segunda-feira, 31 de março de 2025
domingo, 30 de março de 2025
A PALAVRA NÃO VOLTA VAZIA
O pastor Marcus Paula conta que certo seminarista saiu para distribuir folhetos evangelísticos. Um grande milagre aconteceu naquele dia. Quando um incrédulo amassou um dos folhetos e o lançou no ar em rejeição à mensagem, o vento levou-o a um trabalhador, que limpava feijão com a peneira. Aquela mensagem tinha destino certo. A Palavra jamais volta vazia. O folheto caiu sobre a peneira bem no momento em que eram suspendidos os feijões. Como este fato, incomum, chamou-lhe a atenção, ele parou para pegar o folheto. Desamassou-o e começou a ler. O título do
folheto era: “Aonde você passará a Eternidade?”. O coração daquele homem
desmanchou-se com esta questão. Quando terminou a leitura, ele estava em lágrimas. Caiu de joelhos ali mesmo, no meio dos feijões, e se entregou a Jesus.
Edino Melo - 1001 Ilustrações para Sermões
sábado, 29 de março de 2025
ERA RICO E NÃO SABIA
quinta-feira, 27 de março de 2025
LONGAS LISTAS E LIXO FEDORENTO
Egoísmo, arreda! Inveja, cai fora! Levar pensamentos cativos é negócio sério. Ao invés de guardar seus pensamentos amargurados, guarde os pensamentos doces. Faça uma lista das misericórdias de Deus; das tantas vezes que ele lhe abençoou… as muitas vezes em que lhe perdoou. E você descobrirá seus pensamentos dando lugar a dias mais felizes.
quarta-feira, 26 de março de 2025
terça-feira, 25 de março de 2025
segunda-feira, 24 de março de 2025
DEUS É O NOSSO GUIA
Você se identifica com isso? Claro que sim. Todos nós já coçamos a cabeça uma ou duas vezes. Pego o emprego, ou deixo-o? Uma das perguntas da vida do tamanho de um gigante é “Como saber o que Deus quer que eu faça?” Em 2 Samuel 2:1 Davi pergunta ao Senhor: “Devo ir para uma das cidades de Judá?” “Vá.” Davi disse, “Onde devo ir?” Ele adquiriu o hábito de consultar Deus antes de tomar decisões. Nós fazemos o mesmo, e o Deus que guiou Davi nos guia.
Você é como eu? Você fica confuso? Salmo 32:8 é a promessa que você precisa: Deus diz, “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir.” Todos nós precisamos dessa promessa, não é?
domingo, 23 de março de 2025
PORQUE DEUS TANTO AMOU O MUNDO
A vida, às vezes, parece cair aos pedaços. Parece irreparável. Mas vai ficar tudo bem. Como você pode saber? Porque, como João 3:16 diz, “Deus amou o mundo de tal maneira”.
Esses são os braços de Deus que você sente. Confie nele. Acredite nele. Permita que o único tomador de decisões no universo o conforte. Como ele não tem necessidades, você não pode cansá-lo. Como ele não tem idade, você não pode perdê-lo. Já que ele não tem pecado, você não pode corrompê-lo.
Paulo disse em Romanos 8:31: “Se Deus é por nós, quem será contra nós”. Se Deus pode fazer um bilhão de galáxias, ele não pode fazer o bem do nosso mal e dar sentido às nossas vidas vacilantes? Claro que ele pode! Ele não está apenas vivo, mas ele é a própria vida. João 5:26 nos confirma: “O Pai tem vida em si mesmo”. Ele é Deus! E Deus te ama.
sábado, 22 de março de 2025
O VIOLINISTA
Um jovem violinista estava prestes a fazer sua primeira apresentação e estava muito animado. O auditório estava lotado e cada música que ele tocava era aplaudida entusiasticamente. A multidão estava enlouquecida e ele agradecia todos os aplausos, mas não parecia estar muito impressionado.
Durante todo o tempo, ele mantinha os olhos fixos na galeria. Quando tocou as últimas notas, um ancião na galeria fez um sinal de aprovação com a cabeça. Naquele momento, o jovem músico finalmente pareceu satisfeito e seu rosto se iluminou de felicidade.
Para ele, o que realmente importava era receber a aprovação do seu mestre, e não os aplausos da multidão. Ele tinha esperado ansiosamente pelo momento em que seu mestre reconheceria seu talento e finalmente tinha acontecido.
“Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” – Filipenses 3:14
Fonte: sitedopastor.com.br
sexta-feira, 21 de março de 2025
CRUZAR OU NÃO OS MARES?
quinta-feira, 20 de março de 2025
A MAIS BELA FLOR
“A mais bela flor” é o título desta bela história que teria se desenrolado por volta do ano 250 a.C., na China antiga.
Um certo príncipe da região de Thing-Zda, norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.
Sabendo disso, ele resolveu fazer uma “disputa” entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua auspiciosa proposta.
No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.
Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.
Ao chegar em casa e relatar o fato a jovem, espantou-se ao ouvir que ela pretenderia ir a celebração, e indagou incrédula: – Minha filha, o que achas que fará lá ? Estarão presentes todas as mais belas e ricas mocas da corte. Tire esta ideia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura.
E a filha respondeu: – Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz, pois sei que meu destino é outro.
À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas mocas, com as mais belas roupas, com as mais belas joias e com as mais determinadas intenções.
Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio: – Darei, para cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.
A proposta do príncipe não fugiu as profundas tradições daquele povo, que valorizavam muito a especialidade de “cultivar” algo sejam costumes, amizades, relacionamentos etc.
O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura pois sabia que se a beleza das flores surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.
Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem de tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido e dia a dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor.
Por fim, os seis meses haviam passado e nada ela havia cultivado, e, consciente do seu esforço e dedicação comunicou a sua mãe que independente das circunstancias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além do que mais alguns momentos na companhia do príncipe.
Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, ao lado da demais pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, de todas as mais variadas formas e cores. Ela estava absorta, nunca havia presenciado tal bela cena.
E finalmente chega o momento esperado, o príncipe chega e observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção e após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.
As pessoas presentes tiveram as mais inusitadas reações, ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado, então, calmamente ele esclareceu: – Esta foi a única que cultivou a flor que a fez digna de se tornar uma imperatriz, a flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32
Fonte: A história real se deu com Zhuang Zhou, também conhecido como Zhuangzi ou ainda Chuang Tzu. Este era filósofo Chinês taoísta, e o teste é conhecido como “O Teste das Moedas de Jade”
quarta-feira, 19 de março de 2025
OS PORQUÊS
Extraído do livro Mananciais no Deserto
terça-feira, 18 de março de 2025
QUANDO VOCÊ SE COMPARA E COMPETE
Um menino chamado Adão queria ser como seu amigo Bob. Adão amava o jeito que Bob andava e falava. Bob, porém, queria ser como Charles. Havia algo nos passos e no sotaque de Charles que o intrigavam. Charles, por sua vez era impressionado com Daniel. Charles queria a aparência e o jeito de falar de Daniel. Daniel, supreendentemente, também tinha um herói: Adão. Ele queria ser como Adão. Então Adão estava imitando Bob, que estava imitando Charles, que estava imitando Daniel, que estava imitando Adão! Afinal, tudo que Adão precisava fazer era ser como ele mesmo.
Fique na sua própria faixa. Nada de bom acontece quando você se compara e compete. Deus não lhe julga de acordo com os talentos dos outros. Ele lhe julga de acordo com os seus talentos. A régua de Deus para medir a sua fidelidade é o quanto você é fiel com seus próprios dons.
segunda-feira, 17 de março de 2025
domingo, 16 de março de 2025
QUANDO DEUS ENTROU NO TEMPO
Eu fico pensando, será que ele foi tentado a se aproveitar da sua infinidade? Quando a chuva esfriou o corpo dele, será que ele foi tentado a mudar o tempo? Se alguma vez ele cogitou esta possibilidade, ele nunca cedeu à tentação.
Nenhuma vez o Cristo usou seus poderes sobrenaturais em benefício próprio. Com uma palavra ele podia ter transformado o chão duro num cama fofa, mas ele não o fez. Com um aceno da mão dele, ele podia ter jogado o cuspe dos seus acusadores de volta nos seus rostos. Com um levantar da sobrancelha, ele podia ter paralisado a mão do soldado que trançou a coroa de espinhos. Mas Jesus não o fez!
sábado, 15 de março de 2025
ACREDITAR NOS SONHOS
sexta-feira, 14 de março de 2025
É TUDO OU NADA
Numa certa manhã, uma criança sai de sua casa e atravessa a rua em direção a uma mercearia, ao chegar lá ela pede para dono do estabelecimento um copo de água. A criança bebe a água, agradece e deixa um papelzinho dobrado sobre o balcão, o dono da mercearia abre o papel e lê o que está escrito: “NADA”.
Ele fica intrigado, pensativo!
Na hora do almoço, a criança volta e, novamente, pede um copo de água. O homem lhe dá a água e, sem ele perceber, a criança sai, mas, antes, deixa mais um papelzinho escrito “NADA”.
O homem fica mais intrigado ainda!
No final da tarde, a criança vem novamente, mas desta vez o homem se antecipa e já põe o copo de água no balcão e fica aguardando. Ela pede a água e, de novo, tentando não chamar a atenção, põe outro papelzinho dobrado no balcão. O homem corre lá e pega o papel escrito “NADA”.
Ele chama a criança e indaga ela: “— Menino, por três vezes você veio aqui hoje pedir água e deixou estes papeizinhos! Quem escreveu estes bilhetes? O que significa isso, é uma brincadeira, uma travessura, uma chacota?”.
A criança lhe responde atentamente:
” — Não, moço! Eu jamais faria isto!”.
” — O que é, então?” insiste o homem.
“— Sabe o que é, moço, não temos nada para comer em casa. Minha mãe e meus dois irmãozinhos estão com fome. A água que o senhor me deu foi tudo que eu “comi” hoje. Eu ia pedir a sua ajuda, mas estava com muito medo, então escrevi este bilhete. Desculpa, moço, não vou mais incomodar o senhor”.
Já comovido, o homem pergunta aonde o menino mora e o deixa ir embora. Ele fecha o estabelecimento, enche algumas caixas com suprimentos para aquela família e vai até lá com o seu carro.
Foi indescritível a emoção daquele momento, estampada nos olhos do menino. Ele e sua mãe agradeceram várias vezes e desejaram muitas bênçãos celestiais ao comerciante.
Na saída, o menino entregou outro bilhetinho para o homem. Nele estava escrito “TUDO”.
O comerciante volta para a sua casa com a alma elevada, mas com uma dúvida na cabeça. O que significa aquele “TUDO”? Seria “Obrigado por tudo?”, ou, quem sabe, “Agora temos tudo?”, ou, ainda, o discurso completo do menino: “Não temos NADA para comer, em casa falta TUDO”?
Só o menino saberia responder isso. O que sabemos, com certeza, é que ele já havia escrito aquele bilhete “TUDO” antes mesmo do homem lhe dar o primeiro copo de água naquele dia.
Muitas são as aflições do justo, mas de todas o Senhor os livra.
Salmos 34.19
Fonte: https://sitedopastor.com.br
quinta-feira, 13 de março de 2025
A PRÁTICA DO EVANGELHO
Ezequiel 33.32
Estava um missionário falando a um grupo de hindus. De súbito, uma das senhoras se levantou e retirou-se. Pouco depois voltou, ouvindo com mais atenção que antes.
No final do culto, o missionário lhe perguntou o motivo de sua saída.
- O senhor sabe - respondeu ela - eu fui perguntar a um de seus servos se o senhor realmente pratica as coisas que prega. Ele me afirmou que sim, e eu voltei mais interessada que antes. E estou ansiosa por ouvir mais de alguém que vive aquilo que ensina aos outros.
Fonte: http://conbcd.com.br
quarta-feira, 12 de março de 2025
VENDO COM OLHOS DIFERENTES
Veja seus inimigos não como fracassos, mas como projetos de Deus.
Deus ocupa o único assento na corte suprema do céu. Ele usa o manto e se recusa a dividir o martelo de juiz. “Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: ‘Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor.” (Romanos 12:19). Justiceiros retiram e substituem Deus. “Eu não tenho certeza de que você consegue resolver isso, Senhor. Talvez você punirá muito pouco ou muito lentamente. Eu mesmo cuidarei disto, obrigado.”
Ninguém tinha um senso de certo e errado mais claro do que o perfeito Filho de Deus. Somente Deus realiza julgamentos corretos. Vingança é Seu trabalho. Dê graça, mas se necessário, mantenha distância. Você pode perdoar o marido abusivo sem viver com ele. Perdão não é tolice. Perdoar é simplesmente escolher ver seu ofensor com olhos diferentes.
segunda-feira, 10 de março de 2025
“JISU MASIH KI JAI”: LIBERTO DAS GARRAS DE KALI
O autor destas palavras pertencia a uma quadrilha de assaltantes, que por muitos anos assolava os viajantes, atacando-os e roubando-lhes tudo que possuíam. Invocavam as bênçãos da sanguissedenta deusa Kali, e dividiam os lucros com os seus sacerdotes. Mas chegou o dia em que Lachman ouviu o evangelho de Jesus Cristo, cuja mensagem de amor e perdão o fez uma nova criatura, estimada e apreciada por todos. Nesta ocasião, seu único filho, um esbelto rapaz de quinze anos, acabara de fazer a sua profissão de fé, na Igreja de Cristo.
O grupo de cristãos da vila ergueu sua voz num cântico alegre, dizendo: "Jisu Masih ki jai", que significa "vitória por Jesus Cristo".
N. de Barros Almeida - Coletânea de Ilustrações
O TREM DA ALEGRIA
sábado, 8 de março de 2025
ONDE ESTÃO AS DÉBORA DESSA GERAÇÃO?
sexta-feira, 7 de março de 2025
SOSSEGA CORAÇÃO
“Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.”
quinta-feira, 6 de março de 2025
ASSALTADO TRÊS VEZES
quarta-feira, 5 de março de 2025
CORRER É NOSSA TAREFA, VENCER É...
"não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel"
Isaías 41:10
Um ator conversava, preocupado, com o diretor do filme onde seria protagonista. Disse o ator: "Estou aflito com aquela cena onde participo de uma competição onde terei de vencer uma corrida de mil metros. Sou péssimo em corridas". O diretor, com muita calma, disse: "Sua tarefa é correr entre os outros participantes. A minha é de fazê-lo chegar em primeiro lugar."
Assim é nossa tarefa no mundo em que vivemos. Temos que procurar ser uma bênção nas mãos de Deus, viver de maneira correta e honesta, enfrentar os obstáculos e dificuldades do dia-a-dia com fé, aproveitar as oportunidades para falar da salvação de Cristo. O poder para que tudo isso seja possível e sejamos vitoriosos é tarefa do nosso Senhor Jesus Cristo.
Quando confiamos em Deus, o que é aparentemente muito difícil se mostrará perfeitamente fácil. As tempestades violentas se transformarão em dias ensolarados. Os caminhos cheios de obstáculos se tornarão lisos e tranquilos para nós. Os portões dos Céus, fechados para o pecado se abrirão por constatarem que fomos perdoados pelo amor do Pai e pelo sacrifício de Cristo na cruz do Calvário.
A nossa tarefa é confiar e deixar tudo nas mãos do Senhor e a parte do Senhor é cumprir cada uma de Suas promessas existentes nas Sagradas Escrituras.
O ator de nossa ilustração estava aflito e, se você também está, tranquilize-se. Deus já tem pronta a sua vitória.
Paulo Barbosa
terça-feira, 4 de março de 2025
SELADOS POR DEUS
Como pais, quando nossos filhos tropeçam, nós não os renegamos. Podemos disciplinar ou corrigir, mas cortá-los da nossa família? Não podemos. Eles são ligados biologicamente a nós. Aqueles que nasceram com o nosso DNA morrerão com ele.
Deus, nosso Pai, cria um relacionamento igual conosco. Uma vez salvos, nós nos tornamos, como diz João 1:12, “filhos de Deus.” Ele altera a nossa linhagem, redefine nosso parentesco espiritual, e ao fazer isso, assegura a nossa salvação. Paulo diz “Quando vocês creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa.” (Efésios 1:13). E uma alma selada por Deus está segura! Deus pagou um preço alto demais para nos deixar em perigo.
Novamente, uma lembrança de Paulo, de Efésios 4:30: “vocês foram selados para o dia da redenção.” Que diferença esta segurança faz!
segunda-feira, 3 de março de 2025
LUZ DE CRISTO
O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou.
Mateus 4:16
Ouvi falar que em uma das ilhas do pacífico, existe uma igreja, com a fotografia do missionário escocês Peter Milne (1834 - 1924). Sob a moldura gravaram a seguinte frase: "Quando ele chegou, não havia luz. Quando ele morreu, não havia trevas".
É incrível o poder que temos sobre outras pessoas. Elas são atingidas pelo que fazemos ou dizemos. Nosso corpo, nossa boca, nossas ideias podem propagar luz aos que nos cercam. Coisas boas e positivas podem jorrar de nós.
No entanto, o inverso também é verdadeiro, podemos desencadear muita escuridão sobre os outros - medo, dor, sofrimento, desencanto, traumas são exemplo ruins do que nossas obras podem causar.
É preciso de vez em quando analisarmos, com toda sinceridade do coração: como estamos vivendo nesta terra? Espalhamos luz ou trevas?
Fandermiler da Cunha Freitas
domingo, 2 de março de 2025
O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA
Alguns historiadores agrupam Cristo com Maomé, Moisés, Confúcio e outros líderes espirituais. Mas Jesus se recusa a compartilhar a página. Em João 14:6, Jesus declara: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Ele poderia ter marcado mais pontos como politicamente correto se tivesse dito: “Eu sei o caminho” ou “Eu mostro o caminho”. No entanto, ele não fala do que faz, mas de quem ele é: eu sou o caminho!
Seu discípulo Pedro anunciou: “Não há salvação em nenhum outro! Deus não deu outro nome debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos”. Acreditar em si mesmo? Não. Acredite nele. Acreditar neles? Não. Acredite nele. E João 3:16 promete aos que nele crerem que não perecerão, mas terão a vida eterna. Acredite nele. Acredite naquele que ele enviou.
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Way, the Truth, and the Life”
sábado, 1 de março de 2025
RECEBER JESUS
“Você quer aceitar Jesus? Se a resposta do pecador for ‘sim’, nós declaramos que ele está salvo…” ESSE NÃO É O EVANGELHO DE JESUS CRISTO. Aliás, essa metodologia evangelística tem causado mais estragos no cristianismo do que qualquer heresia introduzida por todas as seitas que existem no mundo. Milhões de pessoas no Brasil, cujo as vidas nunca foram transformadas, acreditam ter nascidas de novo, porque nós reduzimos tanto o evangelho de Cristo que agora não significa nada mais do que uma simples oração que durará no máximo cinco minutos do seu tempo na frente das testemunhas.
A questão não é reconhecer que é um pecador, até o diabo reconhece que é um pecador e ele o faz muito bem. A questão não é aceitar Jesus. A questão é: desde que você ouviu pela primeira vez a pregação do evangelho, Deus tem operado em seu coração de tal forma que O PECADO QUE VOCÊ AMAVA VOCÊ O ODEIA? Essa é a questão. EXISTEM PESSOAS QUE ESTÃO DENTRO DAS IGREJAS, MAS NUNCA NASCERAM DE NOVO, e o culpado dessa situação lamentável são os pregadores modernos que tem reduzido tanto o evangelho de Cristo a um ritual pagão.
Receber Jesus biblicamente significa ir até ele em arrependimento e fé. Os apóstolos nunca perguntaram se alguém queria “aceitar Jesus”, mas eles bradavam em alta voz: ARREPENDEI-VOS!
Paul Washer

.jpg)

















.jpg)








.jpg)












.jpg)


