sábado, 14 de outubro de 2017

O DIA DE DIZER OBRIGADO A DEUS

Dentro de alguns dias, em todas as partes dos Estados Unidos e em outros cantos do mundo, será celebrado o "Dia de Ações de Graças" (Thanksgiving Day). Observado anualmente na quarta quinta-feira do mês de novembro, esse feriado foi instituído em 1863 pelo presidente Abraham Lincoln, que declarou: "O ano que está prestes a se encerrar foi repleto de bênçãos de campos frutíferos e céus propícios. A estas dádivas generosas, tão apreciadas e tão constantes, a ponto de tendermos a nos esquecer de sua origem, outras têm sido acrescentadas. Elas são as graciosas dádivas do Deus Altíssimo".

É interessante notar que Lincoln instituiu esse feriado durante a Guerra Civil americana, também conhecida como "A Guerra Entre Estados". Ao invés de se fixar na luta contínua que estava dilacerando a estrutura da Federação, o presidente optou por se concentrar em realidades positivas: "A paz com todas as nações tem sido preservada, a ordem mantida, as leis respeitadas e obedecidas, e a harmonia tem prevalecido em todas as partes, exceto no cenário do conflito militar". 

Anos atrás auxiliei um grande amigo, Albert Diepeveen, a escrever o relato das provações e desafios que ele enfrentou ao longo da vida, cujo livro ele deu o seguinte título: "Diga, "Obrigado", Mesmo Quando Não Se Sentir Grato". Suas profundas observações apontam que qualquer um pode se mostrar agradecido quando as coisas estão correndo bem, mas será que é possível ser reconhecido e grato quando as coisas não estão indo da maneira que se desejou ou esperou? 

Quando você pode paga todas as suas contas do mês e ainda lhe sobra dinheiro para gastar, para poupar e investir, é fácil se mostrar agradecido. Mas e quando emergências inesperadas esgotam sua conta bancária e o fazem ultrapassar os limites de seu crédito pessoal... Você ainda pode se mostrar grato?

Quando sua carreira avança dentro do planejado, você consegue ultrapassar suas metas e receber elogios do seu chefe, é fácil ser agradecido. Mas e quando você é preterido e não obtém a promoção que esperava, não atingiu as metas (em parte, por circunstâncias fora do seu controle) e seu chefe o está pressionando, cobrando produtividade... É fácil se mostrar grato nessa ocasião? Quando faz o seu controle de saúde anual e recebe um atestado de "ótima saúde" é fácil ser agradecido. Mas e quando o seu médico franze misteriosamente as sobrancelhas enquanto o examina, pede uma série de exames e o resultado não é nada bom... Você consegue ainda ser grato? 

Quando seu casamento está indo bem e sua família está em harmonia, o amor e a paz são abundantes, é fácil ser agradecido. Mas e quando seu cônjuge diz que talvez fosse melhor "darem um tempo", ou seus filhos se encontram em sérios problemas... Você ainda é capaz de ser grato? A Bíblia fala claramente a este respeito. "Alegrem-se sempre... Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus" (I Tessalonicences 5.16;18).

Pela perspectiva de Deus, devemos ser agradecidos por todas as situações que Ele permite em nosso caminho - sejam elas boas ou ruins. Isto não soa estranho ou incompreensível? Não para um seguidor de Cristo, porque a promessa é: "Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro" (Jeremias 29.11).

Deus quer que creiamos - e confiemos - que Ele está no controle de todas as circunstâncias que enfrentamos, confiantes de que se Ele as permitiu em nossa vida, as usará para o nosso bem. Essa crença nos fará ser gratos por todas as coisas. 

Robert J. Tamasy

Nenhum comentário: