domingo, 24 de abril de 2011

TARAUACÁ

Hoje são 24 de abril. Tarauacá faz 98 anos. Podemos até pensar que não temos  muito que comemorar: ruas esburacadas, corrupção, drogas espalhadas nos quatro cantos da cidade, falta emprego, a violência cresce e se espalha rapidamente, os índices de analfabetismo são vergonhosos, só são alguns itens de uma lista vasta. Mas se olharmos realmente para o passado sem dúvida haverá motivos para louvar a Deus:

1. As filas eram muitas: de madrugada era a da carne; de manhã, a do leite, a  tarde, a do pão. E a fila do gás toda vez que a balsa chegava. Era costume todo mundo ter pelo menos 5 ou mais botijas.

2. As pontes eram as ruas. a da Aninga, a do Comércio e muitas outras. Hoje, quase todas elas tornaram-se histórias testemunhadas por antigas fotografias;

3. A luz elétrica já foi um dia coisa rara e a boa e velha lamparina e o  "moderno" lampião eram os reis da noite. Era um sonho quase impossível ter luz elétrica no campo.

4. Telefone, antena parabólica, motocicleta, carro eram coisas de rico. E como esquecer da internet, celular. É o rádio perdeu um pouco do seu reinado.

A gente pode até só olhar para o lado negativo e, dessa forma, veremos muita coisa com o que nos preocuparmos, mas não vamos nos esquecer de que, com certeza, por outro lado, a vida melhorou, e por isso, neste dia tão especial, agradeçamos a Deus pelos homens, mulheres e jovens que ajudaram a construir nossas vitórias.

Nenhum comentário: