quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

RECONSTRUINDO OS MUROS

Neemias era copeiro do rei da Pérsia. Ser copeiro naquela época, não era qualquer profissão, era um cargo de alta confiança, ele provava o vinho para saber se estava envenenado, depois dava ao rei. Sendo mês de Dezembro, Neemias recebe da parte de seu irmão, o relatório negativo de sua terra Jerusalém, bem como seus irmãos que se encontravam em total miséria. Havia acabado o cativeiro babilônico, ocorreu o primeiro regresso com Zorobabel, anos depois com Esdras,sendo reconstruído o templo, casas, porem os muros continuavam no chão, e as portas da cidade destruídas. 

Vivemos uma época muito perigosa, onde o inimigo tem destruído os lares, com: bebidas, drogas, prostituição, vícios. Aproveitando que os muros destas se encontram no chão, entram nos lares através dos meios de comunicação, ou de oportunidades, ensinando aos jovens e crianças, que o errado é o certo. Como consequência, valores importantes como: casamento, obediência aos pais, amizade, companheirismo, temor a Deus, tem cedido espaço, para vários sentimentos contrários a palavra de Deus. E o que temos visto? pessoas andando como zumbis, morando debaixo de pontes, dormindo no relento nas calçadas, viciadas nas drogas, presas em hospícios, hospitais, presídios. Tudo porque os muros, as portas de proteção, se encontram destruídas.

Ao receber a noticia de seu povo, da cidade, Neemias primeiramente: ouve, senta, lamenta, jejua e ora. Ele poderia ter ser desesperado, tentado resolver os problemas de seu jeito, ou quem sabe poderia ter ouvido, e não ter feito nada, apenas cruzado os braços. Ele orou a Deus, pedindo perdão pelo pecado do povo, pediu que Deus o prosperasse, o ajudasse, pois em seu coração, ele desejava ajudar seu povo. 

Quatro meses depois, no mês de Abril, ele se apresenta diante do rei, com o semblante triste, totalmente descaído, para oferecer vinho ao rei. Uma característica do verdadeiro cristão, é: não ser falso, não ter máscara. Neemias ao ser questionado pelo rei, pois sua tristeza estava estampada em seu rosto, temeu pela sua vida. Naquela época os reis persas mandavam matar com muita facilidade, bastava quebrar as etiquetas, o copeiro jamais poderia se apresentar triste, diante do rei. Neemias fala: "como não estaria triste, sabendo que meu povo, minha terra, estão totalmente destruídos em ruína? O rei deu oportunidade para ele pedir, o que ele precisava, e neste momento, Neemias ora a Deus, buscando a direção. 

Em seguida se apresenta ao rei, pedindo cartas para poder andar nas regiões com toda segurança, cartas para adquirir madeira para reconstruir os muros, o rei cede ao seu pedido, porque a boa mão do Senhor era com ele, não porque o rei era bonzinho,gente fina. Neemias chega em Jerusalém, anda a noite por tres dias, observando toda a situação. Conscientiza o povo que era necessário reconstruir os muros, mostrando que tudo que havia conseguido, fora com a boa mão de Deus. 

Desta forma o povo poe a mão na massa, e os muros começam a se levantar. Sabe o que acontece quando estamos na obra de Deus, fazendo a vontade do Senhor? O inimigo se levanta, tentando fazer de tudo para que possamos retroceder, desistir, afinal de contas, muro estando reparado, sem brechas, não tem como nossos corações e mentes serem atingidos. 

Quando os muros estavam sendo erguidos, Sambalate, Tobias, inimigos do povo de Israel, se levantaram, tentando fazer de tudo para que o muro da cidade de Jerusalém continuassem caídos. Para isto mandaram chamar Neemias quatro vezes, enviaram carta, aterrorizando o povo, falando mentiras, tentando a todo custo, paralisar a obra. Neemias,orientado por Deus, não deu atenção para o inimigo,continuou trabalhando, orientando o povo a trabalhar, com uma de suas mãos tendo a espada para guerrear. Em cinquenta e dois dias o muro foi reconstruído. 

Não desista, não retroceda, independente da situação que você esteja vivendo, Deus é maior, Ele nos capacita, dando-nos a armas espirituais para vencermos os gigantes que tem surgido, mostrando-nos a importância de estarmos firmes e fortes na Palavra de Deus, com nossos muros fortalecidos na Rocha que é Cristo.

Quais muros em sua vida precisam ser reconstruídos? O muro do casamento? Das finanças, dos sentimentos? Emoções? 

Deus nos mostra através de Neemias, que precisamos lutar, desistir jamais.

Daniel Parrela

Nenhum comentário: