terça-feira, 19 de março de 2019

DAS TREVAS PARA A LUZ

"A revelação das Tuas palavras esclarece." Salmo 119.130.

John Henry Newman, cujo nascimento ocorreu no dia 21 de fevereiro, escreveu um belo hino (Hinário Americano) em que pede que a Luz o guie bondosamente em meio a tristezas e pesares desta vida. O hino em questão foi escrito enquanto ele viajava por mar de Roma para Marselha. Nos Estreitos de Bonifácio entre as ilhas da Sardenha e da Córsega, o navio parou por falta de ventos, e durante sete dias permaneceu imóvel. Foi durante este período difícil da viagem que, saudoso do lar, o Sr. Newman escreveu esse testemunho das trevas para a luz.

Em sua primeira adolescência John Newman duvidava de Deus e da Bíblia. Era forte de vontade e estava certo de que poderia fazer sua vida sem ajuda de ninguém. Assim ele andou sozinho em trevas.

Aos 15 anos, entretanto, John se rendeu ao Espírito Santo. Voltou-se para Deus e pediu Sua guia. Desse dia em diante John caminhou na luz.

John Newman pode ser comparado a Cristão, personagem do livro O Peregrino, de John Bunyan. Ele foi prisioneiro no Castelo da Dúvida, onde morava o Gigante Desesperança.
Cristão descobriu uma chave chamada Promessa, que podia abrir a porta do Castelo da Dúvida. Ele usou a chave e conseguiu sair para a luz da confiança em Deus. John Henry Newman também usou a chave para escapar às trevas de suas dúvidas.

Hoje, os jovens ainda são tentados a duvidar. Trevas os cercam. Uma mãe morre de câncer; um amigo fica desesperadamente paralítico num desastre de carro; um respeitável líder deixa a igreja. Por que Deus permite que tais coisas aconteçam? eles perguntam. A vida não faz sentido e eles se veem cercados de pesares. Precisam, justo então, usar a chave chamada Promessa.

Se você começar a duvidar do amor de Deus, abra sua Bíblia, comece a ler, e verá como o Espírito Santo o guiará para a luz. Ele dará a você uma promessa capaz de abrir a porta que leva das trevas para a luz.

The People Behind Our Hymns, Donald W. Mckay, págs. 68-70.
The Church Hymnal (Hinário Americano), n° 403.

Nenhum comentário: