sexta-feira, 12 de julho de 2013

TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Mateus 11:29 


Jugo, ou canga, é uma trave de madeira que se coloca sobre o pescoço dos bois para puxar o carro ou o arado e, figuradamente, significa domínio, submissão. Na época de Jesus, por exemplo, a Palestina estava sob o jugo romano, ou seja, sob o domínio dos romanos.

Quando Jesus andava neste mundo, ele escolheu seus discípulos e andou com eles por 3 anos, ensinando-os a viver, agir e pensar como um cidadão dos céus. Fez milagres, curou doentes e mudou vidas sem esperança. No entanto, nem por um momento ele deixou de exigir de seus seguidores um comprometimento sério com Deus.

A Bíblia diz que muitos dos discípulos ouvindo os ensinos de Jesus disseram: "Duro é este discurso; quem o pode ouvir? ...Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele." (João 6.60 e 66)  

Seguir a Jesus nunca foi tarefa fácil, pelo contrário, sempre exigiu comprometimento, mudança de pensamento e ação. O mestre não aceitava meio termo, não existia faz de conta. Quem quisesse segui-lo tinha que tomar sua cruz.

Hoje, fico pasmo, ao ver igrejas pregando um viver completamente descompromissado com as doutrinas de Jesus. Um discípulo que vive e pensa assim não pode ser aceito pelo Mestre. Não é possível enganar a Deus! A Bíblia deixa claro que Jesus tem um jugo e Ele exige que todo aquele que decidiu segui-lo o tome sobre si.

Fandermiler Freitas

Nenhum comentário: