sábado, 31 de maio de 2025
EM PLENA EVOLUÇÃO
sexta-feira, 30 de maio de 2025
A BATUCADA DA FÉ
A Bíblia vibra com a batucada firme da fé; Deus converte a maldade em justiça. Não tenho uma solução simples ou uma vara mágica, mas achei algo, ou alguém bem melhor. O próprio Deus. Quando Ele penetra no meio da maldade, a maldade se torna o bem. Posso lhe exortar? Confie em Deus! Realmente, confie nEle. Você vai sair dessa. Será fácil ou rápido? Espero que sim, mas raramente é. Mas, Deus fará um bem dessa bagunça!
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O QUE HÁ DE ERRADO COM O MUNDO?
Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”, e eu sou o pior de todos.
1 Timóteo 1:15
Diz-se que na virada do século, um renomado jornal perguntou aos leitores: O que há de errado com o mundo?
Que pergunta, não? Alguém pode responder rapidamente: “Quanto tempo você tem para eu lhe contar?”. Isso seria justo, pois parece haver muita coisa errada com o nosso mundo. O jornal recebeu várias respostas, mas uma em particular se sobressaiu. O escritor, poeta e filósofo inglês G. K. Chesterton escreveu essa resposta de quatro palavras, uma surpresa refrescante para o habitual imprevisto: “Prezados senhores, sou eu”.
Se a história é verdadeira ou não, podemos questionar. Mas essa resposta? Não é nada além de pura verdade. Muito antes de Chesterton aparecer, havia um apóstolo chamado Paulo. Longe de ser um cidadão modelo ao longo da sua vida, Paulo confessou suas falhas do passado: já fui “blasfemo, perseguidor e violento” (v.13). Depois de afirmar que Jesus veio para salvar “pecadores”, ele segue dizendo algo semelhante às palavras de Chesterton: “eu sou o pior de todos” (v.15). Paulo sabia exatamente o que estava e está errado com o mundo. E conhecia a única esperança de consertar as coisas —, a graça de Deus “transbordar” (v.14). Que realidade incrível! Essa verdade duradoura eleva os nossos olhos à luz do amor salvador de Cristo.
quarta-feira, 28 de maio de 2025
QUANDO DESOBEDECER É A ÚNICA SAÍDA
terça-feira, 27 de maio de 2025
AMIZADE ENTRE PAI E FILHO
segunda-feira, 26 de maio de 2025
FAÇA O QUE PUDER
Você não pode controlar o tempo, você não está em controle da economia, você não consegue desfazer o acidente de carro, mas você pode fazer isso: você pode mapear uma estratégia. Lembre-se: Deus está na crise. Peça para ele lhe dar um plano, dois ou três passos que você pode tomar hoje. Procure conselhos de alguém que enfrentou um desafio parecido. Peça aos amigos que orem. Procure recursos. Busque um grupo de apoio. Faça um plano.
Você preferia um milagre? Você preferia ver os pães multiplicados ou o mar em tempestade transformado em águas calmas com um estalar dos dedos? Deus pode fazer isso. Por outro lado, Ele pode lhe dizer “Estou com você, e isso é para o seu bem. Vamos fazer um plano.”
A soberania de Deus não nega a nossa responsabilidade. Pelo contrário, ela nos empodera. Então confie em Deus para fazer o que você não consegue. Obedeça a Deus e faça o que puder. Você vai sair dessa.
domingo, 25 de maio de 2025
UMA COLINA DEVASTADA
sábado, 24 de maio de 2025
MARÉ REVELADORA
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O CANGURU QUE SALTAVA PARA TRÁS
“O canguru que saltava para trás” é uma bela história infantil, mas com ensinamentos para todos nós, das crianças novas às crianças da terceira idade.
Num país muito longínquo, nasceu um dia um canguruzinho que tinha uma característica muito curiosa: Ele só saltava para trás, ao contrário de todos os outros animais de sua espécie.
Isso fazia dele alvo da zombaria dos outros.
Ele era muito sensível, sofria muito e todas as noites chorava desconsolado, sem que ninguém visse.
Um dia, uma coruja sábia e compreensiva aproximou-se dele, dizendo:
– De nada adianta ficar chorando pelos cantos. Se você se esforçar e treinar um pouco será capaz de saltar para frente como os outros cangurus. É uma questão de perseverança.
O canguruzinho compreendeu que a coruja tinha razão.
Nessa mesma noite, começou a praticar no seu cantinho. Progredia rapidamente e, num belo dia, no meio da admiração geral, o canguruzinho deu uma autêntica exibição de saltos para a frente.
Satisfeito e orgulhoso, o canguruzinho passou a considerar-se igual aos demais, mas, na realidade, ele era mais capaz que os outros, porque era o único que sabia também saltar para trás!
“Sabemos que a tribulação produz a perseverança e a perseverança produz excelência” – Romanos 5:3,4 (parafraseado)
Autor: Desconhecido
Fonte: https://sitedopastor.com.br
quinta-feira, 22 de maio de 2025
A ESTÁTUA
quarta-feira, 21 de maio de 2025
terça-feira, 20 de maio de 2025
TORRADAS QUEIMADAS
Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro.
Naquela noite, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.
Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geleia e engolindo cada bocado.
Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse: – Adorei a torrada queimada…
Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse: – Companheiro, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada… Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro, talvez nem o melhor pai, mesmo que tente todos os dias!
O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.
Desde que eu e sua mãe nos unimos, aprendemos a suprir um as falhas do outro. Eu sei cozinhar muito pouco, mas aprendi a deixar uma panela de alumínio brilhando. Ela não sabe usar a furadeira, mas após minhas reformas, ela faz tudo ficar cheiroso, de tão limpo. Eu não sei fazer uma lasanha como ela, mas ela não sabe assar uma carne como eu. Eu nunca soube fazer você dormir, mas comigo você tomava banho rápido, sem reclamar.
A soma de nós dois monta o mundo que você recebeu e que te apoia, eu e ela nos completamos. Nossa família deve aproveitar este nosso universo enquanto temos os dois presentes. Não que mais tarde, o dia que um partir, este mundo vá desmoronar, não vai. Novamente teremos que aprender e nos adaptar para fazer o melhor.
De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos.
Então filho, se esforce para ser sempre tolerante, principalmente com quem dedica o precioso tempo da vida, a você e ao próximo.
“As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir.”
“O SORRISO ENRIQUECE OS RECEBEDORES, SEM EMPOBRECER OS DOADORES”
Mário Quintana
logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2.20
Autor desconhecido
segunda-feira, 19 de maio de 2025
A OVELHA TOMOU UMA BOA DECISÃO
Esopo, o famoso fabulista grego do século VI a.C., tem uma fábula interessante que tem muita aplicação quando o assunto são as boas decisões. Conta que uma ovelha estava sendo perseguida por um lobo e aquela, para evitar ser alcançada, refugiou-se em um templo. De pé na porta, o lobo disse com uma voz persuasiva, como pretendendo fazer-lhe um favor:
— Saia logo, porque o sacerdote a sacrificará se ele te pegar.
A que a ovelha respondeu:
— É muito melhor ser sacrificada a Deus do que ser devorada por você.
É isso que a Bíblia nos ensina sobre servir a Deus ou a Satanás. Essa decisão estabelece a diferença entre a vida e a morte. Melhor gastar-nos, se necessário for até o martírio, na obra de Deus, do que perecermos em busca de nossos próprios sonhos e dos engodos de Satanás. O corpo de toda forma morrerá; mas em Cristo teremos vida e recompensas eternas.
José Luis Martínez
504 Ilustraciones Preferidas (adaptado)
domingo, 18 de maio de 2025
BONDADE NA GUERRA
Durante a Segunda Guerra Mundial, um discípulo chinês compartilhou comigo a história de sua família. Eles foram forçados a fugir de sua casa antes da chegada do exército invasor à cidade, deixando tudo para trás. Sem terem a chance de levar mantimentos, eles esperavam comprar comida pelo caminho. Mas, para sua surpresa, todas as vilas estavam desertas e a família caminhou por três dias sem encontrar nada para comer.
Famintos e cansados, no terceiro dia, avistaram uma casa com uma mulher sorridente na porta. Pediram-lhe se poderiam comprar algo para comer mas, em vez disso, ela os convidou para dentro de sua casa. Mesmo correndo risco pessoal por acolher aquela família em fuga e apesar de ter pouca comida para si mesma, com um rosto bondoso, ela preparou uma refeição quente para a família.
Quando terminaram, ofereceram dinheiro à mulher, mas ela recusou, dizendo que tinha dois filhos servindo no exército e esperava que alguém os ajudasse se precisassem.
A bondade da mulher deixou uma marca duradoura no coração do estudante, e ele disse: “Sempre que me lembro daquela mulher, meu coração bate mais rápido”.
Esta história ilustra como a bondade pode ser uma bênção de Deus em tempos difíceis. Se você estiver em uma posição para ajudar alguém, lembre-se deste exemplo e faça o bem sempre que possível. Compartilhe essa história de inspiração com seus amigos e familiares e inspire-os a agir com bondade também.
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.” – Gálatas 6:9,10
sábado, 17 de maio de 2025
FALTA-LHES UMA COISA
Whitefield, sempre que se hospedava na casa de alguém, costumava conversar sobre o futuro da alma de cada membro da família anfitriã — pessoalmente com cada um deles.
Entretanto, certa vez pernoitou na casa de um coronel que era tudo o que alguém poderia desejar, menos cristão. Whitefield ficou tão satisfeito com a hospitalidade e tão encantado com as qualidades do bom coronel, de sua esposa e de suas filhas, que achou muito difícil lhes dizer que tinham que tomar uma decisão a respeito de Jesus, algo que não teria sentido se eles tivessem sido menos amistosos.
Ali ele ficou por uma semana, e durante sua última noite o Espírito de Deus o visitou, de modo que não conseguiu dormir. “Essas pessoas”, disse Whitefield consigo mesmo, “têm sido muito amáveis comigo, e eu não tenho sido fiel com elas; tenho de dizer que, apesar de todas as suas boas qualidades, se não crerem em Cristo estarão perdidas”.
Então, se levantou e orou. Após orar, ainda havia luta em seu espírito. Sua velha natureza dizia: “Não posso fazer isso”. Mas o Espírito Santo parecia dizer: “Não saia daqui sem antes avisá-los do perigo”. Finalmente, pensou em um artifício e orou a fim de que Deus aceitasse sua ideia. Ele pegou seu anel e escreveu com ele as seguintes palavras, em um dos losangos de vidro da janela de caixilhos de chumbo: “Falta-lhes uma coisa”.
Ele não conseguiu falar com a família, mas seguiu seu caminho, orando muito pela conversão daquelas pessoas. Pouco depois de ele ter saído, a boa senhora anfitriã da casa — grande admiradora de Whitefield — disse: “Vou até o quarto de hóspedes, pois quero ver o lugar em que o homem de Deus ficou”. Ao chegar no quarto, viu o que ele tinha escrito na vidraça: “Falta-lhes uma coisa”. Aquelas palavras a tocaram imediatamente com a convicção do arrependimento. “Ah!”, exclamou. “Pensei que ele não havia se preocupado muito conosco, porque sabia que, por onde quer que ele passe, argumenta com seus anfitriões, e não havia feito assim conosco. Cheguei a pensar que havíamos irritado o sr. Whitefield, mas agora percebo como ele foi amável conosco, falando-nos dessa maneira.”
Em seguida chamou suas filhas: “Subam, meninas. Vejam o que o homem de Deus escreveu na vidraça: ‘Falta-lhes uma coisa!’. Chamem seu pai”. O coronel subiu ao aposento de hóspedes e também leu a frase: “Falta-lhes uma coisa!”. Assim, ao redor da cama onde o homem de Deus havia dormido, ajoelharam-se e pediram a Deus que lhes desse a coisa que faltava. E, ali mesmo, antes que deixassem o quarto, encontraram o que lhes faltava; e toda aquela família pôde regozijar-se em Jesus.
Do extraordinário livro “CONSELHOS PARA OBREIROS”, de Charles Spurgeon, da Editora Vida Nova.
sexta-feira, 16 de maio de 2025
A VEREDA
Conta-se a história de um homem num safari africano nas profundezas da selva. O guia tinha uma faca de mato e estava cortando rapidamente as ervas altas e a densa vegetação rasteira. O viajante, cansado e quente, perguntou em frustração, “Onde é que estamos? Você sabe para onde está me levando? Onde está a vereda?” O guia parou e olhou para trás ao homem e respondeu, “Eu sou a vereda.”
Nós fazemos as mesmas perguntas, não é? Nós perguntamos a Deus, “Aonde o Senhor está me levando? Onde está a vereda?” Ele pode até nos dar uma dica ou duas, mas é só isso. Se ele nos desse mais, será que íamos entender? Não, como o viajante, não estamos acostumados com esta selva. Então, ao invés de nos dar a resposta, Ele nos dá um presente muito maior. Jesus se dá dEle mesmo. Ele diz em Mateus 28:20 “Estou com você para sempre até o fim dos tempos.” Nós precisamos desse lembrete!
quinta-feira, 15 de maio de 2025
O PERIGO DA DEMORA
Um jovem engenheiro construía no nordeste dos Estados Unidos uma ponte sobre um precipício nas montanhas. Depois de semanas e meses de trabalho com um grupo de operários a obra já estava quase terminada.
Numa tarde ele disse aos seus empregados:
– Venham depois da ceia e terminaremos isto em uma hora. Então eu lhes pagarei o solário de um dia por esta hora extra.
Mas eles responderam:
– Nós fizemos outros planos.
– Venham depois da ceia – insistiu o engenheiro – e lhes pagarei o preço de dois dias.
– Por que nos obriga a voltar? – disseram.
– Porque, se vier uma tempestade esta noite, sobre as montanhas, a ponte será arrastada, pois não está bem firme.
E eles saíram dizendo que não choveria durante alguns meses.
Mas as nuvens estavam densas e se arremessaram em chuva sobre as montanhas, numa torrente indômita que arrastou a ponte em seu furor.
Ó homens e mulheres! Este é um quadro vivo que nos ensina que não devemos tardar em garantir nossas almas.
George W. Truett.
quarta-feira, 14 de maio de 2025
O PONTO DECISIVO
CONFIE NA SUA HERANÇA
Normalmente pensamos em Josué como tomando a Terra Prometida. É mais preciso pensar em Josué como acreditando na palavra de Deus. Deus disse: “Eu te darei todo lugar onde puseres os pés, como prometi a Moisés” (Josué 1:3). Josué liderou os hebreus para cruzar o Jordão, derrubar os muros de Jericó e derrotar os trinta e um reis inimigos. Cada vez que ele enfrentava um desafio, ele o fazia com fé, porque confiava em sua herança.
E se você fizesse o mesmo? Diante de você está uma parede de medo de Jericó. Tijolo após tijolo de ansiedade e pavor. É uma fortaleza que lhe mantém fora de Canaã. As circunstâncias dizem: “Escute seus medos.” Sua herança diz o contrário: você é um filho do rei. Seu amor perfeito expulsa o medo. Siga em frente. Escolha sua herança.
terça-feira, 13 de maio de 2025
PROSSEGUINDO PARA O ALVO
segunda-feira, 12 de maio de 2025
TUDO O QUE TINHA
domingo, 11 de maio de 2025
A CRIANÇA E DEUS
E Deus disse: "Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você."
Mas diga-me Senhor: "Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz! "erei feliz lá embaixo ?
– Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.
– Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam ?
– Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.
– E o que farei quando eu quiser Te falar ?
– Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a orar.
– Eu ouvi dizer, que na Terra há homens maus. Quem me protegerá deles?
– Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar a própria vida.
– Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais...
– Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você.
Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. A criança, apressada, pediu suavemente: "Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo ?
E Deus respondeu: "Você chamará seu anjo de MÃE!
sábado, 10 de maio de 2025
OS PRESENTES ESTÃO TODOS GUARDADOS
sexta-feira, 9 de maio de 2025
A ÁRVORE CONFUSA
Era uma vez um belo jardim com maçãs, laranjas, peras e lindas flores. Tudo era alegria no jardim, com exceção de uma árvore que estava profundamente triste, pois não sabia quem era, nem o que tinha de fazer.
A macieira lhe disse que era muito fácil fazer saborosas maçãs, por que não tentar?
— Não a escute, disse-lhe a roseira, é melhor produzir rosas, não vê como elas são belas?
A árvore confusa, cada vez mais desesperada, tentava tudo o que lhe sugeriam, porém, como não lograva ser como as demais, se sentia cada vez mais frustrada.
Um dia chegou ao jardim uma coruja e ao ver o desespero da árvore confusa, exclamou:
— Não se preocupe, seu problema não é grave, muitos seres sobre a terra o têm, mas é fácil resolver, tão-somente não dedique sua vida para ser como os outros acham que você tem que ser. Seja você mesma, conheça a si mesma e ouça a sua vocação, a sua missão nesta vida.
— Como assim? Ser eu mesma, conhecer-me, vocação, missão? Perguntava a si mesma a árvore confusa, quando de repente uma doce voz ecoou em seu interior:
“— Você jamais dará maças porque você não é uma macieira, nem irá florescer a cada primavera, porque você não é uma roseira. Você é um carvalho, e seu destino é crescer forte e majestoso, o que lhe propiciará dar abrigo aos pássaros, sombra aos viajantes, beleza à paisagem. Essa é a sua vocação!”
A partir desse momento a árvore confusa não se sentiu mais em confusão, ao contrário, se sentiu forte e segura de si mesma e se preparou para ser tudo aquilo para o qual foi criada. E continuou a crescer.
O jardim ficou completamente feliz.
Conto indiano de autoria desconhecida.