domingo, 5 de janeiro de 2020

LAMA OU BELEZA?

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.

Mateus 6.22

Quando olhamos ao nosso redor, o que desejamos encontrar? Procuramos o que há de bom na vida ou nos detemos no que há de ruim? Sinceramente, podemos encontrar de tudo. A vida é um misto de alegria e tristeza, dor e felicidade. É o nosso mode de ver quem determina o que vemos.

Lincoln Steffens aprendeu essa verdade quando era menino. Ele estava observando um artista pintar o quadro de um rio barrento. Disse ao artista que não gostou da pintura porque havia muita "lama" nela. O artista admitiu que havia lama no quadro, mas o que ele estava vendo era a beleza das cores e os contrastes da luz nas partes escuras.

Posteriormente, Steffens disse em um de seus sermões:

– Lama ou beleza? Qual das duas procuramos enquanto caminhamos pela vida? Se procurarmos lama e feiúra, nós as encontraremos - elas estarão lá. Assim como o artista encontrou beleza no rio barrento - porque era isso o que ele estava procurando, no decorrer da vida nós também encontraremos aquilo que desejamos ver. Procurar o melhor e enxergar a beleza é a maneira certa de extrairmos o que a vida tem a nos oferecer a cada dia.

O que os seus olhos tem visto. Apenas o mal ou também tem se rendido a alegria e beleza da vida?

Nenhum comentário: