os fins de semana, pegamos férias em dinheiro, fazemos empréstimos a juros.

segunda-feira, 14 de abril de 2025

MORRER PARA SALVAR

"Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa na arca, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração"

Gênesis 7.1

Em junho de 1770, Porto do Príncipe, capital do Haiti, foi destruído por um terremoto. Em certa casa, a fiel serva correu para salvar a criança do seu patrão. Enquanto as paredes ruíam, ela agarrou nos braços a criança, e o telhado se abateu sobre ela. Os destroços atingiram de cheio a serva fiel, mas o bebê escapou ileso.

O corpo curvado da nobre mulher protegeu o infante, mas com o sacrifício de sua própria vida. Sua morte foi a salvação do pequenino ser que se achava aos seus cuidados. Ela morreu a fim de que a criança vivesse. Igualmente, na morte sacrificial de Cristo nossas vidas são salvas.

domingo, 13 de abril de 2025

SOMENTE CRISTÃOS

Diz-se que o grande John Wesley contou que uma vez tivera um sonho em que via muitas pessoas encaminhando-se para o inferno. Preocupado, perguntou se entre aquelas pessoas havia algum metodista.

— Sim, por sinal há bastantes.

 E batistas?

 Também.

 E presbiterianos?

 Sim, também.

Então, em seu sonho ele viu-se de repente na porta do céu, e perguntou diligentemente quem eram aqueles que estavam lá dentro.

 Há metodistas?

 Nenhum! – lhe responderam.

 Presbiterianos?

 Tampouco.

 Católicos?

 Tampouco os há.

 Batistas?

 Nenhum.

 Quem, pois, está aí dentro?

 Somente cristãos. Homens e mulheres que confessam diariamente a Cristo com seus lábios e suas vidas.

 José Luis Martínez - 502 Ilustraciones Selectas

sábado, 12 de abril de 2025

AMOR, UMA ATITUDE INDISPENSÁVEL

"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" 

João 13:35

Em um bairro pobre de uma pequena cidade, toda a família olhava desolada para o que restou de sua humilde casa, após uma grande enchente. Não tinham muito, mas agora, não tinham nada. Um dos vizinhos se aproximou e vendo a tristeza nos olhos do casal e seus três filhos, disse: "Se eu puder lhe ajudar, diga-me", e voltou para sua casa. Outros vizinhos vieram e, enquanto as mulheres se uniam para limpar tudo, os homens traziam alguns móveis, colchões, um fogão e várias bolsas de alimentos. Não retornaram às suas casas antes que a família tivesse novamente um lar com o básico para um recomeço.

O verdadeiro amor não se expressa apenas com palavras, mas, com atitudes. Aquela família não necessitava de palavras de conforto, mas de expressões verdadeiras de amor. E seus vizinhos não demoraram a demonstrar que estavam dispostos a amar.

Nós, cristãos, aprendemos com o Senhor Jesus que o amor é indispensável para testificar nosso relacionamento com Ele. Recebemos Seu amor, Seu carinho, Seu perdão inigualável. E a transformação operada em nossas vidas nos leva a imitá-lo, a seguir Seus ensinamentos, a fazer a Sua vontade. Quando expressamos nosso amor, confirmamos que somos novas criaturas e que Cristo vive, de verdade, em nossos corações.

O Senhor espera o nosso amor, a nossa generosidade, as nossas mãos estendidas para aqueles que de nós necessitam. Talvez não tenhamos dinheiro para dar, mas podemos oferecer nosso sorriso e nosso apoio em tudo que nos for possível.

Eu estou disposto a oferecer o meu amor da melhor maneira possível. E você?

Paulo Barbosa

sexta-feira, 11 de abril de 2025

VIVO NOVAMENTE

O terremoto de 1989 na Armênia só precisou de quatro minutos para matar trinta mil pessoas! Um pai se recusou a acreditar que seu filho estava morto. Ele cavou nos escombros – recusando-se a parar. Depois de trinta e oito horas, puxou uma rocha e ouviu a voz do seu filho! O pai chamou o nome de seu filho, e a voz respondeu “Pai, sou eu!” Daí, o filho acrescentou estas palavras de valor incalculável: “Eu disse aos outros meninos para não se preocuparem – se o senhor estivesse vivo, o senhor me resgataria, e quando me resgatasse, eles estariam salvos também. Porque o senhor prometeu!”

Deus fez a mesma promessa para nós em 1 Coríntios 15:22-23. “Cristo, ressuscitará primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.” A ressurreição de Cristo é a pedra central no arco da fé Cristã. Sua morte é real. Sua ressurreição é garantida! Confie nele. 

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Alive Again”

quinta-feira, 10 de abril de 2025

A OBRA PERTENCE A ELE

Paulo disse em 1 Coríntios 13:4 “O amor não inveja!” Alguns anos atrás eu soube de uma nova igreja do outro lado da cidade. Um amigo veio me dizer: A igreja é ótima. Está transbordando de tanta gente – a maior na cidade. Um Max mais espiritual teria regozijado. Um Max mais maduro teria agradecido a Deus. Mas o Max que soube da notícia não agiu de forma madura ou espiritual. Ele agiu de forma invejosa. Ao invés de comemorar a obra de Deus, ele ficou obcecado com sua própria obra. Eu queria que a nossa igreja fosse a maior. Que tristeza!

Num momento profundo de convicção, Deus me lembrou que a igreja é dele, não minha. A obra é dele, não minha. E a minha vida é dele, não minha. Meu dever não era questionar ele, mas confiar nele. A cura para inveja? Confiar!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Work is His”
de “A Love Worth Giving”

quarta-feira, 9 de abril de 2025

A LUZ DE HELEN KELLER

Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e os cegos, livres já da escuridão e das trevas, as verão. Os mansos terão regozijo sobre regozijo no Senhor, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel. 

Isaías 29:18-19

No livro There Are Sermons in Stories (Há Sermões em Histórias), escrito por William L. Stidger, o autor conta acerca da primeira vez que ele viu Helen Keller; fora numa palestra dela. Anteriormente Helen havia aprendido a falar audivelmente; assim, apesar de muda e completamente cega desde a mais tenra infância, ela proferiu uma palestra. No encerramento, houve estrondosos aplausos e Helen começou a bater palmas também, com alegre exuberância.

Era evidente que, de alguma forma, Helen havia percebido o entusiasmo do auditório. Assim, depois de os aplausos terem cessado, o presidente da reunião perguntou-lhe, por intermédio de Ann Sullivan que sempre a acompanhava, como ela fora capaz de sentir os aplausos, sendo que não podia ver nem ouvir.

"Através das vibrações nos meus pés", explicou Helen.

Alguém então lhe perguntou qual era seu livro preferido, e Helen bradou com exultação: "A Bíblia! É o livro mais maravilhoso do mundo!"

E quando perguntada por que a Bíblia significava tanto para ela, Helen respondeu: "É porque, em minhas trevas, a Bíblia me faz ver a Grande Luz!"

Em Isaías 9:2, o profeta diz que "o povo que está andando na escuridão verá uma grande Luz. Essa Luz vai brilhar e iluminar todos os que vivem na região da sombra da morte"(A Bíblia Viva). A escuridão da qual Isaías fala é a escuridão espiritual, e a grande Luz não é outra senão Jesus, que Se declarou a Luz do mundo (ver S. João 9:5).

Willian finaliza dizendo: "É nosso privilégio refletir a Luz do mundo, não importa qual seja nossa área de atuação. Ao partilharmos a Luz do Livro com aqueles que caminham nas trevas, quer em países estrangeiros quer em nossa pátria, minha esposa e eu nunca deixamos de emocionar-nos ao ver a luz da alegria no rosto de novos conversos. Você também pode sentir essa emoção!"

terça-feira, 8 de abril de 2025

O REI DOS CRIMINOSOS

Um prisioneiro excepcionalmente astuto e bruto estava sob os cuidados do capelão. Em comparação com os outros prisioneiros, ele era repugnante e conhecido por sua audácia e completa insensibilidade quando cometia atos de violência. Ele era chamado de “o rei dos criminosos”.

Apesar das várias vezes em que o capelão o aconselhava, o homem não respondia e era intolerante quanto a qualquer instrução. Finalmente, ele pediu um livro específico que não estava disponível na biblioteca. Então, o capelão indicou a Bíblia, que pertencia ao quarto do prisioneiro, perguntando se ele já havia lido aquele livro.

O criminoso não respondeu e apenas olhou para o pregador com ódio. Então, o capelão repetiu a pergunta, assegurando-lhe que a Palavra de Deus valia a pena ser lida. “Se o senhor soubesse quem sou”, disse o prisioneiro, “não me faria tal pergunta. Que tenho eu com tal livro?”.

O capelão explicou que conhecia muito bem a fama e o caráter do homem e que a Bíblia poderia ajudá-lo. O preso insistiu que não lhe valeria nada, pois já não tinha mais sentimento. Ele deu um murro na porta de ferro e gritou: “Meu coração é tão duro como este ferro; nenhuma coisa neste livro me poderá tocar”.

Então, o capelão perguntou se ele já havia lido o pacto da graça. O preso, teimoso, perguntou o que ele queria dizer com aquilo. “Escute estas palavras”, disse o capelão: “… e vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo…” (Ezequiel 36.26).

O homem ficou admirado e pediu que o capelão lhe mostrasse a passagem na Bíblia. Ele leu as palavras várias vezes, e quando o capelão voltou no dia seguinte, o preso estava manso. “Meu senhor”, disse ele, “nunca sonhei com uma tal promessa! Nunca tive a menor ideia de que Deus pudesse falar de tal maneira com homens. Se Ele me conceder um coração novo, será um milagre, porque somente a esperança de uma natureza nova me trará a emoção que nunca senti na vida”.

Esse homem aceitou Jesus e tornou-se manso, obediente à autoridade e de espírito gentil, como o de uma criança.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” – 2 Coríntios 5:17

Fonte: Coletânea de Ilustrações do Pr. Natanael de Barros Almeida

segunda-feira, 7 de abril de 2025

QUEM ESTÁ CERTO?

O SENHOR é justo, no meio dela; ele não comete iniquidade; manhã após manhã, traz ele o seu juízo à luz; não falha..." 

Sofonias 3:5

Disse o gerente da empresa para um dos funcionários: "Não pense em mim como seu chefe, mas, como um colega de trabalho que está sempre certo."

Não é isso que acontece com muitos irmãos? Eles se julgam chefes, crendo que sempre têm razão e escondem tudo isso em uma máscara de humildade e santidade. Querem dar ordens, determinar o que deve ser feito e, quando confrontados, garantem que só fazem isso para ajudar e ver o trabalho prosperar.

E os diáconos? E os presbíteros? E os líderes de ministérios? Sempre altivos, muitas vezes prepotentes e arrogantes, esquecendo-se que os cargos na igreja são para "servir ao Senhor" e não para serem senhores na igreja.

A obra de Deus precisa de líderes. Precisa de pessoas competentes e experientes que possam coordenar os mais novos e fazer o trabalho produzir resultados que engrandeçam ao Senhor Jesus. Todos são iguais... todos são discípulos... todos devem glorificar a Cristo. Na obra de Deus ninguém tem mais direitos. Há os que têm mais obrigações mas com os mesmos direitos de todos.

Se pensarmos em nossa ilustração inicial, podemos dizer que todos somos irmãos, todos somos servos, e o único chefe é o nosso Deus e o único que sempre está certo. Todos podemos cometer erros, todos devemos buscar direção do Senhor, todos devemos pedir perdão quando pecamos. E, ao final, todos ouviremos de Deus: "Servos bons e fiéis".

Quem você julga estar sempre certo? Você ou o Senhor?

Paulo Barbosa

domingo, 6 de abril de 2025

sexta-feira, 4 de abril de 2025

RELÓGIO DE BRINQUEDO

Um menino estava aprendendo a ver as horas no relógio de ponteiros. O pai, querendo incentivá-lo, o presenteou com um relógio de brinquedo, mas na hora ele não reparou que era de brinquedo.

Quando foi para a cama, naquela noite de sábado, deu-lhe corda e acertou-o com o relógio grande de parede, e então o colocou debaixo do seu travesseiro. De manhã, bem cedo, colocou a mão debaixo do travesseiro e pegou seu precioso relógio. Olhando o mostrador, na meia-escuridão, viu que o relógio marcava 8 horas. Saltou da cama e correu para o quarto dos pais gritando:

– Gente, já são oito horas! Nós vamos chegar atrasados na escola bíblica.

Mas o pai e a mãe não ficaram lá muito satisfeitos de serem acordados àquela hora, pois ainda eram cinco da manhã. Mandaram-no de volta para a cama e ele, entristecido, só então percebeu que o seu relógio, afinal, não era o que parecia ser. Por alguns momentos ficou acordado na cama, pensando no acontecido, e então se levantou, foi buscar uma chave de parafuso, e desmontou o presente.

Viu que embora o mostrador fosse bonito, ele percebeu que não tinha nenhuma daquelas “pecinhas” que um relógio de verdade tem, por isso não trabalhava. Naquela manhã, no culto matutino, o pastor falou sobre a passagem que diz que “a fé sem as obras é morta”.

– Você compreendeu o que o pastor disse, meu filho? – disse o pai, na hora do almoço.

– Sim, papai – respondeu o menino, ele falou sobre o meu relógio.

– Sobre o seu relógio, como assim? – indagou o pai, curioso.

– Sim, papai – disse o menino, o pastor falou que “a fé sem as obras é morta!”, igual ao meu relógio de brinquedo. Ele não trabalha, é um relógio morto!

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma – Tiago 2.17.

Autor: Desconhecido

quinta-feira, 3 de abril de 2025

O RETRATO PERFEITO DE DEUS

Estas palavras estão no livro de Salmos: “O SENHOR dirige os passos do justo; ele se agrada de quem anda em seu caminho. Ainda que tropece, não cairá, pois o SENHOR o segura pela mão.” (Salmo 37:23-24 NVI). As palavras do salmista lhe surpreendem? De onde veio essa ideia de um Deus que não se importa, que é distante? Certamente não tiramos essa ideia de Jesus.

Jesus Cristo é o retrato perfeito de Deus. Quer saber como Deus se sente sobre os enfermos? Olhe para Jesus. O que deixa Deus com raiva? Olhe para Jesus. Será que Deus desiste das pessoas? Será que ele defende as pessoas? Encontre a resposta em Jesus. Hebreus 1:3 diz “O Filho irradia a glória de Deus, expressa de forma exata o que Deus é.”

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Perfect Picture of God”