segunda-feira, 10 de junho de 2013

ESQUEÇA

E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.

Gn 41.51


Você tem alguma lembrança que te perturba? Há algum acontecimento do passado que tira o seu sono, seu sossego? Não é fácil lidar com isto. Por isso, gostaria de deixar uma palavra de ânimo baseada na vida de José. NÃO SE DEIXE DERROTAR PELAS LEMBRANÇAS DESAGRADÁVEIS.

José deu o nome de Manassés ao seu primeiro filho (41:51). O nome tem origem na raiz hebraica nashah, que significa “esquecer”. Deus tinha feito José esquecer todo sofrimento passado naqueles 13 anos, desde a traição de seus irmãos até a calúnia da mulher de Potifar.

O esquecimento de José dizia respeito à sua atitude diante do sofrimento passado. Apesar de estar em sua memória, ele não deixaria aquele sofrimento lhe dominar.

Esta atitude é um incentivo para nós, pois é tentador querer vingar-se dos Rúbens, Judás, e das senhoras Potifar do nosso passado. É tentador dar o troco àqueles que nos ofenderam, nos despojaram com atos perversos e palavras más. Em vez disso, devemos dar à luz a um Manassés.

Por que viver nas águas pantanosas, viscosas das más lembranças? Removamos toda coisa negativa. Você e eu escolhemos o que nos torna reféns. Escolhemos quem vai nos manter imobilizados sob seu domínio. Decidamos hoje mesmo dar um basta neste cativeiro. Peçamos o auxílio divino.

Pr. José Roberto

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Esquecer algo do passado é muito difícil, mas devemos pedi ao Senhor que nos ajude a esquecer todas as tristezas e ofensas que um dia passamos.