segunda-feira, 30 de setembro de 2024

A VITÓRIA É GARANTIDA

Alguns anos atrás, assisti a um jogo de basquete do San Antonio Spurs. Era o último jogo da temporada regular, e era único porque não importava. O Spurs já havia vencido sua divisão. O jogo não teve influência em sua classificação.

O jogo intrigou este pregador. Vi uma ilustração de sermão esperando para acontecer. Os cristãos ocupam o mesmo lugar que o Spurs. De acordo com a Bíblia, já vencemos. De acordo com a profecia, a vitória é garantida. De acordo com a mensagem da graça e a morte de Cristo na cruz, ninguém pode nos arrebatar da mão de nosso Pai.

Então, como nos comportamos nesse meio tempo? Bem, o Spurs foi um bom exemplo. Eles estavam relaxados, confiantes e felizes, e venceram o jogo. Nestes últimos dias, apareça, faça seu melhor e seja feliz. Afinal, a vitória é garantida.

 Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Victory Is Secure”

domingo, 29 de setembro de 2024

A OVELHA PERDIDA

Qual de você que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?

Lucas 15.4


Quando a gente perde alguma coisa de valor ficamos triste e chateados com isso.

O próprio Jesus Cristo contou uma parábola de um homem que tinha cem ovelhas e num final de tarde, ao contá-la sentiu falta de uma. Este homem ficou tão preocupado que prendendo as 99 ovelhas num pequeno curral, voltou pelo caminho a procura daquela que se perdeu.

O que leva uma ovelha a se perder? A curiosidade em ver além da montanha, o capim verde e mais verde além do rebanho, O encanto e a frescura das águas calmas e transparentes do lago. No entanto, só após perder a proteção do pastor e o calor do rebanho é que a ovelha se depara com os perigos e é na escuridão da noite que se torna presa fáceis das feras.

Assim como a ovelha, o homem se envereda em caminhos que se ele não estiver atento o conduzem para longe do seu pastor. E, na ânsia de ser feliz encontra toda sorte de problemas e angústias. Se ver tão longe de casa, tão distante da paz e da alegria que aquece o coração.

A Bíblia no diz que o pastor retornou a procura da sua ovelha e a achou machucada sobre as rochas. Vendo-a sofrendo, tratou de suas feridas e a levou para casa em seu colo.

Talvez, você seja um ovelha que se perdeu quando tentou a vida sem Deus e na imensidão do mundo não achou nada que preenchesse o vazio do coração, só frio, dor, tristeza e desilusão. Tenho uma boa notícia para você: “É hora de voltar, O Bom Pastor está a te procurar, estenda seus braços e ele vai te levar para casa em seu colo”.

Fandermiler Freitas

sábado, 28 de setembro de 2024

QUE MENTALIDADE...

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aguentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.


Tiago 2.14-17
 
Eu tive fome, e tu formaste um grupo para discutir o problema.

Estive presa, e tu te retiraste para a tua capela para orar por minha libertação.

Estive nua, e tu questionaste a moralidade da minha aparência.

Estive enferma, e tu te ajoelhaste agradecendo a Deus por tua saúde.

Estive desabrigada, e tu falaste de abrigo espiritual em Deus.

Estive solitária, e tu me deixaste sozinha para orar por mim.

Tu parecia tão santo, tão próximo de Deus!

Mas eu ainda estou com fome, presa, nua, enferma, desabrigada e sozinha.

do livro "Mentalidade Cristã", de John Stott..

CORDEIRO PERFEITO

E clamavam com uma grande voz: Salvação a nosso Deus que está sentado sobre o trono, e ao Cordeiro. (Ap 7.10)

Logo no início do ministério de Jesus, João Batista viu o Senhor caminhando em direção a ele e exclamou com entusiasmo: “Olhem, aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29). É a primeira vez que alguém se refere a Jesus chamando-o de Cordeiro.

Depois de João, o apóstolo Paulo amplia a figura e ensina que Jesus é “o nosso Cordeiro de Páscoa” devidamente sacrificado (1Co 5.7). Mas no último livro da Bíblia, Jesus é chamado de “o Cordeiro” mais de trinta vezes (Ap 5.6; 6.1; 7.10; 8.1 etc.).

Ao mencionar Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, João Batista estava se referindo ao sacrifício expiatório de Cristo e também à impecaminosidade do Senhor. Todo o povo de Israel sabia de cor e salteado que o cordeiro do antigo sistema levítico tinha de ser “sem nenhum defeito” (Lv 22.21). O animal não poderia ser cego, aleijado nem mutilado, nem ter úlcera, sarna ou outras doenças de pele (Lv 22.22). Não deveria ser oferecido ao Senhor animal que tivesse “os testículos machucados, esmagados, arrancados ou cortados” (Lv 22.24). Esse cerimonial rigoroso e detalhado apontava para um Jesus “santo, inocente, sem mancha”, que não precisava, como os sumos sacerdotes da antiga aliança, “oferecer sacrifícios a cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo” (Hb 7.26-27).

Jesus não cometeu pecado algum, mesmo tendo passado “por todo tipo de tentação” (Hb 4.15). Uma das pessoas mais próximas a Jesus recorda que ele, “quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça” (1Pe 2.22-23). Em Jesus você pode confiar. 

Retirado de Cuide das Raízes, Espere pelos Frutos, [Elben César]. Editora Ultimato.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

MISERÁVEIS, POBRES, CEGOS E NUS

Um equívoco mortal de nossa igreja moderna pôde ser convenientemente exposto 

no discurso de compromisso do missionário Greg Livingstone, no ano de 1980, em uma grande igreja evangélica denominacional. Naquela época, cinquenta e dois americanos estavam sendo mantidos reféns na embaixada americana no Irã. Ele foi convidado para falar sobre o islamismo apenas no minuto missionário, ao invés de ser convidado para dar a mensagem principal. Foi uma grande decepção, mas sua curta mensagem foi mais poderosa do que o sermão. 

Ao se levantar com poucas apresentações, ele disse: "Quantos de vocês estão orando pelos cinquenta e dois reféns americanos no Irã?" Quatro mil pessoas imediatamente levantaram suas mãos. Ele disse: "Nossa, isso é ótimo. Agora, deixe-me fazer outra pergunta, e seja honesto, porque Deus está olhando. Quantos de vocês estão orando pelos 42 milhões de iranianos reféns do islamismo?" 

Quatro mãos lentamente se levantaram. "O quê?", ele disse, "Somente quatro pessoas? Vocês são primeiro americanos e depois cristãos? Eu pensei que esta igreja acreditasse na Bíblia", e, então, ele sentou-se. Não é preciso dizer que ele nunca mais foi convidado. 

Mas ele estava certo. Vencidos pelo erro, nós podemos ser primeiro americanos, brasileiros, e depois cristãos. Nós podemos nos empolgar mais com o que Deus está fazendo em nossa denominação do que pelo que Deus está fazendo no seu reino mundial. Se este é seu erro, recue. Haja como um patriota de sua verdadeira pátria, a celestial. 

Bob Sjogren e Gerald Robinson
A Teologia do Cachorro e do Gato (adaptado)

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

O DODÓ E A CALVÁRIA

Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte. 

Provérbios 14:12.

Todos já ouviram falar do dodó, a ave extinta há uns 300 anos na Ilha Maurício, Oceano Índico. Esse pássaro tem sido usado como símbolo da imbecilidade desde que o último morreu, porque não foi capaz de pressentir o perigo ou mesmo tentar sobreviver. O dodó era grande e desajeitado, mas até os colonos europeus chegarem à ilha, nada tinham a temer. O dodó não tinha nenhuma razão para desenvolver o senso de perigo. Através dos anos ele se tomou tão manso que era uma presa fácil para os colonos. Em pouco tempo não existia mais nenhum.

Recentemente veio à luz um novo fato que envolve o dodó. Na Ilha Maurício existe uma árvore conhecida como calvária. Apenas treze delas sobraram, e todas possuem mais de trezentos anos. Produzem sementes, mas desde 1681 ninguém foi capaz de fazer com que alguma delas brotasse. Um cientista ponderou se o dodó não teria parte nessa história de fazer a semente da calvária brotar, uma vez que a última árvore brotara na época em que o dodó entrou em extinção.

O Dr. StanleyTemple tinha uma teoria. Sabia que a semente da calvária tem uma casca extremamente dura e que o dodó costumava comê-las. Sugeriu que talvez a semente tivesse que suportar toda a trituração na moe1a bem como a ação química dos ácidos e outros líquidos no estômago do pássaro, antes que pudesse brotar. Para testar sua teoria, o Dr. Temple pegou dez sementes de calvária e forçou perus a comê-las, uma vez que se resume que a moela destes seja mais ou menos parecida com a do extinto dodó. Maravilha das maravilhas! Três das dez sementes brotaram. Agora se sabe que quando o último dodó morreu, a calvária também estava condenada, mas levou trezentos anos para se descobrir a ligação!

Aqueles antigos colonos não podiam imaginar que a sua matança de dodós poderia vir a eliminar a importante árvore calvária. Nossas ações às vezes têm efeitos tardios, alguns para o bem, outros para a morte.

Fonte: http://www.4tons.com/4ilustracoesparasermoes.htm

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

TODOS MORREMOS

Este coração sentirá uma última batida. Estes pulmões se encherão com um último suspiro. A não ser que Cristo volte antes, eu morrerei. E você também. Salmo 89:48 diz “Que homem pode viver e não ver a morte, ou livrar- se do poder da sepultura?”. Jovem e velho, bom e mau, rico e pobre. Nenhum gênero escapa, nenhuma classe é isenta. Júlio César morreu. Elvis morreu. John Kenedy morreu. Princesa Diana morreu. Todos nós morremos.

Em Hebreus 9:27, o escritor foi franco: “o homem está destinado a morrer uma só vez”. Faça exercício o quanto quiser. Coma comida saudável. Fique longe do sol, distante do álcool, e afastado das drogas. Faça o que puder, você morrerá. A morte parece um destino tão final. Até que lemos as palavras do anjo na história da ressureição de Jesus: “Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito!” (Mateus 28:6).

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “We All Die”

terça-feira, 24 de setembro de 2024

TODOS PODEMOS DAR

Milhares de pessoas assistiram à dedicação de uma grande catedral na Itália. Uma garotinha que estava presente no evento disse: 

- Eu ajudei a construir esta catedral. 

Um guarda que a ouviu respondeu: 

- Não, mocinha, você não poderia fazer uma coisa dessas. 

Ao que ela respondeu: 

-Ah sim, eu fiz! Meu pai era um dos trabalhadores da construção e eu trouxe sua comida todos os dias. 

Todos nós podemos dar de uma maneira ou de outra, não é verdade? 

Cristo disse: "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" (At 20.35). 

José Luis Martínez
504 Ilustraciones Preferidas

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

ÀS SUAS ORDENS

Na parte traseira de um grande caminhão de mudanças, se leem as seguintes palavras, que são o lema daquela empresa: "Sempre ao seu serviço: para qualquer carga, em qualquer lugar, a qualquer momento". 

Seria ótimo se esse também fosse o nosso lema como cristãos e se o disséssemos sinceramente a Cristo nesta noite. Poderíamos dizer: "Senhor, que eu sempre esteja limpo, útil e disponível para ti". 

José Luis Martínez
504 Ilustraciones Preferidas

domingo, 22 de setembro de 2024

NA CASA DO PAI

Algumas das palavras mais tristes da terra são “nós não temos lugar.” Jesus conhecia o som daquelas palavras. Ele ainda estava no ventre de Maria quando o dono da hospedaria disse, “Nós não temos espaço para você.” E quando ele ficou pendurado na cruz, a mensagem não foi de absoluta rejeição? Não temos espaço para você neste mundo.

Hoje Jesus recebe o mesmo tratamento. Ele vai de coração em coração, perguntando se ele pode entrar. De vez em quando ele é bem-vindo. Alguém abre a porta do coração dele ou dela e convida Jesus a ficar. E para aquela pessoa Jesus dá esta grande promessa, “Na casa do meu Pai há muitos quartos…” (João 14:2). Nós guardamos um lugar para ele em nossos corações. E Jesus guarda um lugar para nós em Sua casa!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “In the Father’s House”

sábado, 21 de setembro de 2024

A MARTELADA

Um navio carregado de ouro, revestido de todo o cuidado e segurança, atravessava o oceano quando, de repente, o motor enguiçou. Imediatamente o comandante mandou chamar o técnico do porto mais próximo.

Ele trabalhou durante uma semana, porém sem resultados concretos. Chamaram então o melhor engenheiro naval do país.

O engenheiro trabalhou três dias inteiros, sem descanso, mas nada conseguiu o navio continuava enguiçado.

A empresa proprietária do navio mandou então buscar o maior especialista do mundo naquele tipo de motor. Ele chegou, olhou detidamente a casa das máquinas, escutou o barulho do vapor, apalpou a tubulação e, abrindo a sua valise, retirou um pequeno martelo.

Deu uma martelada em uma válvula vermelha que estava meio solta e guardou o martelo de volta na valise. Mandou ligar o motor, e este funcionou na primeira tentativa. Dias depois chegaram as contas ao escritório da empresa de navegação.

Por uma semana de trabalho, o técnico cobrou US$ 700. O engenheiro naval cobrou, por três dias de trabalho, US$ 900.

Já o especialista, por sua vez, cobrou US$ 10.000 pelo serviço. Atônito com esta última conta, o Diretor Financeiro da empresa enviou um telegrama ao especialista, perguntando"Como você chegou a esse valor de US$ 10 mil por cerca de 1 minuto de trabalho e uma única martelada?"

O especialista então enviou os seguintes detalhes do cálculo à empresa: * Por dar 1 martelada: US$ 1; Por saber onde bater o martelo: US$ 9.999. Reflexão: O que vale no Universo não é dar a martelada, e sim saber onde bater o martelo.

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

APRENDA A ESPERAR

Espere pelo Espírito. Se Pedro e os apóstolos precisavam do Espírito, será que nós não precisamos? Eles andaram com Jesus por três anos; ouviram suas pregações e viram seus milagres. Eles viram o corpo de Cristo enterrado na graça e ressuscitado da morte. Eles testemunharam a aparição na Sala Superior e ouviram a sua instrução. Eles não haviam recebido o melhor treinamento possível? Eles não estavam prontos? Mesmo assim, Jesus disse para eles esperarem pelo Espírito. “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai… o Espírito Santo” (Atos 1:4-5)

Aprenda a esperar, a estar em silêncio, a escutar a voz dele. Aprecie o silêncio e se sensibilize para o toque dele. Todos os dons de Deus estão diante de você enquanto você espera que o nosso Mestre Jesus chegue à cena.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Learning to Wait”

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

O MÁGICO E AS OVELHAS

Entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras… E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão comércio de vós.

II Pedro 2.1-3

Era uma vez um mágico que criava ovelhas. Quase todos os dias ele reunia o rebanho, escolhia uma que estivesse mais gorda e a matava, ali mesmo, na frente das outras, para comercializar a carne no açougue da cidade.

As ovelhas, de tanto presenciar aquelas cenas, começaram a ficar apavoradas, temendo que, a cada vez que viesse o mágico para reuni-las, chegasse a sua vez. E, de tanta preocupação, começaram a perder peso, além do quê, a carne das ovelhas abatidas ficava meio amarga.

Isso começou a preocupar o mágico, pois prejudicava seus negócios. Homem esperto, resolveu hipnotizar as ovelhas, fazendo-as pensar que não eram ovelhas e, sim, algum bicho muito forte, como leão, touro, cavalo de corrida, cachorro de raça, e daí por diante!

Agora, cada vez que o mágico pegava uma delas e a matava, ali mesmo, na frente das demais, elas não ficavam mais incomodadas.

Tranquilas, ficavam pensando, descansadas, que tal fato jamais aconteceria com elas, pois sabiam que o mágico só matava ovelhas. E elas não eram ovelhas.

Tinham uma vaga noção de que alguma coisa de ruim estava acontecendo, mas, oras bolas, porque se preocupar? Fosse o que fosse, certamente não era problema delas. E seguiam suas vidas, mansamente, enquanto o mágico ia se dando bem.

Autor desconhecido

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

A OVELHA TOMOU UMA BOA DECISÃO

Esopo, o famoso fabulista grego do século VI a.C., tem uma fábula interessante que tem muita aplicação quando o assunto são as boas decisões. Conta que uma ovelha estava sendo perseguida por um lobo e aquela, para evitar ser alcançada, refugiou-se em um templo. De pé na porta, o lobo disse com uma voz persuasiva, como pretendendo fazer-lhe um favor: 

- Saia logo, porque o sacerdote a sacrificará se ele te pegar. 

A que a ovelha respondeu: 

- É muito melhor ser sacrificada a Deus do que ser devorada por você. 

É isso que a Bíblia nos ensina sobre servir a Deus ou a Satanás. Essa decisão estabelece a diferença entre a vida e a morte. Melhor gastar-nos, se necessário for até o martírio, na obra de Deus, do que perecermos em busca de nossos próprios sonhos e dos engodos de Satanás. O corpo de toda forma morrerá; mas em Cristo teremos vida e recompensas eternas. 

José Luis Martínez
504 Ilustraciones Preferidas (adaptado) 

terça-feira, 17 de setembro de 2024

A PROMESSA DO SOLO

“…o Senhor fez uma aliança com Abrão e disse: ‘aos seus descendentes darei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates…’” (Gênesis 15:18). Israel é a única nação na história a quem Deus deu terras. Esta aliança inclui o Israel moderno, bem como partes do Egito, Síria, Líbano e Iraque. Deus ratificou esta aliança com um sacrifício cerimonial de animais, e sua aliança não está vinculada à performance.

Deus cumpriu esta aliança do solo? Não inteiramente. Mas Deus cumprirá esta promessa? Charles Swindoll disse: “É tão simples quanto isto: se não podemos confiar em Deus para cumprir suas promessas a Israel, como podemos confiar nele para cumprir suas promessas a nós? Nunca duvide disso. Deus fará o que diz que fará.”

Amém!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Soil Promise”

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

ACREDITAR NOS SONHOS

É preciso acreditar nos sonhos sempre. Eles são como um sementinha que se joga na terra. Ela está pronta a germinar, mas espera as condições lhe sejam favoráveis par abrir sua primeira folha. Assim é na vida, as realizações não acontecem por acaso. Nós precisamos lutar, é no esforço que as oportunidades nascem e no trabalho que as condições favoráveis surgem.

Charles Dickens, grande escritor inglês do século XIX, não parecia ter o direito de sequer sonhar com a fama e o sucesso. Nascido em um lar muito pobre (seu pai fora preso por não poder pagar as dívidas da família), só estudou até a quarta série. Ainda criança, trabalhava num porão e morava numa favela em Londres.

Os primeiros contos que escreveu foram todos recusados pelos editores da época. Alguns nem se deram ao trabalho de examiná-los. Embora tudo se mostrasse contrário, ele acreditava no seu potencial como escritor. Um dia, finalmente, um de seus contos foi aceito e publicado. Ele não recebeu nem um tostão por isso.

Mas com o incentivo do primeiro sucesso, dedicou-se ainda mais à sua carreira de autor literário. Saiu-se tão bem que, ainda em vida, tornou-se reconhecido e admirado por todos, sendo aclamado como um dos maiores escritores de língua inglesa de todos os tempos.

domingo, 15 de setembro de 2024

CONFIE NO PODER DA PROCLAMAÇÃO

O pastor Josué Brandão relata que certa vez foi convidado a pregar em Ubaitaba, no sul da Bahia. O evento seria realizado em um clube. Chegando lá, um aguaceiro terrível desabava dos céus, e, num clube em que cabiam 1.500 pessoas, havia apenas em torno de 50. Mesmo entristecido, o pastor resolveu dar o seu melhor e pregou poderosamente. No entanto, ao ir embora, era patente a sua frustração.

Anos depois, o pastor foi novamente pregar por aquela região. Após o culto, enquanto autografava alguns livros que levara para vender, um homem que até ali aguardava ansiosamente na fila, ao apresentar seu volume para ser autografado, disse:

— Eu sou fruto de uma pregação do senhor. 

No que o pastor Brandão, feliz, deu glória a Deus. O indivíduo continuou:

— O senhor se lembra do dia em que foi pregar num clube em Ubaitaba, há alguns anos? Chovia muito naquela noite, e praticamente ninguém compareceu ao evento.

— Como não me lembraria, meu irmão? Lembro, com certeza!

— Naquela noite, enquanto o senhor pregava, eu, um alcoólatra, estava deitado na calçada do clube, e ouvi toda a sua pregação. Naquela mesma noite, ali na calçada, recebi a Jesus em meu coração. Hoje eu sou um obreiro aqui da casa do Senhor.

Confie no poder de Cristo para salvar, manifesto na proclamação do evangelho.

Pastor Josué Brandão

sábado, 14 de setembro de 2024

CRESCENDO FORA DO AQUÁRIO

"e o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros" 

1 Tessalonicenses 3:12


Um rapaz estava mergulhando em busca de peixes exóticos para colocar em aquários. Ele contou que um dos mais populares peixes de aquário é o tubarão. Ele explicou que se ele for confinado, ainda pequeno, seu crescimento será proporcional ao aquário. Ele poderá medir cerca de 15 centímetros quando estiver plenamente desenvolvido. Porém, se o tubarão for solto no oceano, crescerá até seu tamanho normal de cerca de três metros.

Isso acontece também com muitos que abrem o coração para Jesus. São cristãos atraentes, de 15 centímetros, que nadam em círculos dentro de uma poça. Mas, se forem colocados dentro de uma arena maior, entre toda a criação, crescerão bem mais e se tornarão verdadeiramente grandes.

Que tipo de crescimento temos experimentado em nossa vida cristã? Temos limitado nosso campo de testemunho às quatro paredes de nossa igreja ou temos nos oferecido a Deus para que a beleza de Cristo seja vista em nós até os confins da terra?

O amor de Deus tem sido vivenciado por nós no tamanho de quinze centímetros, limitado à nossa família e alguns irmãos da igreja ou tem ultrapassado as margens de nossa pequena poça e transbordado no oceano de nosso dia-a-dia, alcançando tanto os já amigos como aqueles que, em Cristo, poderão vir a ser?

Deus é poderoso e quer fazer sua vida brilhar em águas muito maiores. Creia nisso e você será muito mais feliz.

Paulo Roberto Barbosa

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

A URGÊNCIA E A SIMPLICIDADE DO EVANGELHO

Era uma noite de quarta-feira e eu estava voltando para casa após o expediente, passando por uma estrada sinuosa e escura. Depois de uma das curvas, vi alguns carros de polícia e um helicóptero mais adiante. Um carro havia batido numa árvore. 

Os bombeiros teriam que cortar as ferragens retorcidas para retirar o motorista que tinha 19 anos. Os paramédicos inseriram sondas no rapaz numa tentativa de estabilizá-lo. Olhei para aquela roda de bombeiros e paramédicos e Deus falou ao meu coração. Fui para o meio da roda, ajoelhei-me ao lado do rapaz e percebi que ele não conseguia falar. Perguntei se ele podia me ouvir. A resposta positiva foi um gemido. Eu sabia que tinha poucos segundos antes de o rapaz ser removido. “Se você puder responder afirmativamente a estas perguntas com sinceridade de coração, Deus entrará em sua vida hoje”, eu disse. Em seguida, perguntei: 

“Você é pecador?” Ele indicou que sim com um gemido. 

“Você quer receber perdão pelos pecados?” Ele indicou que sim. 

“Você crê que Jesus morreu na cruz por você e ressuscitou?” Outra resposta afirmativa. 

“Você está disposto a entregar-se a Jesus?” Outra resposta afirmativa com a voz embargada. 

“Você aceita Jesus Cristo como Senhor da sua vida e do seu coração?” E finalmente um gemido pela quinta vez. Aquele jovem, cuja vida estava por um fio, aceitou Jesus naquele instante. 

O jovem veio a falecer no dia seguinte. 

De uma coisa tenho certeza: se este jovem foi sincero nas respostas, ele hoje está andando nas ruas de ouro e dizendo: “Puxa! Essa foi por muito pouco!” Ainda bem que eu estava preparado para compartilhar a simplicidade do evangelho. E você, está preparado? 

William Fay e Ralph Hodge
Como Evangelizar Sem Medo

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

USA-ME

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

1 Pedro 5:6-7

Conta-se a história de uma jovem que se preparava para ser professora. Exatamente quando a vida parecia sorrir e desdobrar-se perante ela, como uma grande esperança, descobriram que ela estava leprosa. Isto significava o seu afastamento de tudo que ela conhecia e amava. A sua tristeza foi imensa. Parecia que não restava um facho de esperança para a sua existência. Nesta terrível agonia e miséria da alma, a jovem invocou o Senhor, em oração, e um raio de luz penetrou seu coração.

Ela alcançou a nobreza de espírito que a levou a dizer: "Não a minha vontade, mas a Tua, Senhor". Neste espírito, ela deu entrada no leprosário, não como vitima das circunstâncias, mas para usar os seus talentos num serviço altruísta. Sujeitando-se à vontade de Deus, ela encontrou paz.

O apóstolo Paulo não estava contente com as circunstâncias que o cercavam, mas contentava-se com o que tinha, porque era obediente à vontade do Senhor. Nós criamos o nosso próprio mundo. A felicidade vem de dentro para fora e não de fora para dentro. A estrada da vida está congestionada pelo de número de descontentes, desajustados, infelizes que tentam suportar circunstâncias de suas vidas, ao invés de usá-las para a glória de Deus.

Gladis Sanborn Wagoner (Indiana, E.U.A.)

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

terça-feira, 10 de setembro de 2024

MAIS QUE DEZ CENTAVOS

"Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente" 

Salmos 16:11 

Um homem foi com seu filho para a igreja. Após o serviço religioso, o homem reclamou com seu filho pelo fato da reunião ser muito longa. Seu pequeno filho disse: "Papai, eu acho que foi muito bom. Afinal, você teve que pagar apenas uma moeda de 10 centavos."

O que temos oferecido ao Senhor pelas incontáveis bênçãos que nos tem dado? Temos mostrado gratidão, regozijo, um louvor verdadeiro, ou, como o homem de nossa ilustração, apenas murmuração?

Deus tem feito grandes coisas na vida daqueles que O tem no coração. Muitos lares têm sido preenchidos com gozo e alegria. Muitos perdidos têm sido achados e transformados. Muitas lágrimas têm sido substituídas por sorriso e canto. Muitos lugares tenebrosos agora se apresentam claros e brilhantes. Muitas cenas de fracasso agora apresentam cantos de espetaculares vitórias.

E nós, cristãos, temos reconhecido o quão maravilhoso é ter Jesus conosco? Temos oferecido a Ele o nosso melhor? Ou apenas 10 centavos de nosso tempo? Ou apenas 10 centavos de nosso amor? Ou apenas 10 centavos de nosso louvor? Ou apenas 10 centavos de nosso tempo de oração? Ou apenas 10 centavos de leitura de Sua Palavra?

O Senhor espera que o Seu povo compreenda o Seu amor, o Seu sacrifício, o Seu desejo de que ninguém se perca e que todos sejam salvos. O Senhor espera que estejamos no templo com o coração aberto, com lábios gratos, com um coração jubiloso pelo privilégio de sermos, em Cristo, filhos de Deus. O Senhor espera que estejamos em Sua presença com grande regozijo, e que entendamos que esse tempo é o melhor tempo de nossas vidas.

O Senhor vale muito mais que 10 centavos! Para mim Ele vale todo o meu coração... toda a minha vida! 

Paulo Roberto Barbosa

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

REINANDO COM CRISTO

A história de Deus termina com você, eu, todos os seus filhos vivendo, governando, jantando e servindo com ele em um mundo perfeito. No livro final da Bíblia, estas palavras são ditas a Jesus: “Você foi morto, e com o seu sangue comprou para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. Você os fez reino e sacerdotes para servirem ao nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra” (Apocalipse 5:9-10).

Esse é você, meu amigo. A parada final no seu itinerário celestial envolve não apenas o Éden, mas uma posição de autoridade no jardim de Deus. Faça uma pausa e deixe essa promessa penetrar: você reinará com Cristo. O propósito e o plano de Deus para você podem começar nesta vida, mas não serão totalmente realizados até a vida por vir.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Reigning with Christ”

domingo, 8 de setembro de 2024

A DIREÇÃO CERTA

Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: "Este é o caminho; siga-o".

Isaías 30:21

É de grande importância andarmos pelo caminho verdadeiro; no entanto, convém notar que toda estrada possui duas direções e é preciso sabermos qual o rumo certo.

Um viajante que se encontrava nas montanhas Adirondack, em viagem para Chestertown, viu-se, ao cair da tarde, perdido numa estrada desconhecida. 

Dirigindo-se lentamente a um estábulo próximo, ouve um ruído e interroga sem ver ninguém: "É este o caminho certo para Chestertown?" Não recebendo resposta, insiste ainda com sua pergunta, e lhe responde o leiteiro que estava lá dentro do estábulo: "Sim; é o caminho, porém, não sei que direção você está tomando." 

Watchmann – Examiner.

sábado, 7 de setembro de 2024

UNIÃO TOTAL

“Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.” 
Mateus 19.6a

Na bonança é gostoso ser unido e compartilhar! Mas, nas tempestades, quando é preciso levar fardos pesados uns dos outros (Gl 6.2), a história muda! Porém, o Criador insiste nesse ponto. Seu lema não é ‘cada um por si e Deus por todos’. Assim cada casal é chamado a dividir tudo, inclusive os fardos! 

E como se faz isso? Certamente não com fingimento! 

Num convívio tão próximo como o de marido e mulher, nossa pecaminosidade não desaparece. Ao contrário, ali ela se manifesta. Por isso a Palavra de Deus recomenda: Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo (Ef 4.26s.). O prazo para sentar e conversar é o pôr-do-sol, o fim do dia. Deus quer que resolvamos hoje mesmo nossos atritos, pois, do contrário, o Seu inimigo vai aproveitar a brecha para pôr suas cunhas! 

Aliás, o nome diabo provém do grego e significa: o que divide, confunde! Essa é exatamente a especialidade do inimigo de Deus: dividir e confundir! Faz-nos reparar na mínima falta do outro enquanto nos cega completamente para os próprios erros. 

Como não cair nessa arapuca a cada desencontro? A recomendação é: ...confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz (Tg 5.16). Nós mesmos não podemos inverter nosso modo natural de ver, mas o Espírito Santo quer e pode operar que o faltoso enxergue e confesse a sua falta. E quem sofreu falta, pelo Espírito clame a Deus pelo perdão do parceiro. A quem age assim Jesus promete: “Se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus” (Mt 18.19).

Oração: Senhor, concede-nos, como casal, viver união plena!

Devocional Orando em Família

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

UMA AMIZADE VERDADEIRA


No dia 20 de julho foi comemorado o dia da amizade, dia em que muitas mensagens foram trocadas entre amigos. Recebi algumas mensagens muito interessantes o que me levou a refletir sobre a amizade verdadeira. Lembrei-me então de dois personagens bíblicos em especial, Davi e Jônatas. A amizade entre Jônatas e Davi era uma aliança de amor, um exemplo de amizade que tem muito a nos ensinar sobre o real significado e importância da amizade verdadeira.

Na literatura das ciências sociais que tratam sobre o tema, a amizade é vista em geral como uma relação afetiva e voluntária, que envolve práticas de sociabilidade e ajuda mútua e necessita de algum grau de equivalência ou igualdade entre amigos.

A Amizade é um bem que infelizmente tem se tornado cada vez mais difícil de ser encontrado. Muitos se chamam amigos, mas a palavra já perdeu muito de seu real significado. A palavra amigo é cheia de significado como se pode ver pelo texto de I Sm. 18.1: ”Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.” Esta passagem nos mostra que uma amizade verdadeira é estabelecida por um vínculo muito forte, o vínculo do amor fraternal.

Rev. Welerson Alves Duarte