segunda-feira, 29 de setembro de 2025

A ORAÇÃO MAIS PURA

A oração não precisa ser na forma de um retiro de um mês ou uma hora em meditação. A oração é uma conversa com Deus enquanto você está indo para o trabalho ou esperando uma consulta ou antes de encontrar um cliente. Não pense por um minuto que Deus está olhando para você de braços cruzados e rosto amarrado, esperando você organizar a sua vida de oração. Muito pelo contrário.

Jesus disse “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20 NVI). Jesus espera na varanda para você abrir a porta. E as boas vindas para Jesus são “Entre, ó Rei. Entre.” Nós falamos e Ele escuta. Ele fala e nós escutamos. É a oração na sua forma mais pura. E Deus muda o seu povo através de momentos como este.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Prayer in its Purest Form”
de “God is With You Every Day”

QUEM É VOCÊ?

domingo, 28 de setembro de 2025

DEUS MUDA VIDAS, MESMO AS PIORES

Um garoto órfão e pobre, aprendiz de sapateiro, se converteu ao Senhor e se tornou o evangelista Moody, que durante seu ministério trouxe três milhões de almas aos pés de Cristo. 

Um menino pobre e sem perspectivas, filho de agricultor, entregou seu coração a Jesus e tornou-se um grande presidente e libertador dos escravos dos Estados Unidos – Abraham Lincoln. 

Um advogado alcóolatra, entregou-se ao Salvador e tornou-se um excelente teólogo e fundador da Missão da América Central, C. I. Scofield. 

Um homem mundano e grande pecador que, na prisão, se rendeu a Cristo, chegou a ser um dos melhores hinologistas latino-americanos, Alfredo Colom.

 Juan V. Galdámez Palma / Adolfo Robleto - 501 Ilustraciones Nuevas

MUITOS FILHOS DE DEUS


sábado, 27 de setembro de 2025

VENCIDO PELA CÃIBRA

Na versão do amalequita, Saul lhe teria dito: "Arremete sobre mim e mata-me, pois me sinto vencido de cãibra" (2 Samuel 1:9). Saul não podia levantar-se, não podia lutar, não podia fugir - porque estava vencido pela cãibra. O rei estava imóvel, parado e derrotado, pois se achava vencido pela cãibra.

Mas não é só a cãibra que pode deixá-lo no chão. Às vezes você não é um vencido pela cãibra, mas é um vencido pelo sono, como Êutico, aquele jovem que caiu do terceiro andar e foi dado como morto (Atos 20:9). Às vezes você não é um vencido pelo sono, mas é um vencido pelo vinho (Isaías 28:1). Às vezes você não é um vencido pelo vinho, mas é um vencido pela mulher adúltera, cujos lábios "destilam favos de mel" (Provérbios 5:3) e "cujos pés não param em casa" (Provérbios 7:11).

Talvez você seja um vencido pelo temperamento, pela ira, pelo ódio, pela inveja, pela carne, pelo curso deste mundo, pela multidão ou pelo demônio.

Essa situação não é confortável, não é saudável, não é boa. Ser vencido por qualquer força estranha gera tristeza, gera remorso, gera desânimo, gera sentimento de inferioridade, gera vergonha, gera confusão, gera culpa, gera desespero. Você não é obrigado a ser vencido pelo mal. Essa rotina descabida precisa acabar. É você quem tem de vencer a cãibra, o sono, o álcool, as drogas, a preguiça, o amor ilícito, a incredulidade a amargura, o maligno

Insista na oração. Aprenda a dizer não a você mesmo. Não existe vitória sem renúncia, sem disciplina, sem perseverança. Assim como a criança começa a andar, comece a ceder, comece a abrir mão daquilo que o tomava vencido, comece a se acostumar com a vitória. Não vai demorar nada e você deixará de ser um vencido, para ser um vencedor. Por meio daquele que "sempre nos conduz em triunfo" (2 Coríntios 2:14). Deus o abençoe! 

Revista ULTIMATO- Novembro / Dezembro, 1998

NOVO AVANÇO


sexta-feira, 26 de setembro de 2025

ROSAS E ESPINHOS?

Certo homem, que nunca tinha visto uma única rosa em sua vida, entrou numa floricultura e comprou um lindo arranjo para dar para a sua esposa, mas, tanto gostou daquelas maravilhosas flores que, posteriormente, comprou umas mudas de roseira e passou a cultivá-las no quintal da sua casa.

A princípio, cuidou muito bem delas, porém, antes que um único botão surgisse em sua plantação, ele ficou abismado com a quantidade de espinhos:

- Como pode uma flor tão linda vir de uma planta tão espinhosa?

Entristecido, abandonou o cultivo e deixou que as plantas morressem por falta d'água.

O amor não se porta inconvenientemente, não se irrita, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (I Coríntios 13.4-7)

Autor: Anônimo
Fonte: icp.com.br

UMA IGREJA

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

EXISTE UMA RAZÃO

O que você vê como um problema pode não ser um problema; simplesmente pode ser algo conspirador da parte de Deus em seu favor. David Jeremiah

Nada – partindo da perspectiva de Deus – sai errado. O que existe, existe por uma razão. Quando as coisas não saem como você planejou, entenda que existe uma razão para isso. Quando você não alcança o que havia proposto, existe uma razão. 

E da mesma maneira que existe uma razão porque as coisas são do jeito que são, existe também uma maneira de mudá-la. Para alcançar diferente resultados é necessária uma estratégia diferente, é necessário entender a causa porque as coisas não ocorreram como esperado. 

Entenda a causa, entenda a razão e os próximos resultados poderão ser completamente diferentes. Existe uma razão por detrás de tudo que acontece. Faça com que essa razão venha trabalhar a seu favor. 

Para Meditação: Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1 

Por Nélio DaSilva

EM DÍVIDA ETERNA

 

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

ROQUEIRO, FILHO DE PASTOR

O filho roqueiro de um pastor está prestes a completar 18 anos. Louco pra dirigir, o rapaz resolve pedir o carro emprestado ao pai.

Depois de pensar um pouco, o pastor responde:

– Filho, vamos fazer o seguinte: você melhora suas notas na escola, estuda a Bíblia todos os dias e corta esse cabelo. E aí voltamos a conversar.

Um mês depois, o rapaz volta a perguntar ao pai se pode usar o carro.

– Filho, eu estou realmente orgulhoso: você dobrou suas notas na escola e estudou bem a Bíblia. Mas não cortou o cabelo! E como fica o nosso trato?

– Papai, lendo a Bíblia, eu fiquei intrigado – responde o filho – Sansão usava cabelos longos, Noé também. Provavelmente, até Jesus tinha cabelos compridos! E todos eram boas pessoas!

E o pai lhe diz:

– É verdade… e todos eles andavam a pé…

Fonte: www.SitedoPastor.com.br

O VERDADEIRO E O FALSO

DINHEIRO E ESPIRITUALIDADE


terça-feira, 23 de setembro de 2025

A PALAVRA IMPLANTADA

Tiago, meio-irmão de Jesus, deu esta admoestação: “Aceitai com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas” (Tiago 1:21 NVI). Que convite grandioso! Não basta arrancar, é preciso também replantar.

Jesus descreveu um demônio que havia sido expulso de uma pessoa. Ele vagueia por aí, procurando um novo lar. Não encontrando, retorna à sua antiga morada e a encontra “imaculadamente limpa, mas vazia” (Mateus 12:43 MSG). O demônio não vê barreira, alerta seus companheiros, e eles aparecem com um barril de caos.

Limpar o velho é maravilhoso, mas introduzir o novo — isso é essencial. Arrancar as ervas daninhas da mentira é necessário. Substituí-las pela verdade é vital.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Implanted Word”

O MAL E O BEM

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

SUSSURRO DE DEUS

Conta-se que um amigo levou um índio para passear no centro de São Paulo. Seus olhos não conseguiam acreditar na altura dos edifícios e ele mal conseguia acompanhar o ritmo frenético das pessoas indo e vindo. Espantava-se com o barulho ensurdecedor das sirenes, dos automóveis, as pessoas falando em voz alta. De repente o índio falou:

- Ouço um grilo...

O amigo espantado retrucou:

- Impossível ouvir um inseto tão pequeno nessa confusão!

O índio insistiu que ouvia o cantar de um grilo. Tomando o seu cicerone pela mão, levou-o até um canteiro de plantas. Afastando as folhas, apontou para o pequeno inseto.

- Como? 

-Perguntou o amigo, ainda sem crer.

O índio pediu-lhe algumas moedas, e então as jogou na calçada. Quando elas caíram e se ouviu o tilintar do metal, muita gente se voltou:

- Escutei o grilo porque o meu ouvido está acostumado com este tipo de barulho. As pessoas aqui ouvem o dinheiro caindo no chão porque foram condicionados a reagirem a esse tipo de estímulo. Depois arrematou:

- A gente ouve o que está acostumado ou treinado a ouvir. 

Vivemos em um mundo materialista. A vida nos impõe que sejamos muitas vezes duros. Acabamos nos tornando céticos. A voz de Deus não é ouvida senão por aqueles que tem o ouvido sensível. Muitas vezes a correria da vida e as agitações da nossa alma inquieta não nos permitem perceber o Divino. Treinamos os nossos sentidos para reagir apenas aos impulsos da sobrevivência, mas há realidades que só se percebem com o espírito. Aqueles que aquietam o coração e se deixam tocar pelo Eterno, escutam o sussurro de DEUS.

Autor desconhecido

A QUEM PERTENCE

domingo, 21 de setembro de 2025

GUIA-ME E ENSINA-ME

Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.” (Salmos 25.5)

Quando o crente tem começado a tremer seus pés quando anda no caminho do Senhor, ele pede para ser ainda levado adiante como uma criança que é segura pela mão do seu pai, e ele anseia por ser mais instruído no alfabeto da verdade. 

Ensino experimental é o peso desta oração. Davi sabia muito, mas ele sentiu a sua ignorância, e desejou permanecer ainda na escola do Senhor: quatro vezes mais em dois versos ele se aplica para uma bolsa de estudos no colégio da graça. 

Seria bom para muitos professores, se em vez de seguirem os seus próprios esquemas e abrirem novos caminhos de pensamento para si mesmos, que eles voltassem aos bons velhos métodos da própria verdade de Deus, e pedissem ao Espírito Santo para lhes dar uma compreensão santificada e espíritos que pudessem ser ensinados. 

"Pois tu és o Deus da minha salvação." O Deus triúno é o Autor e Consumador da salvação de seu povo. 

Leitor, é Ele o Deus da sua salvação? Você acha na Eleição do Pai, na Expiação do Filho, e na Vivificação do Espírito Santo, todos os motivos de suas esperanças eternas? Se sim, você pode usar isso como um argumento para a obtenção de novas bênçãos, se o Senhor ordenou salvá-lo, com certeza ele não irá se recusar a instruí-lo em seus caminhos. 

É uma coisa feliz quando podemos nos dirigir ao Senhor com a confiança que Davi manifesta aqui, isto nos dá um grande poder na oração e conforto na tribulação. 

"Em quem eu espero todo o dia." A paciência é serva e filha da fé, nós alegremente esperamos quando estamos seguros de que não esperaremos em vão. É nosso dever e nosso privilégio esperar no Senhor em serviço, na adoração, na esperança, na confiança, todos os dias da nossa vida. A nossa Fé será provada se é de fato Fé, e se for do verdadeiro tipo, ela vai suportar e perseverar em meio às provações, sem ceder. Não vamos cansar por esperar em Deus, se nos lembrarmos por quanto tempo e quão graciosamente uma vez, Ele esperou por nós.

Texto de autoria de Charles Haddon Spurgeon, traduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.

CRUZ DE CRISTO

sábado, 20 de setembro de 2025

ALERTA AOS WORKAHOLLICS

Um executivo muito bem-sucedido fazia sua caminhada pela praia ao entardecer. Notou à beira-mar um pescador que, ao lado do seu barco, tranquilo contemplava o mar. Aproximou-se dele com a intenção de comprar alguns frutos do mar e notou que em seu barco havia poucos peixes. Perguntou-lhe então:

– Você vai pescar hoje?

– Não senhor hoje já encerrei o meu dia de trabalho.

– Mas, ainda é cedo, você pode aproveitar melhor o dia, pescar mais e ter maior quantidade de peixes para vender – sugeriu o executivo.

– Eu já pesquei o suficiente para hoje – respondeu o pescador.

O Executivo, inconformado, continuou: 

– Mas se você continuasse a pescar, venderia mais e poderia aumentar seu negócio, comprando mais um barco. Quem sabe, um barco a motor! A possibilidade de venda aumentaria, e com isso você ganharia mais dinheiro para ter uma frota de barcos! Talvez até uma rede de peixarias! Você já pensou na possibilidade de se tornar um executivo bem-sucedido como eu?

E o pescador, com jeito inocente, perguntou:

– Para quê?

– Para depois que estiver com a vida feita, poder tirar férias, tranquilo e curtir uma praia como eu.

Nesse momento o pescador, surpreso, olhando para o homem, respondeu-lhe:

– Mas não é isto que eu estou fazendo agora?

Esta pequena história pode servir de instrumento para nos fazer pensar nosso estilo de vida. Ela pode nos sugerir uma série de questionamentos significativos a respeito de nós mesmos.

A primeira questão diz respeito ao significado do que é ser “bem-sucedido” na vida. Tomando o exemplo do executivo da história, e considerando toda influência capitalista e neoliberalista que estimula a competitividade em nossa sociedade, podemos reduzir o sucesso pessoal à situação profissional: trabalhar mais, para ganhar mais, para ser mais, para ter mais…  Enfim, qual o preço que se paga por tudo isso?

A segunda questão nos é apresentada pelo pescador: “Para quê tudo isso?” Qual a finalidade? Nosso lado executivo responderia que é para “estar com a vida feita”. E eu lhe pergunto: quando a vida está feita, está pronta? Estamos construindo a nossa vida o tempo todo e a todo instante. O importante é percebermos como estamos construindo nossa vida: se estamos investindo de mais em um lado; de menos em outro; ou mesmo deixando de investir em outras coisas importantes. Equilíbrio é fundamental.

A terceira e última questão. Será que em meio aos nossos muitos afazeres temos encontrado “tempo para contemplar o mar”? Vou tomar esta expressão como algo que nos remeta a vida como um todo, a vida de uma forma mais ampla. Encontrar tempo para: rever os amigos; curtir a família; caminhar na areia da praia de pés descalços; ver o por do sol ao lado de quem se ama; e coisas desse tipo. Essas coisas simples e banais, mas que dão sentido à nossa existência e trazem “riquezas” à nossa vida e daqueles que convivem conosco.

Não devemos viver para trabalhar, mas sim trabalhar para viver.

Autor: Sérgio Fonseca Cruz

EU VOU

 

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

TA NA CARA

Há muitos anos, alguns garimpeiros estavam há meses à procura de ouro, quando um deles encontrou um veio muito rico. Trabalhando avidamente, os homens depressa conseguiram uma boa quantidade do precioso metal.

No entanto, suas provisões estavam se acabando e precisavam ir à cidade buscar mantimentos. Concordaram, então, em não dizer nada a ninguém.

E, assim, o fizeram, mas, quando estavam para voltar para o campo, um grupo de homens juntou-se a eles e estavam prontos a segui-los.

– O que vocês querem, perguntaram eles.

– Queremos ir com vocês; vocês encontraram ouro.

– Quem lhes contou isso?

– Ninguém! As vossas caras mostraram!

Os justos resplandecerão como o sol – Mateus 13.43

Autor: Desconhecido
Fonte: http://www.gospelcom.net/rbc/pd/2000/Maio2000.htm

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

COISA DE LOUCO

Um homem visitava um hospício. O enfermeiro mostrava-lhe pacientemente os vários setores daquela casa.

Intrigado com a flagrante desproporção entre o número de funcionários e o de enfermos ali internados, o visitante perguntou:

– Vocês não têm medo de que os internos se unam e agridam vocês? Afinal, eles são em número muito maior!

O enfermeiro respondeu:

– Oh! Não, ninguém precisa ficar com medo. Os loucos nunca se unem.

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. 
Salmos 133.1

Autor: Desconhecido.

COMPAIXÃO

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

CAPRICHOSO

Sir Christopher Wren, um dos maiores arquitetos de sua época, se dedicou à tarefa de ajudar a reconstruir a cidade de Londres, depois que um incêndio quase a destruiu por completo, em 1666.

Um dia, visitando uma região onde uma grande igreja estava sendo reconstruída, reparou que um dos pedreiros era muito caprichoso, e lhe perguntou:

- O que você está fazendo aí?

O homem, que ainda não o conhecia, respondeu com orgulho:

- Estou ajudando a Sir Christopher Wren na reconstrução desta catedral.

Sir Christopher Wren registrou este fato em suas memórias e reconheceu que sem o trabalho destas pessoas tão simples e apaixonadas jamais teria sido um grande arquiteto.

Um homem que é diligente na sua obra será posto perante os reis; não permanecerá entre os de posição inferior - Provérbios 22.29

Autor: Desconhecido

MANIFESTAÇÃO


terça-feira, 16 de setembro de 2025

APRENDER A OUVIR

No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:

– Quantos rins nós temos?

– Quatro! Responde o aluno.

– Quatro? – Replica o professor, arrogante, daqueles que se comprazem em tripudiar sobre os erros dos alunos.

– Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala – ordena o professor a seu auxiliar.

– E para mim um cafezinho! – Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.

O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala.

O aluno era, entretanto, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), mais conhecido como o “Barão de Itararé”.

Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:

– O senhor me perguntou quantos rins “nós temos”. “Nós ” temos quatro: dois meus e dois teus. Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.

“A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento”

(Autor desconhecido)

OCUPAR-SE COM DEUS


segunda-feira, 15 de setembro de 2025

NOSSA CURA ABSOLUTA

Se você estiver enfermo, clame por Jesus! Ele vai lhe curar – imediatamente, gradualmente ou absolutamente. Ele pode lhe curar imediatamente. Basta uma palavra para banir os demônios, curar epilepsia e ressuscitar os mortos. Ou ele pode lhe curar gradualmente. Jesus curou o homem cego de Bestsaida em etapas (Marcos 8:22-26) E não esqueça a história de Lázaro. Até que Jesus chegou no cemitério, Lázaro já estava no túmulo há quatro dias, mas Jesus o chamou a sair. Jesus curou Lázaro? Sim, de forma dramática, mas não imediatamente (João 11:1-44).

Nossa maior esperança está, porém, em nossa cura absoluta. Esta é a promessa de 1 João 3:2. Deus tornará seu túmulo num ventre, do qual você nascerá com um corpo perfeito num mundo perfeito. Enquanto aquele dia não chegar, continue orando. Pai, o Senhor é bom. Preciso de ajuda. Cura-me.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Your Ultimate Healing”

INCREDULIDADE

domingo, 14 de setembro de 2025

QUEM ESTÁ FALANDO?

Um menino estava louco para gazetar a aula, mas, sabendo que a escola iria ligar para os seus pais, caso ele não aparecesse, resolveu ligar antes, mas a ligação caiu justamente nas mãos do Diretor.

Não podendo mais retroceder, ele engrossou a voz e disse: Quem está falando?

– Estou ligando para avisar que o Pedrinho não vai para a escola hoje.

Desconfiado, o Diretor perguntou:

– Quem é que está falando?

E o Pedrinho, sem ter se preparado para perguntas (e sem tempo para pensar), engrossou ainda mais a voz e respondeu:

– Aqui quem está falando é o meu pai!

O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde. Provérbios 13:5

Autor desconhecido. www.copeb.com


SALVAÇÃO

sábado, 13 de setembro de 2025

50 ANOS DE GENTILEZAS

Esta bela história sobre gentilezas no casamento foi transcrita do livro O Mercador e o Papagaio, da Editora Papirus.

Um casal de idosos comemora suas bodas de ouro após longos anos de matrimônio.

Enquanto tomavam juntos o café da manhã a esposa pensou: “Por cinquenta anos tenho sempre sido atenciosa para com meu esposo e sempre lhe dei a parte crocante de cima do pão. Hoje desejo, finalmente, degustar eu mesma essa gostosura.”

Ela espalhou manteiga na parte de cima e deu ao marido a outra metade.

Ao contrário do que ela esperava, ele ficou muito satisfeito, beijou sua mão e disse:

— “Minha querida, tu acabas de me dar a maior alegria do dia. Por mais de cinquenta anos eu não comi a parte de baixo do pão, que é a minha preferida. Sempre pensei que eras tu que devias tê-la, já que tanto a aprecias.”

SEM AMIGOS

 

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

O PREÇO DA MENTIRA

Certa vez um jovem foi a um homem sábio, pedir conselhos. O homem sábio disse que só queria saber uma coisa.

Ele propôs uma situação imaginária. Ele disse - “Imagine que você nunca seria pego e ninguém seria machucado. Ninguém perderia nada. Se estas circunstâncias fossem garantidas, você mentiria por $10,000 dólares?”

O jovem pensou um pouco e respondeu. “Sim, por $10,000, se ninguém saberia e ninguém seria machucado! Eu mentiria!” O sábio balançou a cabeça e disse. “Tenho outra pergunta. Você mentiria por dez centavos?”

Furioso, o jovem indagou “Que tipo de pessoa você acha que eu sou?!”

O sábio respondeu. “Eu já sei que tipo de pessoa você é. Estou apenas tentando estabelecer seu preço.”

jornal - Does God Exist? (Será que Deus Existe?) July/Aug 96, pp. 22-3

A VERDADE


quinta-feira, 11 de setembro de 2025

LIVRE E RETA

Quando criança, sofri de paralisia, uma condição que causou rigidez e arqueamento no meu corpo. No entanto, o impacto foi além do físico. Ao longo dos anos, percebi que a doença também afetou minha mente, minha forma de pensar e agir. Em busca de uma maneira de lidar com a dor, cometi vários erros graves, incluindo um assassinato, o que me levou a ser condenado à prisão perpétua.

Ao chegar à prisão, pensei que a punição que eu estava cumprindo seria suficiente para redimir os meus pecados. No entanto, com o tempo, percebi que a dor e a privação não eram o que minha alma realmente necessitava. A solidão e o sofrimento me mostraram que a verdadeira transformação não viria apenas de pagar pelo que fiz, mas de encontrar perdão e reconciliação.

Foi então que, após três anos na prisão, decidi frequentar a capela da penitenciária. Eu estava em busca de algo que fosse maior do que eu, algo que pudesse curar minha alma. Durante um sermão, algo extraordinário aconteceu: senti, de forma profunda e clara, a presença de Jesus. Ele estendeu Sua mão para mim, e eu soube naquele momento que havia sido perdoado. A graça do Espírito Santo invadiu meu coração, e pela primeira vez em muito tempo, senti uma verdadeira paz.

Embora meu corpo ainda esteja marcado pela paralisia e pela prisão, minha mente e minha alma estão livres. Sei que continuo cumprindo minha sentença, mas agora minha vida tem um novo propósito. Estou livre para caminhar com meu Salvador, Jesus Cristo, e, com Ele, encontrar um novo significado para a minha existência.

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” – João 8:36


Fonte: Coletânea de Ilustrações do Pr. Natanael de Barros Almeida
Depoimento de BilI Nobles (EUA)

amizade

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

A VITÓRIA DE RAY

"Quem, Senhor, habitará no Teu tabernáculo? ... O que... de coração, fala verdade." 

Salmo 15:2.

O Jogo da Liga Nacional de Hóquei do dia 26 de março de 1969, entre o Chicago Black Hawks e o New York Rangers foi o que os aficionados do Hóquei chamaram de "jogo de nada". O Black Hawks estava em sexto lugar e nada do que acontecesse nessa noite poderia impedir a vitória e liderança do Rangers.

Entretanto, algo aconteceu nessa noite que pôde ser considerado mais importante do que ganhar ou perder uma partida esportiva. O Black Hawks estava na extremidade do rinque do Rangers. Stan Mikita estava por trás da rede. O disco foi atirado para o homem da defesa, Ray McKay, em pé junto à linha azul. Ele conseguiu um tiro certeiro. Stan Mikita se estendeu para a frente e mandou o bastão justo em tempo de encaixar o disco entre as pernas do goleiro do Rangers. O gol foi válido.

"Gol de Ray McKay. Primeiro ponto de sua carreira na Liga Nacional", o anunciador informou à multidão. Houve um Hurra! de aprovação da parte da multidão presente.

Os aplausos soaram como coisa agradável para Ray, mas ele sabia que não os merecia. Não fora ele o autor do tento, mas Mikita. Muitos teriam deixado isso passar e aceitariam o louvor da multidão por um tento que não fora seu. Afinal quem poderia perceber o que houve?

Mas Ray era um jovem que falava "verazmente em seu coração". Se ninguém mais o houvesse percebido, Deus o sabia, e ele sabia, e assim tema de viver com isto na consciência pelo resto de sua vida.

Com os gritos de aclamação ainda soando através do campo gelado Ray deslizou até Stan Mikita e disse: "Você marcou este gol, não foi?" 
"Sim", Stan o confirmou.

"Não foi gol meu", Ray disse então aos oficiais. "Stan Mikita foi quem empurrou o disco para dentro do gol." 

Foi feita a mudança no placar e anunciado ao público. E o jogo continuou Ray McKay perdeu o tento, mas ganhou uma grande vitória no jogo da vida.

Deus espera fidelidade de nossa parte mesmo nas menores coisas. Não importa quão pequena seja uma mentira, ela é bastante grande para nos deixar fora do Céu. Peça a Deus hoje que lhe dê aquela espécie e vitória como a que obteve Ray McKay. Peça-Lhe que o ajude a falar a verdade mesmo quando isto possa significar perda para você Peça-Lhe que faça de você uma pessoa capaz de ser veraz "em seu coração".

I Play to Win, Stan Mikita, Pocket Books. Nova lorque, 1970, págs. 1-14.

FUGIR DA VERDADE


terça-feira, 9 de setembro de 2025

A PROPOSTA

Certo funcionário de uma empresa, crente, foi chamado um dia ao gabinete do dono da empresa. Sem meias palavras, o dono foi direto ao assunto: 

— Estamos reestruturando a empresa e precisamos de uma pessoa exatamente do seu tipo para ocupar a posição de gerente do setor. Analisamos a sua ficha e vimos que só há um problema com você: é a sua religião. O cargo é incompatível com a sua fé. De modo que você terá que fazer uma opção entre a promoção no emprego e sua igreja. Mas você não precisa responder agora. Vá para casa, hoje é sexta-feira, pense, e na segunda nos diga o que foi que decidiu.

Nosso irmão foi para casa envolto no manto da dúvida. De um lado, almejava o cargo - afinal, era a grande chance de sua vida. Quanta gente - pensou - não gostaria de estar em seu lugar! Por outro lado, e sua fé? e a igreja? e Deus? Os pensamentos se desencontravam em sua cabeça. Seu coração virou campo de batalha entre o certo e o errado, entre o real e o ideal. Noites sem dormir, não podia se concentrar num só pensamento. O pior fim de semana de sua vida, o pior sábado, o pior domingo... 

Na segunda-feira, lá estava ele na empresa, já ansioso por encontrar-se com o dono.

— E aí? - quis saber o dono - Qual é a sua decisão? 

— Acho que vou aceitar a proposta que me fez. 

O patrão nem levantou a cabeça: 

— Então pode passar imediatamente no Departamento de Pessoal e pedir suas contas. Você está despedido!

— Mas... patrão, foi o senhor mesmo que me fez a proposta!

— Sim, e você foi provado e não passou no teste. Se foi capaz de tão rapidamente trair o seu Deus, quem me assegura que mais rapidamente ainda não trairá a sua empresa?"

(João Soares da Fonseca - Revista Compromisso/3º Trim-2001)

IMPOSSÍVEL

 


segunda-feira, 8 de setembro de 2025

NÃO COMO AS ONDAS DO MAR


"... porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte" 

Tiago 1:6

Samuel Rutherford declarou: "Acredite no Amor e no Poder de Deus, mais do que acredita em seus próprios sentimentos e experiências. Cristo é sua Rocha e esta Rocha não é como a maré que um dia está alta e no outro está baixa, mas como o mar."

Muitas vezes perdemos uma grande bênção porque nos deixamos dirigir por nossas próprias emoções que são completamente instáveis. Um dia estamos de bom humor e no outro, totalmente angustiados. Um dia cantamos e dançamos como se fôssemos a mais feliz das criaturas e no outro choramos e murmuramos como se fôssemos pobres coitados e derrotados. Um dia agimos como se fôssemos capazes de mover montanhas com a oração e no outro, como se fôssemos ateus e inimigos de Deus.

É preciso que a nossa fé seja inabalável, que a nossa esperança seja indestrutível, que o nosso "sim" ao Senhor nunca se torne um "talvez" ou um "não". É importante que tenhamos a compreensão de que o Senhor tudo pode e que aquele que crê também tudo pode, em nome do Senhor. É necessário que não esqueçamos jamais que somos salvos e não mais perdidos, que somos cristãos que confiam no seu Deus e não incrédulos que de tudo duvidam.

Cristo é nossa Rocha e nEle estamos firmados e protegidos. Dele vem a nossa força e o Seu poder não tem limite. Ele nos faz caminhar em segurança, nos abriga das intempéries, é a fonte de nossa alegria.

Não podemos ser como as ondas do mar que vão e voltam, que às vezes estão fortes e outras fracas, que uma hora estão lá em cima e outras lá embaixo. Os inconstantes não vão a lugar algum, não realizam seus sonhos, não se firmam no caminho, não alcançam grandes vitórias.

Você continua oscilando, como as marés, ou já aprendeu a descansar em Deus?

Paulo Barbosa

A ESPERANÇA

domingo, 7 de setembro de 2025

BOA MEDIDA

Deem e receberão… 

Lucas 6.38

Certo dia, no posto de gasolina, Sofia encontrou uma mulher que havia saído de casa sem o seu cartão do banco. Com o seu bebê no colo, ela pedia ajuda aos transeuntes. Sofia, mesmo desempregada, gastou R$ 60,00 para colocar gasolina no tanque dessa senhora. Dias depois, Sofia encontrou uma cesta com brinquedos e presentes na varanda de sua casa. Os amigos dessa estranha do posto haviam retribuído a gentileza de Sofia e convertido sua bênção de R$ 60,00 num Natal memorável.

Essa história emocionante ilustra o que Jesus fez quando disse: “Deem e receberão. Sua dádiva lhes retornará em boa medida, compactada, sacudida para caber mais, transbordante e derramada sobre vocês. O padrão de medida que adotarem será usado para medi-los” (Lucas 6:38).

Pode ser tentador ouvir isso e focar no que ganharemos ao doar, mas isso é errado. Antes disso, Jesus disse: “amem os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles sem esperar nada de volta. Então a recompensa que receberão do céu será grande e estarão agindo, de fato, como filhos do Altíssimo, pois ele é bondoso até mesmo com os ingratos e perversos” (v.35).

Nós não doamos para conseguir coisas; doamos porque Deus se deleita com nossa generosidade. Nosso amor pelos outros reflete o Seu coração amoroso em relação a nós.

Por:  Remi Oyedele
Fonte: https://paodiario.org/

PELA FÉ


sábado, 6 de setembro de 2025

QUAIS OS NOSSOS INTERESSES?

"buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" 

Mateus 6:33

Quando estava nos Estados Unidos, visitei uma igreja e ouvi o pregador dizer: "Eu estive em um culto e, para brincar com os membros locais, pedi para abrirem a Bíblia no Evangelho de Bartolomeu. Aguardei um pouco e perguntei, "Todos já acharam?" E vi que muitos continuavam folheando para a frente e para trás, tentando encontrar um livro que não existe. Fiquei triste ao ver como os membros da igreja continuam deixando a Palavra de Deus de lado."

Quais são nossas prioridades espirituais? O que domina nossos interesses no dia-a-dia? Continuamos perdendo tempo lendo "fatos ou fakes" em nossos celulares? Continuamos gastando tempo importante em coisas que não edificam? As redes são muito importantes quando deixamos que a sabedoria de Deus nos motive.

Muitos cristão modificaram seus hábitos, trocando Deus pelo facebook, pelo whatsapp, pelo youtube e assim por diante. Não sou contra os que usam essas ferramentas, mas, há tempo para tudo e, com toda certeza, o Senhor Jesus deve vir em primeiro lugar. Quando temos o conhecimento das coisas de Deus, podemos "navegar" por todos esses rios e mares digitais que não seremos confundidos ou enganados. Quando deixamos o que é espiritual de lado, acabamos perdidos e sem saber como voltar ao porto de nossas bênçãos.

Precisamos buscar a direção do nosso Salvador para que, em todas as situações, sejamos luz, sal da terra, testemunhas vivas do Senhor, para que outros, através de nosso exemplo, sejam também alcançados e abençoados por Deus.

Não devemos esquecer que todo o resto -- o que nos for útil -- será acrescentado.

Paulo Barbosa