terça-feira, 24 de abril de 2012

TARAUACÁ DOS HERÓIS

Há quase 150 anos o Rio Tarauacá começou a ser conquistado. Pequenas gaiolas subiam suas águas levando intrépidos nordestinos cheios de esperanças, sonhos e anseios. Eles construíram na mata sua história, fizeram da selva sua casa e ergueram, ali, um mundo novo de ilusões.

Foi com sangue e muito suor que as primeiras casas surgiram no horizonte, que o verde da mata deu lugar ao terreiro e a plantação. Foi com coragem e pólvora que as estradas foram abertas para o corte da seringa e foi com vidas que se escreveu as primeiras linhas da conquista destas terras virgens.

Quantas cruzes foram erguidas nas matas vítima da malária, febre amarela, onça, cobras, das águas traiçoeiras? A esses heróis sem nome, sem rostos, esquecidos a sombra das grandes árvores ergo meu canto caboclo e disponho o meu mais sincero obrigado.

Hoje, Tarauacá completa 99 anos! Parabéns, minha cidade! Que os sonhos e a coragem dos teus desbravadores povoem os corações de cada um dos teus munícipes e te encha as ruas de esperança, que a fé e a bravura dos teus heróis corra viva no teu sangue, dando-te a coragem para desbravar novamente tuas terras e a força para escrever nova a tua velha história. 

Nenhum comentário: