terça-feira, 19 de junho de 2012

MINHA DOR É MOMENTÂNEA

Fui opróbrio entre todos os meus inimigos, até entre os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me viam na rua fugiam de mim. Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado. 

Salmo 31.11-12

Esse versículo me faz lembrar de alguns bêbados que eu vejo lá pelo mercado. Eles parecem viver em outro mundo, numa realidade negra e doentia. Não tem mais vida social. Estão dominado pelo vício de tal forma que esquecem a família, os amigos e passam os dias bebendo. É comum ver alguns pelo chão, outros cambaleando pelas ruas.


O mais triste não é a sua situação deplorável, mas o nosso comportamento quanto a isso: é como se eles não existissem. O salmista sentia-se assim, ele diz que as pessoas fugiam dele. Ninguém via sua dor nem sua agonia, apenas a aparência, o exterior.


Quantos de nós, hoje, se sentem assim: um vaso quebrado? Quantos de nós o coração está despedaçado? Não sentem mais a alegria de outrora nem tem mais o carinho de quem se ama. O sentimento é de que nós morremos para algumas pessoas.


O coração do Salmista vivia dias negros de muita angústia. No entanto, ele nos diz no final deste salmo que precisamos nos esforçar para seguir acreditando em dias melhores, porque Deus nunca permitirá que  a dor destrua nosso sonho e a alegria quando sonhamos seus sonhos: "Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor". 

Um comentário:

Caio Gomes disse...

Uma grande realidade dos nossos dias. É como se fosse uma reação mecânica de nossa parte sempre que observamos e vemos pessoas nesse estado!
A atitude mais certa que devemos tomar é sempre nos colocar no lugar daquela pessoa, ver quais são os seus sentimentos, suas angústias e etc...
E sempre devemos confiar em Deus e nos lembrar que o choro pode durar toda uma noite, mas a alegria vem pela manhã...
Abraços!
Deus os abençoe.