domingo, 10 de maio de 2015

ANA, UMA MÃE EXEMPLAR

Estamos nos aproximando do Dia das Mães. Por isso, as poesias, as homenagens e os presentes já estão sendo preparados. É muito justo. Gostaria de fazer a minha parte. Mas não o farei em forma de poesia.

Encontramos nas Sagradas Escrituras uma mãe chamada Ana. Sua história é narrada no primeiro livro de Samuel, capítulos 1 e 2. Ana era uma mãe exemplar, uma mãe que assim pode ser definida porque a maternidade vai muito além do parto.

Ana era uma mãe exemplar porque ela era piedosa. Ela era estéril, e isso não era bem visto pela sociedade. Mas em 1º Samuel 1:20, mostra que Ana concebeu um filho e deu o nome “Samuel”, que significa “do Senhor pedir”. Esta atitude demonstra que ela estava reconhecendo que seu filho tinha sido concedido por Deus, que ele era um presente divino.

Além disso, ela orava fervorosamente por um filho (1Sm 1:9-11). Ela fez até um voto (vs. 11). Este envolvia a entrega de Samuel a Deus, e muito mais que isso, que a criança seria nazireu (sobre a sua cabeça não passará navalha ).

Essa primeira característica de Ana reflete o seu relacionamento com Deus. Ela era uma mãe devotada ao seu Deus. Ela havia pedido, e Ele concedido. Seu filho poderia chamar você hoje de uma mãe piedosa, de uma mãe que tem intimidade com Deus? Timóteo poderia dizer que sua avó Lóide e mãe Eunice eram piedosas, pois possuíam uma fé sem fingimento ( 2Tm 1:3, 5 ). Fé sem fingimento nada mais é que uma característica de alguém piedoso. É alguém cuja fé em Deus é provada pelas atitudes.

Ana era uma mãe exemplar porque era cuidadosa (1º Samuel 1:21-23). Ela não queria levar Samuel para o templo antes do mesmo ser desmamado. Neste momento vemos o cuidado dela para alimentar seu filho e fortalecê-lo. Depois que Samuel desmamou, sua mãe o levou para a Casa do Senhor.

Além de demonstrar cuidado com a amamentação do filho, a mãe exemplar revelava cuidado também com as vestes do filho, pois todo ano ia até a Casa do Senhor para levar uma roupa especial para o filho. É difícil ver uma mãe que não seja cuidadosa com seu filho. Algumas são cuidadosas até demais, ao ponto de achar que uma palmadinha fará mal. Algumas mães, diferente de Ana, não fazem questão de amamentar seus filhos. Umas não fazem isto por achar incômodo, outras por causa da estética. A verdade é que as crianças devem ser amamentadas durante os seis primeiros meses de vida. Uma mãe que amamenta corretamente seu filho é cuidadosa com a saúde dele.

Poderíamos alistar outras razões por que Ana é uma mãe exemplar, mas vamos ficar nestas. Tente levar uma vida piedosa, que direciona seus filhos para Deus. Seja ainda mais cuidadosa. Fazendo assim, seu exemplo deixará marcas profundas e saudáveis em seus filhos e na sociedade.

Deus abençoe a todas as mães!

Pr. José Roberto (obrigado mãe- Antônia Figueiredo Gomes)

Nenhum comentário: