sábado, 15 de junho de 2013

CORAÇÃO DIVIDIDO


“...e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.” 

1Reis 11:4b

De quem é seu coração?

O coração do rei Salomão já não era apenas do SENHOR, estava dividido. A Bíblia diz que sendo ele já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses (1Reis 11:4a). Não é que a poligamia fosse o ideal de Deus, mas o que é evidentemente reprovado no texto é o fato de que aquelas mulheres levaram o filho de Davi à idolatria. 

Salomão se tornou idólatra porque se apegou pelo amor às mulheres estrangeiras. Ou seja, ele colocou o seu amor pelas filhas de Eva acima do amor por Deus (1Reis 11:4a). Não será diferente conosco se não nos devotarmos completamente ao Deus Trino. Conhecedor desta verdade, Santo Agostinho disse: “Eu odiaria minha própria alma se descobrisse que ela não ama a Deus.

Precisamos sondar nosso coração e verificar se ele é totalmente do SENHOR. Será que não temos adquirido ídolos pelas relações impróprias com o mundo e as pessoas? Quais seriam, hoje, os ídolos do meu coração? E quem disse que esses ídolos são apenas de madeira ou gesso? Pode ser até uma atividade física.

O coração dividido de Salomão causou indignação no SENHOR, de modo que prometeu tirar-lhe o reino, deixando apenas uma tribo, por amor de Davi (1Reis.11:13). A promessa de Deus foi cumprida, e Roboão, servo de Salomão, se tornou rei sobre dez tribos de Israel (1Reis.12:16-20). Isso nos lembra que Deus não tolera dividir a Sua adoração, a Sua glória (Isaías 42:8). Por isso, dediquemos todo nosso ser ao Altíssimo. Façamos dele o nosso grande tesouro e prazer. Assim não teremos dificuldade ou decepção alguma em encontrá-lo na glória eterna.    
   
Pr. José Roberto

Nenhum comentário: