sábado, 23 de julho de 2016

AMAI OS VOSSOS INIMIGOS

"Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem."

 Mateus 5.44

Não é coisa fácil amar os inimigos. Às vezes é difícil amar até mesmo os nossos amigos! Como podemos desejar o bem para quem nos deseja o mal? Fazer algo de bom para quem nos odeia é realmente muito duro. E espera-se que oremos até por aqueles que trabalham contra nós, tornando amarga a nossa vida.

Jesus foi capaz de fazer isto do modo mais cabal. Quando Ele estava suspenso na cruz. sofrendo inaudita agonia pelos meus pecados, como também pelos de você, ainda assim orou pelos Seus perseguidores. "Pai, perdoa-Ihes", Ele disse. "porque não sabem o que fazem." O Mahatma Gandhi foi um homem com este mesmo espírito. Em 1947 alguém procurou matá-lo com uma bomba de fabricação caseira. Após o incidente Gandhi disse: "Ninguém deve desprezar o desnorteado jovem que atirou a bomba. Provavelmente ele me considerava inimigo do hinduísmo." E Gandhi pediu a seus seguidores que orassem pelo jovem. Tivesse ele vivido e teria tido a mesma atitude para com os que o assassinaram em 1948.

Pouco depois das 5:00h da tarde do dia 30 de janeiro de 1948, O Mahatma Gandhi se dirigia para o local de oração onde 500 pessoas o esperavam. Estas pessoas se levantaram quando ele se aproximou e trataram de arranjar um lugar em que pudessem ver melhor este homenzinho meio-despido e com grandes óculos, trazendo em torno do corpo um cinto de pano e sandálias nos pés. Batendo palmas levemente segundo o tradicionalmente cumprimento, ele sorriu e começou a subir a plataforma de madeira onde usualmente se assentava.
Um brâmane de linhagem depressa atravessou a multidão até chegar à fila da frente. Aí ele se curvou. Depois, metendo a mão no bolso da jaqueta cáqui que usava tirou uma pistola e atirou três vezes contra Gandhi.

"Oh. Deus!" Gandhi suspirou. e caiu ao chão já morto.

Duas horas mais tarde o primeiro ministro, Nehru, entrou no ar para pedir aos cidadãos da Índia que enfrentassem a tragédia no espírito de Gandhi. Ele sugeriu orações em lugar de violência, e perdão em lugar de ódio.

Ao contrário de Mahatma Gandhi, a maioria de nós não temos inimigos que nos ameacem a vida. Nossos inimigos são daquela espécie que nos incomodam e tornam nossa vida desagradável. E essas são as pessoas que devemos amar hoje. Você está disposto a tentar?

World Book Encyclopedia, vol. 8, pág. 27.
Enciclopédia Britânica, verbete Gandhi.

Nenhum comentário: