quinta-feira, 16 de setembro de 2021

VERACIDADE II

Partes de um sermão de Charles Haddon Spurgeon, traduzidas e adaptadas pelo Pr Silvio Dutra.

Lance fora o Deus puro e verdadeiro, e você precisa de um deus de algum tipo e assim cada homem fabrica um deus de si mesmo a seu gosto. A mente de terra dos gentios faz um deus da lama. O livre-pensador inventa um deus que não tem justiça e, consequentemente, não toma vingança contra o pecado. O homem olha para Deus e acha que o vê quando ele se vê em um espelho! Por natureza, cada homem é seu próprio deus, ele adora a sua própria imagem. É somente o homem que é puro de coração que pode ver a Deus.

E, pior de tudo, se não pode ser pior, quando um homem, uma vez dá-se a um coração enganoso, ele chega a ser um destruidor de outros. Observe o versículo 26. "Porque entre o meu povo se acham perversos; cada um anda espiando, como espreitam os passarinheiros; como eles, dispõem armadilhas e prendem os homens." Não contentes em estarem perdidos, eles mesmos se tornaram servos de Satanás para destruírem os outros! Esses demônios em forma humana que certamente atingiram o último estágio da corrupção, quando não somente pecam, eles mesmos, mas são os criadores do pecado nos outros!

Olhe bem para este retrato do progresso do engano. Eles começam sendo desonestos com seus semelhantes e, finalmente, chegam a este ponto de se tornarem agentes comissionados de Satanás, caçadores para o diabo, passarinheiros que enredam homens com os caçadores de pássaros! Este era o estado de coisas no tempo de Jeremias. Nós não temos, eu confio, bastante de tal estado de coisas entre nós, hoje, como uma praga universalmente prevalente, mas temos muito a doença da mentira em todas as épocas (Deve ser destacado que Spurgeon escreveu isto no século XIX, quando a iniquidade não havia ainda se multiplicado, como nos nossos dias, em que se tem ultrapassado em muito o estado das coisas que ocorriam em Judá nos dias do profeta Jeremias – nota do tradutor).

O apelo de Jeremias foi de um homem santo de Deus. Ele diz que, de fato, "Ó Senhor, não são teus olhos aptos para que possas detectar o que é verdade e o que é mentira? Tu contemplas a verdade. Aquilo que é trazido a Ti como adoração, podes dizer se é sincero ou não. Teus olhos veem os fatos que se encontram sob a cobertura das aparências. Tu podes discernir entre o justo e o ímpio."

Sim, Deus é o detector de imposturas e falsificações e pelo Seu julgamento infalível o precioso deve ser separado do vil - "porque o Senhor é um Deus de julgamento e por ele são pesadas as ações." "Não estão os seus olhos voltados para a verdade?"

O Profeta havia se oferecido para percorrer as ruas e procurar um homem honesto, mas ele, na verdade, clamou: "Senhor, Tu sabes onde ele está, se houver ainda um remanescente." Deus não precisa procurar com uma lanterna para encontrar um homem verdadeiro, pois "o Senhor conhece os que são seus". Ló em Sodoma é como um pássaro solitário nas montanhas, mas o Senhor o percebia e o livrou. Os verdadeiros estão muitas vezes escondidos aos olhos da humanidade, mas os olhos de Deus estão firmemente fixados sobre eles, como está escrito: "Os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor."

O Senhor pode detectar impostores, mas ele também pode descobrir a veracidade e podemos estar certos de que Ele o fará.

Fingir ser outra coisa do que somos de fato, diante de Deus, é uma loucura terrível. Certamente, satanás rirá daqueles que vêm diante de Deus com palavras de piedade em seus lábios quando não há devoção em seus corações! Isto é totalmente inútil. É um desperdício de tempo e energia.

Silvio Dutra 

Nenhum comentário: