quinta-feira, 2 de setembro de 2021

É NECESSÁRIO USAR OS TALENTOS

Havia um homem rico que pensava apenas em ações e dividendos. Uma noite ele ficou sozinho em casa, dormindo em uma poltrona. De repente, ele foi acordado por uma pessoa estranha que o abordou com modos tão gentis e maneiras encantadoras, que logo o senhor Gonzalez esqueceu sua irritação inicial e principiou uma conversa interessante com seu visitante. Ele falou de maneira brilhante e elegante sobre coisas nas quais Gonzalez estivera interessado nos dias de sua juventude. O visitante falou sobre arte, literatura, ciência, filosofia. Discutia facilmente música, poesia e lembrou ao Sr. Gonzalez como ele estava interessado nessas coisas em sua juventude. Mais tarde, o visitante falou do famoso livro escrito por Gonzalez, que havia cativado a atenção de todo o mundo. A princípio, Gonzalez não se lembrou do livro. Em seguida, o visitante sentou-se ao piano, tocando uma bela música que ele disse ter sido composta por Gonzalez. Ele também falou das famosas pinturas que Gonzalez pintara.

Finalmente chegou a hora de partir e Gonzalez expressou o grande prazer que experimentou com sua visita. Então ele disse:

— Com licença, eu gostaria de saber seu nome.

O visitante falou, com um olhar que alcançou a alma do Sr. Gonzalez:

— Eu sou o homem que você poderia ter sido. 

O herói adormecido do Sr. Gonzalez! Luis de Zulueta disse: "Todos nós carregamos dentro de nós um herói adormecido". "Todo indivíduo carrega consigo uma silhueta do homem que ele gostaria de ser".

Ortega y Gasset / Adolfo Robleto - 501 Ilustraciones Nuevas

Nenhum comentário: