sábado, 31 de janeiro de 2026

NA COMPANHIA DE DEUS

Sê forte e corajoso não temas nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Josué 1.9

Tantas vezes em meio as dificuldades ou, em razão da dor que nos afliges, ou da solidão que nos afeta o coração, temos a impressão que estamos sós. O Apóstolo Paulo, em II Timóteo, também teve essa impressão: “Todos me abandonaram”.

Por essa razão, a Palavra de Deus nos diz: “Maldito o homem que confia no homem”. É normal nos decepcionarmos com os amigos, parentes, colegas, pessoas em quem confiávamos por diferentes razões, algumas delas por coisas pequenas e corriqueiras.

Quando Jesus foi preso, diz a Bíblia que os discípulos o abandonaram, fugiram para salvar suas vidas. O mestre foi açoitado e condenado à morte. Quando estava na cruz, Deus, o Pai, também lhe abandonou por causa dos nossos pecados, e Jesus clamou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

Com certeza esta foi a sua maior dor: o abandono de Deus. No entanto isso se fez necessário, porque através do sacrifício na cruz, Deus pôde e pode aproximar dele todo o homem que clamar arrependido.

E aquele que crê, tem essa promessa: “O senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. E a companhia de Deus é a melhor coisa que pode acontecer a um homem, tudo é diferente, a vida tem um outro sabor, um outro sentido, um outro colorido, porque já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.

E na companhia de Deus, não existe obstáculo grande demais, não há inimigo poderoso para nos derrotar, não surgirá problema que eu não possa vencer nem tentação, que através do sangue de Jesus, não possa suportar.

Só a companhia de Deus é permanente!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

CREDENCIAIS ETERNAS

"Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros"

Jo 13.35

Uma noite chegamos às muralhas da China, depois de terem cerrado o portão. Através do guichê do portão, o guarda pediu-nos nossa carteira de identidade. Logo o portão se abriu e nos foi permitido entrar.

Algum dia chegaremos às muralhas da Cidade Eterna. Que credenciais teremos a apresentar, a fim de que a porta se abra? Será o nosso conhecimento da Bíblia? Nossa certidão de batismo? Nossa carta de membro da Igreja? Uma carta de recomendação do pastor? Ou a ficha de nossa vida diária?

Jesus nos deu a única resposta. Disse ele: "Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros". Eis a prova principal de que fomos redimidos pelo sangue de Jesus Cristo: "amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos".

Leo K. Mader

AMOR NA VIDA

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

DEUS VIRÁ PARA VOCÊ

Deus virá para você, amigo – através de uma palavra da Escritura ou da bondade de um amigo. Sabe, ele pode até falar com você através de um momento como este. Mas isso é certo: Deus vem para o povo dele. A Escritura diz, “O SENHOR dos Exércitos está conosco” (Salmo 46:7 NVI).

Você não é nenhuma exceção a esta promessa! Você está passando por um desafio como de Jericó? Você enfrenta muralhas altas demais para penetrar e fortes demais para rachar? Um diagnóstico, uma dificuldade, uma derrota que lhe impede de derrubar as muralhas? Se for o caso, faça o que Josué fez. Ele “olhou para cima e viu um homem em pé, empunhando uma espada.” (Josué 5:13 NVI). Quando Josué levantou seus olhos ele viu Jesus. Então, levante seus olhos… levante seus olhos! O Senhor, seu Socorro, está vindo!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Look Up!”

O QUE A MORTE PODE FAZER AO CRISTÃO


 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

CORAÇÕES DISTANTES

O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.

Pv 10.12

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos: Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?

— Gritamos porque perdemos a calma disse um deles.

— Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? Questionou novamente o pensador.

— Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, retrucou outro discípulo.

E o mestre volta a perguntar: Então não é possível falar-lhe em voz baixa?

Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu:

— Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância. Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas. Por fim, o pensador conclui, dizendo:

— Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.

Anônimo

DOMINAR A SI

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

AMIGO CERTO

"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos" 

João 15:13

"Certos amigos não são amigos certos."

E quem é, então, o amigo certo? Em quem podemos confiar sem medo de que nos decepcione? A quem podemos confiar tudo, até nossa própria vida, em qualquer situação? Este Amigo é Jesus! Além de Amigo, Ele é nosso Deus, nosso Senhor e Salvador, companheiro de todos os dias e Alguém que veio preparar nosso caminho para a vida eterna.

Muitas vezes confiamos na família -- e isso já nos trouxe decepção. Confiamos em um amigo de longos anos -- e isso também já nos trouxe decepção. Confiamos em nosso pastor, em um irmão da igreja e... mais frustração e decepção. Jesus não falha, não nos abandona jamais, não nos deixa sozinhos, não nos entrega à nossa própria sorte. Não... Ele nunca nos decepciona.

Com Cristo no coração caminhamos com segurança e tranquilidade. Seguros em Sua mão, estamos protegidos e não erramos o caminho. Com Ele ao nosso lado, enfrentamos lutas, ultrapassamos obstáculos, encaramos os problemas sabendo que seremos vitoriosos. Que grande alegria é, para nós, estar na presença do Senhor.

Podemos ter muitos amigos -- até bons amigos -- mas só Jesus é o Amigo verdadeiro, o Amigo certo.

Paulo Barbosa

AMIZADE PERFEITA


 

domingo, 25 de janeiro de 2026

ABRA SEU MINISTÉRIO PARA AS INTERRUPÇÕES - E OUÇA DEUS FALAR

Jesus estava sempre sendo interrompido — por homens cegos, leprosos, fariseus que se encontravam com ele à noite, pais desesperados com filhos endemoninhados ou morrendo, mulheres pecadoras pegas em adultério ou colocando perfume em seus pés. E ele estava sempre interrompendo outros — coletores de impostos contando dinheiro, pescadores remendando redes ou puxando-as para cima, perseguidores indo para Damasco. Muito de seu ministério transformador aconteceu por meio de interrupções.

Muitos de nós que pregamos somos os sacerdotes e levitas na história que Jesus contou do bom samaritano. Estamos tão inflexivelmente focados nos nossos deveres com o templo que perdemos o que Deus tem para nós à beira da estrada. A única cura que conheço é o comprometimento diário e intencional da espera por Deus nas interrupções. (Enquanto eu escrevia isto, Deus interrompeu a minha agenda três vezes. Dois telefonemas, um de um homem à margem da fé salvadora e precisando de um pouco de atenção extra; o outro de um homem de outro credo interessado em realizar um trabalho para a igreja. A terceira interrupção foi de uma mulher pedindo alimento. Ela e seu filho não tinham nada para comer. "Eu vim a você faminto”, Jesus disse. "Você percebeu?". Eu estava tão ocupado que quase não percebi). 

Viver uma teologia de interrupções abre minha alma para o vento fresco que reacende a minha chama.

Mark Buchanan – do livro A arte e o ofício da pregação bíblica

APRENDER

sábado, 24 de janeiro de 2026

Todo mundo tropeça. A diferença está na reação. Alguns tropeçam no poço da culpa, outros caem nos braços de Deus. Eles tomam a decisão deliberada de se levantar e se apoiar na graça de Deus.

Assim como você, o filho pródigo recebeu uma herança; ele era um membro da família. Talvez assim como você, ele desperdiçou a herança dele em uma vida de loucura e más escolhas. A trilha dele terminou em um chiqueiro. Ele alimentava porcos para viver. Daí ele tomou uma decisão que mudou sua vida para sempre: “Levantarei e irei ter com meu pai” (Lucas 15:18).

Você pode fazer isso! Você pode se levantar e ir para o seu Pai. Talvez você não consiga resolver todos os seus problemas ou desenredar todos os seus nós. Você não pode desfazer todo o dano que fez, mas pode se levantar e ir para o seu Pai. Parar num chiqueiro fede. Mas, amigo, ficar lá é simplesmente estúpido.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Go to Your Father”

DE JOELHOS

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

ENCONTRO MARAVILHOSO

Um dia, levantei-me de manhã cedo para assistir o nascer do sol. A beleza da criação divina estava além de qualquer descrição. Enquanto eu assistia, louvei a Deus pelo Seu belo trabalho. Sentado lá, senti a presença de Deus comigo. Ele me perguntou: Você me ama?

Eu respondi: É claro, Deus! Você é meu Senhor e Salvador!

Então Ele perguntou: Se você tivesse alguma dificuldade física, ainda assim Me amaria?

Eu fiquei perplexo. Olhei para meus braços, pernas e para o resto do meu corpo e me perguntei: quantas coisas eu não seria capaz de fazer, as coisas que eu dava por certas.

E eu respondi: Seria difícil Senhor, mas eu ainda Te amaria.

Então o Senhor disse: Se você fosse cego , ainda amaria minha criação?

Pensei comigo mesmo: Como eu poderia amar algo sem a possibilidade de vê-lo? E pensei em todas as pessoas cegas no mundo e quantos deles ainda amaram Deus e Sua criação.

Então respondi: É difícil pensar nisto, mas eu ainda Te amaria.

O Senhor então perguntou-me: Se você fosse surdo, ainda ouviria minha palavra?

Pensei comigo mesmo: Como poderia ouvir algo sendo surdo? Então eu entendi. Ouvir a palavra de Deus não é simplesmente usando os ouvidos, mas nossos corações.

Eu respondi: Seria difícil, mas eu ainda ouviria a Tua palavra."

O Senhor então perguntou: Se você fosse mudo, ainda louvaria Meu nome?"

Como poderia louvar sem uma voz? Então me ocorreu: Deus quer que cantemos de toda nossa alma e todo nosso coração. Não importa como possa parecer. E louvar a Deus não é sempre com uma canção, mas quando somos oprimidos, nós louvamos a Deus com nossas palavras de gratidão.

Então eu respondi: Embora eu não pudesse fisicamente cantar, eu ainda louvaria teu nome.

E o Senhor perguntou: Você realmente Me ama?"

Com coragem e forte convicção, eu respondi seguramente: Sim, Senhor! Eu te amo. Tu És o Único e Verdadeiro Deus!"

Eu pensei ter respondido bem, mas então Deus perguntou: ENTÃO POR QUE PECAS?"

Eu respondi: Porque sou apenas um humano. Não sou perfeito.

— ENTÃO PORQUE EM TEMPOS DE PAZ VOCÊ VAGUEIA AO LONGE? PORQUE SOMENTE EM TEMPOS DE PROBLEMAS VOCÊ ORA COM FERVOR?"

Sem respostas... Somente lágrimas... O Senhor continuou:

— Por que cantas somente nas confraternizações e nos retiros?

— Por que Me buscas somente nas horas de adoração?

— Por que Me perguntas coisas egoístas?

— Por que me fazes perguntas tão sem fé?

As lágrimas continuavam a rolar em minha face....

— Por que você está com vergonha de mim?

— Por que você não está espalhando as boas novas?

— Por que em tempos de opressão, você chora a outros quando eu ofereço 
Meu ombro pra você chorar nele?

— Por que cria desculpas quando lhe dou oportunidades de servir em Meu nome?"

Eu tentei responder... mas não havia resposta a ser dada.

— Você é abençoado com vida. Eu não lhe fiz para que jogasse este presente fora. Eu lhe abençoei com talentos pra Me servir, mas você continua a se virar... Eu revelei Minha palavra a você, mas você não progride em conhecimento. Eu falei com você, mas seus ouvidos estavam fechados. Eu mostrei minhas bênçãos, mas seus olhos se voltavam pra outra direção. Eu lhe mandei servos, mas você se sentou ociosamente enquanto eles eram afastados. Eu ouvi suas orações e respondi a todas elas." VOCÊ VERDADEIRAMENTE ME AMA?

Eu não pude responder... Como eu poderia? Eu estava, inacreditavelmente, constrangido. Eu não tinha desculpa. O que eu poderia dizer? Quando meu coração chorou e as lágrimas brotaram, eu disse:

— Por favor, perdoe-me Senhor. Eu não sou digno de ser seu filho.

O senhor respondeu: Esta é Minha Graça, minha criança

Eu perguntei: Então por que continuas a me perdoar? Por que me amas tanto?"

O Senhor respondeu: "Porque você é Minha criação. Você é Minha criança. Eu nunca te abandonarei. Quando você chorar, eu terei compaixão e chorarei com você. Quando você estiver alegre, Eu vou rir com você. Quando você estiver desanimado, Eu te encorajarei. Quando você cair, Eu vou te levantar. Quando você estiver cansado, Eu te carregarei. Eu estarei com você até o final dos tempos, e te amarei pra sempre."

Eu jamais chorara daquela maneira antes. Como pude ter sido tão frio? Como pude ter magoado Deus como fiz? Eu perguntei a Deus: Quanto me amas?

Então, O Senhor esticou Seu braço e eu vi suas mãos com enormes buracos sangrentos. Logo, curvei-me aos pés de Jesus Cristo, meu Salvador, e , pela primeira vez, eu orei, verdadeiramente... e se não puderes brilhar como um sol... que brilhe como um farol ...
 
Autor Desconhecido

PORQUE JESUS ME AMA

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

SEU DESENHO PLANEJADO POR DEUS

Tenha cuidado! No desejo de ser grande, é possível deixar de ser bom.

Nem todo professor é apto para ser diretor. Nem todo carpinteiro tem a habilidade para encabeçar uma equipe. Nem todo músico deve ser maestro. Uma promoção pode levar uma pessoa para fora do seu ponto forte. Por desejo de ter mais, uma pessoa pode acabar perdendo seu propósito. A cobiça é um péssimo conselheiro de trabalho.

Examine os seus dons, conheça os seus pontos fortes. Romanos 12:3 diz “Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter.” Provérbios 15:16 diz “É melhor ter pouco com o temor do SENHOR do que grande riqueza com inquietação.” Então não deixe que a cobiça por coisas, ou o anseio pelo aplauso lhe desvie do desenho que Deus planejou para você!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Your God-Intended Design”

PAZ VERDADEIRA

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

ESPELHO

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. Ele respondeu:

A Política, sem princípios; o Prazer, sem compromisso; a Riqueza, sem trabalho; a Sabedoria, sem caráter; os negócios, sem moral; a Ciência, sem humanidade; a Oração, sem caridade.

A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis​​, se eu sou amável,
que as pessoas são tristes, se estou triste,

que todos me querem, se eu os quero,

que todos são ruins, se eu os odeio,

que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio,

que há faces amargas, se eu sou amargo,

que o mundo está feliz, se eu estou feliz,

que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva,

que as pessoas são gratas, se eu sou grato.

A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta. A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim.

"Quem quer ser amado, ame"

Autor desconhecido

PARA O CAPITÃO

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

EU NÃO PEDIR PARA NASCER

Certa vez, no ano de 1996, fui tentar aconselhar um adolescente que estava usando drogas. Ele já havia abandonado a escola, raramente tomava banho, estava roubando coisas de sua própria casa e havia se envolvido com uma gangue do bairro, tentei fazê-lo ver como seus pais sofriam com este seu mau comportamento, mas ele me disse:

– “Eu não pedi pra nascer!”.

Lembrei-me, então, que na minha adolescência eu também falava isso para a minha mãe, e fui embora pensando no que os adolescentes querem dizer com estas palavras. Talvez estejam dizendo algo mais ou menos assim:

– “Vocês me trouxeram a este mundo horrível sem me perguntar se eu queria vir ou não; agora vocês vão ter que me aguentar!”.

Ao chegar em casa, entrei em oração, pedindo sabedoria a Deus. De repente, não sei como, uma imagem maravilhosa formou-se diante dos meus olhos. Vi um óvulo humano cercado de espermatozoides que tentavam fecundá-lo, e vi o momento exato em que um deles conseguiu entrar, deixando todos os demais do lado de fora.

Tudo isso bem à minha frente, em tamanho gigante – a imagem formada tinha cerca de um metro quadrado.

No dia seguinte voltei à casa do rapazinho, e disse-lhe:

– Ontem você mentiu para mim!

Ele ficou me olhando espantado, tentado adivinhar do que eu estava falando:

– Ontem você me disse que não pediu pra nascer, mas é mentira, quando sua mãe engravidou, você lutou desesperadamente contra mais de trezentos milhões de outros espermatozoides para poder fecundar o óvulo. Correu, lutou, venceu, fecundou, se desenvolveu e nasceu, ao invés de ser você, poderia ter sido qualquer outro. Seus pais tiveram mais de trezentos milhões de chances de ter um outro filho ou filha. Alguém melhor ou pior que você, eu não sei, mas isso agora não importa mais.

Você lutou para estar aqui agora e venceu, Valorize a sua vida e deixe de arranjar desculpas. Dê alguma alegria aos seus pais.

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente – Tiago 1.5

Fato verídico (Ano: 1996).
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
www.SitedoPastor.com.br

NÃO PERMITA

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

EU SEI QUEM VOCÊ É

Todas as manhãs um senhor idoso pegava aquele ônibus lotado e descia em frente à uma clínica. Certo dia, uma moça que sempre o observava, perguntou-lhe: – O senhor trabalha nesta clínica?

– Não, respondeu ele, minha esposa está internada aí. Ela tem o mal de Alzheimer.

– Puxa, lamento muito. E como ela está?

– Não está muito bem. Está com a memória bastante prejudicada. Já nem me reconhece mais.

– Mesmo assim o senhor enfrenta este ônibus lotado todos os dias, somente para vim visitá-la.

– Sim!

– Mas, se ela já não o reconhece mais, nem se lembra das coisas, porque o senhor vem todos os dias?

– Ela já não sabe quem eu sou, mas eu sei quem ela é. Ela não se lembra mais das coisas, mas eu jamais me esquecerei dela.

O amor nunca desanima, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência – I Coríntios 13.7

Autor desconhecido.
www.sitedopastor.com.br

O TRABALHO ERA PEQUENO DEMAIS

Há muitos anos, um jovem de excelente formação acadêmica foi para a China como missionário, com uma renda anual de US$ 2.500. Uma empresa decidiu que eles queriam que esse jovem trabalhasse para eles e lhe ofereceu uma posição com um salário mensal de US$ 5.000. Ele recusou a oferta, e o valor da proposta foi aumentado para US$ 7.000 e depois para US$ 10.000, mas ele ainda assim recusou. 

A empresa perguntou se o salário era seu ponto de discórdia e ele respondeu:

— Ah, o salário é grande o suficiente, mas o trabalho não é.

Roy B. Zuck - O livro de citações do orador / Ministry 127

EM GUERRA

domingo, 18 de janeiro de 2026

“EU SOU O PÃO DA VIDA”

Jesus disse “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome.” (João 6:35 NVI).

Sabe, o processo de grão para pão é complicado. Pão é o resultado final de plantar, colher e esquenta. Jesus suportou um processo idêntico. Ele nasceu neste mundo. Depois ele foi ceifado, machucado e açoitado no chão de debulha do Calvário. Ele passou pelo fogo da ira de Deus, por nossa causa. Jesus “sofreu por causa dos pecados dos outros… Ele enfrentou tudo isso, foi morto e ressuscitou, para nos conduzir a Deus.” (1 Pedro 3:18 MSG).

Pão da Vida? Jesus encarnou o título. Mas você sabe que um pão que não é comido não alimenta. Você já recebeu este pão? Você já recebeu o perdão de Deus?

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Bread of Life”

SALVO


 

sábado, 17 de janeiro de 2026

FALSO REFÚGIO

Alguém contou que, na roda gigante instalada no parque de diversão da cidade, numa das cadeiras, lá no alto, um passarinho fizera o seu ninho. A pessoa fez esse comentário: "Bichinho bobo! Pensa que está seguro lá no alto. É só apertar um botão que ele desce".

Na semana seguinte, depois de um sábado e domingo em que a roda gigante funcionou, o ninho não estava mais lá. Fora um falso refúgio.

INTERESSES X DIREITOS


sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

LEVANTE-SE DA CADEIRA

“Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor” 

Isaías 60:1

Vestida como uma boneca de trapo, Melody Schick, de 24 anos, sentada com um ursinho de pelúcia em seus braços, olhava fixamente em direção a uma grande plataforma onde pessoas passavam a todo momento. Apenas seus olhos se moviam. Após cinco horas e quarenta e três minutos naquela posição, ela levantou-se vagarosamente e tentou sorrir. A senhorita Schick estava buscando bater o recorde mundial de ficar sentada e quieta! O recorde anterior era de 5 horas e 32 minutos. A tentativa aconteceu em um shopping center de Dallas, No Texas, EUA, com centenas de compradores assistindo. Certamente existem alguns santos na Igreja que podiam tentar aquele recorde. Eles têm se mantido sentados, quietos — metaforicamente se não literalmente — por anos. Eles nunca estiveram envolvidos no trabalho da igreja local. Eles criticam a igreja frequentemente, mas eles nunca participam no programa.

Não há experiência mais marcante ou mais gratificante do que a que temos quando nosso coração se abre para o Senhor habitar. É um acontecimento que jamais sairá de nossa lembrança e uma felicidade que jamais poderá ser igualada. 

E qual tem sido a consequência dessa transformação que nossa vida experimentou? O que temos feito pra mostrar a Deus o quanto estamos felizes e como estamos agradecidos por tão grande bênção?

Quando recebemos a Cristo em nossas vidas e nada produzimos em prol da extensão do reino de Deus, impedimos que aquele momento que tanto regozijo trouxe ao nosso viver se repita. Passamos todos os nossos dias apenas lembrando do quanto nos alegramos com o Senhor e não permitimos que esta bênção, como um manancial de águas cristalinas, se renove a cada manhã.

Levante-se da sua cadeira e do seu marasmo. Apresente-se ao Senhor e deixe que Ele brilhe em sua vida.

Pr. Paulo Roberto Barbosa

SÓ NO CÉU


TRISTEZA

 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

VIVE A VIDA

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Josué 1.9

Viver é o grande desafio de todo homem... a maioria de nós, apenas existe ou sobrevive, esquecendo-se de viver a vida com intensidade. O Senhor Jesus disse: Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. Por que então, a gente não consegue viver a vida na sua intensidade, de modo feliz, em paz e harmonia?

A resposta é simples: porque não ouvimos ao Pai. Quando Josué chorava a morte de Moisés, Deus lhe falou dizendo: Não to mandei eu? Em outras palavras, Deus lhe disse, porque você não me obedece? Porque não age como eu lhe oriento?

A grande dificuldade da vida é seguir sempre caminhando... Alguns de nós param diante das altas montanhas (o frio, o cansaço) ou à sombra dos vales profundos e são contaminados pelo desânimo, a tristeza, a amargura, a acomodação.

Na verdade, Deus deseja que todo homem enfrente os problemas da vida com ânimo e alegria, na certeza de que a vida é mais que dor. É preciso compreender que podemos superar os obstáculos com esperança e confiança mesmo que a vida seja uma eterna despedida... Pode-se viver como Jesus nos ensinou.

Fandermiler Freitas

ABANDONE

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

O CAVALO E O PORCO

Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia, ele descobriu que o seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo. Um mês depois, o cavalo adoeceu, prontamente, ele chamou o veterinário:

- Bem, seu cavalo está com uma virose. É preciso tomar este medicamento durante três dias. No terceiro dia, eu retornarei e, caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.

O porco, que estava nas proximidades, escutara toda a conversa. No dia seguinte, logo após o medicamento haver sido ministrado no cavalo, o porco se aproximou e disse:

- Força, amigo! Levanta daí, senão você será sacrificado!

No segundo dia, deram novamente o medicamento e saíram. O porco se aproximou do cavalo e disse:

- Vamos lá... Amigão! Levanta, senão você vai morrer! Vamos lá! Eu te ajudo a levantar... upa! Um, dois, três.

Nada... No terceiro dia, deram o medicamento e o veterinário disse:

- Infelizmente, se ele não se recuperar até amanhã, vamos ter que sacrificá-lo, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.

Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:

- Cara, é agora ou nunca. Levanta logo! Coragem! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos! Um, dois, três... Legal, legal, agora mais depressa vai... Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa! Você venceu campeão!

Então, de repente, o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:

- Milagre! O cavalo melhorou. Isso merece uma festa! Vamos matar o porco!

Isso acontece com frequência no ambiente de trabalho. Ninguém percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso. Saber viver e ser reconhecido é uma arte.

"Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa de sucesso.

"Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado." II Crônicas 15:7

PREOCUPAÇÃO


domingo, 11 de janeiro de 2026

METADE INTEIRA

Um homem sem pernas entra na Igreja e se arrasta até o altar.

As pessoas, impressionadas com seu esforço, se calam e ficam só olhando!

O homem sem pernas pergunta ao pastor:

– Pastor será que Deus aceita um homem como eu, que só tem metade do corpo?

– Sim, responde o pastor, Deus aceita a metade de um homem que se entrega por inteiro, mas não aceita um homem inteiro que se entrega pela metade!

Fonte: https://sitedopastor.com.br

ENGANO

 

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

A MANCHETE PRINCIPAL

Gostamos de saber de onde viemos. Precisamos saber de onde viemos. O conhecimento nos conecta, nos liga a algo maior do que nós mesmos. É por isso que Deus quer que você conheça a história dEe.

Fotos emolduradas enfeitam sua casa e conversas animadas esperam por você à sua mesa. Um álbum de recortes repousa em sua sala de estar, repleto de histórias. Histórias sobre o nascimento em Belém e os milagres na manjedoura. Guerras contra inimigos no deserto e amigos pescadores na Galileia. Os tropeços de Pedro, a teimosia de Paulo. Tudo faz parte da história. Mas são subtramas da mensagem central da história principal: João 3:16. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna!”

Deus salva o seu povo — a história de Deus. E nós fazemos parte dela.

Max ucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Headline Story”

PRONTO

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

O SONO DA INDOLÊNCIA

Quando o Titanic afundou, havia um outro navio, o Califórnia, tão perto do Titanic que podia avistá-lo no momento do desastre; tão perto que podia salvar muitos, senão todos os 1.500 que pereceram. Mas então, por que não o fez? Porque o telegrafista do Califórnia dormia, e não ouviu os apelos urgentes e repetidos do Titanic.

Diz-se que quatro dias depois, quando os sobreviventes chegaram a Nova Iorque levados pelo navio Carapathia, havia uma multidão composta de 30 mil pessoas. Entre elas estavam parentes aguardando para abraçar seus queridos enquanto desciam do navio. Também estavam ali os parentes daqueles que desapareceram. Esperando, sem esperança!

A grande multidão de pessoas, em pé, mantinha-se em silêncio enquanto a primeira sobrevivente descia com dificuldade pela escada.

Então, a multidão rompeu num gemido e choro baixo que aumentou em volume e depois diminuiu. Que horror, que angústia, que sofrimento, que perda de vidas...porque um homem, o telegrafista do Califórnia, dormira!

Quantos de nós, possuindo a chave para a salvação dos náufragos deste mundo, o evangelho de Jesus Cristo, não dormimos quietos na segurança de nossa zona de conforto!

Orlando Boyer - Jornal Mensageiro da Paz / Antônio Mesquita - Ilustrações para Enriquecer Suas Mensagens

AJUDA

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

MAIS FLORES, MAIS PERFUMES, MAIS CORES

"E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus" 

2 Reis 4:9

Uma secretária executiva disse, certa vez: "Quando eu comecei a perceber a presença de Cristo em meu chefe, meu trabalho mudou. Eu tive que mudar e fazer o meu melhor. Até a simples tarefa de servir café se tornou uma alegria e a minha atitude arrogante se transformou em respeito."

O mundo seria, realmente, bem mais agradável se nós, cristãos, testificássemos, mais eficazmente, da presença do Senhor Jesus em nossos corações. A nossa alegria seria contagiante, a nossa fé se propagaria mais rapidamente, a nossa esperança motivaria a muitos que já não esperam mais nada, o nosso amor faria diminuir o rancor e a indiferença entre os homens.

Muitas vezes cremos que, por sermos filhos de Deus, temos direitos especiais, mais poder nas lutas e dificuldades, mais facilidade de alcançar sonhos, vitória garantida nas batalhas espirituais. Tudo isso é verdade, mas, o nosso maior direito é de ser uma pessoa melhor, mais amorosa, mais dedicada, mais submissa, mais disposta a servir. Mais do que ter direito a bênçãos, devemos ser uma bênção para os demais.

Quando Cristo está conosco, nosso trabalho é bem sucedido, o lugar onde estudamos é mais iluminado, a igreja em que congregamos é viva e dinâmica, as almas perdidas são achadas e salvas.

Nosso mundo com Cristo é mais colorido, mais iluminado, muito mais feliz. Os lugares por onde passamos são mais floridos, mais perfumados, mais cheios de vida.

Eu quero que todos vejam Cristo em mim. Você também quer?

Paulo Roberto Barbosa

HOMENS HONESTOS

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

A MARTELADA

Um navio carregado de ouro, revestido de todo o cuidado e segurança, atravessava o oceano quando, de repente, o motor enguiçou. Imediatamente o comandante mandou chamar o técnico do porto mais próximo.

Ele trabalhou durante uma semana, porém sem resultados concretos. Chamaram então o melhor engenheiro naval do país.

O engenheiro trabalhou três dias inteiros, sem descanso, mas nada conseguiu o navio continuava enguiçado.

A empresa proprietária do navio mandou então buscar o maior especialista do mundo naquele tipo de motor. Ele chegou, olhou detidamente a casa das máquinas, escutou o barulho do vapor, apalpou a tubulação e, abrindo a sua valise, retirou um pequeno martelo.

Deu uma martelada em uma válvula vermelha que estava meio solta e guardou o martelo de volta na valise. Mandou ligar o motor, e este funcionou na primeira tentativa. Dias depois chegaram as contas ao escritório da empresa de navegação.

Por uma semana de trabalho, o técnico cobrou US$ 700. O engenheiro naval cobrou, por três dias de trabalho, US$ 900.

Já o especialista, por sua vez, cobrou US$ 10.000 pelo serviço. Atônito com esta última conta, o Diretor Financeiro da empresa enviou um telegrama ao especialista, perguntando"Como você chegou a esse valor de US$ 10 mil por cerca de 1 minuto de trabalho e uma única martelada?"

O especialista então enviou os seguintes detalhes do cálculo à empresa: * Por dar 1 martelada: US$ 1; Por saber onde bater o martelo: US$ 9.999. Reflexão: O que vale no Universo não é dar a martelada, e sim saber onde bater o martelo.