quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A PROSPERIDADE DE DEUS

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores... Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Salmo 1.1,3

Nunca a alma humana desejou tanto a prosperidade como nos dias atuais. Não sei se por causa do espírito capitalista que nos envolve ou da ilusão de felicidade vendida pelas propagandas. Na verdade, vivemos num mundo que nos vende a fantasia de que a felicidade é um caminho que passa sempre pelo verbo possuir. A prosperidade é a ação de somar bens e conquistas na vida, de modo que a situação final do homem é de riquezas.

A Bíblia, no entanto, define o homem próspero de um modo bem diferente. Enquanto o mundo pensa em bens e posses, Deus pensa na família e no espírito. 

Segundo Salmista, o homem bem-aventurado (feliz) tem como resultado de suas ações a prosperidade. E ser próspero neste contexto significa que ele vive em paz com o seu próximo, tem uma família feliz e serve ao Senhor. Tenho visto muitos homens prósperos segundo o mundo que trocariam toda a sua riqueza e prosperidade por um momento de paz e felicidade.

Não é raro a notícia de suicídio ou de tentativas frustradas. E quando observamos as pessoas envolvidas, algumas delas tinha tudo pra viver uma vida feliz, mas o seu coração não encontrava a paz nem tinha a esperança. O suicídio foi a forma encontrada  para amenizar o desespero e agonia da alma. 

Por isso, nem por um momento passe pela sua cabeça que ser próspero implica em ter os bens desta terra. Isso é ser rico! A prosperidade de Deus vai além do que enchem os olhos, ela implica em ter uma família feliz, um casamento feliz e uma vida de paz, alegria, mesmo que a realidade momentânea seja de dor, escassez e tristeza.

Fandermiler Freitas

Nenhum comentário: