quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

LENIE FOI ENGANADO

"O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido, não é sábio." 

Provérbios 20:1

Durante a última parte da década de 1800 as mulheres cristãs da América se uniram para combater as bebidas alcoólicas. Trabalhando por intermédio das igrejas e das escolas elas conseguiram suficiente apoio para levar sua luta até Washington. Lá pediram uma lei que proibisse a fabricação e venda de bebidas alcoólicas.

A décima oitava emenda tornou-se lei no dia 16 de janeiro de 1920. As casas de venda de bebida foram fechadas e os membros da União Feminina de Temperança se rejubilaram. Naturalmente, os fabricantes não ficaram felizes. Nem os frequentadores e proprietários de bares. Treze anos depois a lei foi abolida.

Hoje cerveja, vinho, whisky e gin são vendidos livremente em toda parte. Os pais estocam nas adegas ou conservam no refrigerador suas bebidas favoritas, e os adolescentes seguem-lhes o exemplo. O resultado é ruína, vidas em pedaços, lares desfeitos, e morte.

Pergunte a Jerry Rogers. Ele contará a você a respeito de Lenie.

Aconteceu na noite de festa no colégio. Alguns dos estudantes levaram bebidas alcoólicas. Lenie foi um deles. Ele convidou Jerry para subir em seu belo carro novo, tirou de debaixo do assento uma garrafa de whisky e ofereceu-lhe.

- Obrigado; eu não bebo - Jerry disse.

Mais tarde nessa noite ele se alegrou em ter tido a sabedoria suficiente para dizer não. Ele estava sentado junto ao balcão tomando chocolate quente quando ouviu sons agudos de sirene, e instintivamente sentiu que se tratava de Lenie e seu grupo.

Deixando a bebida em meio, Jerry correu para seu carro e seguiu a sirene da ambulância. Não foi muito longe antes de ver as luzes pisca-pisca dos carros da polícia rodoviária. Então viu a ambulância passar veloz à sua frente rumo ao hospital.

A uns 30m do acidente Jerry parou e desceu do carro. Lentamente ele se aproximou do local. Era o belo carro novo de Lenie. Havia capotado. A lataria estava inteiramente amassada. Jerry sentiu que ninguém poderia ter saído com vida desse acidente.

Cacos de vidro em mistura com sangue podiam ser vistos no terreno. E ali, bem no meio de tudo, a garrafa de whisky de Lenie ainda intacta, porém vazia.

World Book Encyclopedia, vol.11, págs. 28 e 29.
Creeping Madness (em português, Juventude Ameaçada, da CPB), pág. 85.

Nenhum comentário: