domingo, 28 de janeiro de 2024

DÊ MAIS DO QUE BUSCA RECEBER - LC 6:38

De acordo com a lei romana, um soldado tinha o direito de pedir a alguém para levar sua carga por uma milha. Um guerreiro cansado uma vez pediu a um homem velho para carregar sua equipagem. No final da milha, o velho recusou-se a baixar a carga.

— Você já a levou por uma milha — insistiu o soldado. — Arreie a carga, eu posso levá-la agora.

— Não quero abaixar — respondeu o velho. — Deixe-me explicar. A primeira milha é uma obrigação para com o meu país, mas se quero realmente servi-lo, tenho que ir além do meu dever. Por isso quero seguir uma segunda milha. 

A decisão de dar antes de receber produz uma nova perspectiva na vida. 

— Posso perguntar quanto você vale? – indagou um repórter a um homem muito rico.

— 400.000 dólares – ele respondeu.

— Mas de acordo com minhas informações, você tem vários milhões de dólares - redarguiu o jornalista.

— É verdade - disse o homem. — Mas você me perguntou quanto valho e acho que meu valor é o que dou, não o que possuo. No ano passado, doei US$ 400.000 para instituições de caridade e para mim, esse é o barômetro do meu verdadeiro valor.

Se o que você vale estiver baseado apenas naquilo que você doou, em bens e ações, mais que em suas posses, qual seria seu verdadeiro valor?

Nas palavras de um sábio: "Ganhamos a vida através do que recebemos; fazemos uma vida através do que nós damos".

A generosidade é como a maré que sobe e transporta navios, todos se beneficiam dela. Um espírito caridoso não é uma opção, mas um mandamento. Quando Jesus enviou os doze, disse-lhes: "De graça recebestes; de graça dai." Comece a dar hoje.

José Luis Martínez 
504 Ilustraciones Preferidas

Nenhum comentário: