domingo, 15 de setembro de 2024

CONFIE NO PODER DA PROCLAMAÇÃO

O pastor Josué Brandão relata que certa vez foi convidado a pregar em Ubaitaba, no sul da Bahia. O evento seria realizado em um clube. Chegando lá, um aguaceiro terrível desabava dos céus, e, num clube em que cabiam 1.500 pessoas, havia apenas em torno de 50. Mesmo entristecido, o pastor resolveu dar o seu melhor e pregou poderosamente. No entanto, ao ir embora, era patente a sua frustração.

Anos depois, o pastor foi novamente pregar por aquela região. Após o culto, enquanto autografava alguns livros que levara para vender, um homem que até ali aguardava ansiosamente na fila, ao apresentar seu volume para ser autografado, disse:

— Eu sou fruto de uma pregação do senhor. 

No que o pastor Brandão, feliz, deu glória a Deus. O indivíduo continuou:

— O senhor se lembra do dia em que foi pregar num clube em Ubaitaba, há alguns anos? Chovia muito naquela noite, e praticamente ninguém compareceu ao evento.

— Como não me lembraria, meu irmão? Lembro, com certeza!

— Naquela noite, enquanto o senhor pregava, eu, um alcoólatra, estava deitado na calçada do clube, e ouvi toda a sua pregação. Naquela mesma noite, ali na calçada, recebi a Jesus em meu coração. Hoje eu sou um obreiro aqui da casa do Senhor.

Confie no poder de Cristo para salvar, manifesto na proclamação do evangelho.

Pastor Josué Brandão

PARA TODOS


 

sábado, 14 de setembro de 2024

CRESCENDO FORA DO AQUÁRIO

"e o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros" 

1 Tessalonicenses 3:12


Um rapaz estava mergulhando em busca de peixes exóticos para colocar em aquários. Ele contou que um dos mais populares peixes de aquário é o tubarão. Ele explicou que se ele for confinado, ainda pequeno, seu crescimento será proporcional ao aquário. Ele poderá medir cerca de 15 centímetros quando estiver plenamente desenvolvido. Porém, se o tubarão for solto no oceano, crescerá até seu tamanho normal de cerca de três metros.

Isso acontece também com muitos que abrem o coração para Jesus. São cristãos atraentes, de 15 centímetros, que nadam em círculos dentro de uma poça. Mas, se forem colocados dentro de uma arena maior, entre toda a criação, crescerão bem mais e se tornarão verdadeiramente grandes.

Que tipo de crescimento temos experimentado em nossa vida cristã? Temos limitado nosso campo de testemunho às quatro paredes de nossa igreja ou temos nos oferecido a Deus para que a beleza de Cristo seja vista em nós até os confins da terra?

O amor de Deus tem sido vivenciado por nós no tamanho de quinze centímetros, limitado à nossa família e alguns irmãos da igreja ou tem ultrapassado as margens de nossa pequena poça e transbordado no oceano de nosso dia-a-dia, alcançando tanto os já amigos como aqueles que, em Cristo, poderão vir a ser?

Deus é poderoso e quer fazer sua vida brilhar em águas muito maiores. Creia nisso e você será muito mais feliz.

Paulo Roberto Barbosa

VENCER É...


sexta-feira, 13 de setembro de 2024

A URGÊNCIA E A SIMPLICIDADE DO EVANGELHO

Era uma noite de quarta-feira e eu estava voltando para casa após o expediente, passando por uma estrada sinuosa e escura. Depois de uma das curvas, vi alguns carros de polícia e um helicóptero mais adiante. Um carro havia batido numa árvore. 

Os bombeiros teriam que cortar as ferragens retorcidas para retirar o motorista que tinha 19 anos. Os paramédicos inseriram sondas no rapaz numa tentativa de estabilizá-lo. Olhei para aquela roda de bombeiros e paramédicos e Deus falou ao meu coração. Fui para o meio da roda, ajoelhei-me ao lado do rapaz e percebi que ele não conseguia falar. Perguntei se ele podia me ouvir. A resposta positiva foi um gemido. Eu sabia que tinha poucos segundos antes de o rapaz ser removido. “Se você puder responder afirmativamente a estas perguntas com sinceridade de coração, Deus entrará em sua vida hoje”, eu disse. Em seguida, perguntei: 

“Você é pecador?” Ele indicou que sim com um gemido. 

“Você quer receber perdão pelos pecados?” Ele indicou que sim. 

“Você crê que Jesus morreu na cruz por você e ressuscitou?” Outra resposta afirmativa. 

“Você está disposto a entregar-se a Jesus?” Outra resposta afirmativa com a voz embargada. 

“Você aceita Jesus Cristo como Senhor da sua vida e do seu coração?” E finalmente um gemido pela quinta vez. Aquele jovem, cuja vida estava por um fio, aceitou Jesus naquele instante. 

O jovem veio a falecer no dia seguinte. 

De uma coisa tenho certeza: se este jovem foi sincero nas respostas, ele hoje está andando nas ruas de ouro e dizendo: “Puxa! Essa foi por muito pouco!” Ainda bem que eu estava preparado para compartilhar a simplicidade do evangelho. E você, está preparado? 

William Fay e Ralph Hodge
Como Evangelizar Sem Medo

vazio

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

USA-ME

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

1 Pedro 5:6-7

Conta-se a história de uma jovem que se preparava para ser professora. Exatamente quando a vida parecia sorrir e desdobrar-se perante ela, como uma grande esperança, descobriram que ela estava leprosa. Isto significava o seu afastamento de tudo que ela conhecia e amava. A sua tristeza foi imensa. Parecia que não restava um facho de esperança para a sua existência. Nesta terrível agonia e miséria da alma, a jovem invocou o Senhor, em oração, e um raio de luz penetrou seu coração.

Ela alcançou a nobreza de espírito que a levou a dizer: "Não a minha vontade, mas a Tua, Senhor". Neste espírito, ela deu entrada no leprosário, não como vitima das circunstâncias, mas para usar os seus talentos num serviço altruísta. Sujeitando-se à vontade de Deus, ela encontrou paz.

O apóstolo Paulo não estava contente com as circunstâncias que o cercavam, mas contentava-se com o que tinha, porque era obediente à vontade do Senhor. Nós criamos o nosso próprio mundo. A felicidade vem de dentro para fora e não de fora para dentro. A estrada da vida está congestionada pelo de número de descontentes, desajustados, infelizes que tentam suportar circunstâncias de suas vidas, ao invés de usá-las para a glória de Deus.

Gladis Sanborn Wagoner (Indiana, E.U.A.)

AGRADAR A DEUS

 

terça-feira, 10 de setembro de 2024

MAIS QUE DEZ CENTAVOS

"Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente" 

Salmos 16:11 

Um homem foi com seu filho para a igreja. Após o serviço religioso, o homem reclamou com seu filho pelo fato da reunião ser muito longa. Seu pequeno filho disse: "Papai, eu acho que foi muito bom. Afinal, você teve que pagar apenas uma moeda de 10 centavos."

O que temos oferecido ao Senhor pelas incontáveis bênçãos que nos tem dado? Temos mostrado gratidão, regozijo, um louvor verdadeiro, ou, como o homem de nossa ilustração, apenas murmuração?

Deus tem feito grandes coisas na vida daqueles que O tem no coração. Muitos lares têm sido preenchidos com gozo e alegria. Muitos perdidos têm sido achados e transformados. Muitas lágrimas têm sido substituídas por sorriso e canto. Muitos lugares tenebrosos agora se apresentam claros e brilhantes. Muitas cenas de fracasso agora apresentam cantos de espetaculares vitórias.

E nós, cristãos, temos reconhecido o quão maravilhoso é ter Jesus conosco? Temos oferecido a Ele o nosso melhor? Ou apenas 10 centavos de nosso tempo? Ou apenas 10 centavos de nosso amor? Ou apenas 10 centavos de nosso louvor? Ou apenas 10 centavos de nosso tempo de oração? Ou apenas 10 centavos de leitura de Sua Palavra?

O Senhor espera que o Seu povo compreenda o Seu amor, o Seu sacrifício, o Seu desejo de que ninguém se perca e que todos sejam salvos. O Senhor espera que estejamos no templo com o coração aberto, com lábios gratos, com um coração jubiloso pelo privilégio de sermos, em Cristo, filhos de Deus. O Senhor espera que estejamos em Sua presença com grande regozijo, e que entendamos que esse tempo é o melhor tempo de nossas vidas.

O Senhor vale muito mais que 10 centavos! Para mim Ele vale todo o meu coração... toda a minha vida! 

Paulo Roberto Barbosa

ESCRAVO

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

REINANDO COM CRISTO

A história de Deus termina com você, eu, todos os seus filhos vivendo, governando, jantando e servindo com ele em um mundo perfeito. No livro final da Bíblia, estas palavras são ditas a Jesus: “Você foi morto, e com o seu sangue comprou para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. Você os fez reino e sacerdotes para servirem ao nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra” (Apocalipse 5:9-10).

Esse é você, meu amigo. A parada final no seu itinerário celestial envolve não apenas o Éden, mas uma posição de autoridade no jardim de Deus. Faça uma pausa e deixe essa promessa penetrar: você reinará com Cristo. O propósito e o plano de Deus para você podem começar nesta vida, mas não serão totalmente realizados até a vida por vir.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Reigning with Christ”

DRAMAS


domingo, 8 de setembro de 2024

A DIREÇÃO CERTA

Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: "Este é o caminho; siga-o".

Isaías 30:21

É de grande importância andarmos pelo caminho verdadeiro; no entanto, convém notar que toda estrada possui duas direções e é preciso sabermos qual o rumo certo.

Um viajante que se encontrava nas montanhas Adirondack, em viagem para Chestertown, viu-se, ao cair da tarde, perdido numa estrada desconhecida. 

Dirigindo-se lentamente a um estábulo próximo, ouve um ruído e interroga sem ver ninguém: "É este o caminho certo para Chestertown?" Não recebendo resposta, insiste ainda com sua pergunta, e lhe responde o leiteiro que estava lá dentro do estábulo: "Sim; é o caminho, porém, não sei que direção você está tomando." 

Watchmann – Examiner.

PASSAR NO TESTE

 

sábado, 7 de setembro de 2024

UNIÃO TOTAL

“Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.” 
Mateus 19.6a

Na bonança é gostoso ser unido e compartilhar! Mas, nas tempestades, quando é preciso levar fardos pesados uns dos outros (Gl 6.2), a história muda! Porém, o Criador insiste nesse ponto. Seu lema não é ‘cada um por si e Deus por todos’. Assim cada casal é chamado a dividir tudo, inclusive os fardos! 

E como se faz isso? Certamente não com fingimento! 

Num convívio tão próximo como o de marido e mulher, nossa pecaminosidade não desaparece. Ao contrário, ali ela se manifesta. Por isso a Palavra de Deus recomenda: Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo (Ef 4.26s.). O prazo para sentar e conversar é o pôr-do-sol, o fim do dia. Deus quer que resolvamos hoje mesmo nossos atritos, pois, do contrário, o Seu inimigo vai aproveitar a brecha para pôr suas cunhas! 

Aliás, o nome diabo provém do grego e significa: o que divide, confunde! Essa é exatamente a especialidade do inimigo de Deus: dividir e confundir! Faz-nos reparar na mínima falta do outro enquanto nos cega completamente para os próprios erros. 

Como não cair nessa arapuca a cada desencontro? A recomendação é: ...confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz (Tg 5.16). Nós mesmos não podemos inverter nosso modo natural de ver, mas o Espírito Santo quer e pode operar que o faltoso enxergue e confesse a sua falta. E quem sofreu falta, pelo Espírito clame a Deus pelo perdão do parceiro. A quem age assim Jesus promete: “Se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus” (Mt 18.19).

Oração: Senhor, concede-nos, como casal, viver união plena!

Devocional Orando em Família

NÃO É MAIS DOR


sexta-feira, 6 de setembro de 2024

UMA AMIZADE VERDADEIRA


No dia 20 de julho foi comemorado o dia da amizade, dia em que muitas mensagens foram trocadas entre amigos. Recebi algumas mensagens muito interessantes o que me levou a refletir sobre a amizade verdadeira. Lembrei-me então de dois personagens bíblicos em especial, Davi e Jônatas. A amizade entre Jônatas e Davi era uma aliança de amor, um exemplo de amizade que tem muito a nos ensinar sobre o real significado e importância da amizade verdadeira.

Na literatura das ciências sociais que tratam sobre o tema, a amizade é vista em geral como uma relação afetiva e voluntária, que envolve práticas de sociabilidade e ajuda mútua e necessita de algum grau de equivalência ou igualdade entre amigos.

A Amizade é um bem que infelizmente tem se tornado cada vez mais difícil de ser encontrado. Muitos se chamam amigos, mas a palavra já perdeu muito de seu real significado. A palavra amigo é cheia de significado como se pode ver pelo texto de I Sm. 18.1: ”Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.” Esta passagem nos mostra que uma amizade verdadeira é estabelecida por um vínculo muito forte, o vínculo do amor fraternal.

Rev. Welerson Alves Duarte

A AMIZADE

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

CULPA

Ouvi a história de um garoto que, sem querer, matou o passarinho preferido de sua vovó com seu estilingue. Não achando que alguém estivesse vendo, ele pegou o pássaro e enterrou. O que não sabia é que sua irmãzinha estava vendo tudo. 

Toda vez que a vovó mandava a garota fazer uma tarefa em casa, ela ameaçava o irmão dizendo: 

— Faça isso para mim, senão eu conto sobre o passarinho!

Depois de um tempo, já cansado de tanto trabalhar, o garoto chegou a sua vovó e disse:

— Vovó, eu quero te confessar algo, eu matei o seu passarinho.

A velhinha disse:

— Meu querido, eu sei! Eu vi tudo! Eu perdoei você! Só queria ver quanto tempo você aguentaria viver debaixo dessa escravidão!

Fonte: https://comentariosbiblico.wordpress.com

CULPADO

terça-feira, 3 de setembro de 2024

OS ENFERMOS

Estando um bispo da Igreja Metodista Episcopal do Sul a bordo do vapor "New Orleans", uma noite ele viu um homem bater furtivamente em um quarto, abrir e fechar a porta abruptamente, passado algo para o interior, mas sem entrar. Pelo modo assustado daquele que colocara algo para dentro do quarto, ele suspeitava que fosse um caso de febre amarela, e depois de falar aos oficiais do navio foi informado de que era um padre católico que contraíra essa doença terrível. 

Ele insistiu para que ele fosse autorizado a entrar na sala e, quando abriu a porta, o cheiro repugnante do recinto o paralisou por um momento. Ao entrar, encontrou um homem prestes a morrer. Por vinte e quatro horas não tinham lhe dado mais do que um copo de água. Mas qual foi a surpresa do bispo em encontrar não um padre católico, mas um ministro bem conhecido de sua própria denominação! Ele cuidou daquele moribundo e foi o instrumento de Deus para recuperar sua saúde. Ele arriscou sua vida para salvar a de um estrangeiro doente; mas inesperadamente salvou um amigo. Alguns terão uma surpresa tão agradável quando Jesus, em sua vinda, lhes disser: “Estive doente e você me visitou.” 

Arnold/500 Ilustraciones Cristianas
Bibliopedia

A ARTE DE VIVER


 

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

PRONTO PARA IR

Quinhentos anos atrás, os marinheiros temiam o horizonte. Navegue muito longe e corra o risco de cair da borda. Os espanhóis tinham domínio sobre ambos os lados do Estreito de Gibraltar. Em sua margem mais estreita, onde a África pode ver a Europa, eles ergueram o Pilar de Hércules, um enorme marcador que continha em sua pedra. “Nada Mais Além”. Mas então veio Colombo e a viagem de 1492. A descoberta do novo mundo abriu as portas ocidentais da Espanha. Eles pegaram a frase latina “Nada Mais Além”, removeram a primeira palavra e imprimiram este slogan em suas moedas: “Mais Além”.

Você foi feito para ir “Mais Além”. Você foi feito para explorar o que acontece a seguir. É tudo sobre esperança. É tudo sobre ele. Vamos ter certeza de que estamos prontos para ir.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Good to Go”

AMAR


domingo, 1 de setembro de 2024

O QUE NOS ESPERA ADIANTE

Há uma razão pela qual o para-brisas é maior que o espelho do carro. Seu futuro importa mais do que o seu passado.

A graça de Deus é maior que o seu pecado. Você pensou que o problema era seu calendário, seu casamento, seu emprego. Na realidade, é esta culpa não resolvida! Não dê espaço para ela. Não se afogue no bojo da sua própria condenação. O que você fez não foi bom. Mas seu Deus é bom e ele lhe perdoará. Ele está pronto para escrever um novo capítulo em sua vida. Diga com Paulo “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14 NVI).

Sua salvação tem nada a ver com seu esforço e tudo a ver com a obra completa de Cristo na cruz. Regozije-se na misericórdia do Senhor!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “What Lies Ahead

SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SALVAÇÃO