terça-feira, 8 de março de 2016

MULHER VIRTUOSA

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.

Provérbios 31:10

Muito se tem escrito sobre a mulher. Desde as tragédias gregas, as obras de Shakespeare, aos poemas de Vinicius de Morais, os romances de John Green. Mas nada se compara ao que a Bíblia narra em Provérbio 31 sobre a mulher virtuosa.

"Mulher virtuosa quem a achará?" Será que a grande questão levantada por Salomão aqui está na raridade de se encontrar uma mulher virtuosa? Será que vivemos dias de intensas dificuldades, a tal ponto que uma mulher não se interessar mais em virtudes dignas de louvor?

Acredito que o ponto principal não é isso? Mas o quão difícil é o caminho a ser percorrido para que uma jovem torne-se uma mulher virtuosa. Nos versículos seguintes, o sábio Salomão passa a descrevê-la como uma pessoa empenhada: ela acrescenta, assume responsabilidades e não perde tempo com questões tolas.

"O seu valor muito excede ao de rubis".  O que mais se pode dizer? Que ela será amada, louvada e respeitada? Isso seria pleonasmo puro. Por isso, Salomão deixa bem claro que é melhor possuir uma mulher virtuosa do que reinos e riquezas, e aconselha aos jovens que a escolha de uma mulher para o casamento deve se dá pela virtude e não por causa da beleza ou da graça.

Fandermiler Freitas

Nenhum comentário: