sexta-feira, 25 de março de 2011

EXAMINE A SI MESMO

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Mateus 7: 5
 
É tão fácil observar os erros e defeitos dos outros. Reclamamos dos filhos, dos pais, do cônjuge, dos vizinhos, dos amigos, dos colegas. Mas quando os nossos pensamentos egoístas afloram e ações não condizentes com a Bíblia praticamos, normalmente perdemos nosso olhar crítico e não somos tão rigorosos com nós mesmo.
 
Jesus nos aconselha que antes de apontar os erros do próximo devemos fazer uma análise interior de nós mesmos. Foi assim que ele resolveu o caso da Mulher adúltera. Enquanto os homens só viam apenas uma mulher errada que precisava ser apedrejada e exigiam justiça, Jesus via uma multidão com pedra nas mãos, possuidor de um coração sujo e vivendo uma vida cheia de erros. Jesus disse: se você não pecou semelhante ao que ela fez, seja o primeiro a jogar a pedra.
 
É muito fácil apontar o dedo em acusação ao próximo e seguir fingindo que somos bem diferentes dele que não aprovamos sua conduta nem praticamos suas ações. Isto qualquer um faz... Mas é difícil olhar para dentro de si antes de apontar o dedo e ser sincero o suficiente para dizer: Também sou assim.
 
Talvez não roubemos um banco, mas não devolvemos o troco a mais nos dado por equívoco, enganamos o vendedor de picolé ou refresco, não pagamos uma conta no comércio, não devolvemos o que não nos pertencem. Tudo isso é roubo, talvez em menor expressão, mas não deixa de ser roubo. Sobre isto Jesus disse: Hipócrita!
 
Diante dos homens podemos passar despercebidos e sermos considerados especiais. Mas não nos enganemos, jamais Deus vai te considerar o que tu não és. Jamais o homem pode enganar Deus.

2 comentários:

Carmina Alves disse...

Certamente que nosso Senhor, Jesus Cristo, conhece nosso interior melhor que nós mesmos. “Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.” Sl 103:14. Por isso, ele nos diz para primeiro fazermos uma autocrítica e só depois teremos condições de ajudar o próximo que errou. Sim, AJUDAR, e não apenas julgar e condenar como queriam aqueles que tentaram apedrejar a mulher adúltera. Se nós olharmos para o nosso interior, antes de acusarmos nosso irmão, estaremos em condições de levantá-lo de sua “queda”. Estaremos cumprindo outro mandamento do Pai: “Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão.” Mt 18:15. E este “repreende-o” tem que ser com sabedoria, lembrando sempre da advertência do Senhor: “Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós”.

Devemos, portanto, ter cuidado com a maneira como olhamos nosso irmão, pois, como diz o Senhor no evangelho segundo Lucas: “A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso. Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas.” Lc. 11:34 e 35.

Graças ao amor do Pai temos a Bíblia com tão sábios conselhos!!

Gleiciane disse...

Sem duvida o homem pensa passar desapercebido diante de varias situações que a vida lhe impõe, esquecendo-se de que há um Deus vivo e verdadeiro que além de ver todas as coisa julgará com justiça, e infelizmente Carmina hoje se julga mais do que se ajuda.