quinta-feira, 26 de outubro de 2023

INSISTIR COM DEUS É SINAL DE TEIMOSIA?

Todos nós convivemos com dois tipos de pessoa na vida: os íntimos e os distantes. Quando consideramos alguém amigo, temos liberdade de pedir ao mesmo um favor e sentimo-nos à vontade diante de tal pessoa. 

Para muita gente, Deus é um alguém distante, a quem tratam quase como um estranho. Todavia, quando alguém vê Deus como Pai, como amigo e tem um relacionamento de comunhão com Ele, tal pessoa tem a liberdade de aproximar-se de Deus como uma "santa ousadia".

Isso é possível quando crescemos no conhecimento de Deus em nossa vida. Abraão conhecia o coração misericordioso de Deus, e por isso insistiu, ainda que respeitosamente, com Deus em favor dos habitantes de Sodoma. É importante observar que, em nenhum momento, Deus o repreende por isso.

Texto Base - GÊNESIS 18.23-32

23 - E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?

24 - Se porventura houver cinquenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão dentro dela?

25 - Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?

26 - Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.

27 - E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.

28 - Se porventura de cinquenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.

29 - E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.

30 - Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.

31 - E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.

32 - Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.

Danival de Jesus Motta

Nenhum comentário: