quinta-feira, 28 de abril de 2016

UMA AMBIÇÃO MAIS ALTA


Nunca deveríamos colocar nossos sonhos de sucesso como o propósito de Deus para nós", afirmou Oswald Chambers. Ele explica porque: "temos uma ideia de que Deus está nos encaminhando para um fim específico, uma meta almejada; Ele não está. Alcançar um fim específico é um mero incidente. O que nós chamamos de processo, Deus chama de fim".

Desde crianças ficamos empolgados com a história de José e de como ele foi traído pelos irmãos, vendido como escravo para uma terra estrangeira, aprisionado e, enfim, colocado como governador do Egito, tudo para conseguir salvar sua família da fome que veio durante o tempo das vacas magras. Ele passa a ser um herói nosso muito cedo, portanto, e conscientemente ou não, alimentamos a perspectiva de que há, em maior ou menor escala, um posto de governador do Egito esperando por nós em algum momento de nossa jornada.

Entretanto, desconsideramos o fato de que Deus poderia ter resolvido o problema da fome de outra forma qualquer, começando por evitar a própria seca que a ocasionou. Desconsideramos, também, o fato de que José é uma exceção à regra. Davi é outra exceção à regra. Podemos ser exceções também, claro, pode ser que tenhamos uma missão específica para realizar em um momento específico, mas Chambers tem razão quando afirma que Deus está interessado no processo inteiro e não em um clímax glorioso qualquer.

Nosso sonho é alcançar grandes alturas, mas, como diz o mesmo autor, "Seu [de Deus] propósito é que eu dependa d`Ele e em Seu poder agora. Que eu possa permanecer calmo e sereno no meio do tumulto, esse é o fim e o propósito de Deus".

Essa percepção enche de significado os instantes mais banais de minha existência, aqueles nos quais eu sou tentado pelo diabo a acreditar que "nada está acontecendo". Sempre alguma coisa está acontecendo. Sempre alguma escolha está sendo tomada. Sempre um relacionamento está sendo alimentado. Ou negligenciado.

Isto é muito mais do que quinze minutos de glória por ter feito algo "grande", por ter matado um gigante ou ter sido escolhido um sátrapa em Babilônio. Isto é uma existência inteira de confiança em Deus, uma glória que permanece pela eternidade sobre todas as outras, exatamente o tipo de sonho que Deus tem a seu respeito.

Levi de Paula Tavares 

Nenhum comentário: