quarta-feira, 11 de maio de 2011

POBRES

Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!
Salmo 40.17

No mundo em que vivemos, nunca houve tantos pobres e necessitados, mesmo num país rico como o nosso que não sofre com catástrofes naturais ou guerras civis, os índices de pobresa são alarmantes: 59,6 minhões de pobres entre os quais 24,7 milhões em extrema pobreza.

Quando Jesus Cristo andou neste mundo, ele disse uma coisa interessante: "Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem" (Mc14.7). Ele mesmo, o Filho de Deus, foi um pobre.

A Bíblia diz que Ele nasceu numa estrebaria, durante o seu ministério passou necessidades - Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. (Mc14.7), foi auxiliado por mulheres - Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens. (Lc 8.3).

O mestre nunca teve posses, até seu túmulo foi doado. Se Jesus veio a este mundo e realizou a maior obra de todas - morrer para salvar o homem, e não precisou de dinheiro nem de riquezas, por que nós amamos tanto o dinheiro e abominamos a pobreza?

Roguemos ao Pai como Agur: "não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; (Pv. 30.8). No fundo de nossa alma, sabemos que não precisamos da riqueza para sermos felizes e lembremos que Deus não nos chamou para sermos bem sucedidos, mas fiéis.

Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber... Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?... O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mt. 25.35-40)

Nenhum comentário: