sexta-feira, 16 de julho de 2010

ORGULHO


Lucas 14.7 - "Reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares..."

Quantos de nós sempre procuramos os primeiros lugares e estar nos primeiros assentos, em destaque no trabalho, no esporte etc. E no Evangelho de Lucas observamos um acontecimento que nos mostra como o orgulho se manifesta e as suas possíveis conseqüências. O orgulho é uma coisa que nós, como filhos de Deus, não gostamos de expor publicamente, pois sabemos que é constrangedor quando é notado.

O orgulho começa no coração. O orgulho é algo sorrateiro, que entra devagarinho em nosso coração, mudando nossa motivação e mudando a base de nosso querer e de nosso agir. Em geral não usamos de violência para chegar mais à frente. Tudo começa muito sutilmente, nos insinuamos com cuidado. Fazemos um jogo duplo com outros, colocando o olho nos melhores lugares.

Não creio que as pessoas da nossa história foram derrubando cadeiras e mesas para chegarem à frente e alcançarem os melhores lugares. Provavelmente eles foram cuidadosos e educados, mas agiram com um alvo em vista, que era o de ocupar o lugar de honra. Mas o Senhor o notou! Pensemos nisso: o primeiro que descobre orgulho em nossa vida é o Senhor – e Sua reação não se fará esperar. Ele olha diretamente para dentro do coração e fala: "A soberba do teu coração te enganou..." Ob 1.3.

Nenhum comentário: