sábado, 30 de julho de 2022

sexta-feira, 29 de julho de 2022

quinta-feira, 28 de julho de 2022

ESPERA EM DEUS

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. 
Salmos 42:5

Tem dias que a gente se sente tão frágil. Tudo parece que conspira contra nossos anseios e desejos. Uma sensação de tristeza e impotência alcança o coração e destrói o resto de esperança que estava guardado no peito. Tudo o que nos resta é a insegurança e a certeza de que nada está como gostaríamos.

Era assim que Davi se sentia. Frágil demais diante das lutas da vida e incapaz de promover a mudança necessária para acalmar o coração angustiado e o espírito questionador da alma. Ele diz: "Por que estás abatida, ó minha alma?"

O que eu vejo aqui é um Davi olhando no espelho, não a sua própria imagem, mas o seu interior. As perguntas que ele faz não são para o corpo nem apela a sua própria força. Pelo contrário, ele busca no seu interior, a alma, o coração.

O conselho dele para si mesmo foi: "Espera em Deus". Tem ocasião que esperar em Deus é a única opção sensata e coerente.O resto além de perda de tempo é perda de vida.

Fandermiler Freitas

quarta-feira, 27 de julho de 2022

O SHEIK, O CAVALO E A CARIDADE


Houve uma vez, há muito tempo atrás, um sheik chamado Samir, que possuía o mais famoso cavalo de sua região, que certo árabe de outra tribo, chamado Daher, cobiçava muito. Daher ofereceu, em troca do belo cavalo, todos os seus camelos, porém Samir não aceitou a proposta.

Um dia, o árabe Daher, disfarçando-se, cobriu o rosto de cinzas e vestiu-se de farrapos e colocou-se à beira do caminho por onde havia de passar o sheik montado em seu magnífico animal.

Ao ver que Samir se aproximava, implorou Daher, com voz disfarçada – triste e sucumbida:

-”Ajuda a este infeliz peregrino! Há três dias que estou doente e sem forças para sair daqui, em busca de alimento! Socorrei-me, óh generoso sheik, e Deus que está nos céus lhe beneficiará por sua esmola!”

Samir ofereceu-se bondosamente para levá-lo na garupa de seu cavalo. O invejoso, porém, disse assim:

-”Não posso levantar-me, senhor! Não tenho mais forças!”

Comovido diante de tão deplorável miséria, desceu Samir do cavalo e, com grande dificuldade, colocou o falso mendigo sobre a sela de seu animal.

Tão logo se viu sobre o cavalo, o impostor o esporeou e afastou-se, dizendo:

- “Sou Daher! Tenho agora este cavalo em meu poder! Vou levá-lo para minha tenda, quer queiras, quer não!”

Samir, então, pediu-lhe que parasse por um momento, pois queria solicitar-lhe apenas um favor.

O ladrão, certo de que não poderia ser perseguido nem agarrado, se deteve para ouvir o que o outro tinha a dizer.

-”Você se apoderou do meu cavalo e desejo que o mesmo te sirva bem. Entretanto eu te peço que não contes a ninguém a forma pouco digna pela qual o obtiveste.”

-”E por que não?” – disse Daher.

-” A razão é simples” – explicou o sheik. “Pode acontecer que outro homem, encontrando-se doente de verdade, se veja forçado, algum dia, a pedir auxílio e o viajante venha a desconfiar do infeliz e lhe negue assistência e esmola. Serás a causa de que muitos se abstenham de praticar a caridade pelo medo de uma traição.”

Tocado no coração, envergonhou-se Daher ao ouvir essas palavras e, inspirado pelo arrependimento, desceu do cavalo e devolveu-o ao seu legítimo dono.  Samir, que era um homem bondoso e sábio, convidou-o a ir até a sua tenda, onde o hospedou por vários dias e do  ocorrido nasceu uma amizade que lhes durou por toda a vida.

(Conto extraído do livro “Lendas do Céu e da Terra”, do escritor brasileiro Malba Tahan)

terça-feira, 26 de julho de 2022

AMAI OS VOSSOS INIMIGOS

"Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem."

 Mateus 5.44

Não é coisa fácil amar os inimigos. Às vezes é difícil amar até mesmo os nossos amigos! Como podemos desejar o bem para quem nos deseja o mal? Fazer algo de bom para quem nos odeia é realmente muito duro. E espera-se que oremos até por aqueles que trabalham contra nós, tornando amarga a nossa vida.

Jesus foi capaz de fazer isto do modo mais cabal. Quando Ele estava suspenso na cruz. sofrendo inaudita agonia pelos meus pecados, como também pelos de você, ainda assim orou pelos Seus perseguidores. "Pai, perdoa-Ihes", Ele disse. "porque não sabem o que fazem." O Mahatma Gandhi foi um homem com este mesmo espírito. Em 1947 alguém procurou matá-lo com uma bomba de fabricação caseira. Após o incidente Gandhi disse: "Ninguém deve desprezar o desnorteado jovem que atirou a bomba. Provavelmente ele me considerava inimigo do hinduísmo." E Gandhi pediu a seus seguidores que orassem pelo jovem. Tivesse ele vivido e teria tido a mesma atitude para com os que o assassinaram em 1948.

Pouco depois das 5:00h da tarde do dia 30 de janeiro de 1948, O Mahatma Gandhi se dirigia para o local de oração onde 500 pessoas o esperavam. Estas pessoas se levantaram quando ele se aproximou e trataram de arranjar um lugar em que pudessem ver melhor este homenzinho meio-despido e com grandes óculos, trazendo em torno do corpo um cinto de pano e sandálias nos pés. Batendo palmas levemente segundo o tradicionalmente cumprimento, ele sorriu e começou a subir a plataforma de madeira onde usualmente se assentava.
Um brâmane de linhagem depressa atravessou a multidão até chegar à fila da frente. Aí ele se curvou. Depois, metendo a mão no bolso da jaqueta cáqui que usava tirou uma pistola e atirou três vezes contra Gandhi.

"Oh. Deus!" Gandhi suspirou. e caiu ao chão já morto.

Duas horas mais tarde o primeiro ministro, Nehru, entrou no ar para pedir aos cidadãos da Índia que enfrentassem a tragédia no espírito de Gandhi. Ele sugeriu orações em lugar de violência, e perdão em lugar de ódio.

Ao contrário de Mahatma Gandhi, a maioria de nós não temos inimigos que nos ameacem a vida. Nossos inimigos são daquela espécie que nos incomodam e tornam nossa vida desagradável. E essas são as pessoas que devemos amar hoje. Você está disposto a tentar?

World Book Encyclopedia, vol. 8, pág. 27.
Enciclopédia Britânica, verbete Gandhi.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

A VITÓRIA – DOM GRATUITO

Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

Isaías 55:1

Um inglês estava precisando submeter-se a uma delicada operação numa das vistas. Tinha poucos recursos, e não havia naquela região um especialista habilitado a fazer essa operação. Por muitos meses economizou cada semana algumas libras, para no fim de algum tempo ter o bastante para a operação. Afinal, foi ao consultório do especialista, para combinar a operação. Combinado o dia, o paciente perguntou, ansioso, qual o preço.

O pobre homem ficou totalmente desanimado ao ouvir que seriam 500 libras. Possuía apenas vinte.

– Não poderá o senhor fazer-me uma concessão, de modo que não venha a perder a vista? – rogou o pobre.

– Não, os meus preços são fixos – respondeu o grande cirurgião. Fez uma pausa, e acrescentou: – Porém, posso fazer a operação de graça, e isso farei com todo o prazer.

Fonte: http://www.iasdemfoco.net

domingo, 24 de julho de 2022

UM MENINO DE DOZE TALENTOS

"Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei." 

S. Mateus 25:21

- Fritz, venha cá imediatamente! - Era a voz do pai que chegava até o pátio onde a disputa da partida ia acesa.

- Para quê, papai? - o menino arriscou, na esperança de ganhar mais um minutinho de jogo.

- É hora do exercício. - A voz do pai era firme. Fritz sabia que tinha de ir. Relutantemente deixou os amigos e seguiu o pai para dentro da casa. Não é que Fritz não gostasse de praticar violino; ele gostava. Mas a verdade é que ele gostava muito mais de brincar com seus amigos do que percorrer as escalas do violino horas a fio; disto ele não gostava 

- Acho que agora chega, papai - ele se lamentou após a centésima vez em que repetia a escala de lá menor.

- Não, não chega, até que você consiga fazê-lo com perfeição.

Você nunca chegará ao máximo sem duro esforço.

Fritz Kreisler nasceu a 2 de fevereiro de 1875, no lar de um médico em Viena, Áustria. Seu próprio pai foi o seu primeiro professor. À idade de 7 anos Fritz deu o primeiro concerto. Foi-lhe então permitido freqüentar o Conservatório de Viena, embora a idade mínima exigida fosse 14 anos. Aos 10 ele se graduou com medalha de ouro. Conquistou então mais honras em Paris. Aos 13 deu o seu primeiro concerto nos Estados Unidos.

Como o homem da parábola, Fritz não apenas multiplicou os talentos que possuía, mas foi ganhando novos talentos ao longo de sua vida, bem como adquirindo novas habilidades.

Pela altura dos 12 anos ele era um consumado pianista. Mais tarde, em sua adolescência, aprendeu a pintar. Tornou-se também um bom conhecido compositor, tendo escrito mais de 200 peças. Aprendeu a ler em 8 diferentes idiomas.

E você, jovem leitor? Que está fazendo com os talentos que Deus lhe deu?

"Os jovens precisam ser impressionados com a verdade de que seus dotes não são deles próprios. Força, tempo, intelecto - não são senão tesouros emprestados. Pertencem a Deus; e deve ser a decisão de todo jovem pô-los no mais elevado uso." - Educação, pág. 57.

É esta sua resolução? Se é, como Fritz, você verá seus talentos aumentarem, e um dia ouvirá o Mestre dizer: "Bem está."

The World Book Encyclopedia, vol. 11, PP. 307

sábado, 23 de julho de 2022

sexta-feira, 22 de julho de 2022

PARA TUA GLÓRIA

"Como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição." 

Provérbios 11:22


Pensamento: Pegar o que é fisicamente lindo e profaná-lo é um pecado. É igual a desperdiçar um grande talento ou dom que alguém recebe para abençoar outros, mas não tem nem ideia por que Deus o deu. Não importa qual dom temos recebido, seja ele beleza física, talento atlético, intelecto, uma personalidade charmosa, ou qualquer outra coisa, devemos sempre lembrar que Deus nos abençoou com essas coisas para que abençoemos outros e O honremos!

Oração: Querido Deus, por favor, perdoe-me pelas vezes em que não tenho usado meus dons e habilidades para abençoar outros e honrar ao Senhor. Por favor, dê-me um propósito renovado enquanto procuro viver para a Sua glória e para abençoar outros com a sua graça. No nome de Jesus eu oro. Amém.

 Fonte: www.devocionaldiario.com.br

quinta-feira, 21 de julho de 2022

quarta-feira, 20 de julho de 2022

DEUS AINDA É DEUS – GLADYS AYLWARD

Quando os japoneses invadiram Yangcheng há mais de cinquenta anos, Gladys Aylward (1902 - 1970), missionária na China, foi forçada a fugir. No entanto, ela não podia escapar deixando os demais para atrás. Com apenas um assistente, ela guiou mais de 100 órfãos através das montanhas até alcançar a China livre.

Durante a angustiante viagem para fugir da zona de guerra, ela sentiu-se afundada no desespero como nunca antes. Depois de passar uma noite à vela, enfrentava o novo dia sem esperança de chegar a um lugar seguro. Uma menina de 13 anos lembrou-a da história bíblica de Moisés e os hebreus atravessando o Mar Vermelho.

— Mas eu não sou Moisés - exclamou Gladys, frustrada.

— Claro que não! - disse a menina — mas Deus ainda é Deus. 

Não vamos deixar o mundo quebrar nossa confiança em Deus. Devemos nos aferrar à esperança e mantê-la viva.

 José Luis Martínez - 504 Ilustraciones Preferidas

terça-feira, 19 de julho de 2022

segunda-feira, 18 de julho de 2022

ÂNCORA DA ALMA

Seis horas, numa sexta-feira. Para o observador comum, seis horas é um tempo corriqueiro. Mas para o punhado de testemunhas atônitas, o mais enlouquecedor de milagres está acontecendo. Deus numa cruz. O Criador do universo está sendo executado!

Não é nenhum período de seis horas normal… não é nenhuma sexta-feira normal. Os próprios amigos dele correram para se proteger. E agora o próprio pai dele está virando as costas para ele, deixando-o sozinho.

O que é que você faz com este dia na história? Se Deus de fato organizou sua própria crucificação… se ele virou mesmo as costas para seu próprio filho… se ele de fato enfrentou o portal de Satanás, então aquelas seis horas naquela sexta-feira foram repletas de triunfo trágico. Se aquele era Deus naquela cruz, então o morro chamado Caveira está cravado com estacas de granito, e nele você pode ancorar a sua alma pela eternidade!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “An Anchor for Your Soul”

domingo, 17 de julho de 2022

MORRER PARA SALVAR

"Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa na arca, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração"

Gênesis 7.1

Em junho de 1770, Porto do Príncipe, capital do Haiti, foi destruído por um terremoto. Em certa casa, a fiel serva correu para salvar a criança do seu patrão. Enquanto as paredes ruíam, ela agarrou nos braços a criança, e o telhado se abateu sobre ela. Os destroços atingiram de cheio a serva fiel, mas o bebê escapou ileso.

O corpo curvado da nobre mulher protegeu o infante, mas com o sacrifício de sua própria vida. Sua morte foi a salvação do pequenino ser que se achava aos seus cuidados. Ela morreu a fim de que a criança vivesse. Igualmente, na morte sacrificial de Cristo nossas vidas são salvas.

sábado, 16 de julho de 2022

QUANDO O MEDO NOS INVADE

"Em Deus, cuja Palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo" (Salmos 56:4).

No final do ano de 1944, Burt Frizen estava lutando na Batalha do Bulge (Batalha das Ardenas). Atingido pelo inimigo, muito ferido e incapaz de mover-se, ele estava caído no campo de batalha, esperando a morte. Na maior parte das longas seis horas que esteve ali caído, ele inúmeras vezes cantou suavemente uma canção que havia aprendido com sua mãe: "existe um nome para mim muito querido . . . como música doce para meu ouvido. . . quando meu coração está apertado e cheio de medo... Jesus me enche de paz." De repente ele ouve um barulho próximo. Abrindo seus olhos, ele viu um soldado alemão de pé junto dele com uma arma na mão.

"Chegou a hora", pensou Burt enquanto esperava pelo tiro.

Começou a cantar novamente a canção e sentiu quando os alemães o ergueram, com braços fortes, e o colocaram sobre a borda de uma rocha. Os próprios alemães cuidaram de seus ferimentos, brincaram com ele e o levaram para um lugar seguro. Jesus o encheu de paz naquele tempo de guerra.

Muitas vezes nos sentimos como aquele soldado no campo de batalha. Sentimo-nos impotentes, sem esperanças, derrotados e tomados pelo medo. Medo de não conseguir levantar novamente; medo das críticas por mais um fracasso; medo de abrir os olhos e encarar aqueles que confiavam em nós.

Mas, por pior que seja a nossa situação, por maior que seja a nossa frustração, por mais que as circunstâncias gritem que a derrota é iminente, sempre valerá a pena cantar, mesmo que no íntimo da alma, "Jesus, eu confio em Ti. Tu és a minha esperança, Tu és a minha força, Tu és a minha alegria.

Eu sei que Tu transformarás a minha derrota em vitória".

Quando Jesus está em nossos corações, por mais difícil que seja a crise pelo qual estejamos passando, nada estará perdido. Tudo é possível para o nosso Senhor. Ele nos sustenta, nos abraça, nos socorre quando a aflição nos domina. Ele nos ama e tem prazer em nos dar o melhor. As lutas e dificuldades se tornarão degraus para nossa edificação e crescimento espiritual. Seremos fortalecidos e
o nome do Senhor glorificado para sempre.

Que a música daquele soldado seja sempre cantada por todos nós. Quando tudo parecer perdido... "Jesus nos enche de paz."

Paulo Roberto Barbosa

sexta-feira, 15 de julho de 2022

OPORTUNIDADE DE TESTEMUNHAR

A viagem de volta às montanhas tornou-se uma odisseia para a missionária. Não conseguia encontrar nenhum meio disponível: longas filas em frente aos pontos de ônibus e trem indicavam que aquelas habitações montanhosas de inverno, para onde ela se dirigia, seriam aproveitadas por muitas pessoas.

Finalmente, ela conseguiu travar uma amizade ocasional com alguém que lhe indicou uma companhia turística desconhecida. Embora com relutância, comprou lá a passagem, pois o importante era viajar para o local onde cumpriria sua missão. Com muito poucos passageiros, a viagem começou; ela logo descobriu a verdade: o ônibus não era adequado, exigindo paradas frequentes para consertos, até que eles foram informados de que não podiam mais andar. O motorista devolveu o valor do bilhete, e ainda faltavam muitos quilômetros para ela chegar ao seu destino.

Eles procuraram por um pequeno restaurante na rota, onde foram informados de que cinco horas depois, um ônibus passaria por ali, que os poderia levar ao seu destino. Oque fazer? A missionária tomou sua decisão: um a um, todos ali ouviram o seu testemunho pessoal, e receberam uma porção bíblica. Seu espanto aumentou quando ela encontrou um interesse crescente em alguns deles, que queriam ouvir mais sobre Jesus Cristo. Foi tal o resultado que, assim que a jornada foi retomada, eles continuaram conversando até chegarem ao seu destino, poucas horas depois. A oportunidade se apresentou, e aquela fiel serva de Jesus Cristo aprendeu uma nova experiência sobre evangelismo pessoal. As oportunidades devem ser aproveitadas, para exortar "a tempo e fora do tempo".

Rubén O. Zorzoli / Adolfo Robleto - 501 Ilustraciones Nuevas

quinta-feira, 14 de julho de 2022

DIA DE LAVAR ROUPAS

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações… 

Mateus 28;19

Dirigindo por uma área de baixa renda perto de sua igreja, o pastor Chad Graham, começou a orar por seus “vizinhos”. Ao passar por uma pequena lavanderia, ele parou e deu uma olhada em seu interior repleto de clientes. Um deles pediu-lhe uma moeda para poder acionar a secadora. Esse pequeno pedido inspirou o “Dia da Lavanderia” patrocinado semanalmente pela igreja de Graham. Os membros doam moedas e sabão para uso na lavanderia, oram com os clientes e apoiam o proprietário do estabelecimento.

Esse alcance evangelístico reflete a grande comissão de Jesus aos Seus discípulos. “Jesus se aproximou deles e disse: “Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:18,19).

A presença de Seu Espírito Santo possibilita a proclamação do evangelho em toda parte, incluindo uma lavanderia. Na verdade, não vamos sozinhos. Jesus prometeu: “estou sempre com vocês, até o fim dos tempos” (v.20).

Esse pastor pôde orar por um cliente que está lutando contra o câncer e ele relata: “Ao abrirmos os olhos, todos os clientes estavam orando e com as mãos estendidas em direção ao enfermo. Foi um dos momentos mais sagrados que experimentei como pastor”. A lição? Proclamemos Cristo em todos os lugares.

Por:  Patricia Raybon

quarta-feira, 13 de julho de 2022

terça-feira, 12 de julho de 2022

EXEMPLOS DE CONVERSÕES

Jim Elliot relata em seu diário que foi salvo ou alcançou sua salvação durante um processo de vários anos. 

Amy Carmichael diz que foi salva depois que terminou decantar o hino "Cristo me ama". 

E. P. Hammond, o evangelista de crianças, foi convertido aos dezessete anos por meio do hino “Cristo me ama”. 

Charles E. Fullerse sentou, solitário, no banco traseiro de seu automóvel num lugar silencioso em Hollywood, e entregou seu coração e vida a Cristo. 

Uma professora de escola dominical contou que havia sido salva por ter visto o versículo de João 3.16 em um sonho. 

Deus tem um tempo, um método e uma forma para tocar a cada alma. Nosso trabalho consiste em semear.

 Adolfo Robleto - 501 Ilustraciones Nuevas

segunda-feira, 11 de julho de 2022

A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ

“O choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5 NLT). Você precisa dessa promessa? Você chorou um rio? Você abandonou a esperança? Você quer saber se uma manhã vai acabar com esta noite?

Maria Madalena sentiu assim. Antes de conhecer Jesus, ela tinha sete demônios. Ela foi prisioneira de sete aflições. O que essa lista pode incluir? Depressão? Solidão? Vergonha? Medo? Talvez ela fosse uma reclusa, talvez ela fosse uma prostituta. Talvez ela tenha sido abusada ou abandonada.

O número sete às vezes é usado na Bíblia para descrever a completude. Pode ser que Maria Madalena estivesse completamente consumida pelas aflições. Mas Jesus falou e os demônios fugiram. Banido. Despejado. Maria Madalena conseguia dormir bem, comer o suficiente e voltar a sorrir. E Jesus restaurou a vida dela.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Joy Comes in the Morning”

domingo, 10 de julho de 2022

sábado, 9 de julho de 2022

DEUS MUDA VIDAS, MESMO AS PIORES

Um garoto órfão e pobre, aprendiz de sapateiro, se converteu ao Senhor e se tornou o evangelista Moody, que durante seu ministério trouxe três milhões de almas aos pés de Cristo. 

Um menino pobre e sem perspectivas, filho de agricultor, entregou seu coração a Jesus e tornou-se um grande presidente e libertador dos escravos dos Estados Unidos – Abraham Lincoln. 

Um advogado alcóolatra, entregou-se ao Salvador e tornou-se um excelente teólogo e fundador da Missão da América Central, C. I. Scofield. 

Um homem mundano e grande pecador que, na prisão, se rendeu a Cristo, chegou a ser um dos melhores hinologistas latino-americanos, Alfredo Colom.

 Juan V. Galdámez Palma / Adolfo Robleto - 501 Ilustraciones Nuevas

sexta-feira, 8 de julho de 2022

A VIDA ESPIRITUAL VEM DO ESPÍRITO

“A vida humana vem de pais humanos, mas a vida espiritual vem do Espírito” (João 3:6 NCV). Pense nisso – a vida espiritual vem do Espírito. Seus pais podem ter lhe dado genes, mas Deus lhe dá graça. Seus pais podem ser responsáveis por seu corpo, mas Deus tomou conta de sua alma. Você recebe sua eternidade de seu Pai celestial.

Deus está disposto a lhe dar o que sua família não deu. Não teve um bom pai? Deus será seu Pai. Deus não o deixou à deriva em um mar de hereditariedade. Você não pode controlar a maneira como seus antepassados responderam a Deus. Mas você pode controlar a maneira como você responde a ele. Você tem uma escolha no caminho que você toma. Escolha bem, e um dia – daqui a várias gerações – seus netos e bisnetos agradecerão a Deus pelas sementes que você plantou.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Spiritual Life Comes from the Spirit”

quinta-feira, 7 de julho de 2022

O MENOR PRIMEIRO

Na cidade de Buenos Aires, na Argentina, você pode ver nomes de ruas e monumentos dedicados à memória do missionário inglês William Morris (1864 - 1932).Ele é um dos poucos evangélicos cujo nome é reconhecido em todo o país.

Morris foi o fundador de abrigos para crianças e foi também conhecido como um grande educador. Ele percorria pessoalmente ruas e casas pedindo ajuda para crianças órfãs. Também realizava negociações com as autoridades em favor de crianças indefesas. Um dia Morris veio à casa de uma família de crentes para pedir sapatos usados. A família que o recebeu observou que de fato seus sapatos estavam gastos, porque já estavam aparecendo pelos lados furados seus dedos dos pés. Eles rapidamente lhe trouxeram um par de sapatos. Mas com grande surpresa o ouviram dizer: "Desculpe, não me expressei bem; não vim para pedir por mim, mas pelos meus filhos. Eles estão em primeiro lugar."

Na nova ordem instituída por Jesus Cristo, os grandes ou os mais importantes são aqueles que se colocam ao lado e à altura dos menores ou mais humildes, e participam com eles na solução de seus problemas.

 José Luis Martínez - 503 Ilustraciones Escogidas

quarta-feira, 6 de julho de 2022

ÍDOLOS NO CORAÇÃO

Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem?

Ezequiel 14:3

Uma missionária disse que quando ela deixou seu país de origem para ir aos campos missionários, marchou preocupada pelo materialismo que ela viu entre seus compatriotas. Nunca passou por sua mente que ela própria poderia ser materialista. Afinal, eles não deixaram quase tudo para ir morar em um lugar onde teriam muito poucas comodidades?

Ela pensava que o materialismo não poderia tocá-los.

No entanto, pouco a pouco começaram a aparecer em seu coração sentimentos dedes contentamento. Logo depois ela estava desejando coisas agradáveis e confortáveis em seu coração e alimentando secretos ressentimentos por não as ter. Um dia o Espírito Santo abriu seus olhos para um conhecimento perturbador: o materialismo não é simplesmente possuir coisas; também pode ser desejá-las de tal maneira que isso o perturbe. Ela percebeu que o materialismo também morava nela e que ela permitira que ele se tornasse um ídolo em seu coração. Quando ela se arrependeu daquele pecado sutil, Deus voltou a recuperar o lugar que lhe pertencia no coração da missionária. Ela se encontrou então cheia de profundo contentamento não baseado em coisas, mas nEle.

No tempo do profeta Ezequiel, Deus lidou com esse tipo de idolatria no coração. Devemos, pois, nos livrar de tudo o que nos impede de ter nosso contentamento apenas em Deus. Assim cumpriremos sem embaraços nossa missão.

 José Luis Martínez - 503 Ilustraciones Escogidas

terça-feira, 5 de julho de 2022

INFLUÊNCIA

Alguém disse: "Eu sempre gostei de observar onde as pessoas deixam suas marcas. Eu gostei por um tempo de explorar cavernas, enfiar-me por elas por centenas e centenas de metros até o ventre da Terra, vadeando correntes subterrâneas e escalando paredes cortadas até o pico, até chegar ao final das mesmas. E lá, em algum canto, eu sempre achei a marca de alguém dizendo: ‘Fulano de tal estava aqui em tal data’. Eu também subi montanhas altas e no mais alto delas, em uma rocha ou em uma árvore, sempre aparece a assinatura de alguém: ‘Eu estava aqui nessa data’.

Todos gostamos de deixar nossa marca para a posteridade". Eu acho que há algo instintivo em querer deixar nossa marca para a posteridade. Todos nós queremos que nossa vida seja digna de ser lembrada. Queremos ser conhecidos e lembrados. Então, vamos passar pela vida deixando sinais para que o mundo saiba que estivemos na terra. 

Mais importante do que todas as outras marcas é a marca de Jesus Cristo em nossas vidas. Ele quer que a nossa vida seja diferente: feliz, fecunda, útil e eterna. E por meio dele podemos deixar a marca mais proveitosa e indelével nos demais. Deixe a marca de Cristo por onde você for.

 José Luis Martínez - 503 Ilustraciones Escogidas

segunda-feira, 4 de julho de 2022

JOSIAS

“No décimo oitavo ano de Josias como rei, ele enviou Safã… para reparar o Templo do Senhor, o Deus de Josias” 

2 Crônicas 34:8 NCV.

Joias encontrou o Deus de Davi e o fez seu. Enquanto o templo estava sendo reconstruído, um trabalhador encontrou um pergaminho. Continha as palavras de Deus dadas a Moisés quase mil anos antes. Josias chorou porque seu povo se afastou tanto de Deus, que sua Palavra não fazia parte de suas vidas. Uma profetisa disse a Josias que, como ele se arrependeu ao ouvir as palavras, sua nação seria poupada da ira de Deus. Uma geração inteira recebeu graça por causa da integridade de um homem.

Será que Deus o colocou na terra por esse motivo? E será que Deus colocou você na terra para o mesmo?

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Josiah

domingo, 3 de julho de 2022

O HOMEM E A ÁGUA

O rei queria casar sua filha com um homem sábio. Então ele fez um concurso em que o candidato teria que dar uma grande demonstração de sabedoria. Porém, aos candidatos foi dito somente, que venceria o concurso, aquele que levasse à princesa um presente que refletisse um desejo do próprio candidato. Foi dito também que o escolhido teria o seu desejo realizado pelo próprio rei.

Os fidalgos se prepararam, pois a bela princesa era muito cortejada. No dia da festa realizada para a ocasião, viu-se muitos presentes e entre eles alguns muito cobiçados. De todos, três chamaram mais atenção:

O primeiro levou um pote de ouro e disse que o seu desejo era ter 10 vezes o peso da princesa em ouro. O rei então perguntou o porquê daquele desejo.

– Este é para que não falte riqueza para sua filha majestade.

O segundo levou o mapa de suas terras e disse que seu desejo era ter todo o reino em suas mãos. E o rei perguntou-lhe o porque do desejo.

– Quero ter todas as terras para dar muitos poderes a princesa.

O terceiro entrou com um lindo e grande jarro bordado com fios de ouro, porém só continha água. E todos riram. Ele disse que o seu desejo era ser igual a água. O rei não entendeu, mas, perguntou o motivo do desejo. E o jovem continuou.

– Majestade, a água pode ser sólida, líquida, gasosa e se adapta a qualquer superfície. Tem o maior poder de flexibilidade. E assim terei a condição ideal para me adaptar a qualquer circunstância que a vida requerer, para atender aos desejos da princesa: No inverno, tomarei posse de todas as terras como o gelo do continente. Teremos então muito poder.  Na primavera, serei líquido para garimpar nos córregos e rios as pepitas de ouro que guardam seus leitos. Teremos então muita riqueza. No verão, serei as nuvens que regarão as plantações, para alimentar os rebanhos e o nosso povo. Assim não faltará alimento no reino.

Todos ficaram em silêncio quando o rei perguntou.

– E no outono?

– No outono promoverei festas ao meu povo, mostrando-lhes com minha presença constante, que faço parte de suas vidas. É como a água, presente em todos os lugares e corpos. Nesta forma, teremos o reinado de maior comunhão com o povo e por isso, o mais próspero.

-Mas esse desejo eu não posso lhe conceder.

-Isto não é preciso meu rei, basta me conceder o que puder e desejar, que eu deverei me adaptar.

Todos então se curvaram diante daquele jovem, quando o rei o escolheu para desposar a princesa, reconhecendo, que embora tivesse pouco para dar naquele momento, teria muito a contribuir para o reino ao longo de sua vida.

Autor: Autor Desconhecido

sábado, 2 de julho de 2022

DEUS ESCOLHEU VOCÊ

Ninguém é pequeno demais para que Deus não possa usá-lo, nenhuma desculpa é aceitável. Da próxima vez que você achar que tem um motivo para Deus não poder usá-lo, lembre das seguintes pessoas: 

Noé foi bêbado 
Abraão era muito velho 
Isaac era um alucinado 
Jacó era mentiroso 
Lia era feia 
José foi escravo e assediado 
Moisés foi um assassino ( Como Davi e Paulo) Débora era muito crítica 
Gideão era medroso 
Sansão tinha cabelos longos 
Raab foi prostituta 
Jeremias e Timóteo eram muito jovens 
Elias era suicida 
Isaías pregou nu 
Jonas fugiu de Deus 
Noemi era viúva 
Jó perdeu tudo 
João Batista comia gafanhotos 
Pedro era temperamental 
João era metido a santo (fanático) 
Os discípulos dormiram enquanto oravam 
Marta se preocupava com tudo 
Sua irmã Maria era preguiçosa 
Maria Madalena era endemoniada 
O garoto com os peixes e pães era desconhecido (e ainda é) 
A mulher samaritana teve muitos homens 
Zaqueu era muito baixo 
Pedro era muito impulsivo 
Marcos tinha desistido de tudo 
Timóteo tinha úlcera de estômago 
E Lázaro já havia morrido. 

Todos foram curados, tratados e sentiram a maravilha do amor e o poder de Deus sendo usados para levar as Boas Novas aos que ainda não conheciam e mostrar o caminho da vida eterna a todos. 

E agora qual desculpa nós vamos arrumar para não nos colocarmos na posição que Deus deseja que tomemos? 

Um dia lindo, como sua alma. 
Um semana abençoada. 
Um abraço. 
Equipe Portal da Comunhão. 

Johanna Paula Xavier Gomes Pereira

sexta-feira, 1 de julho de 2022